Base de dados:
OHS-PeriRHS
Pesquisar:
BRASIL []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 20   no formato [Detalhado]
página 1 de 5
ir para página              
  1 / 91
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:383 - (917)
Autor:Benchimol, Jaime L.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O Brasil e o mundo germânico na medicina e saúde pública (1850-1918): uma história a voo de pássaro^ipt / Brazil and the Germanic world in medicine and public health (1850-1918): a bird’s eye view of its history
Fonte:História (São Paulo);32(2):105-138, 2013. .
Resumo:Este artigo faz um inventário das relações entre médicos e pesquisadores do Brasil e da Europa germânica de 1850 a 1918. Parte das trajetórias de alguns que clinicaram em núcleos de colonização do Brasil assinala a importância de instituições de Berlim e Viena como modelos para o ensino médico no Brasil e o prestígio então conquistado por remédios alemães. Trata de controvérsias científicas, práticas sanitárias e instituições de pesquisa relacionadas à bacteriologia e à medicina tropical, utilizando como fio condutor Adolpho Lutz (1855-1940), cuja transferência do Instituto Bacteriológico de São Paulo para o Instituto Oswaldo Cruz ocorre em 1908, auge da influência alemã sobre a vida científica desta instituição. Nas Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, os trabalhos científicos eram veiculados em português e alemão até a Primeira Guerra Mundial, quando mudam as relações de ascendência e interlocução entre cientistas brasileiros e estrangeiros, firmando-se os EUA como polo hegemônico de nova rede (AU).^ipt.
Descritores:Alemanha
Brasil
Médicos
Intercâmbio de Pesquisadores
Meio Eletrônico:http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=221029391006

  2 / 91
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:372 - (906)
Autor:Dantas, Rodrigo Aragão.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A trajetória de médicos e barbeiros no Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX^ipt / The trajectory of physicians and barber-surgeons in Rio de Janeiro during the second half of the nineteenth century
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;22(3):1043-1050, 2015. .
Resumo:O trabalho analisa aspectos do exercício dos ofícios de cura de médicos e barbeiros-sangradores no Rio de Janeiro, entre 1840 e 1889, com base em nomes e endereços encontrados no Almanaque Laemmert. Além de localizar geograficamente os espaços de atuação desses agentes na cidade, são identificados os anunciantes que se repetiram ao longo do tempo e aqueles que mudaram de endereço. O cruzamento com dados das fontes cartoriais e eclesiásticas, que indicam objetos relacionados à prática terapêutica, como sarjetas, globos para sangrar e navalhas, permite compreender melhor as mudanças na atuação desses terapeutas em contexto caracterizado pela desqualificação das artes de cura populares, a crise da escravidão e mudanças nas concepções acadêmicas sobre as doenças (AU).^ipt.
Descritores:Medicina Tradicional
Medicina
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702015000301043&lng=en&nrm=iso&tlng=en

  3 / 91
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:365 - (899)
Autor:Silva, André Felipe Cândido da.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Um brasileiro no Reich de Guilherme II: Henrique da Rocha Lima, as relações Brasil-Alemanha e o Instituto Oswaldo Cruz, 1901-1909^ipt / A Brazilian in the Reich of Wilhelm II: Henrique da Rocha Lima, Brazil-Germany relations and the Instituto Oswaldo Cruz, 1901-1909
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;20(1):93-117, 2013. .
Resumo:Apresenta a trajetória do médico brasileiro Henrique da Rocha Lima, um dos primeiros a compor o grupo de jovens pesquisadores do Instituto Soroterápico de Manguinhos (Instituto Oswaldo Cruz). Examina sua primeira viagem à Alemanha, onde se especializou em microbiologia e anatomia patológica, configurando sua identidade profissional. As tensões e dilemas enfrentados por Rocha Lima permitem melhor compreender o que significava a dedicação à carreira científica no Brasil do início do século XX. Ademais, lançam luz sobre a importância das relações com o mundo germânico para a medicina experimental que se instituía sob a liderança de Oswaldo Cruz (AU).^ipt.
Descritores:Alemanha
Brasil
Intercâmbio de Pesquisadores
Medicina
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702013000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt

  4 / 91
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:330 - (864)
Autor:Cabral, Ivone Evangelista; Filho, Antonio José de Almeida.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:85 anos de ABEn e 80 de REBEn promovendo o desenvolvimento científico e profissional da Enfermagem brasilera^ipt / 85 years of ABEn® and 80 of REBEn® promoting the scientific and professional development of Brazilian Nursing
Fonte:Rev. bras. enferm;66(n.esp):13-23, 2013. .
Resumo:Trata-se de um esforço acadêmico de resgatar fragmentos do processo de construção de uma entidade pioneira na representatividade da Enfermagem brasileira - a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), que completou 85 anos de existência e criou o primeiro periódico cientifico de enfermagem, Annaes de Enfermagem, atual Revista Brasileira de Enfermagem, que celebrou 80 anos em 2012. A contribuição da ABEn para o desenvolvimento cientifico e profissional da Enfermagem no país é abordada com humildade e timidez analítica e crítica, uma vez que se tomou como base mais informações de fontes secundárias do que primárias, segundo uma visão panorâmica de 1926 a 2011. A subjetividade e seletividade dos fatos nos levaram a destacar algumas instâncias de poder em detrimento de outras para ressaltar pontos do desenvolvimento da Enfermagem brasileira como disciplina, profissão e trabalho (AU).^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Sociedades de Enfermagem
Publicações Periódicas como Assunto
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000700002

  5 / 91
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:327 - (861)
Autor:Santos, Tânia Cristina Franco; Gomes, Maria da Luz Barbosa; Oliveira, Alexandre Barbosa de; Almeida Filho, Antonio José de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A Ditadura Varguista no Brasil (1937-1945) e o Primer Franquismo na Espanha (1939-1945): poder e contra-poder das enfermeiras^ipt / The Vargas Dictatorship in Brazil (1937-1945) and the Primer Franquismo in Spain (1939-1945): power and counter-power of nurses
Fonte:Rev. bras. enferm;65(2):347-352, 2012. .
Resumo:Estudo histórico-social cujos objetivos foram os de descrever as principais características das ditaduras de Vargas e Franco e analisar as implicações destas para a institucionalização da enfermagem no Brasil e na Espanha. As fontes utilizadas foram documentos escritos localizados em arquivos brasileiros e espanhóis e a literatura relativa ao tema. A análise dos dados, apoiada por conceitos da Teoria do Mundo Social de Pierre Bourdieu, evidenciou que, no Brasil e na Espanha, no que se referia à divisão social do trabalho, o ponto de encontro entre Igreja e Estado consistia na reclusão da mulher no espaço privado. Conclui-se que as qualidades femininas foram capitalizadas pelas enfermeiras para legitimarem sua atuação no espaço público, ainda que para reproduzir neste espaço, consentido pelo Estado e pela Igreja, ocupações adequadas à feminilidade (AU).^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Brasil
Espanha
Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000200022

  6 / 91
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:319 - (853)
Autor:Senra, Carmem Magda Ghetti; Guzzo, Raquel Souza Lobo.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Assistência social e psicologia: sobre as tensões e conflitos do psicólogo no cotidiano do serviço público^ipt / Social welfare and psychology: about tension and conflicts of psychologist at the public service
Fonte:Psicol. soc;24(2):293-299, 2012. .
Resumo:O presente artigo buscou discutir a inserção da Psicologia na área da Assistência Social e a prática profissional do psicólogo no setor público. Para tanto, o contexto atual de implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi abordado, relacionado, sobretudo à atuação nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e às reflexões sobre o compromisso social na Psicologia. Considera a importância da compreensão do profissional, enquanto elemento central na construção da política de Assistência Social e da elaboração de modelos de intervenção psicológicos comprometidos com a transformação da realidade social e as tensões do cotidiano deste trabalho (AU).^ipt.
Descritores:Psicologia Social
Assistência Social
Psicologia
Política Social
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822012000200006

  7 / 91
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:316 - (850)
Autor:Gomes, William B; Fradkin, Chris.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Notas Históricas sobre a Psicologia no Brasil: Criação, Crescimento e Consolidação da Pós-graduação^ien / Historical Notes on Psychology in Brazil: The Creation, Growth and Sustenance of Postgraduate Education
Fonte:Psicol. reflex. crit;28(suppl.1):2-13, 2015. .
Resumo:O artigo apresenta breve resenha da história da psicologia no Brasil para ressaltar como a ANPEPP - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia tem respondido à missão de fomentar o debate em políticas científicas e estimular o intercâmbio entre pesquisadores. O artigo traz um retrospecto das reuniões da ANPEPP, destacando ambos: 1) os grupos de trabalho temáticos, os quais têm servido para agregar pesquisadores e inspirar o surgimento de associações temáticas e revistas; 2) os fóruns de discussão, os quais têm contribuído para a revisão crítica de políticas científicas e da missão da pós-graduação. A seguir, a atenção se volta à história da psicologia no Brasil, dos tempos coloniais aos recentes planos nacionais para a pós-graduação. A ideia é ressaltar a inserção da pós-graduação na cultura universitária brasileira. Argumenta que os planos e estratégias oriundas das agências de fomento têm obtido bons resultados, evidenciados pelo papel que o Brasil ocupa no cenário internacional, em produção científica e formação de pesquisadores. Mantendo essas políticas, é certo que apesar de oscilações na economia nacional, a pós-graduação está caminhando em passos firmes para o avanço da ciência psicológica e trabalhando em favor da qualidade de vida, da justiça social e da sustentabilidade (AU).^ipt.
Descritores:História
Educação de Pós-Graduação
Psicologia
Brasil
Apoio a Pesquisa como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000600002&lng=en&nrm=iso&tlng=en

  8 / 91
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:313 - (847)
Autor:Teixeira, Luiz Antonio; Porto, Marco Antonio Teixeira; Souza, Letícia Pumar Alves de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A expansão do rastreio do câncer do colo do útero e a formação de citotécnicos no Brasil^ipt / The expansion of screening for cervix cancer and the training of cytotechnologists in Brazil
Fonte:Physis (Rio J.);22(2):713-731, 2012. .
Resumo:O trabalho discute a emergência da categoria profissional dos citotécnicos no Brasil e sua trajetória entre a década de 1970 e o final dos anos 1990. No início desse período, a Organização Pan-americana de Saúde passou a considerar o câncer do colo do útero como um grave problema de saúde pública, passível de ser controlado nos países em desenvolvimento. Nesse contexto, surgem as primeiras campanhas de rastreamento da doença no país. A institucionalização dessas campanhas transformou os citotécnicos em elementos indispensáveis para a viabilização do controle da doença. Com a expansão da demanda por sua atividade e o surgimento das primeiras iniciativas para sua formação, novas questões começam a surgir. Como formar, em quantidade e qualidade adequadas, esses novos profissionais? Qual a grade curricular adequada às suas tarefas e responsabilidades? Como monitorar o funcionamento dos cursos? No campo da normatização da nova atividade, outras questões se apresentam: como garantir o monopólio sobre a atividade exercida, como caracterizar sua especificidade, qual a formação exigida aos que vão exercê-la? Tais pontos passam a ser temas de embates e negociações, num típico processo de consolidação de uma nova profissão. O processo de institucionalização do programa de prevenção do câncer do colo do útero e a consequente necessidade de garantia de qualidade dos exames executados fizeram com que essas questões voltassem ao centro das atenções. Este estudo visa a contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a formação do citotécnico, e em âmbito mais geral, ao processo de formação profissional em saúde no Brasil.(AU)^ipt.
Descritores:Programas de Rastreamento
Neoplasias do Colo do Útero
Pessoal Técnico de Saúde
Brasil
Formação de Recursos Humanos
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312012000200017

  9 / 91
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:310 - (844)
Autor:Dias, João Vinícius dos Santos; Ferreira, Jaqueline.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Contribuições da antropologia para o campo da educação em saúde no Brasil^ipt / Contributions of anthropology to the field of health education in Brazil
Fonte:Trab. educ. saúde;13(2):283-299, 2015. .
Resumo:O objetivo deste artigo é resgatar aspectos relativos à constituição da educação em saúde como campo científico. Mostra as principais transformações ocorridas desde as concepções autoritárias e etnocêntricas em relação a seus gruposalvo até as atuais propostas de educação popular de valorização do saber popular, inspiradas no pensamento de Paulo Freire. Defende que a postura do antropólogo em campo, ao buscar valorizar o saber do Outro como tão legítimo quanto o acadêmico, pode auxiliar os profissionais de saúde na prática de uma educação em saúde dialógica, para os grupos aos quais se destina. (AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Antropologia/eucc
Educação em Saúde
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000200283&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:308 - (842)
Autor:Nunes, Rina Tereza D'Angelo; Maia, Suzana Magalhães.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Narrativas sobre o início das práticas fonoaudiológicas na cidade de Salvador, Bahia, Brasil^ipt / Narratives on the beginning of speech therapy services in the city of Salvador, Bahia, Brazil
Fonte:Saúde Soc;22(3):962-971, 2013. .
Resumo:A implantação dos cursos de fonoaudiologia no Estado da Bahia data de 1999. Ainda que a formação acadêmica seja recente, na cidade de Salvador a sua história é mais longínqua e em muitos aspectos se articula com as preocupações que vêm marcando o campo. Para conhecermos esse trajeto histórico, este artigo apresenta narrativas de fonoaudiólogas precursoras na capital baiana, buscando nas suas experiências um saber que configure fonte para compreensão do passado e do presente e projeção do futuro. A colheita das narrativas foi realizada na perspectiva da metodologia da história oral. As vozes das narradoras emolduram a fonoaudiologia em Salvador como acontecimento singular e, ao mesmo tempo, característico da forma como a área foi se constituindo no Brasil, sendo destacados aspectos como: prevalência de um trabalho fonoaudiológico privatista como resultado de políticas públicas equivocadas; reconhecimento por parte dos pacientes como forma primordial de divulgação da área; contribuição local para sua institucionalização; primeiras práticas relacionadas à educação de pessoas surdas e com deficiência mental. Contam também sobre uma clínica que não quer prescrever, em que os envolvidos trabalham juntos vivendo a experiência do encontro. Uma clínica que reconhece o que de singular se organizou em cada pessoa para além do registro do vivido, do psíquico, voltado para o sentimento, para a reciprocidade e a aspiração de todo humano: estar incluído, ser cuidado. (AU)^ipt.
Descritores:Fonoaudiologia
História
Prática Profissional
Brasil
Limites:História do Século 20
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902013000300025

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:295 - (829)
Autor:Mendes, Layza Castelo Branco; Caprara, Andrea.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Interdisciplinary bachelor's degree in health: analysis of a new higher education curriculum in Brazil^ien.
Fonte:Interface comun. saúde educ;16(42):719-731, jul./set. 2012. .
Resumo:Brazilian public universities are undergoing an intense process of change in search of solutions to transform themselves into institutions that are more attuned to 21st century social needs. In this regard, the aim of this study was to analyze a new higher education curriculum offered at the Federal University of Bahia (UFBA): the Interdisciplinary Bachelor's degree in Healthcare. This was a preliminary qualitative investigation, accomplished as a case study. The methodological tools used include document analysis, open interviews and participant observation. It was seen that the teachers were engaged in the process of putting together a course that promotes training of professionals qualified to undertake social development. It was also noted that the students were themselves proving to be capable of deep critical reflection on social issues. It was therefore concluded that the case studied has provided the results expected by the higher education institution hosting the course. (AU)^ien.
Descritores:Pessoal de Saúde
Educação Profissional em Saúde Pública
Educação Superior
Brasil
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012000300011

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:289 - (816)
Autor:Fernandes, Josicélia Dumêt; Teixeira, Giselle Alves da Silva; Silva, Mary Gomes; Florêncio, Raíssa Millena Silva; Silva, Rosana Maria de Oliveira; Darci de Oliveira Santa Rosa.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Expansão da educação superior no Brasil: ampliação dos cursos de graduação em enfermagem^ipt.
Fonte:Rev. latinoam. enferm;21(03):670-678, jun. 2013. .
Resumo:OBJETIVO:analisar a ampliação do número de cursos de graduação em enfermagem nas últimas duas décadas, frente ao movimento de expansão da educação superior no Brasil.Metodologia:foi realizada pesquisa documental sobre os marcos legais, que impulsionaram esse movimento, e pesquisa quantitativa, que descreveu a expansão do número de cursos de enfermagem. Os dados foram analisados por meio da análise temática (qualitativos) e da estatística descritiva (quantitativos).RESULTADOS:o discurso político-ideológico, presente nos documentos normativos que apontam a educação superior como possibilidade de transformação da realidade social, não vem se refletindo na área da enfermagem. A expansão dos cursos de enfermagem vem se dando de maneira desordenada, concentrada no setor privado e com desigualdade geográfica na distribuição desses cursos.CONCLUSÃO:não se observa preocupação com as necessidades locais, com a articulação entre o ensino, a pesquisa e extensão, fato esse que compromete a qualidade da formação das futuras enfermeiras. (AU)^ipt.
Descritores:Bacharelato em Enfermagem
Enfermagem
Instituições de Ensino Superior
Brasil
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692013000300004

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:282 - (802)
Autor:Facchinetti, Cristiana; Muñoz, Pedro Felipe Neves de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Emil Kraepelin na ciência psiquiátrica do Rio de Janeiro, 1903-1933^ipt.
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;20(01):239-262, jan/mar. 2013. .
Resumo:Trata da circulação da ciência psiquiátrica alemã no Brasil no início do século XX. Especificamente, discorre sobre a apropriação de teorias e práticas de Emil Kraepelin, tanto por Juliano Moreira, diretor do Hospício Nacional de Alienados e da Assistência a Alienados do Distrito Federal (Rio de Janeiro), quanto pelo grupo de médicos que ele aglutinou em torno de si, entre 1903 e 1933. Discute os modos pelos quais Kraepelin foi acionado, levando em consideração o repertório médico-mental existente no período, o contexto político e científico e as controvérsias internas ao campo psiquiátrico nacional. Finalmente, busca analisar tais escolhas a partir das relações que se estabeleceram entre a psiquiatria do Brasil e da Alemanha no período. (AU)^ipt.
Descritores:Hospitais Psiquiátricos
História do Século 20
Psiquiatria
Brasil
 Alemanha
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702013000100013

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:277 - (795)
Autor:Lima, Ana Luce Girão Soares de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Formação científica e prática profissional na trajetória de Carlos Chagas Filho^ipt.
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;19(02):683-702, abr./jun. 2012. .
Resumo:Aborda a formação científica de Carlos Chagas Filho, entre 1926 e 1942, período de socialização do cientista na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e no Instituto Oswaldo Cruz. Abrange desde o início de sua atuação profissional até o momento em que deixou a direção do Serviço de Estudos de Grandes Endemias, em 1942, para se dedicar à carreira acadêmica no Laboratório de Física Biológica. Analisa o modo como seus recursos científicos e sociais foram acionados ao longo de sua trajetória, visando observar o momento em que rompeu com a tradição de pesquisa biomédica de Manguinhos e se lançou na construção de um novo local em que pudesse implantar seu projeto científico. (AU)^ipt.
Descritores:Universidades
Biofísica
Biografia como Assunto
Brasil
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702012000200018

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:276 - (793)
Autor:Almeida, Darcy Fontoura de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A contribuição de Carlos Chagas Filho para a institucionalização da pesquisa científica na universidade brasileira^ipt.
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;19(02):653-668, abr./jun. 2012. .
Resumo:Estuda o período considerado a 'pré-história' do Instituto de Biofísica, entre novembro de 1937 e outubro de 1945, durante o qual Carlos Chagas Filho buscou a implantação da pesquisa científica na Universidade do Brasil (UB), apesar dos múltiplos e complexos obstáculos. A inexistência de precedentes de sucesso na UB isolava-o numa cadeira básica. O equipamento disponível era inadequado para seus fins, não existiam fontes oficiais e formais de auxílio à ciência nem pessoal preparado para atividades de pesquisa. Por outro lado, Chagas Filho conquistou aliados devido tanto à força político-social de seu nome e de seu casamento, quanto à influência científica decorrente de seu êxito na finalidade a que se propôs. (AU)^ipt.
Descritores:Universidades
Apoio a Pesquisa como Assunto
Brasil
Biofísica
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702012005000002

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:275 - (792)
Autor:Azevedo, Nara; Ferreira, Luiz Otávio.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Os dilemas de uma tradição científica: ensino superior, ciência e saúde pública no Instituto Oswaldo Cruz, 1908-1953^ipt.
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;19(02):581-610, abr./jun. 2012. .
Resumo:Objetiva analisar a tradição de ensino médico-científica, estabelecida no Instituto Oswaldo Cruz a partir de 1908, que instituiu um padrão original na formação de pesquisadores e sanitaristas, combinando ensino e pesquisa. Precursora do modelo universitário, essa tradição defrontou-se com a questão do papel social que deveria cumprir na nova organização institucional da saúde pública e da educação, implementada durante a era Vargas: deveria o Instituto servir à saúde pública ou adotar um feitio universitário?(AU)^ipt.
Descritores:Administração em Saúde Pública
Universidades
Ensino
Brasil
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702012000200013

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:265 - (762)
Autor:Diehl, Eliana Elisabeth.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Contribuição dos agentes indígenas de saúde na atenção diferenciada à saúde dos povos indígenas brasileiros^ipt.
Fonte:Cad. saúde pública;28(05):1-12, maio. 2012. .
Resumo:Os agentes indígenas de saúde (AIS), no Brasil, fazem parte de uma estratégia desenvolvida nas últimas duas décadas para a promoção de um modelo de atenção diferenciada à saúde indígena. Seu papel objetiva atender vários aspectos da política de atenção diferenciada, tais como o elo entre a equipe de saúde e a comunidade, e a mediação entre os saberes médico-científicos e os indígenas. Apesar do aumento significativo dos AIS nos últimos anos, falta ainda uma avaliação sobre suas competências e contribuições para a realização da atenção diferenciada. Este artigo, baseado em pesquisas realizadas pelas autoras e em uma revisão bibliográfica, analisa o papel do AIS por meio da sua incorporação, formação e participação nas equipes de saúde em diferentes contextos no país. Em que pese a importância dada ao papel do AIS, esta análise demonstra um conjunto de ambiguidades e contradições que dificulta o seu desempenho e uma contribuição maior para a atenção diferenciada. (AU)^ipt.
Descritores:Saúde Indígena
Acesso aos Serviços de Saúde
Atenção Primária à Saúde
Educação em Saúde
Brasil
 História do Século 20
 História do Século 21
Meio Eletrônico:http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2012000500002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:263 - (612)
Autor:Barreto, Maria Renilda Nery.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Pro Matre: arquivo e fontes para a história da maternidade no Rio de Janeiro^ipt.
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;18(suppl.1.1):295-301, 2011. .
Resumo:A quase centenária Maternidade Pro Matre, inaugurada em fevereiro de 1919, com a finalidade de prestar assistência a mães e crianças dos grupos sociais menos favorecidos, foi iniciativa do médico filantropo Fernando Magalhães e da feminista Stella de Carvalho Guerra Duval com apoio de senhoras da sociedade carioca. Sua criação inseriu-se em movimento de assistência materno-infantil que a historiografia hoje chama de projeto maternalista, com base na ideia de que mãe e filho são culturalmente indissociáveis. Ao apresentar as fontes existentes no arquivo institucional da Pro Matre, partilhamos possibilidades de pesquisa no campo da assistência materno-infantil no Rio de Janeiro e, por extensão, no Brasil(AU)^ipt.
Descritores:Brasil
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702011000500016
Localização:BR1273.1

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:261 - (610)
Autor:Silva, Tânia Maria de Almeida; Ferreira, Luiz Otávio.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A higienização das parteiras curiosas: o Serviço Especial de Saúde Pública e a assistência materno-infantil (1940-1960)^ipt.
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;18(suppl.1.1):95-112, 2011. .
Resumo:Discute as ações de treinamento e controle das parteiras curiosas promovidas pelo Serviço Especial de Saúde Pública, confiadas aos programas de higiene pré-natal e da criança, implantados entre as décadas de 1940 e 1960. Para os sanitaristas, o treinamento e controle das parteiras curiosas atuantes nas comunidades rurais brasileiras eram importantes para o sucesso do projeto de implantação de serviços sanitários locais de assistência materno-infantil. Ao atuar diretamente junto às parteiras curiosas, pretendia-se não somente lhes impor rigorosos padrões higiênicos na realização de partos e nos cuidados com os recém-nascidos, mas, sobretudo, recorrer a sua influência e seu prestígio naquelas comunidades para popularizar ações de saneamento(AU)^ipt.
Descritores:Parteira Leiga
Saúde Pública
Brasil
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702011000500006
Localização:BR1273.1

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:260 - (609)
Autor:Magalhaes, Sônia Maria de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Batalha contra o charlatanismo: institucionalização da medicina científica na província de Goiás^ipt.
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;18(4):1095-1109, 2011. .
Resumo:Enfoca os embates entre os tipos de medicina praticados em Goiás no século XIX, momento em que o discurso médico científico se impõe e define os espaços de atuação dos médicos diplomados em detrimento dos não diplomados, considerados charlatães pelos primeiros. Sobrelevam-se da análise os conflitos derivados da tentativa da medicina acadêmica de impor-se sobre as demais artes de curar, evidenciando sua dificuldade em instituir o privilégio exclusivo das atividades terapêuticas. Destaca ainda, por meio da trajetória profissional de três médicos que fizeram carreira no interior do Brasil, o lento processo de consolidação da medicina(AU)^ipt.
Descritores:Medicina
Brasil
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702011000400008
Localização:BR1273.1



página 1 de 5
ir para página              

Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3