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Id:380 - (914)
Autor:Rudá, Caio; Coutinho, Denise; Almeida Filho, Naomar de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Formação em psicologia no Brasil: o período do currículo mínimo (1962-2004)^ipt / Psychology education in Brazil: minimum curriculum era (1962-2004)
Fonte:Memorandum;29:59-85, 2015. .
Resumo:Apresenta-se súmula histórica da formação em Psicologia no Brasil entre 1962 e 2004, focalizando o período do Currículo Mínimo. Examina-se a dimensão da formação, balizada pela trajetória socioeconômica e política do país e os debates sobre formação e profissionalização. Realizou-se leitura crítica de textos contemporâneos à consolidação da rofissionalização e à expansão do ensino da Psicologia, além de documentos que resgatam a história desse movimento ou oferecem contextualização dessa dimensão. Encontrou-se flagrante descontentamento com a formação pré-determinada e uniforme para cursos de Psicologia; o Currículo Mínimo, dispositivo garantidor da uniformidade da formação, não respondia às exigências da sociedade. Inúmeras propostas apontavam para reformulação curricular como modo de alcançar transformações propostas para a formação. No auge desse processo, foram implantadas as Diretrizes Curriculares Nacionais em Psicologia, referencial normativo flexível, que reconhece a pluralidade do campo e estabelece orientações gerais para a formação (AU).^ipt.
Descritores:Educação Superior
Currículo
Psicologia/hstt
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/memorandum/a29/rudacoutinhoalmeidafilho01/

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Id:375 - (909)
Autor:Sobral, Dejano T.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Três casos de inovação curricular no panorama recente (1964-1988) da Educação Médica Brasileira: Subsídios de um retrospecto baseado na revisão de documentos^ipt / Three cases of curricular innovation in the recent perspective (1964-1988) of the Brazilian Medical Education: an Appraisal of a retrospect based on the review of documents
Fonte:Rev. bras. educ. méd;38(4):493-501, 2014. .
Resumo:No intervalo de uma década (1966-1975), três escolas médicas — nas universidades de Brasília (UnB), São Paulo (USP) e Minas Gerais (UFMG) — estabeleceram novos currí-culos a fim de preparar médicos com potencial ampliado no trato de necessidades de saúde no cenário comunitário. As três escolas diferiam entre si no contexto geopolítico, na totalidade de recursos e na experiência de vida. Embora suas propostas tivessem traços em comum, cada qual definiu de forma peculiar os elementos da organização programática, dos enfoques estratégicos e da gestão do processo curricular, os quais se expressaram diferentemente na característica global de orientação comunitária, bem como no impacto de seus efeitos na formação dos médicos e no sistema de saúde. Este relato reúne informações documentais referenciadas e algumas ilações sobre os elementos básicos da inovação curricular e seus efeitos, nos três casos (AU).^ipt.
Descritores:Inovação
Currículo
Escolas Médicas
Educação Médica
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000400011&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:350 - (884)
Autor:Santos, Gideon Borges dos; Hortale, Virginia Alonso.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Mestrado Profissional em Saúde Pública: do marco legal à experiência em uma instituição de pesquisa e ensino^ipt / Professional Master's in Public Health: from legal precepts to experience in a research and education institution
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;19(7):2143-2155, 2014. .
Resumo:Trata-se de um estudo sobre os discursos que vigoraram ao longo do tempo na legislação brasileira sobre Mestrado Profissional (MP), e como uma instituição de pesquisa e ensino na área da Saúde Pública se apropriou deles na construção de suas propostas de cursos. Técnicas de análise de discurso foram utilizadas nos documentos legais e cotejadas com dezesseis propostas de cursos de MP da instituição-caso. Os resultados mostram que em relação à legislação, a análise da linha histórica permite dizer que as indefinições iniciais vêm progressivamente dando lugar ao entendimento de que a identidade dessa modalidade de formação pressupõe práticas pedagógicas que promovam o estreitamento das relações entre a academia e o mundo do trabalho. E, em relação às propostas de cursos de MP da instituição-caso, elas ainda operam com esquemas de formação tradicionalmente consolidados e tendem a conformar suas propostas à semelhança daquelas da modalidade acadêmica. Assumiu-se no presente estudo que o conjunto das propostas expressariam suficientemente as intencionalidades e, sobretudo, a visão das instituições formadoras na área de saúde pública sobre essa modalidade stricto sensu e cuja identidade ainda parece pouco determinada (AU).^ipt.
Descritores:Currículo
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Saúde Pública
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000702143&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:329 - (863)
Autor:Silva, Joise Magarão Queiroz; Marques, Patrícia Figueiredo; Paiva, Mirian Santos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Saúde sexual e reprodutiva e enfermagem: um pouco de história na Bahia^ipt / Sexual and reproductive health and nursing: a bit of history in Bahia
Fonte:Rev. bras. enferm;66(4):501-507, 2013. .
Resumo:O estudo objetivou analisar a inclusão dos conceitos de saúde sexual e reprodutiva nos currículos da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, de 1972 a 2006. Utilizou a abordagem qualitativa, a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada com docentes em regime de dedicação exclusiva. Os resultados revelaram que, inicialmente, as disciplinas eram exclusivamente voltadas aos aspectos biológicos da saúde da mulher, enfocando apenas a condição materna. Os conceitos de saúde sexual e reprodutiva, na perspectiva feminista, foram introduzidos posteriormente, para atender demandas de políticas de formação de mão-de-obra na área de saúde, representando também uma ampliação na compreensão da condição social da mulher. Conclui-se que ocorreu uma evolução nos currículos com a introdução desses conceitos, principalmente a partir da década de 1990 (AU).^ipt.
Descritores:Educação em Enfermagem
Enfermagem
Saúde Sexual e Reprodutiva
Currículo
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000400006

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Id:273 - (790)
Autor:Warmling, Cristine Maria; Marzola, Norma Regina; Botazzo, Carlos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Da autonomia da boca: práticas curriculares e identidade profissional na emergência do ensino brasileiro da odontologia^ipt.
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;19(01):181-195, jan.-mar. 2012. .
Resumo:Analisa como ocorreu a separação entre o ensino da medicina e o da odontologia no Brasil. Privilegia a institucionalização das políticas de ensino da odontologia no país como vertente produtora de identidade profissional. Políticas de ensino e práticas profissionais são inter-relacionadas para mostrar como suas relações e sentidos mudam historicamente. Propõe que a autonomia do ensino da odontologia emergiu da necessidade de conformação do sistema de regulação das práticas de cura no Brasil e seu processo de instituição desenvolveu-se sob inspiração das políticas positivistas acerca do ensino livre. Práticas curriculares foram produzindo a subjetividade do cirurgião-dentista moderno e também da clínica por ele desempenhada. (AU)^ipt.
Descritores:Educação em Odontologia
História da Odontologia
Autonomia Profissional
Currículo
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702012000100010

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Id:246 - (595)
Autor:Araujo, Aline Corrêa de; Sanna, Maria Cristina.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Ciências Humanas e Sociais na formação das primeiras enfermeiras cariocas e paulistanas^ipt.
Fonte:Rev. bras. enferm;64(6):1106-1113, 2011. .
Resumo:Este estudo, de natureza histórico-documental, teve como objetivo descrever e analisar o lugar que as Ciências Humanas e Sociais ocuparam no primeiro currículo escolar dos cursos de nível superior de enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) e da Escola de Enfermeiras do Hospital São Paulo (EEHSP), identificando suas semelhanças e diferenças. Como metodologia foram analisados os currículos das referidas escolas, comparando-os e buscando entre fontes primárias e secundárias informações sobre a contribuição das Ciências Humanas e Sociais na formação das enfermeiras pioneiras da enfermagem moderna no Brasil. Concluiu-se que as matérias de humanidades ocuparam lugar secundário nos currículos estudados em comparação com as disciplinas técnicas e o aspecto utilitário que a profissão exigia na época^ipt.
Descritores:Escolas de Enfermagem
Currículo
Educação
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000600018
Localização:BR1273.1; BR1273.1; OHS/ORH - C-04 – 021

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Id:229 - (578)
Autor:Maltagliati, Luciana Ávila; Goldenberg, Paulete.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O lugar da pesquisa na reorganização curricular em odontologia: desafios de origem para um debate atual^ipt.
Fonte:Saúde Soc;20(1):436-447, 2011. .
Resumo:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902011000200015.O presente estudo tem por objeto a caracterização do lugar da pesquisa na organização curricular em instituições de ensino superior de Odontologia na cidade de São Paulo, com vistas à identificação de tendências de reformulações no contexto imediato à aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais. A partir da análise de documentos e entrevistas com os responsáveis pelos respectivos cursos, a investigação focaliza a institucionalização da pesquisa no desenvolvimento da estrutura curricular, referenciadas às perspectivas de mudanças no ensino. As instituições contemplam a instrução científica na graduação e os alunos são estimulados a se envolver em projetos de pesquisa no âmbito do programa de iniciação científica, no espaço extracurricular. Ao lado dos limites institucionais relacionados à prática da pesquisa nas instituições (públicas e privadas), estas disposições atestam movimentos de revisão curricular em atenção às recomendações legais, sem alcançar, entretanto, a estruturação de um currículo fundamentado no ensino pela pesquisa(AU)^ipt.
Descritores:Pesquisa
Reforma Curricular
 Currículo de Odontologia
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902011000200015
Localização:BR 1273.1

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Id:203 - (535)
Autor:Queiroz, Maria Goretti; Dourado, Luiz Fernandes.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O ensino da odontologia no Brasil: uma leitura com base nas recomendações e nos encontros internacionais da década de 1960^ipt / Dental teaching in Brazil: an interpretation based on recommendations and international meetings from the 1960s
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;16(4):[1011-1026], out.-dez. 2009. .
Resumo:Identificam-se as propostas para o ensino da odontologia no Brasil contidas nos anais dos três seminários sobre ensino odontológico ocorridos na década de 1960 e promovidos pela Organização Pan-americana da Saúde, e no relatório do Comitê de Expertos em Higiene Dental da Organização Mundial da Saúde. Observa-se que, no Brasil, as recomendações posteriores a essa década sobre mudanças na área revelam a tensão entre distintos atores e concepções, nem sempre compreendidos pelos profissionais da área. Conclui-se que as recomendações para o ensino da odontologia visando a sua inovação foram construídas a partir de então e se apresentam, em sua maioria, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Odontologia.(AU)^ipt.
Descritores:Educação em Odontologia/hist
Política de Saúde
Política de Educação Superior
Currículo
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702009000400010&lng=pt&nrm=iso

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Id:199 - (531)
Autor:Renovato, Rogério Dias; et al.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:As identidades dos enfermeiros em cenários de mudanças curriculares no ensino da enfermagem^ipt / The identities of nurses in scenarios of changes in the curriculum of nursing education
Fonte:Trab. educ. saúde;7(2):[231-248], jul.-out. 2009. .
Resumo:As discussões sobre o currículo de enfermagem remontam o início do século XX, trazendo tentativas de reorganizar o ensino desta área. Asprimeiras escolas tiveram o ambiente hospitalar e o modelo biomédico como aporte para o ensino e a assistência.Com a expansão da assistência médicohospitalar, afloraram os discursos da enfermagemcomo profissão comprometida com a ciência. Por muitos anos, predominou uma formação tecnicista,com aprimoramento da atenção curativa levando ao descompasso com as necessidades de saúde da população. Com o ideário da Reforma Sanitária nos anos 80, a enfermagem procurou articular as dimensõesclínicas e epidemiológicas sob a perspectiva do coletivo, culminando na adoção de novas matrizescurriculares. Em 2001, a publicação das diretrizes curriculares preconizou uma formação generalista,humanista, crítica e reflexiva. Porém, as leituras eos significados sobre as propostas das diretrizes podemsofrer interferências locais, produzindo discussões,resistências e enfrentamentos, compondo outras subjetividades acerca desse profissional.Assim, nossa proposta é articular a (re)construção das identidades dos enfermeiros contemporâneosem cenários de propostas e mudanças curriculares nos cursos de graduação em enfermagem, procurandocompreender como o passado das matrizes curriculares foi/é trazido para o presente a fim de produziroutras e novas subjetividades.(AU)^ipt.
Descritores:Enfermagem
Currículo
Educação em Enfermagem
Papel do Profissional de Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.revista.epsjv.fiocruz.br//include/mostrarpdf.cfm?Num=246

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Id:179 - (511)
Autor:Rodrigues, Rosa Maria; Caldeira, Sebastião.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Formação na Graduação em Enfermagem no Estado do Paraná^ipt / The education in Graduate Nursing in the State of Paraná, Brazil
Fonte:Rev. bras. enferm;62(3):[417-423], mai.-jun. 2009. .
Resumo:Abordamos a implementação das Diretrizes Curriculares da graduação em enfermagem no Paraná identificando as reformulações curriculares desencadeadas, analisando mudanças efetuadas e identificando princípios pedagógicos que efetivamente se materializaram com as novas propostas. Constatamos crescimento em torno de 80% dos cursos/escolas de enfermagem privados. Analisamos 9 projetos político pedagógicos mostrando que alguns cursos fizeram construções próprias a partir das diretrizes curriculares, outros se adequaram a elas literalmente. Os dados referentes à educação centrada no aluno; o papel do professor; a pedagogia das competências; o aprender a aprender; o Sistema Único de Saúde como foco da formação; a licenciatura/educação na enfermagem; a pesquisa na graduação; os tempos na formação e o enfoque metodológico do curso atestam esta afirmação. (AU)^ipt.
Descritores:Educação Superior
Educação em Enfermagem
Currículo
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672009000300013

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Id:177 - (509)
Autor:Silva, Maria Regina Guimarães; Gallian, Dante Marcello Claramonte.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A Escola de Enfermagem do Hospital São Paulo e seu primeiro currículo (1939-1942)^ipt / The Nursing School of Hospital São Paulo and its first curriculum (1939-1942)
Fonte:Rev. bras. enferm;62(2):[317-322], mar.-abr. 2009. .
Resumo:O modelo educacional adotado no Brasil, advindo da escola nithingaleana não contemplava a realidade da saúde brasileira na década de 30, período de fundação da Escola de Enfermeiras do Hospital São Paulo (EEHSP). O artigo resume a pesquisa que teve como objetivo descrever e analisar o processo de criação e elaboração do primeiro currículo da EEHSP, construído a partir de uma abordagem histórica, tendo como recurso metodológico a pesquisa qualitativa. Foram realizadas análises documentais de fontes primárias e secundárias, além de entrevistas com personagens ligadas aquela instituição. Verificou-se o importante papel da Escola Paulista de Medicina (EPM) na criação da EEHSP, particularmente na figura de docentes e diretores envolvidos com seus cursos, assim como a participação decisiva de religiosas católicas. Constatamos que o desenho deste primeiro currículo foi pautado no modelo educacional da Escola Anna Nery, tida como a escola padrão à época. (AU)^ipt.
Descritores:Escolas de Enfermagem
História da Enfermagem
Currículo
Educação em Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672009000200024

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Id:176 - (508)
Autor:Costa, Roberta Kaliny de Souza; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Sistema Único de Saúde e da família na formação acadêmica do enfermeiro^ipt / The National Health System and of Family in nurse's academic education
Fonte:Rev. bras. enferm;62(2):[300-304], mar.-abr. 2009. .
Resumo:Este estudo apresenta reflexões sobre os movimentos de mudança na graduação em enfermagem, enfatizando a preparação profissional para atender a atual conformação do setor saúde, vislumbrando a consolidação da Estratégia Saúde da Família – Estratégia Saúde da Família, o Sistema Único de Saúde e a garantia dos seus princípios fundamentais. O texto destaca as inovações que vem ocorrendo nos currículos e projetos políticos de ensino, buscando a formação de enfermeiros conhecedores dos problemas sociais e de saúde da população e capazes de intervir na reorganização do setor saúde. Neste sentido, contribui para a história do ensino de graduação em enfermagem, oferecendo subsídios à reflexão da formação acadêmica do enfermeiro para o Sistema Único de Saúde/Estratégia Saúde da Família. (AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Programas de Graduação em Enfermagem
Currículo
Política de Educação Superior
Saúde da Família
Sistema Único de Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672009000200021&script=sci_arttext

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Id:153 - (163)
Autor:Baptista, Suely de Souza; Barreira, Ieda de Alencar.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Docentes e estudantes no processo de mudança do ensino de enfermagem no Brasil^ipt / Faculty and students in the nursing teaching changing process in Brazil
Fonte:Texto & contexto enferm;8(1):[67-79], jan.-abr. 1999. .
Resumo:Trata-se de um estudo histórico-social sobre as conjunturas em que ocorreram as mudanças no ensino da enfermagem no Brasil, as exigências feitas a docentes e estudantes de enfermagem a cada época e sua importância no desenvolvimento da enfermagem. Os resultados demonstram que houve um progressivo aumento das exigências acadêmicas feitas a docentes e a estudantes, no bojo de reformas educacionais gerais ou em decorrência da atuação das educadoras de enfermagem, no sentido de adequar os currículos dos cursos de graduação e de pós-graduação aos propósitos da melhor inserção da enfermagem na universidade e na comunidade cientifica...(AU)^ipt.
Descritores:Educação em Enfermagem
História da Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Política de Educação Superior
Currículo/normas
Estudantes de Enfermagem
Docentes
Brasil
Localização:BR17.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde

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Id:152 - (162)
Autor:Silva Júnior, Nelson Aleixo da.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Estado, educação e diretrizes curriculares para a Psicologia^ipt / State, education and curriculum directives for Psychology
Fonte:Rev.Dep.Psicol., UFF;14(1):[121-134], jan.-jul. 2002. .
Resumo:Analisamos o processo de elaboração das Diretrizes Curriculares para a Psicologia, bem como o texto aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, considerando as concepções de Estado e educação que permeiam a sociedade brasileira. Afirmamos que o Estado sempre atuou de forma parcial na manutenção dos status quo e, para isso, a educação tem um papel instrumental. Essa mesma concepção de construção de políticas educacionais predominou na elaboração das Diretrizes para a Psicologia cujo texto não representa o acúmulo de anos de debates profissionais da área, preconizando uma formação especializada, desvinculado a ciência da profissão e a pesquisa da docência.(AU)^ipt.
Descritores:Psicologia/educ
Política de Educação Superior
Currículo/normas
Localização:BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá

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Id:151 - (161)
Autor:Carvalho, Alysson Massote.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Formação docente e afiliações grupais: implicações para a graduação em Psicologia^ipt / Faculty training and group affiliations: implications for undergraduate courses in Psychology
Fonte:Rev.Dep.Psicol., UFF;14(1):[109-119], jan.-jul. 2002. .
Resumo:Analisamos o processo de construção das diretrizes curriculares de Psicologia, desde o Fórum Nacional de Formação (1997), até o Fórum Aberto sobre Diretrizes Curriculares (2002). Afirmamos que a construção de uma nova proposta para a formação vincula-se ao processo de formação e afiliação grupal dos docentes. O referencial teórico centra-se nos conceitos de implicação e de afiliação grupal. Identificamos duas tendências predominantes nesse processo. Uma, denominada acadêmica, representa o pensamento das sociedades científicas e se caracteriza com a formação básica e com a garantia da formação em pesquisa. Outra, denominada profissão, preocupa-se com uma formação comprometida com questões sociais.(AU)^ipt.
Descritores:Psicologia/educ
Psicólogos
Política de Educação Superior
Currículo
Localização:BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá

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Id:150 - (160)
Autor:Jacó-Vilela, Ana Maria.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Idas e vindas do curso de Psicologia no Brasil^ipt / Ups and downs of the Psychology course in Brazil
Fonte:Rev.Dep.Psicol., UFF;14(1):[11-19], jan.-jul. 2002. .
Resumo:Este texto apresenta uma panorâmica dos dados relativos à história da criação do curso de Psicologia no Brasil privilegiando projeto apresentado nos anos 30 pelo Psicólogo polonês Waclaw Radecki, e o proposto na década de 50 pelo psiquiatra espanhol Emilio Mira y López. Ressalta-se essas propostas, por seu pioneirismo e pelo fato de tais personagens serem atualmente pouco conhecidos. Destaca-se que essas iniciativas foram apresentadas por estrangeiros, enquanto os brasileiros se abstiveram. Indica-se a presença constante do positivismo e do experimentalismo como fundamentação epistemológica e metodológica, não somente dessas propostas mas também do currículo mínimo, aprovado há quarenta anos atrás.(AU)^ipt.
Descritores:Psicólogos
Psicologia/educ
Psicologia/hist
Psicologia/tend
Currículo/tend
Brasil
Localização:BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá

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Id:149 - (159)
Autor:Sanna, Maria Cristina.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A evolução da disciplina de administração aplicada à enfermagem na Escola de Enfermagem da USP no período de 1980 a 1995^ipt / The evolution of the discipline "administration applied to nursing"in the Escola de Enfermagem da USP, in the period from 1980 to 1995
Fonte:Rev. Esc. Enferm. USP;33(1):17-30, mar. 1999. .
Resumo:Com o objetivo de descrever a evolução da disciplina "Administração Aplicada à Enfermagem'; no período de 1980 a1995, estudou-se os planos de curso construídos: pelos docentes responsáveis por sua elaboração e condução. Os textosdos itens "Objetivos e Conteúdo" foram analisados sob a ótica da Fenomenologia, sendo submetidos ao processo deanálise de discurso proposto por Martins e Bicudo. Os resultados dos procedimentos empregados nessa análisepermitiram a identificação de seis categorias de pensamento: Gerenciar em Enfermagem, Bases Ideológicas e Políticasdo Gerenciar em Enfermagem, A Comunicação como Instrumento para Gerenciar, Gerenciamento de Recursos Físicos,Gerenciamento de Recursos Materiais e Gerenciamento de Recursos Humanos. As modificações observadas nos planosde curso ao longo do período estudado indicaram a ocorrência de dois momentos marcantes - um no fim da década de80, com a reformulação das bases ideológicas nas quais se assentava a disciplina e outro ao fim do primeiro lustroda década de 90, com a reorganização curricular,. A identificação desta trajetória possibilitou o acompanhamento ea compreensão do desenvolvimento da disciplina, podendo trazer recursos para a análise de disciplinas correlatasou da mesma disciplina em outros contextos e experiências. (AU)^ipt.
Descritores:Educação em Enfermagem
Enfermagem/org
Política de Educação Superior
Currículo
Meio Eletrônico:http://www.ee.usp.br/reeusp/upload/pdf/457.pdf

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Id:147 - (157)
Autor:Correira, Luiza Mara; Henriques, Regina Lúcia Monteiro; Nogueira, Maria de Fátima Hasek; Pacheco, Sandra de Araújo; Romano, Regina Trino.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Construção do projeto pedagógico: experiência da faculdade de Enfermagem da UERJ^ipt / The construction of the pedagogic project: nursing school experience
Fonte:Rev. bras. enferm;57(6):649-653, nov.-dez. 2004. .
Resumo:Estudo histórico-social, que tem como objeto a construção do projeto político pedagógico do Curso de Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FENF/UERJ), 1992 - 2002. Objetivo: relatar a experiência da construção do Projeto Pedagógico. Está pesquisa foi desenvolvida através da análise dos documentos e dissertações do Acervo do Centro de Memória Dra Nalva Pereira Caldas. Está teoricamente embasada em autores que tratam da temática. A estrutura e o plano curricular do Curso de Graduação foram aprovados pelo Conselho Superior de Ensino e Pesquisa da UERJ em dezembro 2001, através da Deliberação n.º 05/01, encontrando-se em vigência à partir do primeiro semestre de 2002.(AU)^ipt.
Descritores:Bacharelato em Enfermagem
Currículo
Política de Educação Superior
Educação Superior
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/pdf/reben/v57n6/a02.pdf

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Id:145 - (155)
Autor:Olschowsky, Agnes; Silva, Graciette Borges da.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Pós-graduaçäo lato sensu em enfermagem psiquiátrica e saúde mental: história, contexto institucional e atores^ipt / Lato sensu post-graduation in psychiatry nursing and mental health: history, institutional context and actors
Fonte:Rev. bras. enferm;56(2):[151-154], mar.-abr. 2003. .
Resumo:O objeto de estudo é o ensino de pós-graduaçäo "lato-sensu" de enfermagem psiquiátrica e saúde mental das escolas de enfermagem: EE/UFRGS e EERP/USP. Apresentamos a caracterizaçäo desses cursos e o perfil de seus docentes. Através da análise dos planos de ensino, programas e documentos dos cursos de especializaçäo dessas escolas, e de entrevistas semi-estruturadas, obtivemos dados da história e estruturaçäo desses cursos, que foram pioneiros e dinamizadores do ensino especializado da área. Apresentamos suas características quanto à carga horária, número de disciplinas, titulaçäo e formaçäo dos docentes envolvidos, mostrando como vem se constituindo o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental. (AU)^ipt.
Descritores:Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Enfermagem Psiquiátrica
Saúde Mental
História da Enfermagem
Currículo
Escolas de Enfermagem
Localização:BR905.1 - Biblioteca

OHS-PeriRHS
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Id:143 - (153)
Autor:Oliveira, Beatriz Rosana Gonçalves de; Schneider, Jacó Fernando; Rizzotto, Maria Lucia Frizon; Rodrigues, Rosa Maria.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Avaliação e construção de um projeto político pedagógico para a graduação em enfermagem^ipt / Evaluation and design of a political-pedagogical project for nursing undergraduate programs
Fonte:Rev. bras. enferm;56(4):[369-373], jul.-ago.2003. .
Resumo:Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência que teve como objetivo principal avaliar o Projeto Político Pedagógico - PPP do Curso de Enfermagem da UNIOESTE - Campus de Cascavel e pensar uma nova proposta curricular para o curso. Para isso elaborou-se um projeto de pesquisa a ser desenvolvido por todos os docentes que ministravam aulas no curso, com a participação de alunos, egressos e profissionais da rede de serviços de saúde que serve de campo para as atividades práticas e os estágios dos alunos. Os dados obtidos subsidiaram a proposta de construção do novo projeto político-pedagógico, que passou a vigorar em 2003. Além da elaboração de uma nova proposta pedagógica, definiu-se estratégias para uma avaliação continuada do processo de implantação do PPP, a ser realizada ao final de cada período letivo.(AU)^ipt.
Descritores:Bacharelato em Enfermagem
Formulação de Projetos
Avaliação
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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
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