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Id:386 - (920)
Autor:Hochman, Gilberto.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Vigiar e, depois de 1964, punir: sobre Samuel Pessoa e o Departamento Vermelho da USP^ipt.
Fonte:Ciênc. cult. (São Paulo);66(4):26-31, 2014. .
Resumo:Este ensaio trata de elementos relacionados à perseguição de professores da Faculdade de Medicina de São Paulo durante o golpe civil militar de 1964, principalmente, do Departamento de Parasitologia no qual a presença de militantes e simpatizantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) era expressiva. Indica que a repressão sobre esse grupo foi possível pelas condições político-institucionais implantadas pelo regime militar e também por um conjunto de ações e pela construção de narrativas em torno da trajetória do cientista e comunista Samuel Barnsley Pessoa, seus alunos e colaboradores desde os anos 1940, no contexto da Guerra Fria e da adoção do anticomunismo como política governamental e centro organizador da prática policial no país.^ipt.
Descritores:História da Medicina
Comunismo
Educação Médica
Parasitologia/eucc
Parasitologia/hstt
Meio Eletrônico:http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252014000400011&script=sci_arttext

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Id:380 - (914)
Autor:Rudá, Caio; Coutinho, Denise; Almeida Filho, Naomar de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Formação em psicologia no Brasil: o período do currículo mínimo (1962-2004)^ipt / Psychology education in Brazil: minimum curriculum era (1962-2004)
Fonte:Memorandum;29:59-85, 2015. .
Resumo:Apresenta-se súmula histórica da formação em Psicologia no Brasil entre 1962 e 2004, focalizando o período do Currículo Mínimo. Examina-se a dimensão da formação, balizada pela trajetória socioeconômica e política do país e os debates sobre formação e profissionalização. Realizou-se leitura crítica de textos contemporâneos à consolidação da rofissionalização e à expansão do ensino da Psicologia, além de documentos que resgatam a história desse movimento ou oferecem contextualização dessa dimensão. Encontrou-se flagrante descontentamento com a formação pré-determinada e uniforme para cursos de Psicologia; o Currículo Mínimo, dispositivo garantidor da uniformidade da formação, não respondia às exigências da sociedade. Inúmeras propostas apontavam para reformulação curricular como modo de alcançar transformações propostas para a formação. No auge desse processo, foram implantadas as Diretrizes Curriculares Nacionais em Psicologia, referencial normativo flexível, que reconhece a pluralidade do campo e estabelece orientações gerais para a formação (AU).^ipt.
Descritores:Educação Superior
Currículo
Psicologia/hstt
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/memorandum/a29/rudacoutinhoalmeidafilho01/

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Id:376 - (910)
Autor:Lyra, Jorge; Medrado, Benedito.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Fulvia Rosemberg: memórias a partir do lugar do afeto^ipt.
Fonte:Rev. Estud. Fem;38(4):905-911, 2014. .
Resumo:In Memorian: Fulvia Rosemberg, psicóloga, professora e pesquisadora da PUC-SP.^ipt.
Descritores:Biografia como Assunto
Psicologia Social
Educação Superior
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000300010

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Id:375 - (909)
Autor:Sobral, Dejano T.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Três casos de inovação curricular no panorama recente (1964-1988) da Educação Médica Brasileira: Subsídios de um retrospecto baseado na revisão de documentos^ipt / Three cases of curricular innovation in the recent perspective (1964-1988) of the Brazilian Medical Education: an Appraisal of a retrospect based on the review of documents
Fonte:Rev. bras. educ. méd;38(4):493-501, 2014. .
Resumo:No intervalo de uma década (1966-1975), três escolas médicas — nas universidades de Brasília (UnB), São Paulo (USP) e Minas Gerais (UFMG) — estabeleceram novos currí-culos a fim de preparar médicos com potencial ampliado no trato de necessidades de saúde no cenário comunitário. As três escolas diferiam entre si no contexto geopolítico, na totalidade de recursos e na experiência de vida. Embora suas propostas tivessem traços em comum, cada qual definiu de forma peculiar os elementos da organização programática, dos enfoques estratégicos e da gestão do processo curricular, os quais se expressaram diferentemente na característica global de orientação comunitária, bem como no impacto de seus efeitos na formação dos médicos e no sistema de saúde. Este relato reúne informações documentais referenciadas e algumas ilações sobre os elementos básicos da inovação curricular e seus efeitos, nos três casos (AU).^ipt.
Descritores:Inovação
Currículo
Escolas Médicas
Educação Médica
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000400011&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:374 - (908)
Autor:Andreazzi, Maria de Fatima Siliansky de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares: inconsistências à luz da reforma do Estado^ipt / Brazilian Hospital Services Company: inconsistencies in light of State reform
Fonte:Rev. bras. educ. méd;37(2):275-284, 2013. .
Resumo:Este artigo apresenta um histórico da trajetória da lei que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) em 2011, contextualiza essa criação nas conjunturas internacional e nacional, e apresenta e discute as principais mudanças nela contidas. Essa trajetória é problematizada a partir das mudanças ocorridas no Congresso Nacional desde a Medida Provisória 520. O contexto é analisado com base nas justificativas da criação da EBSERH à luz do cenário de crise econômica internacional. Nacionalmente, o texto insere a empresa na perspectiva da reforma do Estado iniciada em 1995. Esta é apresentada em duas gerações, com base na bibliografia consultada, sendo a EBSERH própria de uma segunda geração de reformas ditas institucionais. Na saúde, a separação entre o financiamento e a prestação dentro do Estado e a competição entre prestadores públicos e privados são tomadas como norte para a análise. Apresentam-se e discutem-se as principais mudanças da lei que cria a EBSERH, especialmente quanto a financiamento, relacionamento com as universidades, relações de trabalho e controle social. São apresentados possíveis impactos sobre o ensino médico (AU).^ipt.
Descritores:Hospitais de Ensino
Privatização
Educação Médica
Contratos
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000200016&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:370 - (904)
Autor:Cerqueira, Ede.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A perícia médico-legal e o ensino: dissidências e discussões na Sociedade Brasileira de Neurologia, Psiquiatria e Medicina Legal^ipt / Forensic medical examinations and teaching: disagreements and discussions within the Brazilian Society of Neurology, Psychiatry, and Forensic Medicine
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;22(2):641-649, 2015. .
Resumo:Observando a influência da medicina legal na constituição do campo psiquiátrico, este texto analisa os debates ocorridos entre maio e julho de 1918 na Sociedade Brasileira de Neurologia, Psiquiatria e Medicina Legal sobre o uso das perícias médico-legais como material de estudo para o curso de Medicina Pública da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. A intenção é perceber como a controvérsia desenvolveu-se na referida sociedade, observando como essa instituição científica influenciou na constituição das formações teórica e prática do perito médico (AU).^ipt.
Descritores:Psiquiatria/hstt
Medicina Legal
Prova Pericial
Educação Médica
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702015000200019

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Id:368 - (902)
Autor:Castro, Janete Lima de; Vilar, Rosana Lucia Alves de; Germano, Raimunda Medeiros.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Educação, ética e solidariedade na cooperação internacional^ipt / Education, ethics, and solidarity in international cooperation
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;22(1):143-152, 2015. .
Resumo:Analisa a experiência de cooperação técnica entre o Brasil e os países da região andina, realizada por meio do Curso Internacional em Gestão de Políticas de Recursos Humanos em Saúde. Para tanto, foi efetivado estudo documental de caráter exploratório, envolvendo diversos países da América Latina, resultado de parcerias estabelecidas entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e instituições de ensino superior dos países participantes. O estabelecimento das parcerias e a condução do processo foram mediados pela Organização Pan-americana da Saúde-Representação do Brasil. A experiência do curso possibilitou demonstrar que valores fundamentais como ética e solidariedade são determinantes para o êxito de processos de cooperação técnica (AU).^ies.
Descritores:Cooperação Técnica
Recursos Humanos em Saúde
Educação
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702015000100143&lng=en&nrm=iso&tlng=en

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Id:366 - (900)
Autor:Talamoni, Ana Carolina Biscalquini; Filho, Claudio Bertolli.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A anatomia e o ensino de anatomia no Brasil: a escola boveriana^ipt / Anatomy and the teaching of anatomy in Brazil: the Boverian school
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;24(4):1301-1322, 2014. .
Resumo:A história da anatomia humana, de sua pesquisa e seu ensino no Brasil é tema pouco explorado academicamente. Observa-se a quase inexistência de uma visão mais abrangente do percurso da anatomia contextualizada pelas contingências nacionais, o que gera insegurança entre os pesquisadores que buscam aprofundar-se nessa temática, majorada pelo fato de que muitos dos dados disponíveis nem sempre se apresentam suficientemente apurados. Este texto visa retraçar o desenvolvimento da disciplina anatômica – de sua pesquisa e seu ensino no contexto paulista e nacional –, em muito sintetizada pela ação da autoproclamada escola boveriana de anatomia, fundada pelo médico italiano Alfonso Bovero, por ocasião da criação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (AU).^ipt.
Descritores:Anatomia/eucc
Anatomia/hstt
Educação Médica
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702014000401301

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Id:364 - (898)
Autor:Bezerra, José Arimatea Barros.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Educação alimentar e a constituição de trabalhadores fortes, robustos e produtivos: análise da produção científica em nutrição no Brasil, 1934-1941^ipt / Eating education and the making of strong, robust, productive workers: an analysis of scientific scholarship on nutrition in Brazil, 1934-1941
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;19(1):157-179, 2012. .
Resumo:Com o objetivo de debater o surgimento do campo de saber em alimentação e nutrição no Brasil, em termos de produção científica, tomou-se como objeto obras produzidas e publicadas entre 1934 e 1941, voltadas para difusão e aplicação da base conceitual e metodológica da alimentação racional. Tendo como referencial a teoria sobre a gênese social de campo, o estudo evidenciou a padronização de abordagem e do modus operandi dos intelectuais da área: a indicação de práticas intervencionistas de educação alimentar e nutricional destinadas a grandes contingentes, influenciadas por ideais socioeducacionais da época e pela ideia de educação como instrumento de redenção social (AU).^ipt.
Descritores:História
Educação Alimentar e Nutricional
Prática Profissional
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702012000100009

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Id:363 - (897)
Autor:Scochi, Maria José; Mishima, Silvana Martins; Peduzzi, Marina.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Maria Cecília Puntel de Almeida: construtora de pontes entre Enfermagem e a Saúde Coletiva brasileira^ipt / Maria Cecília Puntel de Almeida: builder of bridges between Nursing and Public Health in Brazil
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(12):3891-3896, 2015. .
Resumo:A Professora Maria Cecília Puntel de Almeida (1944-2009) construiu uma trajetoria profissional e acadêmica marcada pela busca e fortalecimento da interface entre a Enfermagem e a Saúde Coletiva brasileira. Esta conexão e a compreensão da complexidade dos problemas de saúde e das necessidades das pessoas em busca de cuidado foram reconhecidas por Cecília, desde o início de sua carreira e se fazem presente, tanto na produção científica, quanto nas suas contribuições nos diversos campos em que atuou. Para além da concepção do processo de trabalho da enfermagem, Cecília também contribuiu para se pensar as práticas em saúde e a formação multiprofissional na construção de saberes diferenciados, tendo como perspectiva a luta pela democracia na saúde e a compreensão desta como direito de cidadania (AU).^ipt.
Descritores:Enfermagem
Saúde Pública
Educação Superior
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015001203891

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Id:361 - (895)
Autor:Zancan, Lenira; Matida, Álvaro Hideyoshi.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Trajetórias de Joaquim Alberto Cardoso de Melo: Quincas, Um berro à vida^ipt / The life story of Joaquim Alberto Cardoso de Melo: Quincas, Um berro à vida
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(10):3275-3282, 2015. .
Resumo:O artigo busca refletir sobre a contribuição de Joaquim Alberto Cardoso de Melo (1936-1993) ao campo da Saúde Coletiva relacionando sua trajetória de vida e sua produção científica com questões em seu tempo e que permanecem em debate na atualidade. Contribuição que resultou na produção de novos sentidos para as práticas em saúde, com a compreensão como fenômenos sociais e transdisciplinares. Das conversas com coautores e amigos, e releitura de seus textos, optouse por percorrer sua biografia através de: (i) sua formação e participação nas iniciativas e práticas da medicina preventiva e da educação popular, que nutriram a análise crítica da educação em saúde; (ii) sua presença como educador nos cursos de saúde pública em todo o país, exercitando com gestores, alunos, profissionais e professores a desconstrução das teorias e práticas da educação e da saúde; (iii) sua disposição ao diálogo transdisciplinar com as ciências humanas e sociais na busca de uma "sutura epistemológica" entre razão e paixão, capaz de responder aos dilemas e desafios do trabalho em saúde. Essas três trajetórias indicam que a atuação de "Quincas" deve ser entendida a partir de seu desassossego enquanto sanitarista e educador, engajado na produção de conhecimento e práticas sensíveis à complexidade do fenômeno da vida (AU).^ipt.
Descritores:Educação em Saúde
Saúde Pública
Prática Profissional
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015001003275

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Id:360 - (894)
Autor:Mello, Guilherme Arantes; Bonfim, José Ruben de Alcântara.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Um sanitarista chamado Walter Leser^ipt / A public health physician named Walter Leser
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(9):2749-2754, 2015. .
Resumo:Faz uma breve revisão da trajetória profissional do médico sanitarista Walter Sidney Pereira Leser, falecido em 2004 aos 94 anos. Autodidata, a partir de sua tese de doutoramento de 1933, torna-se referência no campo da estatística e epidemiologia no país, com dezenas de estudos e orientações. No campo clínico é um dos fundadores do Laboratório Fleury, e participa da criação do CREMESP. Como acadêmico, foi catedrático da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Escola Paulista de Medicina e Faculdade de Farmácia e Odontologia da USP. Introduziu os testes objetivos no exame vestibular, e esteve à frente da criação do CESCEM e Fundação Carlos Chagas. Na Escola Paulista criou o primeiro Departamento de Medicina Preventiva do país. Como administrador público, foi secretário de Estado da Saúde entre 1967 e 1971 e entre 1975 e 1979, responsável por extensas reformas e inovações. Entre as mais lembradas, a criação da carreira de médico sanitarista. Por todo esse legado, emprestou seu nome à “Medalha de Honra e Mérito da Gestão Pública em Saúde” do governo paulista (AU).^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Reforma dos Serviços de Saúde
Medicina Preventiva
Educação Médica
Meio Eletrônico:http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000902749&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:358 - (892)
Autor:Goldbaum, Moisés.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Guilherme Rodrigues da Silva: a formação do campo da Saúde Coletiva no Brasil^ies / Guilherme Rodrigues da Silva: the development of the field of collective health in Brazil
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(7):2129-2134, 2015. .
Resumo:Este artigo retrata a trajetória acadêmica do professor Guilherme Rodrigues da Silva e a sua contribuição na formação da Saúde Coletiva brasileira. Três aspectos fundamentais são abordados: a ativa participação na educação médica, tanto na graduação como na pós-graduação; sua aplicação em pesquisas científicas voltadas para o estudo de doenças negligenciadas e no desenvolvimento da metodologia epidemiológica; sua contribuição no estabelecimento de políticas de saúde com ênfase no Sistema Único de Saúde – SUS (AU).^ipt.
Descritores:Epidemiologia
Educação Médica
Saúde Pública
Política de Saúde
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000702129&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:349 - (883)
Autor:Pinto, Isabela Cardoso de Matos; Esperidião, Monique Azevedo; Silva, Iracema Viterbo; Soares, Catharina Matos; Santos, Liliana; Fagundes, Terezinha de Lisieux Quesado; Viana, Solange; Silva, Vinício Oliveira da; Anjos, Davllyn Santos Oliveira dos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Trabalho e educação em saúde no Brasil: tendências da produção científica entre 1990-2010^ipt / Work and education in health in Brazil: trends in scientific output between 1990-2010
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;18(6):1525-1534, 2013. .
Resumo:O objetivo deste artigo é analisar as características da produção científica sobre educação e trabalho em saúde no Brasil no período de 1990 a 2010. Realizou-se um estudo de síntese a partir de resumos de artigos publicados em revistas brasileiras selecionados nas bases bibliográficas Scielo e Lilacs. Foram selecionados 532 trabalhos, categorizados a partir do ano de publicação, temática abordada e tipo de estudo. Observa-se o crescimento da produção de artigos no período analisado, mais especialmente a partir do ano de 2007. A principal temática investigada é a formação e a capacitação de profissionais de saúde, sendo que a maioria dos trabalhos nesta área analisa reformas curriculares, metodologias de ensino-aprendizagem e experiência de articulação ensino-serviço. Além deste tema, outras questões são estudadas tais como a configuração e as tendências do mercado de trabalho em saúde e as características do processo de trabalho em diversos espaços, a exemplo de unidades de atenção primária à saúde. Chama a atenção o número reduzido de estudos relacionados à formulação de políticas, planejamento e gestão do trabalho no âmbito das instituições públicas e privadas, bem como a escassez de trabalhos que apresentem reflexões de caráter teórico-conceitual acerca do tema (AU).^ipt.
Descritores:Recursos Humanos em Saúde
Educação em Saúde
Trabalho
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000600002

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Id:347 - (881)
Autor:Almeida Filho, Naomar Monteiro de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Contextos, impasses e desafios na formação de trabalhadores em Saúde Coletiva no Brasil^ipt / Contexts, impasses and challenges for training Public Health workers in Brazil
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;18(6):1677-1682, 2013. .
Resumo:Comentário introdutório sobre conjunturas históricas, impasses institucionais e desafios curriculares na formação de trabalhadores em Saúde Coletiva no Brasil. Em primeiro lugar, propõe-se a tese de que o estado brasileiro não tem cumprido sua responsabilidade de garantir à população serviços públicos de qualidade, com acesso pleno e equidade, conformando "as quatro perversões da educação brasileira". Em segundo lugar, analisa-se o sistema público de saúde, em tese universalista, mas que, subfinanciado e com carências reconhecidas, contribui para aumentar a exclusão social. Finalmente, destaca-e a necessidade de novos modelos de formação de pessoas tecnologicamente competentes, capazes de trabalhar em equipe, criativas, autônomas, resolutivas, engajadas na promoção da saúde, abertas à participação social, comprometidas com a humanização da saúde (AU).^ipt.
Descritores:Educação Superior
Saúde Pública
Eqüidade
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000600019&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:346 - (880)
Autor:Teixeira, Carmen Fontes de Souza; Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas; Rocha, Marcelo Nunes Dourado.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Bacharelado interdisciplinar: uma proposta inovadora na educação superior em saúde no Brasil^ipt / Interdisciplinary Bachelor's degree in Health: an innovative proposal in higher education in Health in Brazil
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;18(6):1635-1646, 2013. .
Resumo:Este artigo descreve e analisa o contexto político-institucional e o processo de elaboração e implantação do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) no período 2006-2011. A metodologia utilizada incluiu revisão documental e análise dos registros pessoais dos pesquisadores envolvidos. A partir dos conceitos de "janela de oportunidade" e "organização hipercomplexa", verificou-se que foram criadas estruturas gerenciais e organizativas, elaborados documentos-mestres e desencadeadas ações para a implantação do curso, ligadas à conformação do corpo docente e do Colegiado do curso, elaboração do Projeto Pedagógico, planejamento, execução e acompanhamento do processo ensino-aprendizagem nos diversos componentes curriculares. A análise dos desafios e perspectivas do curso aponta que o maior problema enfrentado é a tensão entre o modelo de formação superior, profissional e disciplinar, existente até então e o modelo interdisciplinar proposto pelo BI, tensão que pode ser superada pela implantação do regime de ciclos, com a institucionalização do BI como primeiro ciclo da formação profissional na área de saúde (AU).^ipt.
Descritores:Formação de Recursos Humanos
Educação Superior
Educação Pré-Médica
Universidades
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000600015

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Id:339 - (873)
Autor:Mecone, Márcia Cristina da Cruz; Freitas, Genival Fernandes de; Bonini, Bárbara Barrionuevo.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Formação em Enfermagem na Cruz Vermelha Brasileira na década de 1940: uma abordagem Foucaultiana^ipt / Nursing Training in the Brazilian Red Cross in the 1940s: a Foucaultian approach
Fonte:Rev. Esc. Enferm. USP;49(n.esp2):60-67, 2015. .
Resumo:Objetivos: Identificar e analisar os enunciados discursivos que caracterizam a formação de RH em enfermagem, na década de 1940 pela Cruz Vermelha Brasileira. Método: A abordagem das fontes documentais se deu através dos pressupostos do Método Histórico, problematizado a partir do pensamento de Michel Foucault. Resultados: Historicamente, a formação dos recursos humanos (RH) em enfermagem, sobretudo na década de 1940, foi influenciada por um modelo peculiar de ensino, o militar. A Cruz Vermelha Brasileira vinculava-se ao Ministério da Guerra e a formação em enfermagem tinha ênfase na conduta moral, na disciplina, no respeito à hierarquia, que culminava na produção de “corpos dóceis” femininos na enfermagem. Os atributos esperados da enfermeira se constituíam na tríade da formação da identidade profissional à época: abnegação, disciplina e obediência. Conclusão: O referido modelo reverbera práticas na formação ainda arraigadas na atualidade, seja no âmbito da gestão, da assistência e do ensino na enfermagem (AU).^ipt.
Descritores:Enfermagem
História da Enfermagem
Recursos Humanos de Enfermagem
Cruz Vermelha
Educação em Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0080-62342015000800060&script=sci_abstract&tlng=pt

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Id:335 - (869)
Autor:Costa, Laís de Miranda Crispim; Santos, Regina Maria dos; Santos, Tânia Cristina Franco; Trezza, Maria Cristina Soares Figueiredo; Leite, Josete Luzia.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Contribuição do Projeto HOPE para a configuração da identidade profissional das primeiras enfermeiras alagoanas, 1973 a 1977^ipt / Project HOPE contribution to the setting up of the professional identity of the first nurses from Alagoas, 1973-1977
Fonte:Rev. bras. enferm;67(4):679-683, 2014. .
Resumo:Estudo histórico-social cujo objetivo foi analisar a contribuição das enfermeiras norte-americanas do Projeto HOPE à configuração da identidade profissional das primeiras enfermeiras formadas em Alagoas, no período de 1973 a 1977. O referencial teórico foi o "Processo Civilizador" de Norbert Elias. As fontes primárias foram documentos oficiais e arquivos pessoais de 13 entrevistados via história oral temática; as secundárias foram autores da História do Brasil/Alagoas. A análise dos dados evidenciou que a configuração da identidade profissional das primeiras enfermeiras formadas em Alagoas foi um processo civilizador, com todas as nuances que compõem as relações de poder. Houve uma contribuição significativa da Enfermagem norte-americana. Entretanto o movimento de resistência a essa dominação foi muito forte, resultando num Curso que conseguiu aproveitar o avanço tecnológico e o prestígio trazido pelos Estados Unidos para construir uma Enfermagem singular, a partir do tecido social bordado neste encontro de tantas culturas diferentes (AU).^ipt.
Descritores:Cooperação Internacional
História da Enfermagem
Educação em Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672014000400535

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Id:332 - (866)
Autor:Scochi, Carmen Gracinda Silvan; Munari, Denize Bouttelet; Gelbcke, Francine Lima; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Gutiérrez, Maria Gaby Rivero de; Rodrigues, Rosalina Aparecida Partezani.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Pós-graduação Stricto Sensu em Enfermagem no Brasil: avanços e perspectivas^ifr / The Strict Sense Nursing postgraduation in Brazil: advances and perspectives
Fonte:Rev. bras. enferm;66(n.esp):80-89, 2013. .
Resumo:A Enfermagem é campo de conhecimento específico e prática social que se consolida e se fortalece como ciência. No Brasil, tem se desenvolvido em função do aumento e qualificação dos programas de pós-graduação stricto sensu. Este artigo tem como objetivo apresentar um resgate histórico da Pós-Graduação Stricto Sensu de Enfermagem no Brasil e refletir sobre sua evolução, avanços, desafios e perspectivas futuras. Explora-se a criação dos cursos de pós-graduação stricto sensu, destacando os movimentos para se construir a cultura da pós-graduação acadêmica e profissional na Enfermagem. Apresenta-se a trajetória histórica da sua consolidação, expansão, conquista da excelência e visibilidade internacional ao longo de quatro décadas e apontam-se os desafios e as perspectivas futuras. Constata-se que a pós-graduação na área vem contribuindo para o avanço e consolidação do conhecimento científico, tecnológico e de inovação em Enfermagem e saúde, tendo como filosofia, o respeito à diversidade e o livre debate de ideias, a elevação da qualidade de vida e saúde e a efetivação do exercício da cidadania (AU).^ipt.
Descritores:Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Pesquisa em Enfermagem
História da Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000700011

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Id:329 - (863)
Autor:Silva, Joise Magarão Queiroz; Marques, Patrícia Figueiredo; Paiva, Mirian Santos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Saúde sexual e reprodutiva e enfermagem: um pouco de história na Bahia^ipt / Sexual and reproductive health and nursing: a bit of history in Bahia
Fonte:Rev. bras. enferm;66(4):501-507, 2013. .
Resumo:O estudo objetivou analisar a inclusão dos conceitos de saúde sexual e reprodutiva nos currículos da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, de 1972 a 2006. Utilizou a abordagem qualitativa, a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada com docentes em regime de dedicação exclusiva. Os resultados revelaram que, inicialmente, as disciplinas eram exclusivamente voltadas aos aspectos biológicos da saúde da mulher, enfocando apenas a condição materna. Os conceitos de saúde sexual e reprodutiva, na perspectiva feminista, foram introduzidos posteriormente, para atender demandas de políticas de formação de mão-de-obra na área de saúde, representando também uma ampliação na compreensão da condição social da mulher. Conclui-se que ocorreu uma evolução nos currículos com a introdução desses conceitos, principalmente a partir da década de 1990 (AU).^ipt.
Descritores:Educação em Enfermagem
Enfermagem
Saúde Sexual e Reprodutiva
Currículo
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000400006



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
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