Base de dados:
OHS-PeriRHS
Pesquisar:
FRANCA []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 3   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 3
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:369 - (903)
Autor:Warren, Adam.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Entre o estrangeiro e o local: obstetrizes francesas, médicos tradicionais e conhecimento médico vernáculo sobre partos em Lima, Peru^ipt / Between the foreign and the local: French midwifery, traditional practitioners, and vernacular medical knowledge about childbirth in Lima, Peru
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;22(1):179-200, 2015. .
Resumo:Este artigo analisa as políticas de práticas de parteiras profissionais e a condenação de parteiras leigas nos primórdios do Peru republicano. A leitura atenta de publicações de fins do período colonial e dos trabalhos de Benita Paulina Cadeau Fessel, obstetriz francesa diretora de uma escola de parteiras em Lima, revela influência tanto transatlântica como local na campanha contra as parteiras sem titulação. Cadeau Fessel promovia seu ofício com base em debates veiculados na imprensa peruana ilustrada, que aviltavam o conhecimento tradicional de amas de leite e parteiras leigas e as associavam às classes desfavorecidas. Só é possível compreender a transferência do conhecimento francês sobre trabalho de parteiras profissionais para o Peru relacionando-a ao contexto social, político e cultural (AU).^ipt.
Descritores:Parteira Leiga
Obstetriz
Prática Profissional
Peru
França
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702015000100179

  2 / 3
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:259 - (608)
Autor:Waisse, Silvia; Amaral, Maria Thereza Cera Galvão do; Alfonso-Goldfarb, Ana M.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Raízes do vitalismo francês: Bordeu e Barthez, entre Paris e Montpellier^ipt.
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;18(3): 625-640, 2011. .
Resumo:Analisa as propostas classificadas como vitalistas, formuladas na França no século XVIII. Contextualiza a tradição da escola médica de Montpellier, abordando as concepções fisiológico-médicas de Théophile de Bordeu. Nesse ambiente Paul-Joseph Barthez realizou sua formação original. Sua concepção sobre a autonomia da vida também foi influenciada pela interação com círculos dos enciclopedistas de Paris. No entanto, na formulação desse conceito identificam-se igualmente ruptura e permanência com relação a ambas as linhas de pensamento - a respeito do conceito de ser humano na classificação das ciências prescrita pelaEncyclopédie e na tradição típica de Montpellier(AU)^ipt.
Descritores:Vitalismo
França
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702011000300002
Localização:BR1273.1

  3 / 3
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:222 - (571)
Autor:Maliska, Isabel Cristina Alves; Padilha, Maria Itayra; Borenstein, Miriam Süsskind; Costa, Roberta; Gregório, Vitória Regina Petters; Vieira, Mariana.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A enfermagem francesa: assistência e educação - considerações acerca de sua história e perspectivas atuais^ipt / French nursing: assistance and education - considerations concerning historical and current perspectives
Fonte:Texto & contexto enferm;19(2):[325-333], abr.-jun. 2010. .
Resumo:Trata-se de uma pesquisa documental, de natureza histórico-social, que teve como objetivo conhecer a história da educação e profissionalização da enfermagem moderna francesa, bem como as novas perspectivas para a profissão naquele país, no que se refere à estruturação, formação e organização da profissão. Foram utilizados periódicos, livros, a legislação pertinente à temática, materiais produzidos por Associações de Enfermagem francesas acerca de sua história, que, através da análise documental, chegou-se a três categorias: A enfermagem moderna na França: a influência republicana; O modelo nightingaleano na França; e A educação em enfermagem na atualidade: novas perspectivas. Conclui-se que a enfermagem francesa sofreu grandes mudanças e vem passando por um momento histórico importante, com a discussão de novas competências para a profissão, um novo currículo universitário para a enfermagem, além da implantação da Ordem Nacional de Enfermeiros, gerando repercussões políticas, sociais e científicas que darão novos rumos à profissão.(AU)^ipt.
Descritores:Enfermagem
Educação em Enfermagem
História da Enfermagem
França
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000200014&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR1273.1



página 1 de 1

Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3