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Id:387 - (921)
Autor:Scarparo, Helena Beatriz Kochenborger; Sottili, Thais de Souza; Albert, Carla Estefanía; Jesus, Luciana Oliveira de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Psicologia brasileira é notícia em 1962: breve tempo, sentidos duradouros^ipt / Brazilian psychology in the news in 62: brief time, lasting meanings
Fonte:Memorandum;24:11-28, 2013. .
Resumo:O artigo busca compreender práticas psicológicas no ano da regulamentação da psicologia no Brasil. A pesquisa se baseia em matérias sobre as relações políticas, o comportamento cotidiano e a divulgação científica do jornal Correio do Povo. A coleta ocorreu no Museu de Comunicação Hipólito José da Costa, em Porto Alegre onde foi feita a seleção e fotografia de materiais referentes à psicologia. Posteriormente, foi criado um banco de dados para análise temática e discussão do material. Dentre os resultados sobressaíram-se algumas estratégias voltadas para a legitimação da área como a inserção na mídia impressa com a divulgação de cursos, pesquisas, debates e aconselhamentos. Foram evidentes as correspondências entre as práticas psicológicas explicitadas no Jornal e o contexto sócio político da época pautado pela ênfase no desenvolvimento econômico e tecnológico, pela evitação de conflitos e pela crença de que a ciência psicológica poderia promover a humanização das relações (AU).^ipt.
Descritores:Comunicação e Divulgação Científica
Prática Profissional
Psicologia
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/memorandum/a24/scarparosottiliabertjesus01/

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Id:380 - (914)
Autor:Rudá, Caio; Coutinho, Denise; Almeida Filho, Naomar de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Formação em psicologia no Brasil: o período do currículo mínimo (1962-2004)^ipt / Psychology education in Brazil: minimum curriculum era (1962-2004)
Fonte:Memorandum;29:59-85, 2015. .
Resumo:Apresenta-se súmula histórica da formação em Psicologia no Brasil entre 1962 e 2004, focalizando o período do Currículo Mínimo. Examina-se a dimensão da formação, balizada pela trajetória socioeconômica e política do país e os debates sobre formação e profissionalização. Realizou-se leitura crítica de textos contemporâneos à consolidação da rofissionalização e à expansão do ensino da Psicologia, além de documentos que resgatam a história desse movimento ou oferecem contextualização dessa dimensão. Encontrou-se flagrante descontentamento com a formação pré-determinada e uniforme para cursos de Psicologia; o Currículo Mínimo, dispositivo garantidor da uniformidade da formação, não respondia às exigências da sociedade. Inúmeras propostas apontavam para reformulação curricular como modo de alcançar transformações propostas para a formação. No auge desse processo, foram implantadas as Diretrizes Curriculares Nacionais em Psicologia, referencial normativo flexível, que reconhece a pluralidade do campo e estabelece orientações gerais para a formação (AU).^ipt.
Descritores:Educação Superior
Currículo
Psicologia/hstt
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/memorandum/a29/rudacoutinhoalmeidafilho01/

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Id:379 - (913)
Autor:Peron, Suzana; Nogueira, Eneida; Cândido, Gabriel Vieira; Massimi, Marina.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Luiz Marcellino de Oliveira: um protagonista da psicologia brasileira: organização de acervo documental e análise histórica^ipt / Luiz Marcellino de Oliveira: a protagonist of the Brazilian psychology: the organization of a documental archive and historical analysis
Fonte:Memorandum;29:86-111, 2015. .
Resumo:O objetivo da pesquisa foi à realização de uma inicial descrição histórica da atuação científica do professor Luiz Marcellino de Oliveira, a partir de documentos de seu arquivo pessoal, no período em que atuou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, isto exigiu a organização, higienização, classificação e descrição dessa documentação. A documentação presente em seu arquivo apontou sua atuação em áreas e instituições nas quais foi pioneiro e teve grande contribuição, como é o caso da formação da Sociedade Brasileira de Psicologia; a instituição do Bacharelado Especial em Pesquisa na USP; a utilização do Sistema Personalizado de Ensino e suas contribuições no ensino e pesquisa da Análise do Comportamento. Assim, é possível dizer que sua atuação teve alcance local em Ribeirão Preto, e importância nacional por também ter contribuído para a formação de diversos profissionais que atuam hoje por todo o país (AU).^ipt.
Descritores:Psicologia
História
Pesquisa Comportamental
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/memorandum/a29/peronnogueiracandidomassimi01/

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Id:377 - (911)
Autor:Carvalho, Ana Maria Almeida.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:César Ades (08/01/1943 – 14/03/2012): entre teias, bichos, crianças e gente grande, a paixão pela ciência^ipt / César Ades (01/08/1943 – 03/14/2012): among webs, animals, children, and grownups, the passion for science
Fonte:Memorandum;22:226-241, 2012. .
Resumo:O texto busca traçar um pequeno retrato do psicólogo, professor e pesquisador César Ades.^ipt.
Descritores:Psicologia Experimental
Pesquisadores
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/revista/wp-content/uploads/2012/06/carvalho011.pdf

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Id:376 - (910)
Autor:Lyra, Jorge; Medrado, Benedito.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Fulvia Rosemberg: memórias a partir do lugar do afeto^ipt.
Fonte:Rev. Estud. Fem;38(4):905-911, 2014. .
Resumo:In Memorian: Fulvia Rosemberg, psicóloga, professora e pesquisadora da PUC-SP.^ipt.
Descritores:Biografia como Assunto
Psicologia Social
Educação Superior
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000300010

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Id:319 - (853)
Autor:Senra, Carmem Magda Ghetti; Guzzo, Raquel Souza Lobo.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Assistência social e psicologia: sobre as tensões e conflitos do psicólogo no cotidiano do serviço público^ipt / Social welfare and psychology: about tension and conflicts of psychologist at the public service
Fonte:Psicol. soc;24(2):293-299, 2012. .
Resumo:O presente artigo buscou discutir a inserção da Psicologia na área da Assistência Social e a prática profissional do psicólogo no setor público. Para tanto, o contexto atual de implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi abordado, relacionado, sobretudo à atuação nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e às reflexões sobre o compromisso social na Psicologia. Considera a importância da compreensão do profissional, enquanto elemento central na construção da política de Assistência Social e da elaboração de modelos de intervenção psicológicos comprometidos com a transformação da realidade social e as tensões do cotidiano deste trabalho (AU).^ipt.
Descritores:Psicologia Social
Assistência Social
Psicologia
Política Social
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822012000200006

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Id:316 - (850)
Autor:Gomes, William B; Fradkin, Chris.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Notas Históricas sobre a Psicologia no Brasil: Criação, Crescimento e Consolidação da Pós-graduação^ien / Historical Notes on Psychology in Brazil: The Creation, Growth and Sustenance of Postgraduate Education
Fonte:Psicol. reflex. crit;28(suppl.1):2-13, 2015. .
Resumo:O artigo apresenta breve resenha da história da psicologia no Brasil para ressaltar como a ANPEPP - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia tem respondido à missão de fomentar o debate em políticas científicas e estimular o intercâmbio entre pesquisadores. O artigo traz um retrospecto das reuniões da ANPEPP, destacando ambos: 1) os grupos de trabalho temáticos, os quais têm servido para agregar pesquisadores e inspirar o surgimento de associações temáticas e revistas; 2) os fóruns de discussão, os quais têm contribuído para a revisão crítica de políticas científicas e da missão da pós-graduação. A seguir, a atenção se volta à história da psicologia no Brasil, dos tempos coloniais aos recentes planos nacionais para a pós-graduação. A ideia é ressaltar a inserção da pós-graduação na cultura universitária brasileira. Argumenta que os planos e estratégias oriundas das agências de fomento têm obtido bons resultados, evidenciados pelo papel que o Brasil ocupa no cenário internacional, em produção científica e formação de pesquisadores. Mantendo essas políticas, é certo que apesar de oscilações na economia nacional, a pós-graduação está caminhando em passos firmes para o avanço da ciência psicológica e trabalhando em favor da qualidade de vida, da justiça social e da sustentabilidade (AU).^ipt.
Descritores:História
Educação de Pós-Graduação
Psicologia
Brasil
Apoio a Pesquisa como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000600002&lng=en&nrm=iso&tlng=en

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Id:298 - (832)
Autor:Rey, Fernando Luis González.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Reflexões sobre o desenvolvimento da psicologia soviética: focando algumas omissões da interpretação ocidental^ipt.
Fonte:Psicol. soc;24(02):263-271, maio/ago. 2012. .
Resumo:O presente artigo discute algumas questões desconhecidas na Psicologia Ocidental em relação com a Psicologia Soviética, a qual se tem representado de forma dominante no Ocidente a partir de seu núcleo hegemônico de Moscou. Este artigo constrói uma nova interpretação em relação a alguns dos eixos relevantes da Psicologia Soviética que permaneceram ocultos sob o domínio da Teoria da Atividade, a qual norteou a Psicologia Soviética até meados dos anos setenta do século passado. Junto com essa análise histórica, são trazidos à luz alguns psicólogos soviéticos muito pouco conhecidos no Ocidente, cujas posições são discutidas em diálogo com algumas das posições mantidas por L. S. Vygotsky em diferentes momentos de sua obra. (AU)^ipt.
Descritores:Psicologia Militar
História
Psicólogos
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822012000200003

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Id:245 - (594)
Autor:Silva, Sílvio Éder Dias da; Camargo, Brigido Vizeu; Padilha, Maria Itayra.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A teoria das representações sociais nas pesquisas da enfermagem brasileira^ipt.
Fonte:Rev. bras. enferm;64(5), 2011. .
Resumo:Esta pesquisa teve como objetivo analisar os aspectos metodológicos nas teses e dissertações que empregaram a teoria das representações sociais TRS na enfermagem brasileira. Foram consideradas 22 teses e 44 dissertações. Empregou-se uma análise de conteúdo de tipo categorial feita com base em cinco aspectos: objetos estudados, lugar da TRS, número de participantes do estudo, técnicas de coleta e de análise dos dados. A predominância de estudos de caso e o uso, sobretudo da entrevista semiestruturada, embora pertinentes para o estudo de RS, não contemplam suficientemente a dimensão do compartilhamento deste tipo de conhecimento na sociedade. Considerar o conhecimento leigo para se compreender os cuidados em relação à saúde contextualiza os estudos sobre a atenção em relação à saúde(AU)^ipt.
Descritores:Enfermagem
Psicologia Social
Conhecimento
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000500022
Localização:BR1273.1

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Id:235 - (584)
Autor:Silva, Janaína Vilares da; Corgozinho, Juliana Pinto.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Atuação do psicólogo, SUAS/CRAS e Psicologia Social Comunitária: possíveis articulações^ipt.
Fonte:Psicol. soc;23(3):12-21, 2011. .
Resumo:Este artigo, de caráter bibliográfico, buscou evidenciar a necessidade, a oportunidade e a possibilidade de que as produções teórico-conceituais e metodológicas já desenvolvidas na ciência psicológica social, particularmente a comunitária, com base materialista histórico-dialética, fossem exploradas em sua capacidade de orientar a atuação do psicólogo no âmbito do SUAS/CRAS. A pesquisa foi iniciada devido a recente conquista de espaço institucional da atuação do psicólogo no SUAS/CRAS e pelos poucos referenciais teórico-metodológicos específicos para atuação neste campo. O presente estudo buscou relacionar a Psicologia ao SUAS/CRAS através de conceitos da Psicologia Social Comunitária, apontando um modelo de atuação que visasse a autonomia dos sujeitos(AU)^ipt.
Descritores:Psicologia Social
Psicologia Social Comunitária
SUAS[CRAS]
 Intervenção do Psicólogo
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822011000400003
Localização:BR1273.1

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Id:234 - (583)
Autor:Rocha, Tatiana Gomes da; Pinheiro, Francisco Pablo Huascar Aragão.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Políticas cognitivas da psicologia comunitária: a meio caminho entre a recognição e a invenção^ipt.
Fonte:Psicol. soc;23(3):486-495, 2011. .
Resumo:O artigo discute como as práticas em psicologia comunitária constituem um campo de produção de subjetividade, atentando para as políticas cognitivas derivadas de seus pressupostos epistemológicos, teóricos e políticos. Observa-se o compromisso de transformação social defendido por esta área da psicologia, ressaltando seus efeitos para a subjetividade produzida em comunidades. A partir das considerações levantadas, observou-se que a ideia de conscientização, bem como a concepção dos conflitos a partir de um esquema opressor-oprimido, dentre outros aspectos, incorrem em políticas recognitivas. Por outro lado, a postura dialógica do psicólogo comunitário, além da valorização atribuída às potencialidades existentes nos espaços populares, aproxima-se de uma política da invenção (AU)^ipt.
Descritores:Psicologia
Psicologia Comunitária
 Produção de Subjetividade
 Políticas Cognitivas
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822011000300006

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Id:233 - (582)
Autor:Prado Filho, Kleber.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Para uma arqueologia da psicologia social^ipt.
Fonte:Psicol. soc;23(3):464-468, 2011. .
Resumo:Este artigo busca, a partir de uma perspectiva metodológica de Michel Foucault, traçar uma história arqueológica da Psicologia Social no Brasil. Deslocando-se de uma análise epistemológica que se pergunta sobre a cientificidade e a validade ou verdade de pressupostos, conceitos e técnicas aplicados no campo, a reflexão aqui empreendida coloca em questão seus movimentos e tendências históricas, os enfrentamentos e rupturas observáveis entre as diversas abordagens ali circulantes, bem como a emergência desta multiplicidade de objetos que se formam e se sucedem neste domínio de conhecimentos e práticas ao longo do século XX e neste início de século XXI.(AU)^ipt.
Descritores:Arqueologia
História
Psicologia Social
Michel Foucault
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822011000300003
Localização:BR1273.1

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Id:232 - (581)
Autor:Souza, Renato Ferreira de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:George Herbert Mead: contribuições para a história da psicologia social^ipt.
Fonte:Psicol. soc;23(2):369-378, 2011. .
Resumo:Com este artigo pretende-se contribuir para a compreensão histórica de um autor/personagem da Psicologia. Analisamos e acrescemos conhecimento sobre George Herbert Mead e os desdobramentos de sua teoria psicossocial. Para esse propósito, explicitaremos, no texto, uma das vertentes analíticas utilizadas em nossa dissertação, qual seja: por meio da abordagem social em história da psicologia, confrontamos a vida de Mead com momentos de constituição da psicologia, colocando em relevo aspectos centrais dessa interlocução nem sempre identificados. Correlacionamos a história de Mead com questões sociais, políticas, econômicas e científicas, assim como suas conexões com práticas e valores culturais específicos de sua época. Buscamos compreender sua limitada difusão na ciência psicológica, dando, assim, continuidade ao processo de (re)volta do autor(AU)^ipt.
Descritores:História
Psicologia
Identidade
Teoria Social
rodução Social
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822011000200018
Localização:BR1273.1

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Id:216 - (565)
Autor:Gomes, William B; Hutz, Claudio.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Anotações históricas e conceituais sobre o programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul^ipt / Historical and Conceptual Notes about the Graduate Program in Psychology from the Federal University of Rio Grande do Sul
Fonte:Psicol. reflex. crit;23(supl.1):[47-57], 2010. .
Resumo:Instituições de Ensino Superior foram concebidas no Brasil no século XIX como centros de formação profissional, oferecendo cursos de graduação com pouca atenção à pesquisa. A formação em pesquisa começa a se desenvolver com a fundação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES) em 1951 e, especialmente, após sua reestruturação em 1964. Os programas de pós-graduação em psicologia implantados entre 1965 e 1980 enfrentaram dificuldades de inserção em suas instituições e de assumir um perfil coerente com a formação de pesquisadores e de docentes para o ensino superior. Mesmo assim contribuíram para na formação de doutores e para o desenvolvimento da pesquisa no Brasil. As características atuais foram se delineando na década de 1980, sendo incorporadas pelos novos programas, dentre eles, o Programa de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Este artigo reúne anotações sobre as condições fundadoras e os fundamentos que estão associadas à trajetória bem sucedida do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS, descrevendo a história de sua implantação, seus fundamentos, seus princípios básicos e sua forma de funcionamento. (AU)^ipt.
Descritores:Psicologia/hist
Educação de Pós-Graduação/hist
Programas de Pós-Graduação
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000400006&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR1273.1

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Id:169 - (179)
Autor:Cavalcante Junior, Francisco Silva; Montenegro, Átila.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Irmão Henrique Justo: um pioneiro da Psicologia Humanista no Brasil^ipt / Brother Henrique Justo: a pioneer of the humanistic psychology in Brazil
Fonte:Memorandum;16:85-91, abr. 2009. .
Resumo:Este trabalho trata-se de um relato de experiência profissional e é fruto de uma visita do Prof. Dr. Irmão Henrique Justo a Fortaleza, integrando a mesa redonda intitulada Histórias da História da Psicologia Humanista no Brasil promovida pelo Laboratório RELUS do Mestrado em Psicologia da Universidade de Fortaleza. Da sua comunicação traçamos seu percurso como o pioneiro da Psicologia Humanista no Brasil: desde informações sobre sua formação profissional até um pouco de sua trajetória na Psicologia, principalmente no tocante ao seu encontro com Carl Rogers e com a Abordagem Centrada na Pessoa. Para tanto, valemo-nos de sua própria perspectiva, mantendo a fidedignidade de seus relatos e o seu tom experiencial. O contato com o Ir. Henrique Justo foi de muito aprendizado para os autores deste texto, o que nos motivou a continuar escrevendo as histórias da história da Psicologia Humanista no Brasil. (AU)^ipt.
Descritores:Psicólogos
Biografia como Assunto
Psicologia
Psicologia
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a16/cavalmonte01.pdf

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Id:168 - (178)
Autor:Guedes, Maria do Carmo.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Memórias da Pós-Graduação em Psicologia no Brasil: a Psicologia Social da PUC-SP^ipt / Memories of Graduate Psychicology courses in Brazil: the Course of Social Psychology of the PUC-SP
Fonte:Memorandum;14:103-115, abr. 2008. .
Resumo:Tendo por base suas próprias lembranças, mas trazendo para acompanhá-la falas de professores com os quais partilhou a experiência da implantação (1970-1982) de um dos primeiros programas de pós-graduação, a autora traça, em linhas gerais, alguns aspectos que marcaram o período quanto ao vivido no país e na psicologia da época. Volta a 1963 1968, datas que marcam profundas alterações na instituição, descrevendo condições que propiciaram proposta comprometida com a psicologia social diferente e com a formação de pesquisadores para a realidade brasileira. Acatando princípio segundo o qual uma data expressa ajuste de contas com tempo anterior, descreve a experiência até a proposta do doutorado, detalhando projetos, atividades, vicissitudes em três movimentos: da criação à primeira autoavaliação (1970-75); das primeiras defesas ao debate de projetos desenvolvidos por colegas em outras áreas e países (1981-82); consolidando o projeto. (AU)^ipt.
Descritores:Psicologia Social
Educação de Pós-Graduação
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a14/guedes01.htm

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Id:167 - (177)
Autor:Ribeiro, Marcelo Afonso.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:História do movimento estudantil na psicologia: leituras e reflexões acerca do ENEP (Encontro Nacional dos Estudantes de Psicologia)^ipt / Psychology student activism history: reflections about the ENEP (Psychology Students’ National Meeting)
Fonte:Memorandum;13:100-119, nov. 2007. .
Resumo:Visa a reconstrução da história e memória do ENEP (Encontro Nacional dos Estudantes dePsicologia), com o intuito de analisar a dinâmica de funcionamento do movimentoestudantil na Psicologia e verificar sua importância para a própria Psicologia. Enquantoum movimento específico, inserido nos movimentos estudantis e sociais, se constitui emobjeto de estudo privilegiado, no sentido do resgate da história e das interrelações entresaber psicológico, identidades culturais, comunidade psi e seu papel político. Utiliza aanálise de documentos escritos e de depoimentos de pessoas que viveram o movimentono período entre 1960 e 1990. Tem como eixo norteador a microesfera do ENEP e amacroesfera dos movimentos sociais e estudantis. Conclui que o movimento estudantilna Psicologia carece de uma maior organização, continuidade e legado histórico, muitasvezes se tornando um fim em si mesmo, mas que o ENEP constitui importante espaço deinfluência na formação de futuros psicólogos. (AU)^ipt.
Descritores:Psicologia/hist
Estudantes
Organização Social
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a13/08Ribeiro.pdf

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Id:166 - (176)
Autor:Loureiro, Ines Rosa Bianca; Baptista, Marisa Todescan Dias da Silva.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A história da psicologia como disciplina de mestrado: relato de uma experiência^ipt / History of psychology as a masters degree discipline: report of an experience
Fonte:Memorandum;12:143-151, abr. 2007. .
Resumo:O artigo apresenta uma experiência de ensino de História de Psicologia em um curso deMestrado em Psicologia. Inicia com um panorama histórico de como e por quais motivosa disciplina foi incluída no currículo do curso. Descreve sua programação, explicita seusobjetivos, as ênfases de conteúdo, metodologia e bibliografia utilizada. Apresenta aavaliação que os alunos fizeram da disciplina ao final do semestre letivo, bem como otipo de produção contida em seus trabalhos finais. Analisa todas essas informações apartir dos objetivos da disciplina e finaliza com uma breve reflexão sobre a concepção dehistória que fundamenta esta experiência didática. (AU)^ipt.
Descritores:Psicologia/hist
Educação de Pós-Graduação
Educação Superior
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a12/loureirobaptista01.pdf

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Id:165 - (175)
Autor:Campos, Regina Helena de Freitas; Guedes, Maria do Carmo.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Sílvia Tatiana Maurer Lane (1933-2006) e a ética do conhecimento^ipt / Sílvia Tatiana Maurer Lane (1933-2006) and ethics of knowledge
Fonte:Memorandum;10:158-161, abr. 2006. .
Resumo:O artigo mostra como foi construída a trajetória da psicóloga, buscando compreender como ela foi construindo progressivamente essa perspectiva teórica que se tornou conhecida e respeitada nacional e internacionalmente, inspirando o trabalho e a pesquisa de tantos estudantes e colegas que com ela conviveram e atuaram em diversas instituições, a partir de seu trabalho como professora de Psicologia Social, fundadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO).^ipt.
Descritores:Biografia como Assunto
Psicólogos
Psicologia Social/educ
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a10/camposguedes01.pdf

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Id:164 - (174)
Autor:Guedes, Maria do Carmo.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Memorável Carolina Martuscelli Bori(1924-2004)^ipt.
Fonte:Memorandum;7:189-195, out. 2004. .
Resumo:Ninguém melhor que Carolina Bori para receber esse nome. Oitenta anos, dos quais mais de cinqüenta batalhando pela psicologia e a educação (formou-se em Pedagogia pela USP em 1947) e pelo menos quarenta pela ciência brasileira (para citar apenas o período a partir do qual se dedicou decididamente à SBPC), Doutora Carolina é lembrada por colegas das muitas instituições pelas quais passou como “uma das personalidades reconhecidamente mais expressivas da psicologia e da ciência brasileiras”. (AU)^ipt.
Descritores:Psicologia
Psicologia/hist
Psicólogos
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/artigos07/guedes01.htm



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
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