Base de dados:
OHS-PrimRHS
Pesquisar:
BRASIL []
Referências encontradas:
194   [Refinar a pesquisa]
Mostrando:
1 .. 20   no formato [Detalhado]
página 1 de 10
ir para página                        
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:470 - (745)
Autor:Mishima, Silvana Martins; Almeida, Maria Cecília Puntel de; Ungari, Iara Carneiro; Silva, Eliete Maria.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Recursos humanos na implantação das ações integradas de saúde no município de Ribeirão Preto: visão da equipe de enfermagem^ipt / Human resources policy during the implementation period of the health integrated actions in the municipality of Ribeirão Preto
Fonte:Cad. saúde pública;6(1):40-49, jan./mar. 1990. .
Resumo:O presente trabalho procurou identificar as possíveis alterações quantitativas sofridas no contingente de recursos humanos, especificamente do pessoal de enfermagem, existente no município de Ribeirão Preto, no período compreendido entre 1984 e 1987 (correspondente a implantação das AIS). Concluiu-se que, efetivamente, em Ribeirão Preto é possível afirmar que as AIS tiveram um papel fundamental no sentido da mudança e estrutural dos serviços de saúde vinculados ao subsetor público, essencialmente na esfera municipal, bem como na absorção de pessoal de saúde em geral e de enfermagem em particular^ipt.
Descritores:Recursos Humanos em Saúde
Ação Intersetorial
Sistemas de Saúde
Recursos Humanos de Enfermagem
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/pdf/csp/v6n1/v6n1a05.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C-03 - 035

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:468 - (743)
Autor:Campos, Francisco Eduardo de; Oliveira Júnior, Mozart de.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Contribuição ao debate de uma política de recursos humanos para o setor saúde no Brasil: a situação da categoria médica^ipt / Contribution to the debate of a human resources policy for the health sector in Brazil
Fonte:Cad. saúde pública;2(4):477-492, out./dez. 1986. .
Resumo:O texto trata da discussão de uma nova política de recursos humanos para o setor saúde, voltando-se para a categoria médica, dentro de uma proposta de reorganização de tal setor. São abordadas questões como a formação médica, remuneração profissional, estímulo profissional e condições de trabalho, voltados para o Brasil^ipt.
Descritores:Política de Saúde
Recursos Humanos em Saúde
Diagnóstico da Situação em Saúde
Guias de Prática Clínica como Assunto
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/pdf/csp/v2n4/v2n4a08.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C-03 - 033

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:467 - (742)
Autor:Mendes, Eugênio Vilaça.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:A reforma sanitária e a educação odontológica^ipt / Health Reform and dental education
Fonte:Cad. saúde pública;2(4):533-552, out./dez. 1986. .
Resumo:O texto aborda de forma detalhada sobre projetos pedagógicos na Odontologia. Aponta para a reformulação do sistema de saúde bucal. Faz uma revisão de como o ensino odontológico tem evoluído no Brasil^ipt.
Descritores:Educação Médica
Odontologia
Política Demográfica
Políticas Públicas
Sistemas de Saúde
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/pdf/csp/v2n4/v2n4a12.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH – C-03 – 032

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:466 - (741)
Autor:Campos, Francisco Eduardo de; Leite, Marcelo Torres Teixeira; Fekete, Maria Cristina; Nicolau Girardi, Sábado.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:A questão dos recursos humanos e a reforma sanitária^ipt / Human resources and the sanitary reform
Fonte:Educ. méd. salud;21(4):374-385, 1987. .
Resumo:Neste trabalho o autor trata suscintamente os principais aspectos que são pontos nodais para o estabelecimento de uma política de recursos humanos para o setor saúde. Não se buscou traçar prioridades ou determinar estratégicas a serem usadas. A Comissão Nacional da Reforma Sanitária (CNRS) competirá a decisão política e a condução estratégica do processo. O texto se divide nos seguintes tópicos: distribuição de recursos humanos; desigualdade nas condições de inserção no mercado de trabalho; preparação e formação; composição interna das equipes e valorização do profissional. Cada tópico é abordado com a caracterização do problema, propostas de enfrentamento e suas implicações^ipt.
Descritores:Recursos Humanos em Saúde
Estratégias Regionais
Formulação de Políticas
Distribuição de Médicos
Brasil
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/1052.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH – C-03 – 031

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:463 - (738)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Silva, Luiz Antonio Gonçalves
Título:A institucionalização das atividades de informação científica e tecnológica no Brasil: o caso do Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD)^ipt The institutionalization of the activities of scientific and technological information in Brazil: the case of the Brazilian Institute of Bibliography and Documentation (IBBD)-
Fonte:Brasília; s.n; 1987. 226 p. .
Tese:Apresentada a Universidade de Brasília. Faculdade de Estudos Sociais e Aplicados. Departamento de Biblioteconomia para obtenção do grau de Mestre.
Resumo:A partir do exame do contexto internacional e nacional, estuda-se o processo referente a criação de um centro bibliográfico no pais, que deu origem ao Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD). Esse contexto e composto da acao da Unesco, de apoio as atividades bibliográficas a nível mundial, da atividade bibliográfica no Brasil, anterior ao estabelecimento do IBBD, dos fatos que determinaram a formulação da proposta para a criação do Instituto e das negociações que se desenvolveram entre as instituições envolvidas nesse processo^ipt.
Descritores:Ciência da Informação
História
Institutos Governamentais de Pesquisa
Redes de Informação de Ciência e Tecnologia
Sociedades Científicas
Brasil
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - D-01 - 003

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:459 - (734)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Chaves, Mário M; Ferreira, José Roberto; Pulido M., Pablo A; Rondon Morales, Roberto;Kisil, Marcos
Título:Cambios en la educación medica: un analisis de la integración docente asistencial en America Latina^ies Changes in medical education: an analysis of teaching care integration in Latin America-
Fonte:s.l; FEPAFEM; 1984. 161 p. .
Resumo:A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Fundação Kellogg e FEPAFEM concordaram em realizar um programa conjunto para estudar os resultados obtidos por estas três instituições em uma série de projetos dentro do conceito genérico de "inovadores". Foi propósito comum relacionar, tanto quanto possível, "educação médica" com "serviços de saúde", principalmente a nível de cuidados primários. Este programa, que foi chamado pela sigla PROAIDA, foi desenvolvido em várias fases, a saber: a) a identificação de projetos a nível nacional que foram objeto de análise; b) visitas a esses projetos para observar e executar entrevistas guiadas dedicadas para verificar a informação de que já havia sido obtido pela análise da documentação pertinente; c) realizar pré-seminarios envolvendo planejadores, implementadores e avaliadores de projetos; d) a realização de seminários em todo o país e por fim, e) apresentação das conclusões nesses seminários nacionais^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Saúde Pública/eucc
Serviços de Saúde/tndd
Saúde Pública/tndd
Bolívia
 Brasil
 Colômbia
 Jamaica
 México
 Nicarágua
 Panamá
 Venezuela
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - I-01 - 001

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:450 - (725)
Autor:Valler Filho, Wladimir.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Aspectos da Cooperação Técnica Internacional^ipt / Aspects of International Technical Cooperation
Fonte:In: Valler Filho, Wladimir.O Brasil e a crise haitiana: a cooperação técnica como instrumento de solidariedade e de ação diplomática^ipt. Brasília, FUNAG, 2007. p.23-58.
Resumo:o texto traça um breve histórico sobre a cooperação internacional, dando um enfoque diferenciado a partir de 1945 (pós-guerra). Mostra a evolução do conceito de cooperação técnica, intimamente ligado à história de importantes órgãos de relações internacionais (como a ONU, BID, entre outros) e seus programas de apoio à países em desenvolvimento. Por fim, traz uma reflexão brasileira acerca da questão da cooperação internacional entre países^ipt.
Descritores:Cooperação Técnica
Países em Desenvolvimento
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=168965
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - I-02 - 006

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:449 - (724)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Valler Filho, Wladimir
Título:O Brasil e a crise haitiana: a cooperação técnica como instrumento de solidariedade e de ação diplomática^ipt Brazil and Haitian crisis: technical cooperation as an instrument of solidarity and diplomatic action-
Fonte:Brasília; FUNAG; 2007. 394 p. .
Resumo:O trabalho constitui-se em uma análise dos esforços que o Brasil desenvolve no campo da cooperação técnica no Haiti. É feito basicamente em duas partes, a primeira dedicada ao tema da cooperação técnica, em termos gerais, e a segunda, focalizada na experiência da cooperação com o Haiti como estudo de caso^ipt.
Descritores:Cooperação Técnica
Fidelidade a Diretrizes
Brasil
 Haiti
Meio Eletrônico:http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=168965
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - I-01 - 012

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:446 - (721)
Autor:Organização Pan-Americana da Saúde.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Cooperação para o desenvolvimento e alianças estratégicas: tendências, instrumentos e coordenação^ipt / Development cooperation and strategic alliances: trends, tools and coordination
Fonte:In: Organização Pan-Americana da Saúde.Estratégia de cooperação técnica da OPAS/OMS com a República Federativa do Brasil, 2008-2012^ipt. Brasília, Organização Pan-Americana da Saúde, 2007. p.35-54.
Resumo:Este capítulo trata da formulação e negociação da Estratégia de Cooperação Técnica da OPAS/OMS para com o Brasil, no período de 2008-2012. Desta forma, foi realizada uma análise do contexto nacional e internacional, que considerou as demandas de cooperação técnica internacional e bilateral em saúde por parte de instituições do governo do Brasil - tanto do setor saúde como de outros setores relacionados com a saúde - e de ONGs brasileiras atuantes no campo da saúde. Foram revisadas as políticas e prioridades das principais organizações multilaterais que prestam cooperação técnica e financeira relacionada com a saúde ao Brasil - como BID, Banco Mundial CEPAL, FAO, OPAS/OMS, OIT, PNUD, PNUMA, UNESCO, entre outras, e que apóiam programas e projetos brasileiros que estejam relacionados à saúde. Sendo assim, realizou-se uma revisão detalhada das prioridades, políticas e modalidades de cooperação internacional desses órgãos, para que se pudesse ter um marco de referência compreensivo para a adequada formulação, negociação e implementação da Estratégia de Cooperação da OPAS/OMS para os próximos anos.^ipt.
Descritores:Cooperação Técnica
Estratégias
Brasil
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - I-02 - 004

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:445 - (720)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Organização Pan-Americana da Saúde*.
Título:Estratégia de cooperação técnica da OPAS/OMS com a República Federativa do Brasil, 2008-2012^ipt Technical Cooperation Strategy for PAHO / WHO and the Federative Republic of Brazil, 2008-2012-
Fonte:Brasília; Organização Pan-Americana da Saúde; 2007. 79 p p. ^bilus, tab, graf, mapas.
Resumo:A cooperação da OPAS/OMS com o Brasil no biênio 2006-2007 62 se desenvolveu por meio dos projetos descritos abaixo: Projeto BRA 0029: Gestão estratégica da cooperação. Objetivo: apoiar a presença eficiente e relevante do Ministério da Saúde na agenda nacionalde saúde, como autoridade nacional das propostas políticas, estratégicas e técnicas definidas pelo país, de maneira colaborativa com os níveis estaduais e municipais. Projeto BRA 0030: Saúde coletiva e ambiente. Objetivo: aumentar as capacidades nacionais para definir políticas públicas que favoreçam ambientes e padrões de vida saudáveis em populações específicas, assim como promover aprevenção e redução dos riscos, no marco do desenvolvimento sustentável, dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e dos processos de integração regional. Projeto BRA 0031: Informação e recursos humanos para políticas de saúde Objetivo: Fortalecer as funções essenciais de saúde pública nas áreas de informação e de recursos humanos para a política setorial de saúde, considerando a formulação de ações estratégicas que favoreçam o Desenvolvimento Nacional de Saúde (DNS) e o monitoramentodo cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Projeto BRA 0032: Desenvolvimento e fortalecimento do SUS: gestão e atenção à saúde. Objetivo: fortalecimento e desenvolvimento do SUS com ênfase na capacidade de gestãodas três esferas do sistema e o desenvolvimento das redes de serviços, para o atendimento à saúde dos diferentes grupos etários, buscando a redução das desigualdades em saúde e contribuindo para o cumprimento das metas do Milênio. Projeto BRA 0033: Controle e prevenção de doenças. Objetivo: contribuir para que as iniciativas, as estratégias e os programas desenvolvidos pelopaís para a gestão, o controle e a prevenção de doenças sejam de relevância social, integradosao Sistema Único de Saúde, com objetivos e metas claras a curto, médio e longo prazos, e que contribuam para melhorar a qualidade de vida da população, segundo os princípios de igualdade, universalidade e integralidade^ipt.
Descritores:Cooperação Técnica
Estratégias Nacionais
Cooperação Internacional
Organização Pan-Americana da Saúde/org
Agenda de Prioridades em Saúde
Implementação de Plano de Saúde/org
Brasil
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - I-01 - 007

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:427 - (702)
Autor:Nunes, Everardo Duarte.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Saúde coletiva: história de uma idéia e de um conceito^ipt / Public health: history of an idea and a concept
Fonte:Saúde Soc;3(2):5-21, 1994. .
Resumo:Resgata a trajetória histórica e conceitual da "Saúde Coletiva", evidenciando as suas raízes nos projetos preventivistas e da medicina social. Estes projetos, que se estenderam a partir dos anos 50 e que culminam com a idéia da chamada "Saúde Coletiva", apresentam aspectos que os diferenciam na apreensäo do social e do coletivo. Aponta sua tríplice dimensäo: como corrente de pensamento, como movimento social e como prática teórica^ipt.
Descritores:Saúde Pública/hstt
Medicina Social/hstt
Ciências Sociais
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v3n2/02.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C04 - 002

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:421 - (696)
Autor:Neghme, Amador.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La biblioteca en la educación médica^ies / The library in medical education
Fonte:Rev. méd. Chile;115(8):783-784, aug. 1987. .
Resumo:A biblioteca de uma Escola de Medicina, adequadamente dotada e com bom equipamento bibliográfico e recursos humanos, pode prestar um valioso apoio ao processo de ensino-aprendizagem, cimento da moderna educação médica. Desta forma, o texto mostra a evolução das bibliotecas de Medicina, bem como seus serviços, que, com o auxílio da tecnologia, vem sido cada vez mais aperfeiçoados. Mostra experiência de países que fizeram um acordo de cooperação técnica entre si, e que geraram produtos como o sistema MEDLINE e a BIREME, e seus frutos. Em síntese, a eficácia de uma biblioteca na educação e investigação médica está em estreitamente relacionada com o apoio que ela presta ao professorado da Escola de Medicina correspondente. Cabe aos seus profissionais não deixarem que ela sirva apenas como um simples depósito de revistas e livros; ela pode – e deve- se converter em um “laboratório de aprendizagem”, levando recursos para o ensino, investigação e desenvolvimento de informações científicas em Medicina^ipt.
Descritores:Bibliotecas Médicas
Educação Médica
MEDLARS
Brasil
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C01 - 041

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:396 - (671)
Autor:Lobo, Luiz Carlos Galvão.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La ética de la remuneración médica^ipt / The ethics of medical remuneration
Fonte:Educ. méd. salud;19(3):337-341, 1985. .
Resumo:O aumento do número de médicos, a diminuição de seu prestígio social e o encarecimento do custo de atenção médica atualmente vem agravando a progressiva alocação de salários para este núcleo. Muitos médicos vêm perdendo o incentivo devido a uma prática profissional efetuada em condições inadequadas, com salários insuficientes que os obrigam a terem vários empregos, sem tempo para estudar nem atualizar seus conhecimentos, pressionados pelas empresas que produzem equipamentos médico-hospitalares, bombardeados pelas propagandas farmacêuticas em seus consultórios, afundados em uma sociedade onde consumir significa para muitos viver melhor, pensam hoje em faturar, cobrar e ganhar, e não em garantir uma melhor atenção a seus pacientes. Sendo assim, é preciso modificar essa situação, visto que o valor ético e social do médico vem sendo deixado de lado, uma vez que seu trabalho virou uma prática praticamente mercantilista. Antes de tudo, se deve criar uma carreira profissional de permita visuaizar o futuro e garantir boas condições de trabalho. Para isso é necessário obter melhor compensação econômica por só um emprego, e melhorar a formação universitária por meio de uma maior (e se possível plena) integração da faculdade a rede de serviços. Só assim se conservarão os valores morais da profissão médica e serão mais bem reconhecidos pela população pelo trabalho não só de saúde, mas também pelo bem-estar social^ipt.
Descritores:Ética Médica
Honorários Médicos
Brasil
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/6540.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C01 - 025

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:394 - (668)
Autor:Lemos, Antônio Agenor Briquet de.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Infra-estrutura da literatura biomédica: considerações acerca de um núcleo de revistas brasileiras do setor saúde^ipt / Infrastructure for biomedical literature: considerations on a number of Brazilian health journals
Fonte:Educ. méd. salud;15(4):406-423, 1981. .
Resumo:O artigo considera algumas características de 74 revistas médicas brasileiras listadas no Index Medicus Latino-Americano (IMLA) compilados pela Biblioteca Regional de Medicina e Ciências da Saúde (BIREME). Após comentando sobre a baixa taxa de sobrevivência dessas publicações, de que outros estudos listam quase 2.000 títulos entre 1827 e 1978, o autor cita a cobertura de muitas especialidades, a falta de planejamento e de aderência aos calendários de publicação, e uma baixa proporção de artigos de qualidade duvidosa, para promover as vendas de produtos médicos como algumas das razões para o vôo de artigos científicos brasileiros para publicações estrangeiras. Ele também observa que pesquisadores que mantêm padrões aceitáveis de qualidade científica, são os que publicam regularmente e cumprem com as normas internacionais para a apresentação de artigos, e por isso, são citados freqüentemente em resumos e índices de reputação internacional. Por fim, outro aspecto considerado é o surgimento, na estrutura da informação biomédica no Brasil, de uma imprensa alternativa médica para a discussão de problemas na prestação de serviços de saúde^ipt.
Descritores:Publicações Periódicas como Assunto
Fatores de Tempo
Brasil
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/5789.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C01 - 023

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:391 - (665)
Autor:Lobo, Luiz Carlos Galvão.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Sistema de saúde: análise e propostas^ipt / Health system: analysis and proposals
Fonte:Educ. méd. salud;20(2):222-234, 1986. .
Resumo:Depois de discutir a evoluçäo histórica da prática médica no Brasil, o autor analisa o papel da Previdência Social na prestaçäo de serviços de Saúde, mostrando a distorçäo por ela produzida na alocaçäo de recursos financeiros aos programas de medicina preventiva e de medicina curativa, sobretudo hospitalar. Discute o papel desempenhado pelos setores público, filantrópico e privado na prestaçäo de serviços médicos, analisa os postulados do Plano de Reorientaçäo de Assistência à Saúde no Ambito da Previdência Social ou Plano do CONASP, indicando o papel necessário do Estado na regulaçäo das açöes voltadas à promoçäo, preservaçäo e recuperaçäo da saúde da populaçäo. Apresenta a regionalizaçäo e hierarquizaçäo de serviços, a integraçäo do INAMPS na estrutura do Ministério da Saúde, a descentralizaçäo programática e administrativa das açöes de saúde, o desenvolvimento de programas prioritários, sobretudo nos setores materno-infantil e de saúde mental, bem como a realizaçäo de importante programa visando a motivar, comprometer, desenvolver e capacitar recursos humanos como estratégias de açäo necessárias a garantir saúde para todos no ano 2000 no País^ipt.
Descritores:e de Custo Análise de Custo
Sistemas de Saúde
Assistência Médica/eonn
Prioridades em Saúde
Acesso aos Serviços de Saúde
Programas Nacionais de Saúde
Brasil
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C01 -026

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:387 - (661)
Autor:Ferreira, José Roberto; Lobo, Luis Carlos Galvão.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La carrera médica en la Universidad de Brasilia^ies / f Braziliarsity of Braziliarsity of Brazilia
Fonte:Educ. méd. salud;4(4):310-327, oct. 1970. .
Resumo:Por uma série de razões sociais, econômicas e políticas, Brasília, a capital do Brasil, se constitui num centro de inovação significativo em numerosos campos. A Universidade, aproveitando este clima criativo, foi organizada de acordo com um esquema inovador em uma estrutura integrada. A Faculdade de Ciências da Saúde também se criou seguindo estes mesmos delineamentos, sem ter que se ajustas às disposições legais existentes e em completa liberdade de selecionar seu pessoal em todo o país, buscando professores bem qualificados e sem compromisso prévio com estruturas tradicionais. Dentro destas condições, os autores apresentam uma experiência educacional de caráter inovador, um projeto experimental de educação médica, que é descrito neste trabalho, e que foi desenvolvido na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Tomando como marco de referência alguns princípios básicos relativos à organização estrutural e a orientação pedagógica, analisam sua aplicação na formação do curso médico da referida faculdade. A seguir, com base nos propósitos gerais estabelecidos, descrevem a política educacional adaptada, os objetivos específicos do curso, e em maior detalhe, todo o complexo institucional, assim como o currículo utilizado, com os esclarecimentos necessários à discussão dos programas docentes e da metodologia posta em prática. Em seus comentários finais abordam aspectos referentes a avaliação dessa experiência, que foi implantada em 1966 e que deve este ano graduar sua primeira turma de médicos^ipt.
Descritores:Currículo
normasão Médica
Universidades
Métodos
Brasil
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/37871.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 003

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:338 - (551)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Brasil; *.Ministério da Saúde*.
Título:Recursos Humanos para as Atividades de Saúde^ipt ..-
Fonte:Rio de Janeiro; Ministério da Saúde; 1967. 173 p. .
Conferência:Apresentado em: Conferência Nacional de Saúde, 4, Rio de Janeiro, 30 ago-4 set. 1967.
Resumo:A IV Coferência Nacional de Saúde foi convocada pelo Decreto n.º 58.266, de 27 de abril de 1966, nos têrmos do disposto no art. 90 e parágrafo único da Lei n.º 378, combinado com o art. 1.º da Lei n.º 1.920, de 25 de julho de 1952, com a finalidade de formular sugestões para uma política permanente de avaliação de recursos humanos, tendo em vista a formação dos contigentes de pessoal de que o país carece para o desenvolvimento de suas atividades de saúde. (AU) ^ipt.
Descritores:Recursos Humanos em Saúde
Educação em Saúde
Pessoal de Saúde
Organização Pan-Americana da Saúde
Organização Mundial da Saúde
Brasil
Meio Eletrônico:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/4conf_nac1.pdf
Localização:OHS/ORH - B - 01 - 010

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:337 - (550)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Brasil; *.Ministério da Saúde; *.Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde*.
Título:Participação do Ministério da Saúde no Cenário Internacional da Saúde: Ciclo de Debates: Assessoria Internacional do Ministério da Saúde^ipt ..-
Fonte:Brasília; Ministério da Saúde; 2009. 34 p. .
Resumo:Apresenta de forma resumida os compromissos do Ministério da saúde no cenário internacional da saúde bem como a nova proposta de trabaho da Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde. (AU)^ipt.
Descritores:Cooperação Internacional
Ministério Público
Saúde
Política de Saúde
Brasil
Organização Pan-Americana da Saúde
Organização Mundial da Saúde
Localização:OHS/ORH - F - 02 - 002

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:336 - (549)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Brasil; *.Ministério da Saúde; *.Organização Pan-Americana da Saúde*.
Título:Plano de Trabalho do 2º Termo de Ajuste ao 41º Termo de Cooperação Técnica (Descrição do Projeto)^ipt ..-
Fonte:Brasília; s.n; 2009. 2 p. .
Resumo:O presente Plano de trabalho visa estabelecer as condições operacionais para fortalecer a ampliar o Desenvolvimento de recursos Humanos do Programa de Saúde Internacional (PSI), objeto do 41º Termo de Cooperação firmado entre a OPAS/OMS, a FIOCRUZ e o Ministério das Saúde. Desse modo, o PSI constituirá um forte vetor de consolidação de uma agenda permanente de cooperação horizontal nos campos do ensino e do desenvolvimento científico e tecnológico. O desenvolvimento de redes de conhecimento ou consórcio de cooperação articulando instituições de diferentes países dará prioridade e suporte técnico e operacional para a América do /sul e países lusófonos da África, a partir das redes de cooperação técnica atuantes no Brasil, a exemplo da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde^ipt.
Descritores:Cooperação Técnica
Cooperação Internacional
Acordos de Cooperação para a Formação
Saúde
Recursos Humanos em Saúde
Planos e Programas de Saúde
Ministério Público
Brasil
Organização Pan-Americana da Saúde
Organização Mundial da Saúde
Localização:OHS/ORH - A-01 - 003

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:335 - (548)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Brasil; *.Ministério da Saúde; *.Organização Pan-Americana da Saúde*.
Título:[Primeiro Termo de Ajuste ao 41º Termos de Cooperação e Assistência Técnica para o desenvolvimento de ações vinculadas ao programa de saúde internacional]^ipt ..-
Fonte:Brasília; s.n; mar. 2006. 2 p. .
Resumo:O presente Termo tem por objeto inserção de metas e recursos ao 41º Termo de Cooperação e Assistência Técnica, firmado entre as partes, consoante Plano de Trabalho que passa a fazer parte integrante deste instrumento, independentemente de transcrição, necessários à garantia da Cooperação e Assistência Técnica entre o Ministério e a Oraganização para o desenvolvimento das atividades do "Programa de Saúde Internacional - PSI"^ipt.
Descritores:Cooperação Técnica
Cooperação Internacional
Ministério Público
Saúde
Organização Pan-Americana da Saúde
Organização Mundial da Saúde
Brasil
Acordos de Cooperação para a Formação
Localização:OHS/ORH - A-01 - 002



página 1 de 10
ir para página                        

Esta interface de busca dá acesso a uma base de dados reunindo as referências completas das fontes primárias utilizada no processo de pesquisa. Em vários casos é possível o acesso ao texto completo do documento. Em sua maior parte, além dos campos clássicos de descrição documental, as referências contém também Notas Críticas que agregam informações sobre o potencial informativo da fonte e o contexto histórico da sua produção.

Base de dados  OHS-PrimRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3