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Id:479 - (754)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Organización Panamericana de la Salud*.
Título:Informe del Comité del Programa de Libros de Texto de la OPS/OMS para la Enseñanza de la Medicina Preventiva y Social en las Escuelas de Medicina de la América Latina^ies Report of the PAHO/WHO Textbook Program Committee on teaching preventive and social medicine in the Latin American schools of medicine-
Fonte:Washington, D.C; Organización Panamericana de la Salud; 1975. 13 p. .
Resumo:O folheto traz informações acerca da Segunda Reunião do Comitê do Programa de Livros da OPS/OMS para o Ensino da Medicina Preventiva e Social nas Escolas de Medicina da América Latina. São feitas algumas colocações acerca de reuniões que ocorreram em outros anos, que serviram de base para debates, questionamentos, e consequentes resoluções sobre a melhor bibliografia a ser utilizada.^ipt.
Descritores:Medicina Social/eucc
Educação Médica/tndd
Medicina Preventiva/eucc
Ensino/métodos
Escolas Médicas
Materiais de Ensino/provis
América Latina
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/DRH/10078.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - H-01 - 008

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Id:453 - (728)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Miller, George; Abrahamson, Stephen; Cohen, Ira S; Graser, Harold P; Harnack, Robert S; Land, Adelle; Oliveira, Maria Helena Caldas de
Título:Ensino e aprendizagem nas escolas médicas^ipt Teaching and learning in medical schools-
Fonte:São Paulo; Nacional; EdUSP; 1967. 330 p. ^btab., graf.
Descritores:Ensino/métodos
Ensino/tndd
Hospitais de Ensino
Aprendizagem
Escolas Médicas
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - I-01 - 017

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Id:429 - (704)
Autor:Saetller, Paul.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Antecedents, origins and theoretical evolution of AECT^ien.
Fonte:Techtrends;43(1):51-57, jan./feb. 1997. .
Resumo:O objetivo deste artigo é traçar os antecedentes, origens e evolução da Associação para as Comunicações e Tecnologia Educacionais(AECT). Os tópicos incluem a natureza da tecnologia, o surgimento da tecnologia educacional, as primeiros concepções teóricas, educação visual, comunicação e teoria do aprendizado, e behaviorismo (comportamentalismo)^ipt.
Descritores:Modelos Educacionais
Behaviorismo
Educação/hstt
Ensino/métodos
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C04 - 014

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Id:425 - (700)
Autor:Lobo, Luiz Carlos.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Tecnologia educacional na formaçäo de recursos humanos para a saúde^ipt / Educational technology in the training of human resources for health
Fonte:Rev. bras. educ. méd;9(3):159-161, set./dez. 1985. .
Resumo:Tendo definido tecnologia educacional como o emprego do conhecimento científico e da experiência acumulada na soluçäo de problemas, o autor procura caracterizar os aspectos fundamentais da formaçäo de recursos humanos básicos para a saúde. Discute a importância da mudança do marco conceitual da organizaçäo do setor saúde de assitência para cobertura, para que se atinja a meta "Saúde para todos no ano 2000". Ressalta a necessidade de se realizar, concomitantemente, a mudança do marco conceitual da estruturaçäo do setor educaçäo de ensino para aprendizagem, como etapa fundamental para assegurar preparaçäo, de recursos humanos aptos a enfrentar a realidade sanitária e garantir a continuidade do processo educacional. Enfatiza o papel hegemônico do Serviço de Saúde na definiçäo do tipo de recurso humano a ser formado e salienta, em conseqüência, a importância dos programas de integraçäo docente-assitencial. Indica, finalmente, o papel da tecnologia educacional na viabilidade de tal estratégia docente^ipt.
Descritores:Humanos
Ensino/métodos
Ocupações em Saúde/eucc
Educação
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C01 - 037

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Id:412 - (687)
Autor:Chagas, Agnes W.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La enseñanza programada en el campo de la salud^ies / The teaching programmed in the field of health
Fonte:Educ. méd. salud;1(1):39-45, 1966. .
Resumo:O artigo trata sobre o ensino programado, para a área da saúde. Este método já foi implementado com sucesso nas forças armadas e nas indústrias dos Estados Unidos da América.Tal tipo de ensino oferece ao estudante uma experiência e uma participação maior no seu processo de aprendizagem.O professor não tem suas funções relegadas, mas algumas delas são adaptadas para que os próprios alunos as façam. Isto permite que o professor dedique mais tempo à orientação individual do estudante, uma vez que é um método auto-didático, baseado na teoria do estímulo e resposta como mecanismo de aprendizagem, formulada por Edward Thorndike, e aperfeiçoada por Guthrie, Watson, Hull e Skinner^ipt.
Descritores:Ensino/métodos
Educação Médica/métodos
Saúde Pública/eucc
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/a244129.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 025

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Id:401 - (676)
Autor:Zuckermann, Conrado.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Necesaria reforma en la enseñanza médica: nuevo plan de estudios^ies / Needed reform in medical education: new curriculum
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;32(1):26-34, ene. 1952. .
Resumo:De acordo com o autor, é um grande erro afirmar que a Medicina é somente dedicada a pessoas doentes; mais do que isso, ela é uma arte científica, na qual se conservam a saúde física e espiritual, sendo sua missão investigar, ensinar e lutar pela melhoria do homem. Desta forma, o autor propõem uma reforma no ensino médico, através de um novo currículo de estudos, tendo como características: 1) maior extensão dos trabalhos referentes à higiene, medicina preventiva, social, do trabalho, epidemiologia, organização sanitária e assistência clínica; 2) estudo sucessivo em harmonia com a colocação das nosologias nas clínicas; 3) supressão da divisão de nosologia e clínica em “cirúrgica” e em “médica”, e distribuição destas por aparelhos, sistemas e topografias; 4) propor um ensino que seja gradual, esquematizado, gráfico, prático e completo. Em sua conclusão, o autor afirma que é precisamente a convivência mútua entre os professores, chefes de departamento, pesquisadores e médicos que irão moldar a alma do estudante/estagiário e ainda fazê-lo apreender os conceitos de ética, regras e dicas para a prática profissional^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Ensino/métodos
Papel do Médico
Escolas Médicas/org
Currículo
México
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v32n1p26.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 012

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Id:385 - (659)
Autor:Horwitz, Abraham.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Enseñanza de higiene y medicina preventiva en los programas de educación médica^ies / Teaching hygiene and preventive medicine in medical education programs
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;32(1):20-25, ene. 1952. .
Resumo:O texto propõe que o exercício da medicina se transforme em uma ação social, através do ensino da medicina e higiene preventiva nos programas de educação médica. Desta forma, identifica-se que a expressão “higiene e medicina preventiva” indica um conjunto de disciplinas destinadas a incorporar a formação do médico, possuindo doutrina e métodos para a promoção do bem-estar físico, mental e social dos indivíduos e comunidades. A prevenção de enfermidades resulta na conseqüência da concepção de um processo educativo, que deve ser continuado. Sendo assim, o autor propõe um esquema para o ensino de higiene e medicina preventiva nos programas de educação médica, além da análise dos fundamentos que o formam. Justifica-se o ensino da higiene e medicina preventiva baseando-se no fato de que a ciência tem uma ação social hoje em dia, tendo em vista de que um de seus principais propósitos é a prolongação da vida e obtenção de meios para satisfazer as necessidades básicas dos indivíduos, melhorando as condições de seu meio ambiente. Simultaneamente, estimula o desenvolvimento cultural do homem e facilita uma compreensão real dos valores de sua existência, sendo esta uma ação humanizada. Portanto, corresponde à Universidade dar forma a estes objetivos gerais e repassar a seus educandos como uma doutrina de ação permanente. Os profissionais formados nesta escola de pensamento devem por em prática estes princípios em todas as suas atividades específicas, e estendê-las ao meio em que atuam como um método de educação de indivíduos. O estudante de medicina deve aprender a reconhecer os fatores sociais e do ambiente em casa caso, para avaliá-los em relação ao problema médico e assumir a responsabilidade destes como parte do diagnóstico e tratamento. O autor afirma que deve se proceder, no último ano de estudos, uma revisão da medicina preventiva em conjunto e integração com a saúde pública. Analisar, antes de tudo, os recursos que dispõem o Estado e as comunidades, para resolver os problemas pertinentes. Inclui-se, como que naturalmente, a assistência médica, e se considera assim o saneamento do ambiente, controle das doenças transmissíveis, educação sanitária entre outros. Com este propósito, os estudantes incorporarão atividades dos organismos de saúde pública do Estado, onde praticarão as técnicas e procedimentos para a prevenção de enfermidades e proteção da saúde. As Unidades Sanitárias representam o meio mais adequado para dar forma a este aspecto essencial da formação do médico. Compreende-se que dessa forma é possível atrair para essa especialidade o número de técnicos que os governos querem, ou seja: notando a importância dos fenômenos sociais na gênese da doença, se acentua a idéia de prevenção sobre a de cura e se faz do homem são físico e mental o objetivo permanente da ação do médico^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Medicina Preventiva/eucc
Ensino/métodos
Escolas Médicas
Estados Unidos
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v32n1p20.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 001



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