Rede observatório. Recursos Humanos em Saúde

Estação de Trabalho OBSERVATÓRIO HISTÓRIA E SAÚDE

Iniciativas


Pelos caminhos do SUS

Inauguração da Exposição 'Nos Caminhos do SUS', Museu da Vida, março de 2015

A exposição 'Pelos caminhos do SUS' aborda a temática do SUS sob uma perspectiva crítica e lúdica. A intenção da mostra é desmistificar o assunto, informando e mostrando os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde. Ela “explora uma linguagem urbana, com elementos da construção civil, uma alusão a um sistema que ainda está em construção”, afirma Diego Vaz Bevilaqua, chefe do Museu da Vida.

A mostra é uma iniciativa que surge a partir de uma parceria da Fiocruz com o Conselho Nacional de Saúde (CNS). Foi desenvolvida pelo museu em parceria com pesquisadores do Observatório História e Saúde, vinculados à Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). 

Leia mais sobre essa exposição aqui e aqui. 

Assista também a Entrevista no Canal Saúde com alguns dos organizadores da Exposição Pelos Caminhos do SUS aqui.

.

.


Permanecemos Lutando! 1988 Imagens de um desagravo

A mostra itinerante Permaneçamos Lutando! 1988 - Imagens de um desagravo, uma homenagem da Casa de Oswaldo Cruz/COC/FIOCRUZ ao médico Hésio Cordeiro, conta com nove painéis fotográficos, guiados pelo texto de Paulo Buss, escrito em 1988, por ocasião de concessão a Hésio Cordeiro do título de professor Honoris Causa da ENSP/FIOCRUZ.

A Mostra foi exibida no VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (foto), realizado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro em novembro de 2013 e na Homenagem da Fiocruz à Hésio Cordeiro realizada em maio de 2015.

Leia mais sobre essa exposição aqui e aqui.

.

.

.

.


Exposições do Projeto 'História do Câncer - Atores, Cenários e Políticas Públicas'  

Parceria INCA - COC/Fiocruz

A mulher e o câncer de mama no Brasil

Sob coordenação do pesquisador do Observatório História e Saúde, Luiz Teixeira e do pesquisador Marco Porto essa exposição busca abordar aspectos históricos, médicos e culturais das mamas, com foco especial no câncer e nas ações para o seu controle no Brasil.

 

Para saber mais e ver os 21 painéis que compõem essa exposição clique aqui.

.

.

.

.

.

O controle do tabaco no Brasil: uma trajetória.

Coordenada por Luiz Teixeira, Marcio Andrade e Mônica Torres e também realização do projeto “História do Câncer – atores, cenários e políticas públicas”, a exposição “O controle do tabaco no Brasil: uma trajetória” ilustra a sequência de embates entre as organizações brasileiras ligadas à saúde pública e a indústria do fumo, durante o século XX.

Para saber mais e ver os 22 painéis que compõem essa exposição clique aqui.

.

.

..

.

.

Imagens das campanhas educativas de prevenção do câncer do colo do útero no Brasil.

A exposição, coordenada pelos pesquisadores Luiz Teixeira e Marco Porto sintetiza a história do controle do câncer de colo do útero no país, com imagens das ações educativas produzidas para campanhas de saúde pública, ao longo do século 20.

 

Os dezessete painéis e outras informações sobre essa exposição podem ser acessados aqui

Saúde. Ministério da Saúde | logotipo da Fundação Oswaldo Cruz | logotipo da OPAS

Este sítio foi desenvolvido pela Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz