Rede observatório. Recursos Humanos em Saúde

Estação de Trabalho OBSERVATÓRIO HISTÓRIA E SAÚDE

Iniciativas

Entrevistas e divulgação


Julho 2017

Entrevista

Entrevista com o pesquisador e coordenador do Observatório, Carlos Henrique Paiva, para a Medical TV e com o médico especialista em Gestão e Serviços de Sistemas de Saúde Dr. Fernando Vivian - doutor em Ciências pela UNIFESP e o especialista em leis de incentivo fiscal voltadas à saúde Flavio Nogueira.

Acesse a entrevista na integra aqui.

Maio 2017

Entrevista

Entrevista com o pesquisador e coordenador do Observatório, Carlos Henrique Paiva na Revista de Manguinhos - O legado de Oswalo Cruz.

Acesse a revista na íntegra aqui 

Abril de 2017

Entrevista

Entrevista com o pesquisador e coordenador do Observatório, Carlos Henrique Paiva e a pesquisadora colaboradora Thais Franco para a revista História Ciência e Saúde - Manguinhos sobre o Programa Mais Médicos

Acesse a entrevista na íntegra aqui e a fonte de informação de informação aqui 

Abril de 2016

Entrevista

Entrevista do pesquisador e coordenador do Observatório, Carlos Henrique Paiva, para a Revista Fapesp sobre o papel de lideranças, experiências e instituições do Estado de São Paulo na construção do Sistema Único de Saúde.

Acesse a entrevista na integra aqui.

.

Agosto de 2015

Observatório História e Saúde lança livros sobre a história das Políticas e do Câncer no Brasil.

Em 26 de agosto de 2015, o Observatório História e Saúde lançou dois livros sobre a história das Políticas e do Câncer no Brasil: O livro 'Câncer de mama e colo de útero: conhecimentos, políticas e práticas' organizado pelo pesquisador Luiz Antonio Teixeira (foto) e o livro 'O controle do câncer do colo do útero: um desafio à saúde pública', fruto da parceria entre Ministério da Saúde, Inca e Fiocruz.

   

.

.      

.                                                                  

.

Lançamento e debate sobre o livro “Saúde Coletiva: Abrasco em 35 anos de história'

O livro organizado por Nísia Trindade Lima, José Paranaguá de Santana e Carlos Henrique Assunção Paiva e uma coedição da Editora Fiocruz com a Abrasco, comemora os 35 anos de atuação da Abrasco – Associação Brasileira de Saúde Coletiva.  A obra traz 11 capítulos de pesquisadores e estudiosos que fazem parte dessa história. Trata-se de um registro fundamental do caminho trilhado desde o início da atuação da Abrasco, num período político bastante complicado no Brasil, até os dias de hoje, quando ainda há tantos desafios a serem vencidos na área da saúde coletiva.

O livro foi lançado em agosto de 2015 durante 11° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e no  Seminário 'Educação, Saúde e Sociedade do Futuro'. 

Da esquerda para direita: Luis Eugênio Portela, Nisia Trindade
Lima, José Paranaguá de Santana e Carlos Henrique Assunção Paiva.
Clique aqui e aqui para saber mais sobre o livro.
.

O Observatório História e Saúde no Ciência & Letras (Canal Saúde)

O pesquisador do Observatório Carlos Henrique Assunção Paiva participou do programa Ciências & Letras. No programa, exibido em 24 de novembro de 2015, Carlos conversou com o apresentador Renato Farias e Álvaro H. Matida sobre o livro 'Saúde Coletiva: a Abrasco em 35 anos de história'. Para assistir o programa clique aqui.

.

Abril de 2015

.Exposição Pelos Caminhos do SUS:  Entrevista no Canal Saúde com alguns dos organizadores
Assista aqui a edição do programa Unidiversidade que fala sobre a exposição 'Pelos Caminhos do SUS', promovida pelo Museu da Vida em parceria com pesquisadores do Observatório História e Saúde. O programa, gravado no Museu da Vida - Fiocruz, apresenta entrevistas como profissionais da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e com alguns dos organizadores da exposição. 
.

Dezembro de 2014.

Entrevista de Carlos Henrique Paiva para a Agência Fiocruz sobre a agenda da saúde 2015.
Em dezembro de 2015, o pesquisador do Observatório Carlos Henrique Paiva foi entrevistado pela Agência Fiocruz. Na entrevista foram abodados os temas da agenda da saúde de 2015, os projetos de lei decisivos para o campo da saúde que seriam votados naquele ano e, também, os temas que deveriam estar na pauta da saúde no ano de 2015, mas teriam pouca ou relativa potência. Para ler a entrevista na íntegra clique aqui.

Saúde. Ministério da Saúde | logotipo da Fundação Oswaldo Cruz | logotipo da OPAS

Este sítio foi desenvolvido pela Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz