Rede observatório. Recursos Humanos em Saúde

Estação de Trabalho OBSERVATÓRIO HISTÓRIA E SAÚDE

Entrevistas

Roberto Passos Nogueira

O cearense Roberto Nogueira nasceu em 22 de janeiro de 1949. Concluiu a graduação em Medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1973. No ano seguinte fez a residência médica em Medicina Social no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), onde também se titulou mestre e doutor (1976 e 1998).

A carreira profissional de Roberto Nogueira iniciou-se em 1977 no Ministério da Saúde, como assessor de recursos humanos. Dois anos depois seria integrado à equipe do Estudo de Desenvolvimento Integrado da Bacia do Alto Paraguai, pelo Ministério do Interior. Em 1980, a convite de Carlyle Guerra de Macedo, vincula-se à Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) para atuar no Programa de Desenvolvimento de Recursos Humanos para a Saúde no Brasil e, posteriormente, no Programa de Desenvolvimento de Infraestrutura de Serviços de Saúde, ambos sucedâneos do Programa de Preparação Estratégica de Pessoal de Saúde (PPREPS), criado no âmbito da cooperação técnica em recursos humanos em saúde entre a OPAS e o governo brasileiro em 1975. Entre outras atividades desempenhadas no período, Roberto Nogueira destacou-se na organização da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em março de 1986, em Brasília. Em 1987 o médico transferiu-se para a sede da Organização em Washington, onde atuou como consultor regional no programa de recursos humanos em saúde até o ano seguinte.

O ingresso na Fundação Oswaldo Cruz deu-se em 1989, como consultor nacional da OPAS à disposição da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Na instituição Roberto Nogueira desempenharia também funções de ensino, pesquisa e desenvolvimento, direção e administração, nas áreas de recursos humanos, planejamento estratégico em saúde e qualidade em saúde. Entre os anos de 1996 e 1997, foi também coordenador de Recursos Humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde.

Roberto Nogueira trabalha atualmente em pesquisa e desenvolvimento no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e coordena a linha de investigação Saúde e Seguridade Social. É consultor de qualidade e recursos humanos em saúde em várias instituições do país e autor de estudos sobre serviços de saúde, força de trabalho em saúde e gestão e qualidade em saúde, publicados em periódicos nacionais e estrangeiros como a revista Educación Médica y Salud, da OPAS. Entre seus estudos, destacam-se “Crise econômica e demanda por profissionais de saúde” (Boletin de la Oficina Sanitária Panamericana, junho 1988), “El processo de producción de servicios de salud” (Educacion Medica y Salud, 1991); “A força de trabalho em Saúde no contexto da Reforma Sanitária” (Cadernos de Saúde Pública, 1987); entre outros.

Saúde. Ministério da Saúde | logotipo da Fundação Oswaldo Cruz | logotipo da OPAS

Este sítio foi desenvolvido pela Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz