Rede observatório. Recursos Humanos em Saúde

Estação de Trabalho OBSERVATÓRIO HISTÓRIA E SAÚDE

Entrevistas

César Augusto de Barros Vieira

César Vieira nasceu em Belo Horizonte em 25 de agosto de 1945. Concluiu o curso de Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no ano de 1968. Recém-formado vai para a Universidade de São Paulo (USP), onde realizou curso de especialização (1970) e mestrado em Saúde Pública (1972). Em 1981 conclui seu segundo curso de mestrado, na Universidade de Sussex, Inglaterra, em Desenvolvimento Socioeconômico.

O médico mineiro iniciou sua carreira profissional a partir de 1968. Neste ano até 1970, ele atuou como médico de campo na Campanha de Erradicação da Varíola no Estado de Minas Gerais, época em que ele se aproximou definitivamente da área da Saúde Pública. Após sua saída da Campanha, ele atuou como professor-assistente de Medicina Social na UFMG até 1976. Neste mesmo período foi ainda assessor (1972-75) e chefe (1975-76) na Assessoria de Planejamento da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais.

Em 1976, iniciou sua carreira internacional no Grupo Técnico Central (GTC) do Programa de Preparação Estratégica de Pessoal de Saúde (PPREPS), recém-criado pelo “Acordo para um Programa Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos para a Saúde no Brasil”, então assinado pela Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) e pelos Ministérios da Saúde e da Educação do Brasil. No GTC, Vieira atuou até o ano de 1979, quando se afasta para realizar seus estudos no estrangeiro. Em seu retorno ao país, no início dos anos 1980, ele retomou os trabalhos da cooperação técnica OPAS-Brasil, no entanto, no contexto da ampliação programática que o programa sofreu no final dos anos 1970 e início dos anos 1980. A partir de 1983 até 1985, César Vieira assume a coordenação do Programa de Desenvolvimento de Infraestrutura de Serviços de Saúde.

A partir de 1985, César Vieira ocupou diversos cargos na sede da OPAS em Washington: foi assessor da Coordenação de Planejamento Estratégico da Organização de 1985 até 1986; foi Coordenador do Programa de Políticas Públicas e Saúde de 1986 até 2003 e Chefe da Unidade de Estratégias e Políticas de 2003 até 2005, quando retorna aposentado ao Brasil.

Durante sua estada na sede da Organização em Washington contribuiu no desenvolvimento de diversos temas, entre eles: saúde e redução da pobreza; Globalização, integração regional, comércio e saúde; Equidade em Saúde; Etnicidade em Saúde; Economia e financiamento da Saúde; Reforma setorial e desenvolvimento de políticas de saúde.

Ele publicou diversos trabalhos em revistas especializadas no estrangeiro que tratam desde desigualdades em saúde, financiamento dos serviços de saúde, globalização, saúde e desenvolvimento nas Américas.

Desde setembro de 2005, César Viera encontra-se aposentado como chefe da Unidade de Políticas Estratégicas da Organização Pan-americana da Saúde, Organismo em que ingressou no ano de 1976.

Saúde. Ministério da Saúde | logotipo da Fundação Oswaldo Cruz | logotipo da OPAS

Este sítio foi desenvolvido pela Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz