Rede observatório. Recursos Humanos em Saúde

Estação de Trabalho OBSERVATÓRIO HISTÓRIA E SAÚDE

Entrevistas

José Roberto Ferreira

José Roberto Ferreira nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 6 de abril de 1934. Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil em 1957, especializou-se em cirurgia no Instituto de Pesquisas Cardiovasculares e no Instituto de Cardiologia da Fundação Sabato D’ Ângelo. Exerceu a atividade de cirurgia até 1966 em ambiente hospitalar e universitário. Durante esse período esteve ainda envolvido nas pesquisas direcionadas ao desenvolvimento da cirurgia cardiovascular, quando também publicou livro sobre o assunto.

No entanto, durante sua vida profissional dedicou-se especialmente ao processo de organização e estruturação do ensino médico no país. Exemplo é seu envolvimento, a partir de 1962, nas atividades vinculadas ao planejamento, organização e administração educacional na Universidade do Brasil, além da colaboração no processo de estabelecimento da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ), ao elaborar seu primeiro estatuto.

Destaca-se também sua participação na organização do primeiro exame de vestibular unificado para as áreas médicas de todas as Escolas do Rio de Janeiro.

Dentre os cargos e postos que ocupou, José Roberto Ferreira foi Assessor da Divisão de Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura (1963-65), relator do Plano de Expansão das Escolas Médicas no país (1964) e assistente da Diretoria Pan-Americana de Associações de Faculdades e de Escolas de Medicina (1964-1965). Nos grupos de trabalhos e nas comissões, contribuiu para a implantação do planejamento de faculdades, e a elaboração de diretrizes educacionais na área médica.

José Roberto Ferreira produziu cerca de 140 trabalhos, sobre diferentes temas do campo da saúde, desde assuntos de interesse estritamente nacional até aqueles ligados a ações de cooperação e assistência técnica internacional da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS). Publicou cinco edições do livro “Controle Clínico do Paciente Cirúrgico” em co-autoria com Aluisio Amâncio e Hélio Barbosa. Como coordenador da Série de Recursos Humanos da OPAS, publicou mais de 102 livros, fora textos de congressos, conferências, reuniões, seminário, projetos, programas e simpósios.

 Sua carreira internacional tem início em 1969, quando assume o cargo de Oficial Médico da OPAS, onde se aposentou em 1996. Ainda na Organização José Roberto assumiu em 1974 a posição de Diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos em Washington, sede da OPAS. Nesse cargo até 1995, o médico foi personagem importante no arranjo e desenvolvimento da cooperação técnica em Recursos Humanos em Saúde estabelecida entre a Opas e o governo brasileiro em 1975, com o Programa de Preparação Estratégica de Pessoal de Saúde (PPREPS) que se inicia no ano seguinte. Além disso, esteve à frente de programas desenvolvidos na América Latina inteira, então considerados “Programas Especiais”. Deles fizeram parte: o Centro Latino Americano de Tecnologia Educacional para a Saúde; Programa de Pessoal Para-médico do Caribe; Programa de Desenvolvimento da Medicina Veterinária; Programa de Adestramento em Saúde para Centro-América e Panamá; Programa de Treinamento em Saúde Internacional; Revisão da Teoria e Prática da Saúde Pública; Universidade e Saúde /Século XXI; Programa de Educação em Administração de Saúde; Programa Latino-Americano de Desenvolvimento Educacional em Saúde; e Curso Latino Americano de Recursos Humanos em Saúde.

José Roberto foi agraciado em sua trajetória profissional com honrarias, prêmios e títulos de universidades e instituições brasileiras e latino-americanas, tais como: a Academia Nacional de Medicina, a Escola Médica do Rio de Janeiro, a Escola de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, Escola Médica Militar da Colômbia e a OPAS.

Atualmente, José Roberto Ferreira é coordenador da Assessoria de Cooperação Internacional na Fundação Oswaldo Cruz.

Saúde. Ministério da Saúde | logotipo da Fundação Oswaldo Cruz | logotipo da OPAS

Este sítio foi desenvolvido pela Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz