Rede observatório. Recursos Humanos em Saúde

Estação de Trabalho OBSERVATÓRIO HISTÓRIA E SAÚDE

Entrevistas

ANTÔNIO CARLILE HOLANDA LAVOR

Antônio Carlile Holanda Lavor nasceu no município de Jucás no Ceará em 1940. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1964. É especialista em microbiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1965). Trabalhou no Instituto de Medicina Preventiva do Ceará (IMEP-UFC) e no Hospital de Maracanaú, até 1968. No período de 1969 a 1978 foi professor da Universidade de Brasília (UNB).

Foi na UNB que Carlile elaborou a proposta que se consagrou como Programa Agentes Comunitário de Saúde (PACS), mais tarde implementada como parte dos serviços de saúde pública do Ceará quando esteve à frente da Secretaria Estadual de Saúde (1987-1988).

Em 1989, Carlile passa a conduzir a Secretaria Municipal de Saúde de Iguatu e participou da criação do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS – CE), assumindo a Presidência desse conselho no período de 1989 a 1991. Em 1993, tornou-se prefeito de Jucás/CE, sua atuação ganhou reconhecimento internacional pelos investimentos feitos na Educação Básica de crianças com idade entre 7 a 14 anos, iniciativa que resultou na criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (FUNDEF). Atualmente, Carlile dirige a Fundação Oswaldo Cruz-Ceará. 

Saúde. Ministério da Saúde | logotipo da Fundação Oswaldo Cruz | logotipo da OPAS

Este sítio foi desenvolvido pela Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz