Base de dados:
HAPS-DA
Pesquisar:
ENDEMIAS []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 3   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 3
HAPS-DA
selecionar
Id:46 - (969)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:FSESP*.
Título:Operação manutenção da enfermaria e posto médico de Tarauacá (AC) ..-
Fonte:s.l; s.n; abr. 1945- dez.1950. 28 p. .
Resumo:Trata-se de um compilado de documentos que versam sobre uma Operação do Centro de Saúde na cidade de Tarauacá no Acre. O documento é de 1945 e traz informações sobre o contrato firmado entre o Município e a Fundação SESP. São documentos correspondente ao período de 1945 a 1947 e cada qual com as modificações consideradas pertinentes no contrato para a ação de saúde fosse colocada em prática na cidade, visando o controle de endemias como malária, lepra, febre tifoide e leishmaniose presentes na região. O último anexo desse material é um resumo dos comentários do chefe do projeto detalhado e dividido por ano de realização do projeto.
Descritores:Centro de Saúde
Controle de endemias
Localização:FSESP/AMS/00/US/00/16

  2 / 3
HAPS-DA
selecionar
Id:40 - (963)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Anon
Título:Projeto para a regulamentação dos serviços de profilaxia rural em zonas percorridas por estrada de ferro ..-
Fonte:s.l; s.n; s.d. 5 p. .
Resumo:Trata-se do “Projeto para a regulamentação do serviço de profilaxia rural em zonas percorridas por estrada de ferro”. Somam-se um total de 26 artigos que determinam medidas a serem adotadas nessas regiões, tendo em vista que nelas havia disseminação em grande escala de endemias. Nesse sentido, nesses locais era obrigatória a ação e interferência das autoridades sanitárias do Serviço de Profilaxia Rural, independente se fossem regiões que pertenciam a União ou a empresas particulares. O documento relata, que para isso era preciso que o ministério da Viação e Obras, fornecessem ao Departamento de Saúde Pública (DPSP), a relação das plantas de todas as estradas em trafego, projetadas e em construção, para que assim o DPSP junto com a Diretoria de Profilaxia Rural (DPR) indicasse as medidas necessárias para garantir a saúde dos trabalhadores. A DPR fornecia as casas saneadas que eram liberadas para uso logo após visita da autoridade sanitária local. O documento ainda aponta que era previsto nesse projeto que todo o pessoal da estrada bem como as suas famílias teriam tratamento gratuito nestes postos de endemias locais, que nada mais eram do que carros adaptados que tinham em sua equipe um médico, um microscopista, uma guarda arquivista e um servente. O responsável pela fiscalização de todas essas ações e serviços era o Chefe do Distrito, que tinha autonomia necessária para exercer sobre o pessoal dos postos e planos de serviço. Na última página desse material consta uma planta de como seria a estrutura dos chamados carros, que contava com duas plataformas, um refeitório, cozinha, quatro leitos, sala de consulta, laboratório, dois banheiros e um depósito.
Descritores:Profilaxia Rural
Endemias
Departamento Nacional de Saúde
Localização:BP/TP/19111010 (Série 3 - Dossiê 01)

  3 / 3
HAPS-DA
selecionar
Id:39 - (962)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Anon
Título:Prophylaxia Geral das Doenças Rurais ..-
Fonte:s.l; s.n; s.d. 7 p. .
Resumo:O documento é um regulamento que pauta algumas ações básicas a serem colocadas em prática no caso de algumas endemias, a saber: impaludismo (malária), sífilis, uncinariose (ancilostomíase), lepra, epizootias transmissíveis ao homem, leishmaniose e ulceras epidêmicas, e tuberculose. Para cada uma dessas doenças havia medidas especificas a serem adotadas que englobava exames laboratoriais, ações de higiene, cuidado com o solo, tratamento de agua e esgoto, estrutura para isolamento nos casos necessários, entre outras deliberações no âmbito da profilaxia. O documento ressalta que essas doenças eram de notificação compulsória e seu registro era fundamental para pensar alternativas para o tratamento.
Descritores:Endemias
Lepra
Tuberculose
Localização:BP/TP/19111010



página 1 de 1


História da Atenção Primária (Documentos de Arquivo) | Fontes primárias | Periódicos | Cultura do Tabaco

Esta base de dados reúne referências de documentos selecionados que contribuem para a pesquisa da História da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. São documentos que descrevem a organização de instituições na área, ações de educação em saúde e proposições e políticas em diversos campos, tais como financiamento, contratação e a gestão do trabalho em saúde em ações afinadas com o conceito contemporâneo de APS. Quanto à natureza dos documentos, a base é constituída por cartas, memorandos e comunicações internas estabelecidas por personagens que exerceram cargos de gestão e coordenação de projetos, de programas e também de instituições. Em termos de recorte temporal, há uma concentração de documentos no período da década 40 a década de 80. O acesso ao texto completo dos documentos não é disponibilizado, no entanto as referências contam com um resumo detalhado que permite a compreensão do conteúdo e a relevância da fonte documental.

Gabriele Carvalho de Freitas

Carlos Henrique Assunção Paiva

Base de dados  HAPS-DA : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3