Base de dados:
HAPS-DA
Pesquisar:
ENFERMAGEM []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 2   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 2
HAPS-DA
selecionar
Id:51 - (974)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Dr. Servulo Lima; Dr. E. H. Cristopherson
Título:Course for visitadoras in Santarém, Pará, Brazil ..-
Fonte:s.l; s.n; jun. 1944. 2 p. .
Resumo:O documento é o subprojeto apresentado em junho de 1944 do curso voltado para as Visitadoras em Santarém no Pará. Segundo esse material, o curso teria o objetivo de capacitar trabalhadoras para educação em saúde, para que elas pudessem atuar nos centros de saúde mantidos pelo SESP na Amazônia. A realização desse curso seria emergente, tendo em vista a necessidade de capacitar profissionais na região. O documento ainda ressalta que o curso seria ministrado por uma enfermeira norte-americana de saúde pública, em conjunto com enfermeiras brasileiras para dar suporte e teria duração de seis meses. Há ainda especificações quanto ao orçamento e breves detalhes sobre o acordo firmado entre o Ministério da Educação e Saúde do Brasil com o Instituto de Relações Interamericanas em 1942 para que esse curso acontecesse.
Descritores:Educação em saúde
Capacitação profissional
Enfermagem
Localização:FSESP/1233/106

  2 / 2
HAPS-DA
selecionar
Id:9 - (932)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Anon
Título:Extracts from presidential message to brazilian congress ..-
Fonte:s.l; Fundação Rockefeller; s.d. 6 p. .
Resumo:O documento apresenta alguns recortes de uma mensagem do presidente Arthur Bernardes em 1926 direcionado ao Congresso Brasileiro, e sobre trabalhos que dialogavam com os projetos cooperativos do Conselho Internacional de Saúde, a saber: trabalho de saúde no município, curso de higiene e saúde púbica, serviço de enfermagem e controle de febre amarela. Destaca a carência de fundos e poderes de supervisão para que a União e os Estados assumissem todo o encargo relacionado aos serviços de saúde, e pontua a urgência em tornar temas como saúde pública e organização de serviços de higiene centrais na agenda. Outro ponto importante é o reconhecimento das atividades realizadas pelas comissões de Profilaxia Rural, que contribuiu de maneira significativa para a recuperação das populações em regiões consideradas de risco e com altos índices de incidência de doenças endêmicas.O documento ainda relata a criação de um curso especial de Higiene e Saúde Pública inspirado nos programas de cursos similares que eram oferecidos nos Estados Unidos. O curso seria ofertado na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e tinha como objetivo melhorar a formação dos profissionais que compunham a equipe do Departamento Nacional de Saúde Pública, uma vez que naquele momento acreditava-se que a capacitação profissional no âmbito nas questões de higiene era uma necessidade urgente no país.Sobre a Escola de Enfermagem, o governo a remodelou e aumentou o número de estudantes para que pudessem atender a uma demanda hospitalar. A escola recebeu o nome de D. Anna Nery.A respeito das ações voltadas para o combate à febre amarela, afirma-se que embora a doença tenha sido extinta no estado do Rio de Janeiro, ela continuou existindo em outras regiões do país, e que uma das causas desse quadro era a falta de continuidade das medidas profiláticas e suspensão prematura dos serviços. Foi apenas em 1923, com o apoio da Fundação Rockefeller, que se institui uma campanha definitiva de combate à doença e que apresentou resultados satisfatóriosAs demais informações contidas no documento são referentes a formação profissional. Ganha destaque a criação do primeiro curso de graduação em Saúde Pública e Higiene em 25 de abril de 1926; a oferta da residência na Escola de Enfermagem em 7 de abril de 1926 atendendo a requisitos hospitalares; e um pequeno impasse na Escola Médica de São Paulo que passava por problemas na aprovação de projetos e havia solicitado a Divisão de Educação Médica do Estado auxilio para encontrar uma solução.
Descritores:Saúde Pública
Enfermagem em Saúde Pública
Educação Médica
Saúde da População Rural
Doenças Endêmicas
Febre Amarela/prevenção e controle
 Anna Nery
Localização:Rockefeller Archive Center



página 1 de 1


História da Atenção Primária (Documentos de Arquivo) | Fontes primárias | Periódicos | Cultura do Tabaco

Esta base de dados reúne referências de documentos selecionados que contribuem para a pesquisa da História da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. São documentos que descrevem a organização de instituições na área, ações de educação em saúde e proposições e políticas em diversos campos, tais como financiamento, contratação e a gestão do trabalho em saúde em ações afinadas com o conceito contemporâneo de APS. Quanto à natureza dos documentos, a base é constituída por cartas, memorandos e comunicações internas estabelecidas por personagens que exerceram cargos de gestão e coordenação de projetos, de programas e também de instituições. Em termos de recorte temporal, há uma concentração de documentos no período da década 40 a década de 80. O acesso ao texto completo dos documentos não é disponibilizado, no entanto as referências contam com um resumo detalhado que permite a compreensão do conteúdo e a relevância da fonte documental.

Gabriele Carvalho de Freitas

Carlos Henrique Assunção Paiva

Base de dados  HAPS-DA : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3