Base de dados:
HAPS-DA
Pesquisar:
EPIDEMIOLOGIA []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 4   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 4
HAPS-DA
selecionar
Id:90 - (1013)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Fundação de Recursos Humanos para a saúde; *.Ministério da Saúde/Departamento de Ensino*.
Título:sem título ..-
Fonte:s.l; s.n; 1970. 9 p. .
Resumo:Ementa do segundo período do Curso de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) realizado em 1970. O documento mostra que naquela época o curso era dividido em 3 áreas: Área 1: EpidemiologiaÁrea 2: Saneamento Geral; Habitação, circulação e recreação; Higiene Industrial; Ações de SaneamentoÁrea 3: AdministraçãoPara cada uma dessas áreas são discriminados os pontos centrais que seriam abordados.
Descritores:Educação em Saúde
Epidemiologia
Cursos em ciências da saúde
Saúde Pública
Localização:Fundo ENSP/Presidência; 03.05.00/00.00.00 - Caixa 78/ Maço 09

  2 / 4
HAPS-DA
selecionar
Id:72 - (995)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Dr. Raul Vera/ Chefe Interino-Zona V
Título:Centro Nacional de Informações sobre Epidemiologia (CENTEP) ..-
Fonte:s.l; s.n; 1967. 1 p. .
Resumo:O documento trata da criação do Centro Nacional de Informações sobre Epidemiologia que serviria para atividades de ensino e pesquisa. São listadas tarefas que o centro deveria realizar com a colaboração do departamento especializados e da biblioteca da Fundação ENSP.
Descritores:Epidemiologia
Centros de informação
Ensino
Pesquisa
Localização:Fundo ENSP/Presidência; 03.20.00/00.00.00 Caixa 14/ Maço 02

  3 / 4
HAPS-DA
selecionar
Id:64 - (987)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Serviço de Epidemiologia e Controle de Doenças Transmissíveis*.
Título:Manual de treinamento dos funcionários de postos de higiene do SESP ..-
Fonte:s.l; s.n; 1947. 229 p. .
Resumo:Protocolo do serviço de epidemiologia e controle de doenças transmissiveis. O documento, em linhas gerais, informa como os cartões de saúde deveriam ser preenchidos, quais os procedimentos que deveriam ser adotados no atendimento ao paciente e como a notificação das doenças deveria ser prosseguida. Todas as doenças de notificação são listadas no documento. Há algumas anotações cursivas ao longo desse material, feitas para que se pudesse exemplificar o preenchimento dos instrumentos utilizados como referencia nas unidades.
Descritores:Protocolo
Epidemiologia
Prevenção e controle
Controle de doenças transmissíveis
Localização:FSESP/AMS/00/CT/FC/03

  4 / 4
HAPS-DA
selecionar
Id:42 - (965)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Departamento Nacional de Saúde Pública*.
Título:Resumo dos trabalhos executados pela seção de Epidemiologia nos quatro primeiros meses do ano de 1932 ..-
Fonte:s.l; s.n; 1932. 6 p. .
Resumo:Resumo dos trabalhos executados na seção de epidemiologia nos quatro primeiros meses do ano de 1932. Trata-se de um relatório destinado ao Diretor de Saneamento Rural, escrito pelo responsável pelo serviço de epidemiologia na época. Segundo esse material, o número de notificações em 1932 aumento quase 100% em relação a 1931, e considera isso um ponto positivo tendo em vista que contribui para a apuração do desenvolvimento dos serviços. Há uma observação importante em relação ao número de exames solicitados, segundo o documento, nos lugares onde a função do epidemiologista era dividida com outras atribuições, os números são menores. Sendo assim, ele reforça a necessidade de prevalecer em um programa de Saúde Pública os serviços de combate as doenças infectocontagiosas, que estava subordinado a epidemiologia, assim ampliaria a atenção a saúde das populações. Por fim, salienta a importância de ter na equipe uma enfermeira, que até então não estava no escopo, uma vez que contribuiriam para o bom andamento e progressivo desenvolvimento do serviço de epidemiologia nas zonas rurais, tendo em vista que os epidemiologistas estavam sobrecarregados executando outras funções. As demais informações contidas nesse documento são as tabelas e gráficos produzidos para expor os dados dos trabalhos realizados por esse setor nos meses de janeiro a abril de 1932 no estado do Rio de Janeiro. Neles contém o número de notificações totais e por postos de saúde, bem como o número de óbitos, sempre comparando com o ano anterior (1931).
Descritores:Epidemiologia
Profilaxia Rural
Doença Infecto-Contagiosa



página 1 de 1


História da Atenção Primária (Documentos de Arquivo) | Fontes primárias | Periódicos | Cultura do Tabaco

Esta base de dados reúne referências de documentos selecionados que contribuem para a pesquisa da História da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. São documentos que descrevem a organização de instituições na área, ações de educação em saúde e proposições e políticas em diversos campos, tais como financiamento, contratação e a gestão do trabalho em saúde em ações afinadas com o conceito contemporâneo de APS. Quanto à natureza dos documentos, a base é constituída por cartas, memorandos e comunicações internas estabelecidas por personagens que exerceram cargos de gestão e coordenação de projetos, de programas e também de instituições. Em termos de recorte temporal, há uma concentração de documentos no período da década 40 a década de 80. O acesso ao texto completo dos documentos não é disponibilizado, no entanto as referências contam com um resumo detalhado que permite a compreensão do conteúdo e a relevância da fonte documental.

Gabriele Carvalho de Freitas

Carlos Henrique Assunção Paiva

Base de dados  HAPS-DA : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3