Base de dados:
OHS-PeriRHS
Pesquisar:
CIENCIA []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 4   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 4
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:331 - (865)
Autor:Erdmann, Alacoque Lorenzini; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O conhecimento em enfermagem: da representação de área ao Comitê Assessor de Enfermagem no CNPq^ipt / Knowledge in nursing: from the area representation to the Nursing Advisory Committee at CNPq
Fonte:Rev. bras. enferm;66(n.esp):51-59, 2013. .
Resumo:Objetivou-se relatar facetas da evolução da Enfermagem no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), focando a estrutura organizativa e posições da Representação de Área e respectivos avanços no campo do conhecimento em Enfermagem. Trata-se de um relato de experiência acompanhada de reflexões e posicionamentos acerca da ciência, tecnologia e inovação da Enfermagem brasileira e da criação do Comitê Assessor de Enfermagem no CNPq, em 2006. Destina-se ao número especial da Revista Brasileira de Enfermagem, revista científica de circulação internacional de destaque da enfermagem, na comemoração dos seus 80 anos de criação. A Enfermagem brasileira registra avanços científicos e de qualificação na formação de seus pesquisadores marcando uma nova era na consolidação e reconhecimento de sua disciplina e profissão (AU).^ipt.
Descritores:Pesquisa em Enfermagem
Ciência
História da Enfermagem
Associações Profissionais
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000700007&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

  2 / 4
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:299 - (833)
Autor:Castro-Santos, Luiz Antonio de; Figueiredo, Regina Érika Domingos de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Belisário Penna, combatente: um capítulo da história da saúde pública brasileira^ipt / Belisário Penna, a champion in the history of Brazilian public health
Fonte:Saúde Soc;21(4):848-856, 2012. .
Resumo:A contribuição do médico sanitarista Belisário Penna (1868-1939) à história da saúde pública no Brasil constitui o tema central do texto. Belisário Penna é retratado aqui a partir de sua militância, dos combates que travou em defesa do saneamento rural e pela melhoria das condições de saúde de toda a população brasileira. O propósito também é situá-lo em meio aos debates de sua época, esclarecendo, por exemplo, como as ideias de Belisário - tão bem apresentadas em suas eloquentes palestras - primavam por se contrapor ao pensamento racista dominante entre as elites do País. Belisário argumentava que os obstáculos ao progresso nacional residiam na precariedade tanto da saúde quanto da instrução pública. Nessa medida, os problemas referidos à questão da eugenia no País eram interpretados sob um prisma otimista: no lugar de determinismos raciais intangíveis, a presença do Estado, por meio de programas de higiene e educação cívica, traria o progresso desejado. O "otimismo sanitário" do combatente mineiro não consistiu em um atributo só dele, mas era compartilhado por outros médicos e intelectuais em torno de movimentos como a Liga Pró-Saneamento, cujas bandeiras acenavam a necessidade de mudanças sociais e alcançaram significativa ressonância popular. (AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Eugenia (Ciência)
História
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902012000400005

  3 / 4
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:231 - (580)
Autor:Vasconcelos, Francisco de Assis Guedes de; Calado, Carmen Lúcia de Araújo.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Profissão nutricionista: 70 anos de história no Brasil^ipt.
Fonte:Rev. nutr;24(4):605-617, 2011. .
Resumo:Realizar análise histórica dos 70 anos da profissão de nutricionista no Brasil, procurando analisar a expansão do número de cursos de graduação em nutrição e de nutricionistas no país e a identidade do nutricionista brasileiro no contexto atual. MÉTODOS: A base empírica foi constituída pelas estatísticas do número de profissionais e de cursos disponibilizadas pelo Conselho Federal de Nutricionistas e pelos dados da pesquisa "Inserção Profissional dos Nutricionistas no Brasil", realizada em 2005, pelo Conselho Federal de Nutricionistas. RESULTADOS: Em agosto de 2009, existiam 391 Cursos de Nutrição no Brasil (324 privados e 67 públicos), com 49 185 vagas anuais. Em junho de 2009, existiam 60 554 nutricionistas registrados no País, perfazendo uma relação de um nutricionista para cada 3 162 habitantes. De acordo com pesquisa do Conselho Federal de Nutricionistas, em 2005, o nutricionista brasileiro apresentava o seguinte perfil: 96,5% do sexo feminino; 79,4% entre 20 e 40 anos; 53,6% solteiros; 79,1% de cor branca; 41,7% atuando em nutrição clínica; 32,2% em alimentação coletiva; 9,4% em ensino (docência); 8,8% em saúde coletiva; 4,1% em nutrição esportiva e 3,7% em indústria de alimentos. CONCLUSÃO: A análise aponta intensa elevação do número de cursos e de profissionais e diversificação das áreas de atuação do nutricionista. Além das sete grandes áreas de atuação reconhecidas pelo Conselho Federal de Nutricionistas, observa-se dentro delas um amplo processo de divisão dos seus objetos de trabalho. É provável que, nos próximos anos, em função do lançamento de maior número de profissionais, ocorra uma redistribuição geográfica dos nutricionistas, modificações no mercado de trabalho e áreas de atuação profissional.(AU)^ipt.
Descritores:Ciência da Nutrição
Nutricionista
Ocupações em Saúde
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732011000400009
Localização:BR1273.1

  4 / 4
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:29 - (39)
Autor:Sanjad, Nelson.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Da 'abominável profissão de vampiros': Emílio Goeldi e Os mosquitos no Pará (1905)^ipt / On 'the abominable profession of being a vampire': Emílio Goeldi and Mosquitos in Pará (1905)
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;10(1):85-111, jan.-abr.2003. .
Resumo:Nas áreas de saúde pública e de entomologia, a virada do século XX caracterizou-se sobretudo pelo destaque dado aos insetos como transmissores de doenças. Médicos, bacteriologistas e zoólogos dedicaram-se com afinco à tentativa de compreender melhor a etiologia de doenças como malária e febre amarela, assim como inventariar as espécies de insetos associadas à doenças, estudar sua classificação científica e biologia e estabelecer procedimentos que permitissem controlar as epidemias. O zoólogo suíço Emílio Goeldi (1859-1917), na época diretor do Museu Paraense de História Natural e Etnografia, em Belém, foi um ativo participante dessa rede científica, autor de vários trabalhos sobre os mosquitos amazônicos. São suas idéias colocadas em debate e suas contribuições no âmbito da zoologia e entomologia médica que formam o cerne do presente artigo. (AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Epidemiologia
Surtos de Doenças/prev
Malária/etiol
Febre Amarela/etiol
Entomologia
Ciência/hist
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702003000100003&lng=pt&nrm=iso



página 1 de 1

Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3