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Id:73 - (996)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:A. Almeida Júnior, Presidente; Roberto F. Santos, Relator; Newton Sucupira; Valmir Chagas
Título:Parecer n°317/67 - Câmara de ensino superiorCursos de visitadoras sanitária e de Inspetor de Saneamento da Escola Nacional de Saúde Pública ..-
Fonte:s.l; s.n; ago 4, 1967. 5 p. .
Resumo:Trata-se de um parecer da câmara de ensino superior sobro os cursos de visitadoras sanitárias e de inspetor de saneamento da Escola Nacional de Saúde Pública. O parecer foi aprovado em 4 de agosto de 1967 e versa sobre o pedido direcionado ao Ministro da Educação e Cultura para a regulamentação dos cursos, uma vez que era necessário o registro do certificado de conclusão dos mesmos. O Ministério da Educação e Cultura se posicionou contra o registro desses cursos alegando que o curso não tinha os requisitos necessário para se enquadrar como um curso técnico de nível médio, e que só após uma mudança curricular poderia acatar ao pedido de regulamentação. O parecer é assinado por Almeida Junior (presidente), Roberto Santos (relator), Newton Sucupira e Valmir Chagas.
Descritores:Educação em Saúde
Saneamento
Escolas de Saúde Pública
Localização:Fundo ENSP/Presidência; 03.20.00/00.00.00 Caixa 14/ Maço 02

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Id:67 - (990)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:FSESP; *.Ministério da Saúde*.
Título:Encontro Nacional para a reorganização das ações de saúde e saneamento ..-
Fonte:Goiânia, GO; s.n; set. 1986. 28 p. .
Resumo:O documento é um compilado de relatórios finais das plenárias realizadas no Encontro Nacional para a reorganização das Ações de Saúde e Saneamento pela Fundação SESP. O referido encontro, segundo o documento, aconteceu entre 08 e 12 de setembro de 1986 em Goiânia. O primeiro relatório apresentado é referente a temática “Saúde” em que se destaca o entendimento dos distritos sanitários como uma “organização espacial e funcional dos serviços de saúde” onde os serviços ofertados deveriam estar dentro do escopo da atenção primária, bem como garantir a referência a outros níveis hierárquicos para os pacientes. Esse primeiro relatório ainda ressalta que os distritos sanitários foram pensados dentro das Ações Integradas de Saúde a fim de estabelecer uma maior integração entre as instancias institucionais. Há ainda apontamentos em relação a estrutura das unidades e das equipes de trabalho, ao orçamento insuficiente para o desenvolvimento das atividades previstas, a ausência de um plano de cargos e salários para os profissionais. Por fim, esse relatório destaca que a universalização do atendimento está intrinsicamente ligada a ampliação da cobertura de serviços que só seria possível através da contratação de novos servidores e de uma melhoria na relação com a população, de forma que houvesse uma correponsabilização com maior participação da sociedade nas questões referentes a saúde e saneamento. O segundo relatório apresentado trata especificamente sobre saneamento, o relacionando diretamente com a saúde. Há uma série de decisões tomadas listadas nesse material que no geral tratam das ações adotadas pela Fundação SESP e visavam não só uma ampliação do conceito de saneamento mas também a necessidade de um esforço conjunto da Fundação com o Ministério da Saúde para estruturar uma Politica Nacional de Saneamento O terceiro e último relatório é sobre questões relativas a administração em que a descentralização era apontada como “condição básica para garantir a autonomia e a agilização das execuções administrativa, orçamentaria e financeira nas unidades prestadoras de serviços”. Nesse sentido são listadas uma série de medidas que deveriam ser incorporadas para que o processo de descentralização acontecesse da melhor forma possível. Os anexos presentes nesse documento são os chamados Roteiro de Discussão utilizados como texto base para a realização e debates do encontro.
Descritores:Relatório Final
Distrito Sanitário
Ações Integradas de saúde
Descentralização
Saneamento e Saúde
Localização:FSESP/A/00/EV/00/14

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Id:61 - (984)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:FSESP*.
Título:Resgate das experiências do SESP/ Encontro Nacional da Fundação SESP ..-
Fonte:Recife, PE; s.n; nov. 1987. 22 p. .
Resumo:Documento que relata o Encontro Nacional da Fundação SESP realizado em novembro de 1987, com a proposta de fazer um resgate das experiências do SESP. No início desse material encontram-se os antecedentes em que relatos desde a criação da instituição são apresentados, incluindo as dificuldades, dentre as quais destaca-se as barreiras ao uso de tecnologias de comunicação e transporte e a falta de normas e padrões, o que obrigou a equipe a improvisar técnicas, definir inces e parâmetros e decidir sobre novos processos e ações de saúde e saneamento, em um movimento auto didático.A todo momento o texto ressalta a característica do SESP como algo inovador, de desbravamento e afirmação pessoal que, segundo o relato de quem escreve o documento, se sobrepunham as dificuldades.Outro ponto importante que o texto aborda é em relação a década de 70 e os anos subsequentes, nesse período havia divergências conceituais e competições do SESP com outros órgãos de saúde e saneamento e que isso resultou em uma diminuição da resolubilidade intra e interinstitucional e da posição de líder em saúde e saneamento. Entre os objetivos presentes no conteúdo desse material, o que parece ganhar maior importância é um exercício de resgate das experiências do passado para que possa ser definido estratégias e viabilizar métodos para serem utilizados no presente. Posteriormente há informações relacionadas ao saneamento ambiental, abastecimento de agua, esgoto sanitário, SAAE (Serviço Autônomo de Agua e Esgoto) e MINISAAE e outras atividades que resumidamente tratavam de higiene industrial, pesquisas, emergências e calamidades.
Descritores:Instituição
Saúde Pública
Saneamento
Localização:FSESP/A/00/EV/00/16

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Id:60 - (983)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:SESP*.
Título:Serviço Cooperativo de Saúde do Estado do Espírito Santo ..-
Fonte:s.l; s.n; 1957. 19 p. .
Resumo:Compilado de documentos que trata do Programa Cooperativo de Saúde Saneamento entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos da América, especificamente a respeito do Serviço Cooperativo de Saúde do Estado do Espirito Santo. Um plano de ações para o ano de 1957, em que o SESP se comprometia a participar da criação de um Serviço Cooperativo de Saúde que incluiria a execução de um programa de saúde pública em alguns municípios do estado; preparar e aperfeiçoar os servidores necessário para a execução do programa e colaborar com outros serviços do Departamento Estadual de Saúde e Ministério da Saúde. Há informações relacionadas ao orçamento destinado as ações propostas. Nesse compilado consta a versão em inglês de cada um dos documentos que estão em português, menos das copias do jornal Diário Oficial da União datadas de 04,05 e 06 de outubro de 1957 onde os decretos que dão suporte aos programas foram publicados. O último documento desse compilado é um memorando destinado a superintendência para tratar de assuntos contábeis, cuja assinatura encontra-se ilegível.
Descritores:Cooperação Internacional
Saúde Pública
Saneamento Rural
Localização:FSESP/A/00/OF/85

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Id:57 - (980)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:SESP
Título:Serviços cooperativos de saúde de Minas Gerais ..-
Fonte:s.l; s.n; 1956. 10 p. .
Resumo:O documento trata da descrição e avaliação do Programa Cooperativo de Saúde e Saneamento entre os Governos do Brasil e dos Estados Unidos da América. O título do projeto apresentado é “Serviços cooperativos de saúde de Minas Gerais” e como o mesmo sugere, o documento apresenta a proposta do projeto, que se resumia em estabelecer um acordo entre o Governo do Estado e o SESP para a execução de ações e serviços de saúde em regiões como o Vale do Jequitinhonha e demais locais no norte do estado e que só foi viabilizado através da assinatura do que se chamava de Termo Aditivo em 1955. O projeto era ambicioso e previa a criação de unidades sanitárias na região do norte de Minas Gerais. Todo o plano e o orçamento para a execução do trabalho é tratado nesse documento. Ao final, há um outro documento no mesmo molde do anterior, dedicado a avaliar o trabalho proposto e executado. O documento avalia como satisfatório todos os ganhos com o projeto, no entanto destaque que embora fosse previsto a participação do Governo, a parceria não se consolidou. A Secretaria de Saúde e Assistência não pode participar uma vez que o Governo não havia liberado verba para que isso acontecesse, além disso a oferta dos materiais (soros, vacinas) também não aconteceu. É salientado no documento que o SESP, uma vez sem a cooperação do Governo, buscou ajuda nas Prefeituras Municipais, o que contribuiu para os resultados positivos alcançados. Ao final, ressalta que a responsabilidade das atividades desenvolvidas no projeto havia sido transferida para os Distritos Médico-Sanitários.
Descritores:Saúde e Saneamento
Distritos de Saúde
Planos, programas e projetos de saúde
Localização:FSESP/A/00/OF/00/89

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Id:37 - (960)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Governo Federal
Título:Actos do Governo Provisório/ Decreto n 21. 335 ..-
Fonte:s.l; s.n; Abr 29, 1932. 10 p. .
Resumo:São dois documentos compilados nesse arquivo que versam sobre a instituição de uma taxa de educação e saúde cobrado em todos os documentos sujeitos a selo federal, estadual ou municipal. Um dos documentos é uma carta/nota do Diretor Geral do Departamento Nacional de Saúde Pública de 15 de fevereiro de 1932. Aparentemente, a proposta para a implementação dessa taxa havia sido impugnada pelo Tesouro Nacional e no texto o diretor deixa claro que isso prejudicaria os rumos pretendidos para o setor saúde no país. Ele descreve a situação de saúde nesse período expondo especial preocupação com as endemias que se espalhavam por todo o território (verminoses, tuberculose, sífilis, doenças venéreas, lepra são alguns exemplos). O texto faz uma crítica aos dirigentes, fazendeiros, empreiteiros e industriais do Brasil que até aquele momento não havia compreendido que sem higiene e assistência velando pela saúde dos operários, o esperado avante econômico não era possível. Ressalta que se dava mais importância a artifícios voltados para a produção agrícola, com sacrifício de crédito e da reputação do país, voltavam-se esforços para assuntos políticos, e negligenciava a saúde do trabalhador. Além disso, explicita que o país passava por um estado de miséria física, moral e econômica, com uma população vítima da pobreza e consequente privação da saúde, e que ainda não havia se firmado o que ele chama de “consciência sanitária” que define como “ a convicção coletiva da necessidade de pautar todos os (palavra ilegível) da vida no sentido da defesa da saúde, quer individual, quer publica como condição da prosperidade individual, da família, da sociedade e do Estado. ”. Endossa o teor de crítica do texto, ao referenciar que a Constituição de 91 servia para tudo que era danoso ao país e impedia tudo o que podia ser útil, e frisa que a defesa da saúde deveria contribuir todos os habitantes do pais independente de classe social. O outro documento presente nesse arquivo é o Decreto n° 21.335 de 29 de abril de 1932, posterior a nota, cujo objetivo era a instituição da taxa de educação e saúde no valor de duzentos réis. O decreto determinava que desse fundo, dois terços seriam destinados ao aperfeiçoamento e desenvolvimento dos serviços de saneamento e profilaxia rural, e o terço restante iria para o ensino. Esse fundo seria administrado por uma junta administrativa que era composta por diretores do Departamento Nacional do Ensino, o reitor da Universidade do Rio de Janeiro, o inspetor Profissional Técnico, superintendente do Ensino Comercial, o diretor do Departamento Nacional de Saúde Pública, o diretor geral de Contabilidade do Ministério, sob a presidência do Ministro. O decreto foi promulgado no período do Governo Provisório de Getúlio Vargas.
Descritores:Departamento Nacional de Saúde Pública
Profilaxia Rural
Serviços de saneamento
Financiamento em saúde
Localização:BP/TP/19310220



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História da Atenção Primária (Documentos de Arquivo) | Fontes primárias | Periódicos | Cultura do Tabaco

Esta base de dados reúne referências de documentos selecionados que contribuem para a pesquisa da História da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. São documentos que descrevem a organização de instituições na área, ações de educação em saúde e proposições e políticas em diversos campos, tais como financiamento, contratação e a gestão do trabalho em saúde em ações afinadas com o conceito contemporâneo de APS. Quanto à natureza dos documentos, a base é constituída por cartas, memorandos e comunicações internas estabelecidas por personagens que exerceram cargos de gestão e coordenação de projetos, de programas e também de instituições. Em termos de recorte temporal, há uma concentração de documentos no período da década 40 a década de 80. O acesso ao texto completo dos documentos não é disponibilizado, no entanto as referências contam com um resumo detalhado que permite a compreensão do conteúdo e a relevância da fonte documental.

Gabriele Carvalho de Freitas

Carlos Henrique Assunção Paiva

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