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Id:68 - (991)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:FSESP*.
Título:Seminário sobre política e diretrizes da Fundação SESP ..-
Fonte:s.l; s.n; out. 1985. 39 p. .
Resumo:Trata-se do documento relativo ao Seminário sobre Política e Diretrizes da Fundação SESP de outubro de 1985. Esse material é dividido em duas partes, a primeira “Diretrizes Gerais” contemplando temas como: participação; integração; regionalização e hierarquização dos serviços; descentralização; papel do nível central. E a segunda “Diretrizes especificas” contemplando as seguintes temáticas: administração; auditoria interna; engenharia; epidemiologia; jurídica; pesquisas; planejamento; processamento de dados; saúde; e recursos humanos. Logo na introdução desse material é citada a definição da política para o setor saúde “com base no princípio de que a saúde é um direito fundamental do ser humano e um dever do Estado”, ou seja, quase um ano antes da VIII Conferência Nacional de Saúde acontecer, já aparecia algo que viria a se consolidar apenas na conferência. O objetivo, segundo o próprio documento era “atingir o redirecionamento do Sistema Nacional de Saúde, com fortalecimento do setor público, incluindo a recuperação do papel do Estados e Municípios [...]”. Ainda segundo o documento, pretendia-se com as Ações Integradas em Saúde (AIS) organizar os serviços de forma que atendesse as demandas da população e eliminasse a relação de compra e venda de serviços, pulverização de recursos e duplicidade de ações. O texto segue detalhando cada uma das diretrizes propostas pela Fundação.
Descritores:Conferência Nacional de Saúde
Regionalização
Ações Integradas em Saúde
Descentralização
Serviços de Saúde
Localização:FSESP/A/00/EV/00/13

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Id:59 - (982)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Enf. Ermengarda Faria Alvim; Dr. Laurenio Teixeira da Costa
Título:Planejamento de Saúde/Regionalização de serviços através de áreas programáticas ..-
Fonte:Salvador, Bahia; s.n; Dez. 1968. 8 p. .
Resumo:Trata-se de um trabalho apresentado no XVII Congresso Brasileiro de Higiene, realizado em Salvador em dezembro de 1968. O título do trabalho é “Planejamento de Saúde – Regionalização de serviços através de áreas programáticas” de autoria da Enfermeira Ermengarda Faria Alvim e Dr.Laurênio Teixeira da Costa. O objetivo consistia em relatar a experiência com o uso da técnica denominada Programação Local CENDES-OPS, que segundo o trabalho, resultou em uma redefinição da área programática na região, objeto de estudo e a criação de um plano de regionalização de serviços. A técnica consiste no levantamento de dados para a produção de um diagnóstico que posteriormente ajuda na elaboração de alternativas e estabelecimento de metas para sanar os problemas identificados, com os recursos estabelecidos. O trabalho apresenta em meio as conclusões que a aplicação dessa técnica levou a FSESP a reformular a política de trabalho na região (2°Região de Saúde da Paraíba), além disso as áreas programáticas foram determinadas de acordo com os serviços ofertados pelos municípios, aqueles que possuíam sérvios mais diferenciados, além do básico, foram escolhidos. O trabalho ressalta que a técnica de Programação Local, associada a outras tradicionais, é uma técnica válida de planejamento de saúde que permite identificar prioridades, estabelecer estratégias e cumpre o orçamento.
Descritores:Planejamento em saúde
Regionalização
Área programática (saúde)
Localização:FSESP/A/00/OF/00/46

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Id:49 - (972)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:FSESP*.
Título:Diagnóstico de saúde da área do baixo Jaguaribe-Ceará ..-
Fonte:s.l; Ministério da Saúde/Fundação Serviços de Saúde Pública; jan. 1970. 32 p. .
Resumo:Documento intitulado “Diagnóstico de saúde da área do baixo Jaguaribe Ceará” do Instituto de Planejamento de SaúdeJaneiro de 1970O texto começa com uma introdução que aborda os seguintes pontos: política de desenvolvimento da região; a importância do setor saúde na política global de desenvolvimento; metodologia utilizada. Na leitura desses pontos é possível identificar algumas informações importantes no que dizia respeito a região em análise que abrangia 16 munícipios e com a maior parte da população morando em zonas rurais. Ao destacar o papel do setor saúde no processo de desenvolvimento da região, destacava-se a necessidade de contribuir significativamente para a melhoria das condições da força de trabalho, visando a adequação dos recursos às necessidades. Dos principais resultados apresentados nesse relatório estão o fato de apenas 6 municípios da região apresentarem os dados completos para o cálculo de mortalidade, o que representa cerca de 59% da população da região. Os óbitos de crianças de 0 a 4 anos somados, representam 55% do total. Outra informação em destaque é o dado de que oito doenças motivaram 98,4% das internações, a saber: difteria, coqueluche, tétano, poliomielite, sarampo, malária, tuberculose, lepra.Sobre o uso dos serviços, o documento ressalta a necessidade de viabilizar que a população faça uso de todos as implicações dos recursos voltados para esse setor, nesse sentido apresenta dados de como os hospitais e postos estavam espalhados pela região, e de como as consultas médicas estavam distribuídas. As demais informações contidas no documento se referem a consultas odontológicas, consulta de enfermagem, visitação domiciliar, imunização e melhorias sanitárias. Há uma análise custo de consultas (odontológicas e médica) e de hospitalização apresentada no formato de tabelas. O documento ainda tem uma parte dedicada ao que ele chama de “Outros fatores condicionantes do Nível de Saúde”, partindo da premissa que esses também interferiam diretamente nesse setor. Dentre esses fatores, o documento elege: a população, fazendo uma reflexão acerca do acesso e o quanto a população que residia na zona rural era, prejudicada; o saneamento básico e a baixa cobertura; e nutrição, embora nessa época não existisse nenhum estudo que se referia ao estado de nutrição da população, mas já se diagnosticava estados anêmicos e avitaminose e de desnutrição.Há ainda um tópico denominado “ Avaliação da Situação e da Política de Saúde” em que a precariedade dos dados estatísticos não permite que se faça conclusões a respeito de toda a área, no entanto alguns pontos se destacam. Sobre a mortalidade, o documento destaca que comparada a áreas mais desenvolvidas do país, os municípios analisados apresentaram uma melhora no grupo que corresponde a 0 a 4 anos. Observou-se também a demanda de consultas com diagnósticos de doenças transmissíveis e parasitárias, fruto de um saneamento básico também precarizado. No que dizia respeito as hospitalizações, a maior parte delas estava sob gestão do gestor privado e era destinada a assistência ao parto. O documento salienta que havia outros condicionantes para que a saúde da população rural daquela região fosse tão problemática, e dentre eles estão, baixo nível educacional, má distribuição de serviços, inclusive gerando duplicidade de alguns deles em municípios e financiamento insuficiente para que houvesse uma melhora no padrão de atendimento. Por fim, o documento faz uma proposta de “Regionalização de Serviços” e disserta sobre como a assistência hospitalar e assistência médica de veriam estar organizadas, bem como as atividades básicas de saúde pública (coleta de informação estatística; saneamento básico; programa de imunização; assistência obstétrica) que deveriam ser realizadas por unidades elementares de saúde sob a responsabilidade dos governos municipais.
Descritores:Planejamento em Saúde
Profilaxia Rural
Regionalização
Localização:FSESP/AMS/00/SS/00/09

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Id:47 - (970)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:FSESP*.
Título:Programa de Interiorização de Ações de Saúde e Saneamento - Projeto ..-
Fonte:s.l; s.n; 1976. 53 p. .
Resumo:Ministério da Saúde Fundação SESP – Programa de Interiorização de Ações de Saúde e Saneamento – PIASSO projeto data de 1976 e tinha como objetivo estabelecer as bases para a regionalização e extensão de Serviços de Saúde e Saneamento em áreas rurais, valendo-se da experiência da Fundação Serviços de Saúde Pública, atuando com Unidades Sanitárias do Tipo Simplificado. Segundo o documento essas unidades eram a base da estrutura organizada e tinha como objetivo fundamental promover a oferta de serviços e ações de saúde nas áreas rurais. O documento tem uma serie de anotações feitas à mão que aparenta ser correções feitas posterior a sua digitação. Nesse sentido há uma correção da área programática do projeto, que a princípio era a região Nordeste do país, e quando corrigido optam por colocar os nomes das cidades que seriam contempladas, a saber: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe Bahia e Minas Gerais. A ideia era que o desenvolvimento dessas com foco nas zonas rurais, favorecessem a população dessas regiões. O documento apresenta diretrizes que tinham como objetivo elevar o nível de saúde das comunidades, entre elas encontram-se: implantação e execução de ações básicas de saúde e saneamento, treinamento da equipe visando a capacitação para a prestação de ações de saúde e saneamento, reforço de pessoal e material em nível regional e as Unidades de Apoio e regionalização dos serviços medico-sanitários para beneficiar pequenas comunidades, melhoria da coleta de dados vitais e das ações de saúde. A estratégia operacional para colocar em prática o que havia como proposta era, inicialmente, focar na região Nordeste do País, estruturar um sistema básico e saneamento para pequenas comunidades visando harmonizar o trabalho da fundação SESP com os demais órgãos integrantes da estrutura interministerial, buscava-se contratar pessoas que compunham a comunidade para incentivar a fixação do indivíduo e da família, e a melhoria do nível social, gerando empregos e movimentando a renda local. Esperava-se que dessa forma os custos das ações diminuíssem e refletisse uma rentabilidade satisfatória. O documento relata que seriam instaladas 167 Unidades Básicas de Saúde planejadas para serem construídas ao longo de três anos (1977 – 70/1978 – 57/ 1979 – 40). O documento ainda traz em seu escopo informações como as localidades dos Estados a serem beneficiados na primeira etapa de programação, o tipo de estrutura básica e o cronograma de implantação. Outras informações como a população total que seriam beneficiada, os recursos humanos por tipo de estrutura e os custos operacionais, são melhores detalhados nesses anexos e quadros disponíveis no documento.Em relação a administração do programa proposto, o documento ressalta que seria feita através das Diretorias Regionais, sediadas nos Estados da Região. A aplicação de uma avaliação de atividades era prevista para que pudesse ser medido a eficácia, adequação, eficiência e efeitos secundários da programação no que se relacionam aos objetivos e as metas operacionais estabelecidas. Um quadro com orçamento global para o triênio 1977/1979 também está disponível para consulta.
Descritores:Serviços de Saúde
Profilaxia Rural
Regionalização
Localização:FSESP/AMS/00/SS/00/19



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História da Atenção Primária (Documentos de Arquivo) | Fontes primárias | Periódicos | Cultura do Tabaco

Esta base de dados reúne referências de documentos selecionados que contribuem para a pesquisa da História da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. São documentos que descrevem a organização de instituições na área, ações de educação em saúde e proposições e políticas em diversos campos, tais como financiamento, contratação e a gestão do trabalho em saúde em ações afinadas com o conceito contemporâneo de APS. Quanto à natureza dos documentos, a base é constituída por cartas, memorandos e comunicações internas estabelecidas por personagens que exerceram cargos de gestão e coordenação de projetos, de programas e também de instituições. Em termos de recorte temporal, há uma concentração de documentos no período da década 40 a década de 80. O acesso ao texto completo dos documentos não é disponibilizado, no entanto as referências contam com um resumo detalhado que permite a compreensão do conteúdo e a relevância da fonte documental.

Gabriele Carvalho de Freitas

Carlos Henrique Assunção Paiva

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