Base de dados:
HAPS-DA
Pesquisar:
SUS []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 2   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 2
HAPS-DA
selecionar
Id:87 - (1010)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Ministério da Saúde; *.Secretaria de Vigilância Sanitária*.
Título:Descentralização da Vigilância Sanitária: um desafio para o Sistema Único de Saúde ..-
Fonte:s.l; s.n; mar. 1993. 31 p. .
Resumo:O documento é de março de 1993, intitulado “Descentralização da Vigilância Sanitária: um desafio para o Sistema Único de Saúde”. O documento destaca a importância da Vigilância Sanitária para a saúde, e que tendo em vista todas as funções atribuídas a esse setor, era fundamental que sua abrangência contemplasse estados e regiões contemplando particularidades. Nesse sentido o documento sugere a criação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitárias, bem como um plano diretor para que suas ações fossem melhor delimitadas e descritas. O documento apresenta com riqueza de detalhes o que se pretendia, inclusive ao final traz um organograma para melhor exemplificar sua estrutura organizacional.
Descritores:Descentralização
Vigilância Sanitária
SUS
Sistema Nacional de Vigilância Sanitária
Localização:Fundo ENSP/Presidência; 03.05.00/00.00.00 - caixa 67/maço 26

  2 / 2
HAPS-DA
selecionar
Id:78 - (1001)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Anon
Título:Saúde Coletiva ..-
Fonte:s.l; s.n; s.d. 17 p. .
Resumo:O documento elucida questões que seriam tratadas no âmbito da Saúde Coletiva, entendendo que os princípios adotados para a execução das ações e órgãos responsáveis deveriam convergiam com aqueles que regem o SUS, ou seja, competência técnica, descentralização, regionalização e hierarquização, integração com as demais ações de saúde e participação comunitária. Nesse sentido, o documento da ênfase as atividades de promoção e prevenção da saúde, e reitera que era necessário que o nível estadual compreendesse e superasse a “crise de identidade” advinda do processo de municipalização. O documento segue apresentando propostas para que todo esse engajamento das secretárias estaduais fosse viabilizado e divulgado para a população.
Descritores:Saúde Coletiva
SUS
Serviços de Saúde
Secretarias Estaduais de Saúde
Localização:Fundo ENSP/Presidência; 03.20.00/00.00.00 - Caixa 45/Maço 05



página 1 de 1


História da Atenção Primária (Documentos de Arquivo) | Fontes primárias | Periódicos | Cultura do Tabaco

Esta base de dados reúne referências de documentos selecionados que contribuem para a pesquisa da História da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. São documentos que descrevem a organização de instituições na área, ações de educação em saúde e proposições e políticas em diversos campos, tais como financiamento, contratação e a gestão do trabalho em saúde em ações afinadas com o conceito contemporâneo de APS. Quanto à natureza dos documentos, a base é constituída por cartas, memorandos e comunicações internas estabelecidas por personagens que exerceram cargos de gestão e coordenação de projetos, de programas e também de instituições. Em termos de recorte temporal, há uma concentração de documentos no período da década 40 a década de 80. O acesso ao texto completo dos documentos não é disponibilizado, no entanto as referências contam com um resumo detalhado que permite a compreensão do conteúdo e a relevância da fonte documental.

Gabriele Carvalho de Freitas

Carlos Henrique Assunção Paiva

Base de dados  HAPS-DA : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3