Base de dados:
OHS-PeriRHS
Pesquisar:
CAMPO []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 4   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 4
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:240 - (589)
Autor:Vasconcelos, Francisco de Assis Guedes de; Batista Filho, Malaquias.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:História do campo da Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva no Brasil^ipt.
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;16(1):81-90, 2011. .
Resumo:O objetivo do artigo é traçar a história do campo da Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva (ANSC) no Brasil, procurando descrever os contextos que possibilitaram sua construção, consolidação e ressignificação; identificar os cientistas brasileiros que contribuíram com este processo e abordar os paradigmas que nortearam a atuação destes cientistas. Como critérios metodológicos de análise foram estabelecidos três cortes transversais, correspondentes a contextos da história deste campo: o primeiro referente ao período 1930 a 1963; o segundo entre 1964 a 1984 e o terceiro considera o período 1985 a 2010. Depreende-se que o campo da ANSC assumiu a atual configuração a partir de meados de 1970, no interior do chamado movimento sanitário brasileiro, cujo ideário principal foi a realização da reforma sanitária e a construção do Sistema Único de Saúde. Reafirma-se a importância do caráter multidisciplinar bem como a premissa do relevante papel do campo da ANSC na garantia do direito humano à alimentação saudável, um componente do conjunto de condições necessárias à promoção da saúde, prevenção de doenças, vigilância e recuperação da saúde e melhoria da qualidade de vida de todos os brasileiros(AU)^ipt.
Descritores:Alimentação
Nutrição
Campo Científico
 Paradigmas
 Cientistas brasileiros
 História da Nutrição
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000100012
Localização:BR1273.1

  2 / 4
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:239 - (588)
Autor:Freitas, Maria do Carmo Soares de; Minayo, Maria Cecília de Souza; Fontes, Gardênia Abreu Vieira.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Sobre o campo da Alimentação e Nutrição na perspectiva das teorias compreensivas^ipt.
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;16(1):31-38, 2011. .
Resumo:Trata-se de uma breve reflexão sobre o campo da alimentação e nutrição, aproximando o das disciplinas das ciências humanas. Toma-se como referência o pensamento de alguns teóricos e a vivência dos próprios autores. O objetivo principal é motivar a discussão sobre este tema da alimentação e nutrição considerando a complexidade das relações que envolvem o comer e a dietética, além de tentar estimular a reflexão da prática do profissional nutricionista. Justifica-se a importância metodológica de incorporar o uso da hermenêutica para a compreensão dessa temática. Reflete-se a importância de agir em relação à orientação alimentar associando o saber técnico desse campo com as perspectivas das teorias compreensivas.(AU)^ipt.
Descritores:Nutrição
Campo da alimentação e nutrição
Teorias compreensivas em Nutrição
 Abordagem Interpretativa
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000100008
Localização:BR1273.1

  3 / 4
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:238 - (587)
Autor:Bosi, Maria Lúcia Magalhães; Prado, Shirley Donizete.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva: constituição, contornos e estatuto científico^ipt.
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;16(1):7-17, 2011. .
Resumo:Este artigo se propõe a examinar o percurso de constituição da Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva, no contexto brasileiro, a partir de seus campos de origem, identificando tensões e confluências, buscando demarcar seus contornos e caracterizar seu estatuto no interior do campo científico. Procuramos evidenciar a existência de um movimento marcado pelo encontro profícuo entre o campo da "Saúde Coletiva" e uma parcela do campo da "Alimentação e Nutrição", ou, mais precisamente, um dos seus núcleos, protagonizado por atores orientados por saberes diferenciados dos demais núcleos nesse campo. Tais fenômenos, que postulamos como desfechos do contato dos núcleos de saberes que identificam a Saúde Coletiva com o campo da "Alimentação e Nutrição", deram origem a um núcleo específico de saberes, bem como a práxis distintas, nesse âmbito correspondendo ao que denominamos "Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva". Trata-se de um processo marcado, desde o início, por tensões entre os paradigmas biológico e social, configurando-se, por um lado, como um importante desafio a ser enfrentado e, por outro, como um caminho promissor para a aproximação entre distintos campos da ciência, tanto os de cunho mais prático como os dirigidos à reflexão conceitual(AU)^ipt.
Descritores:Alimentação
Saúde Pública
Núcleo de Conhecimento e Práticas
 Campo Científico
 Nutrição
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000100002
Localização:BR1273.1

  4 / 4
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:226 - (575)
Autor:Luz, Madel Therezinha.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Especificidade da contribuição dos saberes e práticas das Ciências Sociais e Humanas para a saúde^ipt.
Fonte:Saúde Soc;20(1):22-21, 2011. .
Resumo:O artigo trata de questões envolvendo a vida, a saúde e o adoecimento na sociedade atual. Tenta esclarecer as contribuições das ciências humanas e sociais na construção do campo da saúde - principalmente o da saúde coletiva - tanto em nível da pesquisa empírica como nos planos teórico e metodológico. Tenta mostrar que tanto categorias analíticas e conceitos como estratégias metodológicas das ciências sociais e humanas são úteis para o esclarecimento de relações entre condutas, estilos de vida, trabalho, valores culturais e o processo saúde/doença. Tenta também demonstrar que esse grupo de ciências tem suas próprias formas de expressão e estilo de difusão de conhecimento, que nem sempre são aceitas pelas ciências duras do campo da vida e da saúde, incluindo a medicina e a epidemiologia. Apesar de sua real contribuição para o avanço do campo, podem ser "acusadas" de falta de objetividade ou precisão. Os cientistas sociais da saúde coletiva têm que demonstrar, muitas vezes, que os resultados de suas pesquisas, e seu estilo de difusão, são tão científicos quanto os das disciplinas duras.(AU)^ipt.
Descritores:Ciências Sociais
Saúde
Campo
 Contribuição
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902011000100004
Localização:BR1273.1



página 1 de 1

Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3