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Id:384 - (918)
Autor:Reis, José Roberto Franco.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Viver é influenciar: Mário Magalhães, sanitarismo desenvolvimentista e o campo intelectual da saúde pública (1940-1960)^ipt.
Fonte:Tempo Social;27(2):279-304, 2015. .
Resumo:O artigo se debruça sobre o pensamento sanitário brasileiro entre os anos de 1940 e 1960 com o objetivo de refletir sobre a relação entre saúde e desenvolvimento. Busca, assim, problematizar a compreensão corrente que identifica um processo de polarização aberta entre os modelos de saúde consolidados no primeiro governo Vargas, notadamente as políticas do dito sanitarismo campanhista e do Serviço Especial de Saúde Pública (Sesp), em contraposição ao que se convencionou chamar sanitarismo desenvolvimentista, organizado sobretudo a partir dos anos de 1950. Os primeiros se caracterizariam pela crença de que elevados investimentos em saúde poderiam resolver os problemas sanitários, além de propiciar crescimento e prosperidade; o segundo, pela ideia de que o desenvolvimento econômico da nação seria precondição para a melhora da situação geral da saúde. Para tanto, o autor se vale das formulações do sanitarista brasileiro Mário Magalhães, identificado no texto como um dos nomes mais representativos da corrente intelectual desenvolvimentista no campo da saúde (AU).^ipt.
Descritores:Saúde Pública/hstt
Pobreza
Desenvolvimento Econômico
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702015000200279&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:378 - (912)
Autor:Abrão, Jorge Luís Ferreira.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O surgimento das práticas de assistência à saúde mental da criança inspiradas na psicanálise no início do século XX através da obra de Durval Bellegarde Marcondes^ipt / The emergence of the practice of mental health care of children inspired by psychoanalysis in the early twentieth century through the work of Durval Bellegarde Marcondes
Fonte:Memorandum;26:131-152, 2014. .
Resumo:A psicanálise foi introduzida no Brasil a partir de 1920 contribuindo para o surgimento de novas práticas de atenção à saúde da criança. Assim, o presente artigo tem por objetivo discutir a articulação entre a psicanálise e as práticas voltadas à saúde mental da criança surgidas a partir de 1930 por intermédio da obra de Durval Marcondes, pioneiro na difusão e utilização na psicanálise no Brasil. Foi realizada uma pesquisa histórica a partir de levantamento da obra de Durval Marcondes e da equipe por ele liderada circunscrita no tema em epigrafe. A partir deste material identificou-se que a partir da articulação entre higiene mental, escola nova e psicanálise, desenvolveu-se um serviço pioneiro de atendimento à crianças com problemas escolares sustentado na avaliação diagnóstica e na orientação de pais e professores. Conclui-se que este trabalho introduziu a diferenciação entre criança com déficit cognitivo e problemas emocionais e lançou as bases das intervenções psicodiagnóstica e psicopedagógica (AU).^ipt.
Descritores:Psicanálise
Saúde Mental
Criança
Prática Profissional
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/memorandum/a26/abrao03/

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Id:368 - (902)
Autor:Castro, Janete Lima de; Vilar, Rosana Lucia Alves de; Germano, Raimunda Medeiros.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Educação, ética e solidariedade na cooperação internacional^ipt / Education, ethics, and solidarity in international cooperation
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;22(1):143-152, 2015. .
Resumo:Analisa a experiência de cooperação técnica entre o Brasil e os países da região andina, realizada por meio do Curso Internacional em Gestão de Políticas de Recursos Humanos em Saúde. Para tanto, foi efetivado estudo documental de caráter exploratório, envolvendo diversos países da América Latina, resultado de parcerias estabelecidas entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e instituições de ensino superior dos países participantes. O estabelecimento das parcerias e a condução do processo foram mediados pela Organização Pan-americana da Saúde-Representação do Brasil. A experiência do curso possibilitou demonstrar que valores fundamentais como ética e solidariedade são determinantes para o êxito de processos de cooperação técnica (AU).^ies.
Descritores:Cooperação Técnica
Recursos Humanos em Saúde
Educação
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702015000100143&lng=en&nrm=iso&tlng=en

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Id:363 - (897)
Autor:Scochi, Maria José; Mishima, Silvana Martins; Peduzzi, Marina.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Maria Cecília Puntel de Almeida: construtora de pontes entre Enfermagem e a Saúde Coletiva brasileira^ipt / Maria Cecília Puntel de Almeida: builder of bridges between Nursing and Public Health in Brazil
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(12):3891-3896, 2015. .
Resumo:A Professora Maria Cecília Puntel de Almeida (1944-2009) construiu uma trajetoria profissional e acadêmica marcada pela busca e fortalecimento da interface entre a Enfermagem e a Saúde Coletiva brasileira. Esta conexão e a compreensão da complexidade dos problemas de saúde e das necessidades das pessoas em busca de cuidado foram reconhecidas por Cecília, desde o início de sua carreira e se fazem presente, tanto na produção científica, quanto nas suas contribuições nos diversos campos em que atuou. Para além da concepção do processo de trabalho da enfermagem, Cecília também contribuiu para se pensar as práticas em saúde e a formação multiprofissional na construção de saberes diferenciados, tendo como perspectiva a luta pela democracia na saúde e a compreensão desta como direito de cidadania (AU).^ipt.
Descritores:Enfermagem
Saúde Pública
Educação Superior
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015001203891

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Id:362 - (896)
Autor:Fleury, Sonia.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Giovanni Berlinguer: socialista, sanitarista, humanista^ipt / Giovanni Berlinguer: socialist, sanitarian, and humanist
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(11):3553-3559, 2015. .
Resumo:O artigo assinala importantes fatos na biografia de Giovani Berlinguer, que foram responsáveis por sua trajetória como importante cientista e militante político e cuja obra foi marcada por sua perspectiva como socialista convicto, pesquisador da saúde coletiva e devotado humanista. No Brasil, sua contribuição está entranhada desde a produção acadêmica no campo da saúde coletiva até o Movimento Sanitário. Seus últimos trabalhos sobre bioética do cotidiano revelam o traço que subjaz a toda sua obra: o uso da ciência para demonstrar os determinantes sociais da saúde, abolir desigualdades injustas, defender a vida contra a exploração e prevenir que o corpo humano e a atenção à saúde sejam transformados em mercadorias (AU).^ipt.
Descritores:Bioética
Reforma dos Serviços de Saúde
Saúde Pública
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015001103553

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Id:361 - (895)
Autor:Zancan, Lenira; Matida, Álvaro Hideyoshi.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Trajetórias de Joaquim Alberto Cardoso de Melo: Quincas, Um berro à vida^ipt / The life story of Joaquim Alberto Cardoso de Melo: Quincas, Um berro à vida
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(10):3275-3282, 2015. .
Resumo:O artigo busca refletir sobre a contribuição de Joaquim Alberto Cardoso de Melo (1936-1993) ao campo da Saúde Coletiva relacionando sua trajetória de vida e sua produção científica com questões em seu tempo e que permanecem em debate na atualidade. Contribuição que resultou na produção de novos sentidos para as práticas em saúde, com a compreensão como fenômenos sociais e transdisciplinares. Das conversas com coautores e amigos, e releitura de seus textos, optouse por percorrer sua biografia através de: (i) sua formação e participação nas iniciativas e práticas da medicina preventiva e da educação popular, que nutriram a análise crítica da educação em saúde; (ii) sua presença como educador nos cursos de saúde pública em todo o país, exercitando com gestores, alunos, profissionais e professores a desconstrução das teorias e práticas da educação e da saúde; (iii) sua disposição ao diálogo transdisciplinar com as ciências humanas e sociais na busca de uma "sutura epistemológica" entre razão e paixão, capaz de responder aos dilemas e desafios do trabalho em saúde. Essas três trajetórias indicam que a atuação de "Quincas" deve ser entendida a partir de seu desassossego enquanto sanitarista e educador, engajado na produção de conhecimento e práticas sensíveis à complexidade do fenômeno da vida (AU).^ipt.
Descritores:Educação em Saúde
Saúde Pública
Prática Profissional
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015001003275

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Id:360 - (894)
Autor:Mello, Guilherme Arantes; Bonfim, José Ruben de Alcântara.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Um sanitarista chamado Walter Leser^ipt / A public health physician named Walter Leser
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(9):2749-2754, 2015. .
Resumo:Faz uma breve revisão da trajetória profissional do médico sanitarista Walter Sidney Pereira Leser, falecido em 2004 aos 94 anos. Autodidata, a partir de sua tese de doutoramento de 1933, torna-se referência no campo da estatística e epidemiologia no país, com dezenas de estudos e orientações. No campo clínico é um dos fundadores do Laboratório Fleury, e participa da criação do CREMESP. Como acadêmico, foi catedrático da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Escola Paulista de Medicina e Faculdade de Farmácia e Odontologia da USP. Introduziu os testes objetivos no exame vestibular, e esteve à frente da criação do CESCEM e Fundação Carlos Chagas. Na Escola Paulista criou o primeiro Departamento de Medicina Preventiva do país. Como administrador público, foi secretário de Estado da Saúde entre 1967 e 1971 e entre 1975 e 1979, responsável por extensas reformas e inovações. Entre as mais lembradas, a criação da carreira de médico sanitarista. Por todo esse legado, emprestou seu nome à “Medalha de Honra e Mérito da Gestão Pública em Saúde” do governo paulista (AU).^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Reforma dos Serviços de Saúde
Medicina Preventiva
Educação Médica
Meio Eletrônico:http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000902749&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:359 - (893)
Autor:Escorel, Sarah.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Mário Magalhães: Desenvolvimento é Saúde^ipt / Mário Magalhães: Development is Health
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(8):2453-2460, 2015. .
Resumo:Mário Magalhães da Silveira (1905-1986) foi o principal mentor da corrente de pensamento conhecida como ‘sanitarismo desenvolvimentista’ que atinge seu momento de maior influência na III Conferência Nacional de Saúde. Critico da adoção de modelos norte-americanos da organização sanitária, do centralismo e do verticalismo das campanhas sanitárias e da interferência dos organismos internacionais, o médico sanitarista defendia que por ser a saúde um problema de superestrutura dependia do desenvolvimento econômico industrial, além da necessidade imperiosa de municipalizar a saúde pública para atender as reais necessidades da população brasileira. Pioneiro do cruzamento de variáveis econômicas e demográficas, pode ser considerado como o precursor da economia da saúde. O artigo descreve a trajetória profissional de Mário Magalhães tendo como pano de fundo seu pensamento crítico sobre as conjunturas nacionais e as políticas de saúde adotadas (AU).^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Política de Saúde
Economia da Saúde
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000802453&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:358 - (892)
Autor:Goldbaum, Moisés.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Guilherme Rodrigues da Silva: a formação do campo da Saúde Coletiva no Brasil^ies / Guilherme Rodrigues da Silva: the development of the field of collective health in Brazil
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(7):2129-2134, 2015. .
Resumo:Este artigo retrata a trajetória acadêmica do professor Guilherme Rodrigues da Silva e a sua contribuição na formação da Saúde Coletiva brasileira. Três aspectos fundamentais são abordados: a ativa participação na educação médica, tanto na graduação como na pós-graduação; sua aplicação em pesquisas científicas voltadas para o estudo de doenças negligenciadas e no desenvolvimento da metodologia epidemiológica; sua contribuição no estabelecimento de políticas de saúde com ênfase no Sistema Único de Saúde – SUS (AU).^ipt.
Descritores:Epidemiologia
Educação Médica
Saúde Pública
Política de Saúde
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000702129&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:356 - (890)
Autor:Schraiber, Lilia Blima; Mota, André.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O social na saúde: trajetória e contribuições de Maria Cecília Ferro Donnangelo^ipt / The social in health: trajectory and contributions of Maria Cecilia Ferro Donnangelo
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(5):1467-1473, 2015. .
Resumo:Aborda-se a trajetória profissional e científica de Maria Cecília Ferro Donnangelo, professora, pesquisadora e intelectual de grande importância para a Saúde Coletiva. Nascida em 1940 e falecida em 1983, participou ativamente da emergência da Saúde Coletiva no país e influenciou decisivamente a criação da subárea das Ciências Sociais e Humanas em saúde. Apresenta-se breve biografia, contextualizando escolhas profissionais e produção científica. Formando-se pedagoga no período do nacional desenvolvimentismo e realizando sua pós-graduação em sociologia, Donnangelo localiza-se na triangulação entre a educação, a sociologia e a saúde, ocupando-se da medicina como prática social e profissão em sociedade. Sempre com vistas à igualdade de direitos e em diálogo com a conformação brasileira de estado moderno e suas políticas públicas, examinou questões do social na saúde e na educação, assim como questões da educação em saúde como ferramenta social. Educadora de grande prestígio, deixa pouca publicação. No entanto, por seu caráter inaugural, suas obras são referências clássicas com presença e contribuições não apenas para os dias atuais, mas para o desenvolvimento futuro da Saúde Coletiva brasileira (AU).^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Ciências Sociais
Prática Profissional
Biografia
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232015000501467&script=sci_arttext&tlng=pt

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Id:355 - (889)
Autor:Teixeira, Luiz Antonio.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Rodolfo dos Santos Mascarenhas: pioneiro da história da saúde^ipt / Rodolfo dos Santos Mascarenhas: a pioneer of health history
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(4):1135-1154, 2015. .
Resumo:Os estudos que comentam a obra de Mascarenhas analisam sua contribuição à história da saúde em São Paulo e os aspectos de seu trabalho que o enquadram no que se convencionou chamar de segunda geração de sanitaristas paulistas - a primeira seria liderada por Emílio Ribas. Esse artigo retoma esses pontos e destaca seus trabalhos mais recentes, relacionados à medicina preventiva e comunitária. Argumentamos que a concepção de saúde pública consolidada em sua formação foi central para seu interesse no novo modelo de medicina que começava a se difundir no país (AU).^ipt.
Descritores:Centros de Saúde
Administração em Saúde Pública
Medicina Preventiva
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232015000401135&script=sci_arttext&tlng=pt

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Id:354 - (888)
Autor:Ayres, José Ricardo de Carvalho Mesquita.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Ricardo Bruno: história, processos sociais e práticas de saúde^ipt / Ricardo Bruno: history, social processes and health practices
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(3):905-912, 2015. .
Resumo:Este ensaio tem como objetivo revisitar a produção intelectual de Ricardo Bruno Mendes-Gonçalves (1946-1996), professor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e um dos teóricos que participou da construção do campo da Saúde Coletiva brasileira nos anos 1970-1990. Partindo de breves informações biográficas e bibliográficas, assim como de aspectos relevantes acerca do contexto histórico no qual se situa sua produção, examina-se os principais trabalhos do autor, seus desdobramentos nas linhas de investigação de seus alunos e seu legado de contribuições e desafios para a Saúde Coletiva. Destaca-se a gênese e o desenvolvimento de sua Teoria do Processo de Trabalho em Saúde e seus aportes para a compreensão e a investigação empírica das dimensões sócio-históricas das práticas de saúde e para a reconstrução de saberes e tecnologias no âmbito da Reforma Sanitária Brasileira. Ressalta-se, ainda, sua preocupação com a perspectiva ética da práxis acadêmica e, nesse sentido, com a esperança como valor humano historicamente objetivado e intersubjetivamente construído (AU).^ipt.
Descritores:Saúde Pública
História da Medicina
Trabalho
Atenção à Saúde
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000300905&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:353 - (887)
Autor:Hochman, Gilberto.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Samuel Barnsley Pessoa e os determinantes sociais das endemias rurais^ipt / Samuel Barnsley Pessoa and the social determinants of rural endemic diseases
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(2):425-431, 2015. .
Resumo:O artigo analisa os principais aspectos da trajetória, das ideias e da atuação acadêmica e política de Samuel Barnsley Pessoa (1898-1976). Indica que a atuação de Samuel Pessoa deve ser compreendida também a partir da sua militância comunista e ressalta que uma das contribuições originais de seus trabalhos foi o estabelecimento da relação entre estrutura agrária e endemias rurais, entre latifúndio e doença e a adesão a um projeto de transformação da sociedade brasileira (AU).^ipt.
Descritores:Parasitologia
Comunismo
Saúde da População Rural
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000200425&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:350 - (884)
Autor:Santos, Gideon Borges dos; Hortale, Virginia Alonso.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Mestrado Profissional em Saúde Pública: do marco legal à experiência em uma instituição de pesquisa e ensino^ipt / Professional Master's in Public Health: from legal precepts to experience in a research and education institution
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;19(7):2143-2155, 2014. .
Resumo:Trata-se de um estudo sobre os discursos que vigoraram ao longo do tempo na legislação brasileira sobre Mestrado Profissional (MP), e como uma instituição de pesquisa e ensino na área da Saúde Pública se apropriou deles na construção de suas propostas de cursos. Técnicas de análise de discurso foram utilizadas nos documentos legais e cotejadas com dezesseis propostas de cursos de MP da instituição-caso. Os resultados mostram que em relação à legislação, a análise da linha histórica permite dizer que as indefinições iniciais vêm progressivamente dando lugar ao entendimento de que a identidade dessa modalidade de formação pressupõe práticas pedagógicas que promovam o estreitamento das relações entre a academia e o mundo do trabalho. E, em relação às propostas de cursos de MP da instituição-caso, elas ainda operam com esquemas de formação tradicionalmente consolidados e tendem a conformar suas propostas à semelhança daquelas da modalidade acadêmica. Assumiu-se no presente estudo que o conjunto das propostas expressariam suficientemente as intencionalidades e, sobretudo, a visão das instituições formadoras na área de saúde pública sobre essa modalidade stricto sensu e cuja identidade ainda parece pouco determinada (AU).^ipt.
Descritores:Currículo
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Saúde Pública
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000702143&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:349 - (883)
Autor:Pinto, Isabela Cardoso de Matos; Esperidião, Monique Azevedo; Silva, Iracema Viterbo; Soares, Catharina Matos; Santos, Liliana; Fagundes, Terezinha de Lisieux Quesado; Viana, Solange; Silva, Vinício Oliveira da; Anjos, Davllyn Santos Oliveira dos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Trabalho e educação em saúde no Brasil: tendências da produção científica entre 1990-2010^ipt / Work and education in health in Brazil: trends in scientific output between 1990-2010
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;18(6):1525-1534, 2013. .
Resumo:O objetivo deste artigo é analisar as características da produção científica sobre educação e trabalho em saúde no Brasil no período de 1990 a 2010. Realizou-se um estudo de síntese a partir de resumos de artigos publicados em revistas brasileiras selecionados nas bases bibliográficas Scielo e Lilacs. Foram selecionados 532 trabalhos, categorizados a partir do ano de publicação, temática abordada e tipo de estudo. Observa-se o crescimento da produção de artigos no período analisado, mais especialmente a partir do ano de 2007. A principal temática investigada é a formação e a capacitação de profissionais de saúde, sendo que a maioria dos trabalhos nesta área analisa reformas curriculares, metodologias de ensino-aprendizagem e experiência de articulação ensino-serviço. Além deste tema, outras questões são estudadas tais como a configuração e as tendências do mercado de trabalho em saúde e as características do processo de trabalho em diversos espaços, a exemplo de unidades de atenção primária à saúde. Chama a atenção o número reduzido de estudos relacionados à formulação de políticas, planejamento e gestão do trabalho no âmbito das instituições públicas e privadas, bem como a escassez de trabalhos que apresentem reflexões de caráter teórico-conceitual acerca do tema (AU).^ipt.
Descritores:Recursos Humanos em Saúde
Educação em Saúde
Trabalho
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000600002

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Id:347 - (881)
Autor:Almeida Filho, Naomar Monteiro de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Contextos, impasses e desafios na formação de trabalhadores em Saúde Coletiva no Brasil^ipt / Contexts, impasses and challenges for training Public Health workers in Brazil
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;18(6):1677-1682, 2013. .
Resumo:Comentário introdutório sobre conjunturas históricas, impasses institucionais e desafios curriculares na formação de trabalhadores em Saúde Coletiva no Brasil. Em primeiro lugar, propõe-se a tese de que o estado brasileiro não tem cumprido sua responsabilidade de garantir à população serviços públicos de qualidade, com acesso pleno e equidade, conformando "as quatro perversões da educação brasileira". Em segundo lugar, analisa-se o sistema público de saúde, em tese universalista, mas que, subfinanciado e com carências reconhecidas, contribui para aumentar a exclusão social. Finalmente, destaca-e a necessidade de novos modelos de formação de pessoas tecnologicamente competentes, capazes de trabalhar em equipe, criativas, autônomas, resolutivas, engajadas na promoção da saúde, abertas à participação social, comprometidas com a humanização da saúde (AU).^ipt.
Descritores:Educação Superior
Saúde Pública
Eqüidade
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000600019&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:345 - (879)
Autor:Pessanha, Elina Gonçalves da Fonte; Artur, Karen.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Direitos trabalhistas e organização dos trabalhadores num contexto de mudanças no mundo do trabalho: efeitos sobre os trabalhadores da saúde^ipt / Labor rights and the organization of workers in a context of change in labor relations: effects on health workers
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;18(6):1569-1580, 2013. .
Resumo:Este artigo apresenta as principais mudanças institucionais do mundo do trabalho no Brasil, apontando seus impactos para a organização dos trabalhadores. Uma mudança central, mais recente, é a regulação da terceirização pelo Judiciário Trabalhista. Pesquisas de demandas no Tribunal Superior do Trabalho, de orientações do Ministério Público do Trabalho e de ações sindicais mostram que terceirização e jornada de trabalho são temas que têm afetado diretamente os trabalhadores da saúde. Por meio de uma abordagem sobre as bases institucionais da justiça nos contratos, concluímos que a reforma trabalhista deve tratar da desigualdade de direitos que tem marcado o mercado de trabalho brasileiro (AU).^ipt.
Descritores:Relações Trabalhistas
Recursos Humanos em Saúde
Legislação Trabalhista
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000600009

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Id:337 - (871)
Autor:Brasileiro, Danilo Fernandes; Sanna, Maria Cristina.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Primeiro concurso público para enfermeiros do Departamento Administrativo do Serviço Público^ipt / First civil service examination for nurses at the Administrative Department of Public Service
Fonte:Rev. bras. enferm;68(6):679-683, 2015. .
Resumo:Objetivo: descrever o resultado do primeiro concurso público nacional para enfermeiros realizado pelo Departamento Administrativo do Serviço Público, entre os anos de 1941 e 1942.Método: pesquisa histórico-documental, de abordagem quantitativa.Resultados: inscreveram-se 155 candidatos, com idade entre 21 e 35 anos, sendo 141 (91%) do sexo feminino. 120 candidatos foram aprovados na prova prática. Desses 120 candidatos, 116 prestaram a prova escrita de habilitação. Ao fim, 107 foram aprovados, sendo que 74 (69,1%) eram interinos do serviço público, 59 (55,1%) egressos da Escola de Enfermagem Anna Nery e 10, entre os 20 primeiros aprovados, tiveram participação posterior junto à Associação Brasileira de Enfermagem.Conclusão: embora o certame tenha legitimado a inserção da cultura do mérito na seleção de pessoal na Enfermagem brasileira, percebeu-se mitigação de critérios isonômicos, sobretudo no que se refere à atribuição de conceitos entre as modalidades de provas, resultando na aprovação expressiva dos interinos (AU).^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Administração Pública
Recursos Humanos em Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000601027&lng=en&nrm=iso/&tlng=pt

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Id:333 - (867)
Autor:Esperidião, Elizabeth; Silva, Nathália dos Santos; Caixeta, Camila Cardoso; Rodrigues, Jeferson.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A Enfermagem Psiquiátrica, a ABEn e o Departamento Científico de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental: avanços e desafios^ipt / The Psychiatric Nursing, ABEn and the Scientific Department of Psychiatric and Mental Health Nursing: progress and challenges
Fonte:Rev. bras. enferm;66(n.esp):171-176, 2013. .
Resumo:Este estudo contextualiza a Enfermagem Psiquiátrica e a Saúde Mental no Brasil, considerando os principais marcos históricos, políticos e sociais que influenciam o cuidado de enfermagem nessa área. As reflexões apontam para mudanças no paradigma da atenção psicossocial considerando os aspectos legais que regulamentam as ações, os avanços e desafios vivenciados na prática da Enfermagem Psiquiátrica no contexto assistencial assim como na formação do enfermeiro. É fundamental formar profissionais capazes de atuar na gestão e assistência na perspectiva interdisciplinar e em rede. As conquistas almejadas para esta especialidade perpassam por uma comunidade científica crítica e organizada politicamente que conheça e atenda a realidade dos profissionais. Neste panorama, o Departamento Científico de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, criado pela Associação Brasileira de Enfermagem se instala como uma estratégia para congregar e consolidar o trabalho dos especialistas, visando a excelência da Atenção Especializada em Psiquiatria e Saúde Mental (AU).^ipt.
Descritores:Saúde Mental
Enfermagem Psiquiátrica
Associações Profissionais
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000700022

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Id:329 - (863)
Autor:Silva, Joise Magarão Queiroz; Marques, Patrícia Figueiredo; Paiva, Mirian Santos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Saúde sexual e reprodutiva e enfermagem: um pouco de história na Bahia^ipt / Sexual and reproductive health and nursing: a bit of history in Bahia
Fonte:Rev. bras. enferm;66(4):501-507, 2013. .
Resumo:O estudo objetivou analisar a inclusão dos conceitos de saúde sexual e reprodutiva nos currículos da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, de 1972 a 2006. Utilizou a abordagem qualitativa, a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada com docentes em regime de dedicação exclusiva. Os resultados revelaram que, inicialmente, as disciplinas eram exclusivamente voltadas aos aspectos biológicos da saúde da mulher, enfocando apenas a condição materna. Os conceitos de saúde sexual e reprodutiva, na perspectiva feminista, foram introduzidos posteriormente, para atender demandas de políticas de formação de mão-de-obra na área de saúde, representando também uma ampliação na compreensão da condição social da mulher. Conclui-se que ocorreu uma evolução nos currículos com a introdução desses conceitos, principalmente a partir da década de 1990 (AU).^ipt.
Descritores:Educação em Enfermagem
Enfermagem
Saúde Sexual e Reprodutiva
Currículo
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000400006



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
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