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Id:232 - (581)
Autor:Souza, Renato Ferreira de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:George Herbert Mead: contribuições para a história da psicologia social^ipt.
Fonte:Psicol. soc;23(2):369-378, 2011. .
Resumo:Com este artigo pretende-se contribuir para a compreensão histórica de um autor/personagem da Psicologia. Analisamos e acrescemos conhecimento sobre George Herbert Mead e os desdobramentos de sua teoria psicossocial. Para esse propósito, explicitaremos, no texto, uma das vertentes analíticas utilizadas em nossa dissertação, qual seja: por meio da abordagem social em história da psicologia, confrontamos a vida de Mead com momentos de constituição da psicologia, colocando em relevo aspectos centrais dessa interlocução nem sempre identificados. Correlacionamos a história de Mead com questões sociais, políticas, econômicas e científicas, assim como suas conexões com práticas e valores culturais específicos de sua época. Buscamos compreender sua limitada difusão na ciência psicológica, dando, assim, continuidade ao processo de (re)volta do autor(AU)^ipt.
Descritores:História
Psicologia
Identidade
Teoria Social
rodução Social
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822011000200018
Localização:BR1273.1

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Id:224 - (573)
Autor:Santo, Tiago Braga do Espírito; Oguisso, Taka; Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A profissionalização da enfermagem brasileira na mídia escrita no final do século XIX: uma análise de gênero^ipt.
Fonte:Rev. latinoam. enferm;19(5):1265-1271, 2011. .
Resumo:O objeto é a relação entre a profissionalização da enfermagem brasileira e as mulheres, na veiculação de notícias sobre a criação da Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras, à luz de gênero. O objetivo desta pesquisa foi discutir a vinculação das mulheres no início da profissionalização da enfermagem brasileira, segundo as circunstâncias e evidências da criação da Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras, analisando-se sob a ótica de gênero. As notícias foram analisadas sob o olhar da História Cultural, fundamentada pela concepção de gênero de Joan Scott e da História das Mulheres. A criação da Escola e a prioridade oferecida na mídia, para as mulheres, cristalizam o ideário vocacional da mulher para a enfermagem em uma profissão subjugada ao médico, embora também representasse a conquista de espaço no mundo da educação e do trabalho, reconfigurando a posição social da enfermagem e da mulher, no Brasil.(AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Identidade de Gênero
Trabalho Feminino
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692011000500026

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Id:56 - (66)
Autor:Mott, Maria Lucia.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Gênero, medicina e filantropia: Maria Rennotte e as mulheres na construção da nação^ipt / Gender, medicine and philanthropy: Maria Renotte and women in the building of the nation
Fonte:Cadernos Pagu;(24):41-67, jan. - jun. 2005. .
Resumo:O artigo analisa a trajetória da belga Maria Rennotte que em 1878 mudou-se para o Brasil, onde trabalhou como preceptora, professora e médica. Com seus escritos e sua prática social, Maria Rennotte lutou pelos direitos das mulheres a uma melhor educação, ao acesso a diferentes tipos de trabalho, à obtenção de um corpo mais saudável, à cidadania política. Pregou a participação das mulheres em entidades assistenciais, e fundou uma filial da Cruz Vermelha na capital paulista. A análise de sua trajetória possibilita afirmar que apesar de desconsideradas politicamente, não terem reconhecidos os direitos civis, possuírem limitadas oportunidades educacionais e de trabalho remunerado e serem identificadas basicamente como mães e esposas, pela atuação nas associações filantrópicas as mulheres participaram efetivamente da vida nacional, deixando sua marca nos serviços prestados à população, nas leis, na organização de instituições de ensino e de saúde e no desenvolvimento do conhecimento científico.(AU)^ipt.
Descritores:Biografia como Assunto
Identidade de Gênero
Cruz Vermelha
Pessoal de Saúde
Medicina
Instituições Filantrópicas de Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332005000100004&lng=pt&nrm=iso



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

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