Base de dados:
OHS-PeriRHS
Pesquisar:
OBSTETRICIA []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 2   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 2
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:285 - (805)
Autor:Medeiros, Aline da Silva.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A dinâmica hospitalar da Maternidade Dr. João Moreira, em Fortaleza, nas primeiras décadas do século XX^ipt.
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;20(03):963-981, jul./set. 2013. .
Resumo:A Maternidade Dr. João Moreira, primeiro hospital dedicado a mulheres em Fortaleza, foi criada em março de 1915. Seus objetivos eram diminuir os índices de mortalidade durante o parto e inserir o corpo feminino como objeto da prática médica em Fortaleza. Para isso, disponibilizava suas enfermarias tanto para o atendimento das mulheres da cidade quanto para a realização de curso de formação de parteiras. Neste trabalho, analisamos dinâmicas internas dessa instituição: sua organização espacial, seus regimes de cura e disciplina, sua relação com as pacientes, sua equipe hospitalar etc. A consulta de registros estatísticos e de casos clínicos produzidos por médicos auxiliou o estudo desse que foi um dos principais marcos do desenvolvimento da obstetrícia no Ceará. (AU)^ipt.
Descritores:Parto
Parteira Leiga
Obstetrícia
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-597020130003000012

  2 / 2
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:256 - (605)
Autor:Riesco, Maria Luiza Gonzalez; Tsunechiro, Maria Alice; Leister, Nathalie.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Escola de obstetrícia da Universidade de São Paulo: a história contada no livro de atas (1912-1970)^ipt.
Fonte:Texto & contexto enferm;20(n.spe):164-171, 2011. .
Resumo:Ao longo do Século XX, o ensino da Obstetrícia sofreu inúmeras transformações, que acompanharam as mudanças do modelo de assistência à saúde materna e neonatal e as concepções de formação e atuação profissional na área. Este estudo, de natureza qualitativa e documental, teve como objetivo descrever e analisar as atas de reuniões da Escola de Parteiras de São Paulo. A Escola foi fundada em 1912 e funcionou anexa à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo até 1970, quando foi incorporada à Escola de Enfermagem. As atas registram aspectos do seu funcionamento, como seleção e desempenho das alunas, exames, programas de ensino, mudanças no currículo, corpo docente, calendário escolar, revalidação de diplomas estrangeiros, movimento financeiro e outras questões disciplinares, administrativas e legais do curso. Pode-se inferir que o projeto original de criação da Escola estava "afinado" com o projeto mais amplo da elite médica e social(AU)^ipt.
Descritores:Enfermagem Obstétrica
Obstetrícia
História
Educação
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000500021
Localização:BR1273.1



página 1 de 1

Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3