Base de dados:
OHS-PrimRHS
Pesquisar:
DIRETRIZES []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 18   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 18
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:449 - (724)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Valler Filho, Wladimir
Título:O Brasil e a crise haitiana: a cooperação técnica como instrumento de solidariedade e de ação diplomática^ipt Brazil and Haitian crisis: technical cooperation as an instrument of solidarity and diplomatic action-
Fonte:Brasília; FUNAG; 2007. 394 p. .
Resumo:O trabalho constitui-se em uma análise dos esforços que o Brasil desenvolve no campo da cooperação técnica no Haiti. É feito basicamente em duas partes, a primeira dedicada ao tema da cooperação técnica, em termos gerais, e a segunda, focalizada na experiência da cooperação com o Haiti como estudo de caso^ipt.
Descritores:Cooperação Técnica
Fidelidade a Diretrizes
Brasil
 Haiti
Meio Eletrônico:http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=168965
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - I-01 - 012

  2 / 18
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:321 - (500)
Autor:Organización Panamericana de la Salud.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Reunion del Comité Asesor de la OPS sobre Investigaciones Médicas^ies.
Fonte:Educación Médica y Salud;11(3):323-326, 1977. .
Resumo:Discurso de Eduardo Aldana, diretor do Instituto SER de Investigación – Bogotá, Colômbia, membro do Comitê Assessor da OPS sobre Investigações Médicas, na Reunião Especial de Ministros da Saúde das Américas, que teve como objetivo analisar a situação dos processos de expansão e cobertura dos serviços de saúde. Dentre os assuntos abordados em seu discurso, a nutrição foi tema de especial atenção, mencionando a formação de um grupo de trabalho sobre o programa de investigações da OPS, do qual participaram membros de pessoal e assessores da Divisão de Saúde da Família e os diretores e pessoal técnico do Instituto de Alimentação e Nutrição do Caribe, de Kingston, Jamaica e Instituto de Nutrição do Centro América e Panamá e o Centro Latino-Americano de Perinatologia e Desenvolvimento Humano de Montevidéu. O grupo presidido pelo Dr Carlos Daza, Assessor Regional da OPS em Nutrição, se dedicou a examinar as principais atividades de investigação de cada um dos Centros mencionados, identificar os campos que oferecem possibilidades de colaboração e coordenação e propor um plano de atividades de cooperação entre os centros e a OMS. Alertou também em sua fala, a necessidade de transferir tecnologia de uma maneira equilibrada, afirmando que na realidade a tecnologia apropriada é aquela que estimula a máxima participação do setor nacional e reduz ao mínimo os efeitos adversos que sua aplicação pode ocasionar na estrutura social^ipt.
Descritores:Nutrição
Fidelidade a Diretrizes
Programas de Nutrição
Avaliação em Saúde
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Cooperação Técnica
Cooperação Internacional
Serviços de Saúde
Organización Mundial de la Salud
 Organização Pan-Americana da Saúde
Localização:OHS/ORH - C-02 - 022

  3 / 18
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:319 - (498)
Autor:Organización Panamericana de la Salud.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Conferencia Panamericana Sobre Planificación de Recursos Humanos en Salud: recomendaciones^ies.
Fonte:Educación Médica y Salud;7(3-4):413-420, 1973. .
Conferência:Apresentado em: Primera Conferencia Panamericana Sobre Planificación de Recursos Humanos en Salud, Ottawa, 10-14 sept. 1973.
Resumo:Reproduz as recomendações da Conferência Pan-americana Sobre Planejamento e Recursos Humanos em Saúde, organizadas pelos seguintes itens: Programas nacionais de planejamento de recursos humanos em saúde; articulação com o planejamento da educação, instituições de formação em saúde e participação da comunidade; sistemas de informação sobre recursos humanos em saúde; metodologia para estimativa qualitativa e quantitativa de pessoal de saúde; pautas de orientação para formulação de programas de recursos humanos; formação de planejadores e pessoal de saúde; pesquisa em planejamento de recursos humanos; e cooperação da OPAS^ipt.
Descritores:CONGRESSOS
ORGANIZACAO PAN-AMERICANA DA SAUDE
DIRETRIZES PARA O PLANEJAMENTO EM SAUDE
SISTEMAS DE INFORMACAO
RECURSOS HUMANOS EM SAUDE
PESQUISA SOBRE RECURSOS HUMANOS DE SAUDE
PESSOAL DE SAUDE/educ
COOPERACAO INTERNACIONAL
AMERICA LATINA
 REGIAO DO CARIBE
Localização:OHS/ORH - C-02 - 021

  4 / 18
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:317 - (496)
Autor:Confrey, Eugene A.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Aspectos políticos de la planificación de recursos humanos para la salud^ies.
Fonte:Educación Médica y Salud;7(3-4):285-304, 1973. .
Resumo:Assinala que quase todas as atividades relacionadas ao planejamento se desenvolvem num ambiente político e são influenciadas por forças políticas. Nesse sentido, analisa o conceito de política e os fatores que o planejador deve levar em conta ao procurar induzir a introdução de reformas destinadas a melhorar o desenvolvimento de recursos humanos para a saúde. Entre outros aspectos, trata da informação sobre os recursos disponíveis, da educação e do treinamento, do recrutamento e do desenvolvimento, da distribuição e utilização dos recursos, e de novas formas de serviços de saúde. Ao proceder à análise das políticas, o autor formula quatro recomendações para melhorar as decisões referentes a recursos humanos em saúde: a - dar ênfase ao fato de que os problemas de recursos humanos não são simplesmente de natureza técnica ou científica; b - tomam-se as decisões de política primordialmente com base em juízo de valores; c - deve-se dar maior atenção à análise da política de saúde; e d - deve-se conformar a análise das políticas de recursos humanos em saúde a um contexto em que se relacione a teoria com os fatos empíricos. (AU)^ies.
Descritores:DIRETRIZES PARA O PLANEJAMENTO EM SAUDE
RECURSOS HUMANOS EM SAUDE
FATORES POLITICOS
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/42025.pdf
Localização:OHS/ORH - C-02 - 019

  5 / 18
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:316 - (495)
Autor:Sonis, Abraam.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Bases para la formulación de una política de recursos humanos a nivel nacional^ies.
Fonte:Educación Médica y Salud;7(3-4):265-284, 1973. .
Resumo:Assinala que o planejamento dos recursos humanos em saúde não pode ser focalizado isoladamente, já que é parte integrante do sistema de atendimento da saúde. Acredita que se deve entender por planejamento o processo que tem por objetivo introduzir modificações no sistema, e que se deve concebê-lo como uma busca racional de mecanismos de administração futura. Logo, o planejamento e a política são inseparáveis; ambos são fases de um mesmo processo. A formulação e a aplicação de uma política de recursos humanos em saúde exige uma visão simultânea de variáveis de interação mútua, que se manifestam num contexto complexo e fortemente influenciado por fatores de natureza diversa. Cabe às universidades desempenhar um papel de destaque na formulação dessa política, para o que se devem transformar em verdadeiros centros de experiência na matéria. Será necessário eliminar dos órgãos educacionais as restrições que obrigam à adoção de padrões docentes prefixados que se baseiam fundamentalmente no ensino e não na aprendizagem. Tal política deve também levar em consideração a filosofia, a estrutura e a administração dos órgãos de ensino, de modo que haja coincidência de objetivos. Deve, além disso, contemplar uma profunda revisão das necessidades que enfrenta o setor da saúde ao se defrontar com problemas cuja solução não pode ser protelada por se tratarem de terminantes necessidades da população. Entre outros conceitos que se deverão levar em conta na aplicação de uma política de recursos humanos em saúde, assinala os seguintes: a comunidade deve estar consciente de seu papel na formação de recursos, a fim de tomar parte ativa em sua orientação; deve-se facilitar a divulgação precoce das características e possibilidades de cada profissão de saúde entre os estudantes secundários; devem-se estabelecer adequadas condições de trabalho para o pessoal; será preciso melhorar a utilização do pessoal de saúde existente; deve-se facilitar a mobilidade vertical e horizontal nas profi...(AU)^ies.
Descritores:FORMULACAO DE POLITICAS
RECURSOS HUMANOS EM SAUDE
DIRETRIZES PARA O PLANEJAMENTO EM SAUDE
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/42024.pdf
Localização:OHS/ORH - C-02 - 018

  6 / 18
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:315 - (494)
Autor:Andrade, Jorge.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Problemas y perspectivas de la planificación de recursos humanos para la salud en la América Latina^ies.
Fonte:Educación Médica y Salud;7(3-4):253-263, 1973. .
Resumo:Declara que, como no resto do mundo, o planejamento de recursos humanos na América Latina só despertou interesse nos últimos anos e recém começa a desenvolver-se. Assinala a sucessão de reuniões de âmbito nacional e internacional em que, de 1953 até hoje, faz-se explícita a importância do planejamento de recursos humanos, e analisa os problemas com que o processo se defronta na América Latina. Entre outros problemas analisados, destaca os seguintes: decisões sobre recursos humanos fora do contexto do planejamento geral de saúde; focalização da matéria por diferentes grupos ocupacionais; informação inadequada; dissociação entre o planejamento da saúde e o da educação; organização inadequada do setor da saúde; condições da escolha de carreira; existência de pessoal sem formação oficial; resistência à transferência de funções; indefinição de políticas e desatenção aos aspectos socioculturais; ausência de unidades responsáveis pelo planejamento de recursos humanos para a saúde. Sustenta, finalmente, que as perspectivas de trabalho serão tanto mais amplas e promissoras quanto maior for a consciência que se tiver da importância e da complexidade do assunto. (AU)^ipt.
Descritores:DIRETRIZES PARA O PLANEJAMENTO EM SAUDE
RECURSOS HUMANOS EM SAUDE
AMERICA LATINA
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/42023.pdf
Localização:OHS/ORH - C-02 - 017

  7 / 18
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:282 - (461)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Brasil. Secretaria de Planejamento; *.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico*.
Título:Programa de epidemiologia: seminário sobre formação de recursos humanos^ipt ..-
Fonte:Brasília; CNPq; 1982. 32 p. ^bilus.
Resumo:Aborda a questão da implementação de diretrizes para formação de recursos humanos e desenvolvimento de pesquisas orientadas para melhor conhecimento e atendimento às necessidades individuais e coletivas de saúde da população^ipt.
Descritores:RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
Qualidade da Assistência à Saúde
Diretrizes
Formação de Recursos Humanos
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Congressos
BRASIL
Meio Eletrônico:http://observatoriohistoria.coc.fiocruz.br/lildbi/docsonline/Brasil_Secret_de_Plan_1982_ID620.pdf
Localização:OHS/ORH - E-04- 006

  8 / 18
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:264 - (443)
Autor:Elzinga, Aant.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:A Unesco e a política de cooperação internacional no campo da ciência^ipt.
Fonte:In: Maio, Marcos Chor.Ciência, política e relações internacionais: ensaios sobre Paulo Carneiro^ipt. Rio de Janeiro, Fiocruz, 2004. .
Resumo:Trata do processo de criação da Unesco e de sua atuação até as últimas décadas do século XX. Destaca a atuação de Joseph Needham e Julian Huxley, com seus discursos sobre a responsabilidade social da ciência e sobre a defesa de políticas que contribuíssem para a difusão da ciência como bem público, acessível a todos os países, em especial aos países periféricos. Além de analisar o processo de constituição da Unesco como organismo inter-governamental, o autor acompanha suas iniciativas de participação e interferência no debate de temas candentes como a energia nuclear, as políticas científicas, a exploração de recursos naturais e o desenvolvimento sustentável. Considera marcante o papel desempenhado pela Unesco como fórum para os países do Terceiro Mundo e espaço de questionamento do imperialismo científico e cultural^ipt.
Descritores:Fidelidade a Diretrizes
Atos Internacionais
Políticas e Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação
Política Social
Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura
Agências Internacionais

  9 / 18
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:250 - (429)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Brasil. Ministério da Educação e Cultura. Departamento de Assuntos Universitários*.
Título:Estudo sobre a formação e utilização dos recursos humanos na área da saúde^ipt ..-
Fonte:Brasília; Departamento de Documentação e Divulgação; 1976. .
Resumo:Propõe diretrizes para as ações que permitam a correção das principais distorções que vêm ocorrendo na preparação e utilização de recursos humanos no setor de saúde^ipt.
Descritores:Formação de Recursos Humanos
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Diretrizes para o Planejamento em Saúde
Recursos Humanos em Saúde
Educação em Saúde
Desenvolvimento de Programas
Políticas, Planejamento e Administração em Saúde
Políticas Públicas de Saúde
Meio Eletrônico:http://observatoriohistoria.coc.fiocruz.br/lildbi/docsonline/Estudo_sobre_ formacao_e_utilizacao_dos_recursos_humanos_na_area_da_saude_583.pdf
Localização:OHS/ORH - E-01 - 008

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:227 - (406)
Autor:Pierantoni, Célia Regina; Varella, Thereza Christina; França, Tânia.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Recursos humanos e gestão do trabalho em saúde: da teoria à prática^ipt.
Fonte:Cadernos RH Saúde;3(1):27-38, mar. 2006. .
Resumo:Aborda questões sobre: a ausência da política de recursos humanos em saúde apontando as prováveis razões e retrata através de um quadro os aspectos estruturais de RH; desigualdade da distribuição da rigueza no mundo e o foco das agencias bilaterais e multilaterais em reduzir a pobreza dos países menos desenvolvidos; a importância do planejamento e gerenciamento de recursos humanos em saúde como pontos nodais para o equacionamento dos profundos problemas relacionados a baixa capacidade institucional, particularmente para implementação de política setorial. Descreve os objetivos da agenda internacional; estratégias da OMS focalizadas para a área de recursos humanos a serem implantadas a curto, médio e longo prazos e a complexidade que envolvem essas ações^ipt.
Descritores:Recursos Humanos em Saúde
Administração de Recursos Humanos em Saúde
Políticas, Planejamento e Administração em Saúde
Políticas Públicas de Saúde
Ação Intersetorial
Sistemas de Saúde
Desenvolvimento de Pessoal
Diretrizes para o Planejamento em Saúde
Formulação de Políticas
Desenvolvimento da Comunidade
Meio Eletrônico:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_rh.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C-04 - 024

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:160 - (339)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Kowarick, Lucio
Título:Estratégias do planejamento social no Brasil^ipt ..-
Fonte:São Paulo; Centro Brasileiro de Análise e Planejamento; 1971. 137 p. . (Cadernos CEBRAP, 2).
 (Cadernos CEBRAP, 2).
Resumo:Analisa os principais planos e programas de desenvolvimento adotados pelos governos brasileiros das últimas décadas, com enfoque nos itens sociais que compõem as diretrizes governamentais - educação, saúde pública, habitação e previdência social. Demonstra que tais itens tendem a ser elementos secundários, dependentes, ou mesmo nulos nos planos e programas. Também com base na análise delineia três modalidades de planejamento social, conforme elas se apresentem nas sucessivas políticas econômicas governamentais, nas quais o planejador concebe a meta social como um fim em si, como uma variável dependente de processos econômicos, ou, em termos vagos, como exigência do sistema social global. (AU)^ipt.
Descritores:PLANEJAMENTO SOCIAL
Diretrizes para o Planejamento em Saúde
Programas e Projetos de Saúde
BRASIL
Localização:OHS/ORH - D-01 - 478

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:145 - (324)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Brasil. Ministério da Saúde; *.Brasil. Fundo das Nações Unidas para a Infância; *.Rotary Clube Internacional; *.Organização Pan-Americana da Saúde*.
Título:[Termo de convênio firmado entre o Ministério da Saúde, o Rotary Club Internacional, o Fundo das Nações Unidas Para a Infância e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde]^ipt ..-
Fonte:Brasília; s.n; 05 ago. 1987. [7] p. .
Resumo:Termo de convênio firmado entre o Ministério da Saúde, o Rotary Clube Internacional, o Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef) e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde, para execução do Plano de Ação Nacional Qüinqüenal 1987-1991 do Programa Ampliado de Imunização Para as Américas. Estabelece e regula a cooperação técnica entre as partes, cujos objetivos são imunizar todas as crianças e erradicar o vírus selvagem da poliomielite na região das Américas até 1990, além das metas especificadas no Plano de Ação Nacional. Define responsabilidades e compromissos das partes convenentes quanto à dita cooperação. Assinam o documento o ministro da Saúde Roberto Figueira Santos; o presidente da Companhia Pólio Plus no Brasil Archimedes Teodoro, pelo Rotary Clube Internacional; o representante da Unicef no Brasil John J. Donohue; e o diretor geral da OPAS Carlyle Guerra de Macedo^ipt.
Descritores:Governo Federal
AGÊNCIAS INTERNACIONAIS
COOPERACAO INTERNACIONAL
POLIOMIELITE/prev
ACORDOS DE COOPERAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE SAÚDE
POLÍTICA DE SAÚDE
FIDELIDADE A DIRETRIZES
CONVÊNIOS INTERNACIONAIS
BRASIL
Localização:OHS/ORH - A-01 - 032

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:50 - (229)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Organización Panamericana de la Salud*.
Título:Reunión Especial de Ministros de Salud de las Américas: informe final y discursos^ies ..-
Fonte:Washington; Organización Panamericana de la Salud; sept. 1969. 146 p. .
Conferência:Apresentado em: Reunión Especial de Ministros de Salud de las Américas, Buenos Aires, 14-18 out. 1968.
Resumo:Consideram-se alguns aspectos quanto à saúde nas Américas, destacados pelas Carta de Punta del Este e Declaração dos Presidentes da América, a partir dos quais organizam-se recursos para satisfazer as necessidades básicas de saúde da região. Apresenta as recomendações da reunião, elaboradas com base nos objetivos do Plano Decenal de Saúde da Carta de Punta del Este e nas metas da mencionada declaração: controle de doenças transmissíveis; estado de erradicação da malária nas Américas; saneamento, ciências do ambiente e engenharia sanitária; proteção materno-infantil e métodos de orientação integral da família em aspectos de saúde; política de alimentação e nutrição; planos nacionais de saúde e melhoria da organização e administração dos serviços de saúde; serviços de saúde nos projetos de modernização da vida rural; desenvolvimento de recursos humanos para a saúde; pesquisa e tecnologia para a saúde e bem-estar; legislação de saúde; laboratórios de referência e controle de qualidade de medicamentos. Avalia as medidas e iniciativas realizadas pelos governos em cumprimento aos objetivos da Carta de Punta del Este. Recomenda a constituição de um fundo, sob a administração da OPAS, para financiamento a longo prazo de programas de saúde. Inclui a íntegra dos discursos e comunicações proferidas nas diversas seções por presidentes, secretários de estado e ministros, autoridades da OMS, OSP e OPAS [DP](AU)^ipt.
Descritores:PRIORIDADES EM SAUDE
DIRETRIZES PARA O PLANEJAMENTO EM SAUDE
ADMINISTRACAO E PLANEJAMENTO EM SAUDE/tend
COOPERACAO INTERNACIONAL
Atos Internacionais
AMERICAS
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/English/OD/33842.pdf
Localização:OHS/ORH - F-01- 005

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:43 - (222)
Autor:Organización Panamericana de la Salud.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Educación para la salud^ies.
Fonte:In: Organización Panamericana de la Salud.Reunión Especial de Ministros de Salud de las Américas^ies. Washington, Organización Panamericana de la Salud, sept. 1969. p.290-295.
Conferência:Apresentado em: Reunión Especial de Ministros de Salud de las Américas, Buenos Aires, 14-18 oct. 1968.
Resumo:Discorre sobre os principais problemas de educação para a saúde na região. Informa sobre a política da OPAS para esse campo e as atividades a ele concernentes, desenvolvidas pela organização e por países das Américas Latina e Central. Propõe plano de ação baseado nos seguintes pontos: prosseguir colaborando com os governos para o desenvolvimento de uma filosofia e uma estrutura educacional para a saúde próprias a cada país; empreender análise sistemática sobre os componentes sociais e educativos do processo de planejamento em saúde; colaborar na análise da estrutura administrativa da saúde, realizada por ministérios ou secretarias de saúde; estimular ações governamentais em educação para a saúde no meio rural; colaborar na revisão e avaliação do plano de trabalho das unidades de educação para a saúde dos serviços nacionais de erradicação da malária; fomentar a educação das comunidades rurais, de modo que os serviços públicos de água potável sejam autofinanciáveis; incrementar a educação para a saúde visando uma maior aceitação, por parte da população, de programas de imunização contra a varíola; estimular o componente educativo nos programas de saúde materno-infantil; apoiar e colaborar para o treinamento em educação para a saúde de especialistas e demais profissionais, nas escolas de saúde pública; fomentar a introdução ou o reforço do ensino de educação para a saúde e disciplinas afins, nas escolas de formação de profissionais da saúde, assim como estimular a cooperação entre essas escolas e as unidades educativas dos órgãos governamentais de saúde; estimular a introdução ou o reforço do ensino da saúde na educação primária e secundária, integrando alunos e professores em programas comunitários de saúde; e fomentar a pesquisa em educação em saúde(AU)^ipt.
Descritores:EDUCACAO EM SAUDE/rec hum
Educação Profissional em Saúde Pública/rec hum
DIRETRIZES
AMERICAS
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/English/OD/47602.pdf
Localização:OHS/ORH - F-01- 008

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:41 - (220)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Organización Panamericana de la Salud*.
Título:Reunión Especial de Ministros de Salud de las Américas: documentos de trabajo^ies ..-
Fonte:Washington; Organización Panamericana de la Salud; sept. 1969. 340 p. ^btab, ^bgraf.
Conferência:Apresentado em: Reunión Especial de Ministros de Salud de las Américas, Buenos Aires, 14-18 oct. 1968.
Resumo:Documentos de referência para as discussões realizadas durante o evento, cujos objetivos foram: estabelecer um plano de operações para efetivar as decisões da Reunião de Punta del Este (Uruguai, 1967); e definir metas, técnicas, procedimentos e responsabilidades nacionais e internacionais sobre os problemas de saúde nas Américas. Os artigos versam sobre o estado atual das doenças transmissíveis; a erradicação do Aedes aegypti e da malária; câncer; saúde pública e educação veterinária; estatísticas de saúde da OPAS; abastecimento e tratamento de água; política alimentar e nutrição; enfermaria; saúde mental; saúde dental; pesquisa e tecnologia em saúde e bem-estar; planos nacionais de saúde; proteção materno-infantil e orientação integral da família em aspectos de saúde; educação e desenvolvimento de recursos humanos em saúde; serviços de saúde nos projetos de modernização rural; legislação; controle de qualidade de medicamentos; a saúde no Mercado Comum Latino-americano [DP](AU)^ipt.
Descritores:DIRETRIZES PARA O PLANEJAMENTO EM SAUDE
CONGRESSOS
AMERICAS
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/English/OD/47602.pdf
Localização:OHS/ORH - F-01- 005

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:32 - (211)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Organización Panamericana de la Salud; *.Oficina Sanitaria Panamericana*.
Título:III Reunión Especial de Ministros de Salud de las Americas^ies ..-
Fonte:Washington; Oficina Sanitaria Panamericana; sep. 1973. 260 p. .
Conferência:Apresentado em: Reunión Especial de Ministros de Salud de las Américas, 3, Santiago, oct. 2-9, 1972.
Resumo:Atas resumidas das sessões plenárias e das comissões e informe final do evento, realizado no âmbito do Programa do Segundo Decênio das Nações Unidas Para o Desenvolvimento, com os objetivos de analisar os progressos da saúde do continente americano no decênio anterior, identificar os problemas mais relevantes e estabelecer metas para o período de 1971 a 1980 [DP](AU)^ipt.
Descritores:CONGRESSOS
PLANEJAMENTO EM SAUDE/tend
DIRETRIZES PARA O PLANEJAMENTO EM SAUDE
AMERICAS
 BRASIL
Localização:OHS/ORH - F-01 - 010

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:12 - (191)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Organización Panamericana de la Salud. Centro Panamericano de Planificación de la Salud*.
Título:Formulación de políticas de salud^ies ..-
Fonte:Santiago; Centro Panamericano de Planificación en Salud; 1975. 59 p. ^bquadros.
Resumo:Apresenta conceitos e orientações sobre formulação de políticas de saúde, com enfoque no planejamento. Descreve os componentes políticos, tecno-administrativos e tecno-operacionais dos serviços e do planejamento da saúde. Estabelece as relações entre formulação de políticas de saúde e planejamento. Indica os principais elementos metodológicos para a formulação de políticas de saúde, incluindo definição de proposições políticas, análise de factibilidade e coerência e desenho das respectivas estratégias. Discute as formas documentais e jurídicas em que a política pode ser elaborada, segundo seu conteúdo, uso, necessidades estratégicas e demandas operacionais de execução. Aborda os aspectos da situação de saúde (estado de saúde, serviços e sistemas de saúde e seus condicionamentos) que podem ser objeto de formulação de políticas [DP](AU)^ipt.
Descritores:FORMULACAO DE POLITICAS
DIRETRIZES PARA O PLANEJAMENTO EM SAUDE
PLANEJAMENTO EM SAUDE/métodos
POLITICA DE SAUDE
Localização:OHS/ORH - E-04 - 008; BR526.1; 362.1, C397f; US1.1

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:1 - (180)
Autor:Oficina Sanitaria Panamericana.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Reunión de Ministros de Salud - Grupo de Estudio: informe final^ies.
Fonte:Boletín de la Oficina Sanitaria Panamericana;55(1):1-49, mar. 1963. ^bilus, ^bFoto oficial dos ministros participantes do evento; fotos da sessão inaugural e de sessão plenária.
Conferência:Apresentado em: Reunión de Ministros de Salud - Grupo de Estudio, Washington, 15-20 abr. 1963.
Resumo:Informe sobre o evento, com considerações sobre a saúde nas Américas no que tange a: saúde e desenvolvimento econômico e social; os grandes problemas de saúde da região e critérios para priorizá-los; as condições presentes e perspectivas; medidas de caráter geral e específico para o cumprimento do Plano Decenal de Saúde Pública da Aliança Para o Progresso. Inclui recomendações aos governos e organismos internacionais acerca de: erradicação de endemias; nutrição; saneamento; planejamento de saúde e melhoras nos serviços; educação e treinamento de profissionais; pesquisas; aumento na expectativa de vida das populações; criação de um mercado comum latino-americano de produtos para diagnóstico; prevenção e tratamento de enfermidades; estratégias para redução de custos e controle de qualidade de medicamentos; participação da mulher no Plano Decenal de Saúde Pública da Aliança Para o Progresso; criação de comissões nacionais pró-Aliança Para o Progresso; e articulação das organizações internacionais com os planos nacionais de saúde. Anexos: lista de participantes; programa de temas(AU)^ipt.
Descritores:DIRETRIZES PARA O PLANEJAMENTO EM SAUDE
REUNIOES DE CONSENSO
Programas e Projetos de Saúde
Serviços de Saúde
Serviços de Saúde
Américas
 Controle de Doenças Transmissíveis
 Saneamento
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v55n1p1.pdf
Localização:OHS/ORH - C-02 - 025; US1.1



página 1 de 1

Esta interface de busca dá acesso a uma base de dados reunindo as referências completas das fontes primárias utilizada no processo de pesquisa. Em vários casos é possível o acesso ao texto completo do documento. Em sua maior parte, além dos campos clássicos de descrição documental, as referências contém também Notas Críticas que agregam informações sobre o potencial informativo da fonte e o contexto histórico da sua produção.

Base de dados  OHS-PrimRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3