Base de dados:
OHS-PeriRHS
Pesquisar:
INSTITUCIONALIZACAO []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 3   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 3
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:100 - (110)
Autor:Santos, Tânia Cristina Franco; Barreira, Ieda de Alencar.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A mulher e a enfermeira na nova ordem social do Estado Novo^ipt / The woman and the nurse in the new social order at Estado Novo
Fonte:Texto & contexto enferm;17(3):[587-593], jul. - set. 2008. .
Resumo:O objeto de estudo é a luta histórica de enfermeiras brasileiras pela institucionalização da profissão, no bojo de rupturas verificadas na sociedade brasileira, mediante a implantação da ditadura do Estado Novo (1937-1945). Objetivos: analisar as implicações da questão de gênero para a profissionalização da mulher e da enfermeira na sociedade brasileira; e discutir as estratégias empreendidas pelas enfermeiras relativas à institucionalização da enfermagem no contexto de uma ditadura nos anos 30/40. Fontes: seis artigos relativos ao tema e documentos escritos do Centro de Documentação da Escola de Enfermagem Anna Nery, revisitados no período de 01 de outubro a 20 de dezembro de 2007. Os dados, classificados, contextualizados e interpretados à luz do pensamento de Pierre Boudieu, evidenciaram que a profissão de enfermeira contribuiu para inserção de mulheres em espaços públicos ocupados por homens. (AU)^ipt.
Descritores:Enfermagem
Saúde da Mulher
História da Enfermagem
Institucionalização
Prática Profissional
Gênero e Saúde
Feminismo
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072008000300021&lng=pt&nrm=iso

  2 / 3
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:99 - (109)
Autor:Vilar, Benevina Maria; Borges, Lorena Dayse Vilarinho Nunes Magalhães; Santos, Ana Maria Ribeiro dos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Escola Maria Antoinette Blanchot e a institucionalização do ensino auxiliar de enfermagem no Piauí^ipt / Maria Antoinette Blanchot School and the institucionalization of practical nursing education in Piauí, Brazil
Fonte:Rev. bras. enferm;61(5):[647-652], set. - out. 2008. .
Resumo:O estudo tem como objeto a primeira escola de enfermagem do Piauí e a institucionalização do ensino auxiliar de enfermagem. Objetivou descrever e analisar seu processo de institucionalização como marco no ensino auxiliar de enfermagem no Estado. Estudo histórico que se utilizou da história oral temática. As fontes primárias de dados foram sete entrevistas realizadas com personagens que trabalharam na escola. Utilizaram-se ainda fontes documentais, como também fontes secundárias. Os resultados retrataram a trajetória da Escola, enfatizando sua criação e dinâmica interna, ressaltando a sua importância como primeiro espaço de formação profissional de enfermagem. O estudo apresentou ainda a importância das irmãs de caridade de São Vicente de Paulo e das primeiras enfermeiras na construção e desenvolvimento da Escola. (AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Institucionalização
Educação Técnica em Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672008000500019&lng=pt&nrm=iso

  3 / 3
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:37 - (47)
Autor:Pimenta, Tânia Salgado.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Transformações no exercício das artes de curar no Rio de Janeiro durante a primeira metade do Oitocentos^ipt.
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;11(supl.1):67-92, 2004. .
Resumo:Este artigo tem como objetivo analisar as transformações pelas quais passou o exercício das práticas de curar entre os anos 1828 e 1855, sobretudo no Rio de Janeiro. Observa-se, nesse período, a organização dos médicos acadêmicos em torno da Faculdade de Medicina, da Academia Imperial de Medicina e de periódicos especializados, ao mesmo tempo que os terapeutas populares perdiam espaço para legalizar as suas atividades. Comparamos então as mudanças na legislação e a ação dos órgãos fiscalizadores com a atuação dos terapeutas não-oficializados e a procura da população por seus serviços. Sobressaem da análise os conflitos derivados da tentativa de a medicina acadêmica se impor sobre as demais artes de curar, demonstrando a dificuldade daquela em estabelecer o monopólio das atividades terapêuticas. (AU)^ipt.
Descritores:Cura/hist
Licenciamento em Medicina
Institucionalização
Medicina
Saúde Pública
Saúde Pública/legis
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702004000400004&lng=pt&nrm=iso



página 1 de 1

Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3