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Id:363 - (897)
Autor:Scochi, Maria José; Mishima, Silvana Martins; Peduzzi, Marina.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Maria Cecília Puntel de Almeida: construtora de pontes entre Enfermagem e a Saúde Coletiva brasileira^ipt / Maria Cecília Puntel de Almeida: builder of bridges between Nursing and Public Health in Brazil
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(12):3891-3896, 2015. .
Resumo:A Professora Maria Cecília Puntel de Almeida (1944-2009) construiu uma trajetoria profissional e acadêmica marcada pela busca e fortalecimento da interface entre a Enfermagem e a Saúde Coletiva brasileira. Esta conexão e a compreensão da complexidade dos problemas de saúde e das necessidades das pessoas em busca de cuidado foram reconhecidas por Cecília, desde o início de sua carreira e se fazem presente, tanto na produção científica, quanto nas suas contribuições nos diversos campos em que atuou. Para além da concepção do processo de trabalho da enfermagem, Cecília também contribuiu para se pensar as práticas em saúde e a formação multiprofissional na construção de saberes diferenciados, tendo como perspectiva a luta pela democracia na saúde e a compreensão desta como direito de cidadania (AU).^ipt.
Descritores:Enfermagem
Saúde Pública
Educação Superior
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015001203891

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Id:357 - (891)
Autor:Paiva, Carlos Henrique Assunção.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Izabel dos Santos e a formação dos trabalhadores da saúde^ipt / Izabel dos Santos and the training of the health workers
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(6):1785-1793, 2015. .
Resumo:Este artigo aborda a trajetória de Izabel dos Santos (1927-2010) como uma forma de discutir as conexões entre agendas e escolas sanitárias no Brasil contemporâneo. Dá destaque à sua formação e suas atividades no Serviço Especial de Saúde Pública (SESP), na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e na formula-ção e implementação de programas nacionais de formação de recursos humanos em saúde desde o final dos anos 1970. Ressalta o papel central de Izabel dos Santos na formulação e implementação das políticas de formação de trabalhadores de saúde, em especial dos técnicos e auxiliares na área de enfermagem, ocupando um lugar importante na história da saúde coletiva brasileira (AU).^ipt.
Descritores:Enfermagem
Formação de Recursos Humanos
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000601785

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Id:344 - (878)
Autor:Martiniano, Claudia Santos; Andrade, Paula Stefânia de; Magalhães, Fernanda Carla; Souza, Fernanda Ferreira de; Clementino, Francisco de Sales; Uchôa, Severina Alice da Costa.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Legalização da prescrição de medicamentos pelo enfermeiro no Brasil: história, tendências e desafios^ipt / Legalization of nurse prescribing of medication in Brazil: history, trends and challenges
Fonte:Texto & contexto enferm;24(3):809-817, 2015. .
Resumo:Objetivou-se identificar os contornos legais e normativos da prescrição de medicamentos por enfermeiros no Brasil apontando sua história, tendências e desafios. Estudo exploratório, realizado por meio de pesquisa documental da legislação da enfermagem, normatizações do Ministério da Saúde e do setor saúde que abordam a questão. Seguiram-se as etapas do estudo documental e a análise de conteúdo dos dados. A categoria da enfermagem contribuiu para a legalização da prescrição, porém não para a sua legitimação; na Atenção Básica, essa atribuição está consolidada por meio de protocolos e legislação, embora sem estratégia clara de acompanhamento pelo Ministério da Saúde; observa-se resistência em algumas normatizações dentro do setor saúde. Conclui-se que há tendência da prescrição de medicamento, por enfermeiros, permanecer apenas na legalidade e o principal desafio é alcançar a legitimidade (AU).^ipt.
Descritores:Enfermagem
Legislação de Enfermagem
Prescrição de Medicamentos
Prática Profissional
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072015000300809&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:343 - (877)
Autor:Bellaguarda, Maria Lígia dos Reis; Padilha, Maria Itayra; Pires, Denise Elvira Pires de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Conselho regional de enfermagem de Santa Catarina (1975-1986): importância para a profissão^ipt / Regional nursing council of Santa Catarina (1975-1986): importance for the profession
Fonte:Texto & contexto enferm;24(3):654-661, 2015. .
Resumo:Pesquisa histórico-social, de abordagem qualitativa, com objetivo de resgatar o processo de implantação do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina e caracterizar sua importância para a profissão. Apresenta sustentação teórica nas ideias de Eliot Freidson e na História Nova. Na metodologia, utiliza-se a história oral temática e a pesquisa documental, envolvendo oito enfermeiras(os) que participaram do órgão representativo no recorte temporal. Os preceitos da Análise de Conteúdo orientaram a análise de dados, os quais foram organizados segundo as gestões do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina de 1975 a 1986. Na implantação do Conselho, verificou-se frágil conhecimento da categoria acerca dos objetivos do órgão regulamentador e lentidão do processo fiscalizatório. Conclui-se que a importância da criação do Conselho para a profissão era entendida pelas lideranças e pouco pelo conjunto dos profissionais do Estado (AU).^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Sociologia
Organização Social
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072015000300654&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:342 - (876)
Autor:Carvalho, Juliana Bonetti de; Borenstein, Miriam Süsskind; Maia, Ana Rosete; Caravaca-Morera, Jaime Alonso.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Hospital universitário da Universidade Federal de Santa Catarina: o saber-poder das enfermeiras docentes (1975-1980)^ipt / University hospital of the Federal University of Santa Catarina: the knowledge-power of nurse teachers (1975-1980)
Fonte:Texto & contexto enferm;24(3):766-774, 2015. .
Resumo:O objetivo foi historicizar a criação do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina e o poder das enfermeiras docentes na organização da enfermagem deste hospital, a partir de seus saberes. Estudo qualitativo, abordagem sócio-histórica que utiliza história oral temática e análise documental. Foram realizadas entrevistas com cinco enfermeiras docentes e um médico. Os dados foram categorizados utilizando-se análise de conteúdo temática, com base no referencial foucaultiano. Os resultados demonstraram que o processo de construção do hospital e a organização da enfermagem foram permeados por lutas e resistências. As enfermeiras docentes exerceram o poder, garantindo conquistas, em virtude de seus saberes. Conclui-se que, a partir do saber constituído pelas enfermeiras docentes, da adequada postura profissional e da vontade de prestar uma assistência de qualidade, a enfermagem conquistou seu espaço e organizou um Serviço de Enfermagem sistematizado no referido hospital, que serviu de modelo para inúmeras instituições de saúde. (AU)^ipt.
Descritores:Hospitais Universitários
Enfermagem
História da Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072015000300766&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:341 - (875)
Autor:Souza, Maria Cristina Frères de; Peres, Maria Angélica de Almeida; Martins, Gizele da Conceição Soares; Filho, Antonio José de Almeida.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Atualização do habitus profissional dos enfermeiros do instituto nacional de câncer (1980-1990)^ipt / Update of the professional habitus from the nurses at the national cancer institute (1980-1990)
Fonte:Texto & contexto enferm;23(3):720-727, 2014. .
Resumo:Estudo histórico-social, com objetivos de caracterizar as áreas de atuação dos enfermeiros do Instituto Nacional de Câncer, onde houve a necessidade de incorporar novos conhecimentos em oncologia, e de discutir os ganhos simbólicos para os enfermeiros. As fontes primárias foram documentos escritos e orais, analisados segundo os conceitos de habitus e capital científico de Pierre Bourdieu. Evidenciou-se que, na década de 1980, a posição do Instituto Nacional de Câncer, no campo da assistência ao câncer no Brasil, fez com que os enfermeiros incorporassem novos conhecimentos nas áreas de cirurgia oncológica, oncologia clínica e transplante de medula ossea. As competências e procedimentos de enfermagem foram reorganizados e novas rotinas de atendimento ao paciente foram estruturadas. Conclui-se que as estratégias para ocupação desse espaço se desenvolveram através do compartilhamento de conhecimento científico, com visibilidade do capital científico no campo da oncologia e assistência altamente especializada, obtendo reconhecimento nacional (AU).^ipt.
Descritores:Enfermagem
História da Enfermagem
Enfermagem Oncológica
Prática Profissional
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072014000300720&script=sci_arttext&tlng=pt

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Id:340 - (874)
Autor:Bonini, Bárbara Barrionuevo; Freitas, Genival Fernandes de; Fairman, Julie; Mecone, Márcia Cristina da Cruz.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Enfermeiras americanas do Serviço Especial de Saúde Pública e a formação de recursos humanos na Enfermagem Brasileira^ipt / Enfermeras estadunidenses del servicio especial de salud pública y la formación de recursos humanos de la enfermería brasileña
Fonte:Rev. Esc. Enferm. USP;49(n.spec2):136-143, 2015. .
Resumo:Objetivo: Historicizar as mudanças na formação de recursos humanos em enfermagem no Brasil, no período de 1942 a 1961, a partir da presença de 35 enfermeiras americanas designadas para trabalhar em cooperação com o SESP. Método: O estudo utilizou como fontes relatórios redigidos pelas enfermeiras, que descrevem suas impressões, sugestões e atividades desenvolvidas no país, e foram analisadas a partir da análise de discurso de Michel Foucault. Resultados: O período mencionado foi marcado pela presença americana nos projetos de enfermagem desenvolvidos pelo Serviço Especial de Saúde Pública (SESP). Os discursos indicaram que o período foi marcado por muitas mudanças na enfermagem brasileira, em especial no que diz respeito à captação e formação de recursos humanos para a profissão.Conclusão: Pode-se afirmar que elas, através de seus discursos e influência, foram centrais para a consolidação de um novo paradigma na formação de profissionais de enfermagem no Brasil (AU).^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Recursos Humanos de Enfermagem
Cooperação Internacional
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800136&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:339 - (873)
Autor:Mecone, Márcia Cristina da Cruz; Freitas, Genival Fernandes de; Bonini, Bárbara Barrionuevo.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Formação em Enfermagem na Cruz Vermelha Brasileira na década de 1940: uma abordagem Foucaultiana^ipt / Nursing Training in the Brazilian Red Cross in the 1940s: a Foucaultian approach
Fonte:Rev. Esc. Enferm. USP;49(n.esp2):60-67, 2015. .
Resumo:Objetivos: Identificar e analisar os enunciados discursivos que caracterizam a formação de RH em enfermagem, na década de 1940 pela Cruz Vermelha Brasileira. Método: A abordagem das fontes documentais se deu através dos pressupostos do Método Histórico, problematizado a partir do pensamento de Michel Foucault. Resultados: Historicamente, a formação dos recursos humanos (RH) em enfermagem, sobretudo na década de 1940, foi influenciada por um modelo peculiar de ensino, o militar. A Cruz Vermelha Brasileira vinculava-se ao Ministério da Guerra e a formação em enfermagem tinha ênfase na conduta moral, na disciplina, no respeito à hierarquia, que culminava na produção de “corpos dóceis” femininos na enfermagem. Os atributos esperados da enfermeira se constituíam na tríade da formação da identidade profissional à época: abnegação, disciplina e obediência. Conclusão: O referido modelo reverbera práticas na formação ainda arraigadas na atualidade, seja no âmbito da gestão, da assistência e do ensino na enfermagem (AU).^ipt.
Descritores:Enfermagem
História da Enfermagem
Recursos Humanos de Enfermagem
Cruz Vermelha
Educação em Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0080-62342015000800060&script=sci_abstract&tlng=pt

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Id:338 - (872)
Autor:Oguisso, Taka; Freitas, Genival Fernandes de; Takashi, Magali Hiromi.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Edith de Magalhães Fraenkel: o maior vulto da Enfermagem brasileira^ipt / Edith Magalhães Fraenkel: The greatest figure of Brazilian Nursing
Fonte:Rev. Esc. Enferm. USP;47(5):1219-1226, 2013. .
Resumo:Os objetivos do presente estudo foram descrever e analisar a carreira profissional de Edith Magalhães Fraenkel e seu imenso legado à Enfermagem brasileira. A metodologia escolhida foi a análise documental sobre a atuação da personagem, com base em documentos existentes no Centro Histórico Cultural da Enfermagem Ibero-Americana da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e na Reitoria da mesma Universidade. Os seguintes tópicos temáticos foram categorizados: preparação para liderança, mudança para São Paulo, fundação da Escola de Enfermagem da USP, organização de eventos e a ocorrência de fatos estranhos no final da carreira. Conclui-se que Da. Edith Fraenkel é o maior vulto da Enfermagem brasileira, graças a seu labor incomensurável como líder da profissão, nacional e internacionalmente (AU).^ipt.
Descritores:Sociedades de Enfermagem
Biografia como Assunto
História da Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0080-62342013000501219&script=sci_arttext&tlng=pt

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Id:337 - (871)
Autor:Brasileiro, Danilo Fernandes; Sanna, Maria Cristina.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Primeiro concurso público para enfermeiros do Departamento Administrativo do Serviço Público^ipt / First civil service examination for nurses at the Administrative Department of Public Service
Fonte:Rev. bras. enferm;68(6):679-683, 2015. .
Resumo:Objetivo: descrever o resultado do primeiro concurso público nacional para enfermeiros realizado pelo Departamento Administrativo do Serviço Público, entre os anos de 1941 e 1942.Método: pesquisa histórico-documental, de abordagem quantitativa.Resultados: inscreveram-se 155 candidatos, com idade entre 21 e 35 anos, sendo 141 (91%) do sexo feminino. 120 candidatos foram aprovados na prova prática. Desses 120 candidatos, 116 prestaram a prova escrita de habilitação. Ao fim, 107 foram aprovados, sendo que 74 (69,1%) eram interinos do serviço público, 59 (55,1%) egressos da Escola de Enfermagem Anna Nery e 10, entre os 20 primeiros aprovados, tiveram participação posterior junto à Associação Brasileira de Enfermagem.Conclusão: embora o certame tenha legitimado a inserção da cultura do mérito na seleção de pessoal na Enfermagem brasileira, percebeu-se mitigação de critérios isonômicos, sobretudo no que se refere à atribuição de conceitos entre as modalidades de provas, resultando na aprovação expressiva dos interinos (AU).^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Administração Pública
Recursos Humanos em Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000601027&lng=en&nrm=iso/&tlng=pt

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Id:336 - (870)
Autor:Malta, Daniela Vieira; Pereira, Laís de Araújo; Santos, Tânia Cristina Franco.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Notícias do Levantamento de Recursos e Necessidades de Enfermagem na Revista Brasileira de Enfermagem (1955-1958)^ipt / News of the Inquiry about Nursing Needs and Resources in the Brazilian Journal of Nursing (1955-1958)
Fonte:Rev. bras. enferm;67(5):679-683, 2014. .
Resumo:Estudo Histórico Social que tem como objeto notícias sobre o Levantamento de Recursos e Necessidades de Enfermagem no Brasil, publicadas na Revista Brasileira de Enfermagem entre 1955 e 1958. A fonte primária foi constituída pelos exemplares da Revista Brasileira de Enfermagem, publicados dentro do recorte temporal do estudo. As fontes secundárias foram constituídas por livros, artigos, dissertações e teses relativas à história da Enfermagem. A análise dos dados teve apoio das fontes secundárias e do pensamento do sociólogo Pierre Bourdieu. Os dados evidenciaram que a Revista Brasileira de Enfermagem, além de oportunizar a divulgação de notícias acerca do Levantamento, proporcionou visibilidade ao mesmo mediante a veiculação dessas notícias e, por fim, teve o efeito simbólico de conferir poder e prestígio à Enfermagem Brasileira (AU).^ipt.
Descritores:Enfermagem
História da Enfermagem
Meio Eletrônico:Notícias do Levantamento de Recursos e Necessidades de Enfermagem na Revista Brasileira de Enfermagem (1955-1958).

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Id:335 - (869)
Autor:Costa, Laís de Miranda Crispim; Santos, Regina Maria dos; Santos, Tânia Cristina Franco; Trezza, Maria Cristina Soares Figueiredo; Leite, Josete Luzia.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Contribuição do Projeto HOPE para a configuração da identidade profissional das primeiras enfermeiras alagoanas, 1973 a 1977^ipt / Project HOPE contribution to the setting up of the professional identity of the first nurses from Alagoas, 1973-1977
Fonte:Rev. bras. enferm;67(4):679-683, 2014. .
Resumo:Estudo histórico-social cujo objetivo foi analisar a contribuição das enfermeiras norte-americanas do Projeto HOPE à configuração da identidade profissional das primeiras enfermeiras formadas em Alagoas, no período de 1973 a 1977. O referencial teórico foi o "Processo Civilizador" de Norbert Elias. As fontes primárias foram documentos oficiais e arquivos pessoais de 13 entrevistados via história oral temática; as secundárias foram autores da História do Brasil/Alagoas. A análise dos dados evidenciou que a configuração da identidade profissional das primeiras enfermeiras formadas em Alagoas foi um processo civilizador, com todas as nuances que compõem as relações de poder. Houve uma contribuição significativa da Enfermagem norte-americana. Entretanto o movimento de resistência a essa dominação foi muito forte, resultando num Curso que conseguiu aproveitar o avanço tecnológico e o prestígio trazido pelos Estados Unidos para construir uma Enfermagem singular, a partir do tecido social bordado neste encontro de tantas culturas diferentes (AU).^ipt.
Descritores:Cooperação Internacional
História da Enfermagem
Educação em Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672014000400535

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Id:334 - (868)
Autor:Santos, Tânia Cristina Franco.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A ABEn e a preservação da memória profissional: implantação do Centro de Memória da Enfermagem Brasileira^ipt / The ABEn and the professional memory preserving: the Brazilian Nursing Memory Centre implantation
Fonte:Rev. bras. enferm;66(n.esp):165-170, 2013. .
Resumo:Estudo histórico-social, que objetivou analisar e discutir a importância do Centro de Memória da Enfermagem Brasileira para preservação e divulgação da memória profissional. Utilizou-se como fontes de dados o documentário Associação Brasileira de Enfermagem: 1926-1976, além do Projeto de Implantação e do Relatório Técnico do Acervo Documental e Fônico do Centro de Memória, ambos arquivados no referido Centro. Os dados, coletados em junho de 2013, foram submetidos a crítica externa e interna, com vistas à sua validação. A análise ocorreu concomitantemente à coleta dos dados e se deu com base no conhecimento sobre o tema, apoiada pelo conceito de habitus de Bourdieu. Observou-se que, desde 1926, as diretorias da Associação Brasileira de Enfermagem contribuíram para a implantação do Centro de Memória, mediante a importância atribuída à preservação da memória. Conclui-se que a memória sacralizada no acervo constitui bem material e simbólico para a Enfermagem brasileira a ser transmitida através da historiografia dela derivada (AU).^ipt.
Descritores:Enfermagem
História da Enfermagem
Associações Profissionais
Documentação
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000700021

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Id:333 - (867)
Autor:Esperidião, Elizabeth; Silva, Nathália dos Santos; Caixeta, Camila Cardoso; Rodrigues, Jeferson.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A Enfermagem Psiquiátrica, a ABEn e o Departamento Científico de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental: avanços e desafios^ipt / The Psychiatric Nursing, ABEn and the Scientific Department of Psychiatric and Mental Health Nursing: progress and challenges
Fonte:Rev. bras. enferm;66(n.esp):171-176, 2013. .
Resumo:Este estudo contextualiza a Enfermagem Psiquiátrica e a Saúde Mental no Brasil, considerando os principais marcos históricos, políticos e sociais que influenciam o cuidado de enfermagem nessa área. As reflexões apontam para mudanças no paradigma da atenção psicossocial considerando os aspectos legais que regulamentam as ações, os avanços e desafios vivenciados na prática da Enfermagem Psiquiátrica no contexto assistencial assim como na formação do enfermeiro. É fundamental formar profissionais capazes de atuar na gestão e assistência na perspectiva interdisciplinar e em rede. As conquistas almejadas para esta especialidade perpassam por uma comunidade científica crítica e organizada politicamente que conheça e atenda a realidade dos profissionais. Neste panorama, o Departamento Científico de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, criado pela Associação Brasileira de Enfermagem se instala como uma estratégia para congregar e consolidar o trabalho dos especialistas, visando a excelência da Atenção Especializada em Psiquiatria e Saúde Mental (AU).^ipt.
Descritores:Saúde Mental
Enfermagem Psiquiátrica
Associações Profissionais
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000700022

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Id:332 - (866)
Autor:Scochi, Carmen Gracinda Silvan; Munari, Denize Bouttelet; Gelbcke, Francine Lima; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Gutiérrez, Maria Gaby Rivero de; Rodrigues, Rosalina Aparecida Partezani.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Pós-graduação Stricto Sensu em Enfermagem no Brasil: avanços e perspectivas^ifr / The Strict Sense Nursing postgraduation in Brazil: advances and perspectives
Fonte:Rev. bras. enferm;66(n.esp):80-89, 2013. .
Resumo:A Enfermagem é campo de conhecimento específico e prática social que se consolida e se fortalece como ciência. No Brasil, tem se desenvolvido em função do aumento e qualificação dos programas de pós-graduação stricto sensu. Este artigo tem como objetivo apresentar um resgate histórico da Pós-Graduação Stricto Sensu de Enfermagem no Brasil e refletir sobre sua evolução, avanços, desafios e perspectivas futuras. Explora-se a criação dos cursos de pós-graduação stricto sensu, destacando os movimentos para se construir a cultura da pós-graduação acadêmica e profissional na Enfermagem. Apresenta-se a trajetória histórica da sua consolidação, expansão, conquista da excelência e visibilidade internacional ao longo de quatro décadas e apontam-se os desafios e as perspectivas futuras. Constata-se que a pós-graduação na área vem contribuindo para o avanço e consolidação do conhecimento científico, tecnológico e de inovação em Enfermagem e saúde, tendo como filosofia, o respeito à diversidade e o livre debate de ideias, a elevação da qualidade de vida e saúde e a efetivação do exercício da cidadania (AU).^ipt.
Descritores:Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Pesquisa em Enfermagem
História da Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000700011

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Id:331 - (865)
Autor:Erdmann, Alacoque Lorenzini; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O conhecimento em enfermagem: da representação de área ao Comitê Assessor de Enfermagem no CNPq^ipt / Knowledge in nursing: from the area representation to the Nursing Advisory Committee at CNPq
Fonte:Rev. bras. enferm;66(n.esp):51-59, 2013. .
Resumo:Objetivou-se relatar facetas da evolução da Enfermagem no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), focando a estrutura organizativa e posições da Representação de Área e respectivos avanços no campo do conhecimento em Enfermagem. Trata-se de um relato de experiência acompanhada de reflexões e posicionamentos acerca da ciência, tecnologia e inovação da Enfermagem brasileira e da criação do Comitê Assessor de Enfermagem no CNPq, em 2006. Destina-se ao número especial da Revista Brasileira de Enfermagem, revista científica de circulação internacional de destaque da enfermagem, na comemoração dos seus 80 anos de criação. A Enfermagem brasileira registra avanços científicos e de qualificação na formação de seus pesquisadores marcando uma nova era na consolidação e reconhecimento de sua disciplina e profissão (AU).^ipt.
Descritores:Pesquisa em Enfermagem
Ciência
História da Enfermagem
Associações Profissionais
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000700007&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:330 - (864)
Autor:Cabral, Ivone Evangelista; Filho, Antonio José de Almeida.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:85 anos de ABEn e 80 de REBEn promovendo o desenvolvimento científico e profissional da Enfermagem brasilera^ipt / 85 years of ABEn® and 80 of REBEn® promoting the scientific and professional development of Brazilian Nursing
Fonte:Rev. bras. enferm;66(n.esp):13-23, 2013. .
Resumo:Trata-se de um esforço acadêmico de resgatar fragmentos do processo de construção de uma entidade pioneira na representatividade da Enfermagem brasileira - a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), que completou 85 anos de existência e criou o primeiro periódico cientifico de enfermagem, Annaes de Enfermagem, atual Revista Brasileira de Enfermagem, que celebrou 80 anos em 2012. A contribuição da ABEn para o desenvolvimento cientifico e profissional da Enfermagem no país é abordada com humildade e timidez analítica e crítica, uma vez que se tomou como base mais informações de fontes secundárias do que primárias, segundo uma visão panorâmica de 1926 a 2011. A subjetividade e seletividade dos fatos nos levaram a destacar algumas instâncias de poder em detrimento de outras para ressaltar pontos do desenvolvimento da Enfermagem brasileira como disciplina, profissão e trabalho (AU).^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Sociedades de Enfermagem
Publicações Periódicas como Assunto
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000700002

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Id:329 - (863)
Autor:Silva, Joise Magarão Queiroz; Marques, Patrícia Figueiredo; Paiva, Mirian Santos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Saúde sexual e reprodutiva e enfermagem: um pouco de história na Bahia^ipt / Sexual and reproductive health and nursing: a bit of history in Bahia
Fonte:Rev. bras. enferm;66(4):501-507, 2013. .
Resumo:O estudo objetivou analisar a inclusão dos conceitos de saúde sexual e reprodutiva nos currículos da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, de 1972 a 2006. Utilizou a abordagem qualitativa, a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada com docentes em regime de dedicação exclusiva. Os resultados revelaram que, inicialmente, as disciplinas eram exclusivamente voltadas aos aspectos biológicos da saúde da mulher, enfocando apenas a condição materna. Os conceitos de saúde sexual e reprodutiva, na perspectiva feminista, foram introduzidos posteriormente, para atender demandas de políticas de formação de mão-de-obra na área de saúde, representando também uma ampliação na compreensão da condição social da mulher. Conclui-se que ocorreu uma evolução nos currículos com a introdução desses conceitos, principalmente a partir da década de 1990 (AU).^ipt.
Descritores:Educação em Enfermagem
Enfermagem
Saúde Sexual e Reprodutiva
Currículo
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000400006

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Id:328 - (862)
Autor:Gregório, Vitoria Regina Petters; Padilha, Maria Itayra Coelho de Souza.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:História do cuidado à mulher na Maternidade Carmela Dutra, Florianópolis-SC, Brasil (1956-2001)^ipt / History of care to women in the Maternity Carmela Dutra, Florianópolis-SC, Brazil (1956-2001)
Fonte:Rev. bras. enferm;65(5):767-774, 2012. .
Resumo:Este estudo objetivou analisar as práticas de cuidado desenvolvidas pelas enfermeiras à mulher na Maternidade Carmela Dutra, de Florianópolis, Santa Catarina, no período de 1956 a 2001. Pesquisa qualitativa com abordagem sócio-histórica. Foram entrevistadas nove enfermeiras, utilizando-se a técnica de História Oral Temática. Os dados foram categorizados utilizando-se análise de conteúdo temática, com base no referencial foucaultiano. Emergiram quatro categorias: Contexto da Maternidade; Práticas de cuidado à mulher na admissão; Práticas de cuidado à mulher no parto e Práticas de cuidado à mulher no puerpério. Concluiu-se que o cuidado prestado à mulher na maternidade foi exercido por religiosas e parteiras, por enfermeiras leigas e por enfermeiras obstétricas, numa trajetória que vai do cuidado laico ao profissional, entrelaçado por relações de saber-poder demarcadas por lutas e resistências ao poder médico hegemônico da época (AU).^ipt.
Descritores:Enfermagem Obstétrica
História da Enfermagem
Saúde da Mulher
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000500008&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

OHS-PeriRHS
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Id:327 - (861)
Autor:Santos, Tânia Cristina Franco; Gomes, Maria da Luz Barbosa; Oliveira, Alexandre Barbosa de; Almeida Filho, Antonio José de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A Ditadura Varguista no Brasil (1937-1945) e o Primer Franquismo na Espanha (1939-1945): poder e contra-poder das enfermeiras^ipt / The Vargas Dictatorship in Brazil (1937-1945) and the Primer Franquismo in Spain (1939-1945): power and counter-power of nurses
Fonte:Rev. bras. enferm;65(2):347-352, 2012. .
Resumo:Estudo histórico-social cujos objetivos foram os de descrever as principais características das ditaduras de Vargas e Franco e analisar as implicações destas para a institucionalização da enfermagem no Brasil e na Espanha. As fontes utilizadas foram documentos escritos localizados em arquivos brasileiros e espanhóis e a literatura relativa ao tema. A análise dos dados, apoiada por conceitos da Teoria do Mundo Social de Pierre Bourdieu, evidenciou que, no Brasil e na Espanha, no que se referia à divisão social do trabalho, o ponto de encontro entre Igreja e Estado consistia na reclusão da mulher no espaço privado. Conclui-se que as qualidades femininas foram capitalizadas pelas enfermeiras para legitimarem sua atuação no espaço público, ainda que para reproduzir neste espaço, consentido pelo Estado e pela Igreja, ocupações adequadas à feminilidade (AU).^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Brasil
Espanha
Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000200022



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
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