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Id:343 - (877)
Autor:Bellaguarda, Maria Lígia dos Reis; Padilha, Maria Itayra; Pires, Denise Elvira Pires de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Conselho regional de enfermagem de Santa Catarina (1975-1986): importância para a profissão^ipt / Regional nursing council of Santa Catarina (1975-1986): importance for the profession
Fonte:Texto & contexto enferm;24(3):654-661, 2015. .
Resumo:Pesquisa histórico-social, de abordagem qualitativa, com objetivo de resgatar o processo de implantação do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina e caracterizar sua importância para a profissão. Apresenta sustentação teórica nas ideias de Eliot Freidson e na História Nova. Na metodologia, utiliza-se a história oral temática e a pesquisa documental, envolvendo oito enfermeiras(os) que participaram do órgão representativo no recorte temporal. Os preceitos da Análise de Conteúdo orientaram a análise de dados, os quais foram organizados segundo as gestões do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina de 1975 a 1986. Na implantação do Conselho, verificou-se frágil conhecimento da categoria acerca dos objetivos do órgão regulamentador e lentidão do processo fiscalizatório. Conclui-se que a importância da criação do Conselho para a profissão era entendida pelas lideranças e pouco pelo conjunto dos profissionais do Estado (AU).^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Sociologia
Organização Social
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072015000300654&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:228 - (577)
Autor:Barros, Nelson Filice de; Spadacio, Cristiane.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A formação do pós-graduando no mundo contemporâneo no cotidiano da pesquisa^ipt.
Fonte:Saúde Soc;20(1):50-56, jan./mar. 2011. .
Resumo:O objetivo deste artigo é apresentar uma síntese do debate do II Encontro Paulista de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, a partir da apresentação "A formação do pós-graduando no mundo contemporâneo no cotidiano da pesquisa", organizada pelos conceitos de práxis, campo e rupturas epistemológicas e desenvolvida por meio de princípios das Ciências Sociais. Sabe-se que: o mundo contemporâneo convida à passagem de uma sociedade da informação para uma sociedade do conhecimento; as Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CSHS) são um corpo no campo da Saúde Coletiva, que se institucionaliza na interface das Ciências Sociais e Humanas e Ciências da Saúde; o projeto das CSHS não alcança “a todos os povos, a todos os tempos”, mas seu diálogo promove um potencial para a construção de sentidos universalizantes; existe uma terceira geração de cientistas sociais no campo da saúde brasileira; as CSHS são uma aplicação em um campo que “consome” ciências para gerir o Sistema Único de Saúde; os nossos esforços e posicionamentos no presente, ainda que dirigidos pelo fato de não conhecermos o desfecho, permitem-nos potencializar a natureza e o espírito humanos para uma vida melhor. Assim, compreende-se, conclusivamente, que é fundamental produzir com os pós-graduandos informações, sentimentos, processos, ações e significados, que explicitem narrativas fluidas, flexíveis e reflexíveis sobre como as pessoas interpretam seus mundos sociais^ipt.
Descritores:Ciências Socias da Saúde
Sociologia
Pesquisa
Formação Profissional
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902011000100007
http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v20n1/07.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C-04 - 031

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Id:172 - (504)
Autor:Nunes, Everardo Duarte.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Goffman: contribuições para a Sociologia da Saúde^ipt / Goffman: contributions to health sociology
Fonte:Physis (Rio J.);19(1):[173-187], 2009. .
Resumo:Com uma obra que trouxe inegáveis contribuições, Goffman inovou a pesquisa etnográfica nos estudos socioantropológicos. Esta marca pode ser observada desde os seus primeiros trabalhos nos quais aborda a apresentação do self na vida diária, os manicômios, o estigma e são, por sinal, aqueles que mais referências receberam nos estudos sociais sobre a doença, instituições e práticas de saúde. Neste artigo são analisadas essas contribuições e a importância que tiveram para a construção da sociologia da saúde. O texto destaca alguns conceitos que se tornaram fundamentais para os estudos sociológicos da doença e do paciente, como carreira do paciente, instituição total, interação estratégica e organizações formais instrumentais (AU)^ipt.
Descritores:Biografia como Assunto
Sociologia Médica
Instituições de Saúde
Hospitais Psiquiátricos
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312009000100009&lng=pt&nrm=iso

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Id:170 - (502)
Autor:Maio, Marcos Chor; Lima, Nísia Trindade de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Tradutores, intérpretes ou promotores de mudança? Cientistas sociais, educação sanitária rural e resistências culturais (1940-1960)^ipt / Translators, interpreters or change enablers? Social sciences, sanitation and cultural resistances (1940-1960)
Fonte:Sociedade e Estado;24(2):[529-561], ago. 2009. .
Resumo:Este trabalho objetiva analisar as relações entre ciências sociais e saúde pública no Brasil, privilegiando o papel de sociólogos e antropólogos que se colocaram na posição de "tradutores" entre os profissionais de saúde e as populações rurais objeto da ação de organismos governamentais. Educação sanitária, saneamento, profilaxia e medicina curativa, medicina preventiva passam a ser percebidos como ações cuja eficiência dependia diretamente do profundo entendimento de um universo mais amplo e complexo que a realidade concreta, ou seja, o universo cultural. Neste ponto reside a posição central dos cientistas sociais no planejamento das ações administrativas voltadas especialmente para a população rural brasileira: o seu conhecimento das questões de natureza sociocultural deveria antecipar e orientar quaisquer intervenções (AU)^ipt.
Descritores:Sociologia Médica
Saúde Pública
Saúde da População Rural
História
Políticas Públicas de Saúde
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922009000200008&lng=pt&nrm=iso



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

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