Base de dados:
OHS-PeriRHS
Pesquisar:
PESQUISA []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 20   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 20
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:379 - (913)
Autor:Peron, Suzana; Nogueira, Eneida; Cândido, Gabriel Vieira; Massimi, Marina.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Luiz Marcellino de Oliveira: um protagonista da psicologia brasileira: organização de acervo documental e análise histórica^ipt / Luiz Marcellino de Oliveira: a protagonist of the Brazilian psychology: the organization of a documental archive and historical analysis
Fonte:Memorandum;29:86-111, 2015. .
Resumo:O objetivo da pesquisa foi à realização de uma inicial descrição histórica da atuação científica do professor Luiz Marcellino de Oliveira, a partir de documentos de seu arquivo pessoal, no período em que atuou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, isto exigiu a organização, higienização, classificação e descrição dessa documentação. A documentação presente em seu arquivo apontou sua atuação em áreas e instituições nas quais foi pioneiro e teve grande contribuição, como é o caso da formação da Sociedade Brasileira de Psicologia; a instituição do Bacharelado Especial em Pesquisa na USP; a utilização do Sistema Personalizado de Ensino e suas contribuições no ensino e pesquisa da Análise do Comportamento. Assim, é possível dizer que sua atuação teve alcance local em Ribeirão Preto, e importância nacional por também ter contribuído para a formação de diversos profissionais que atuam hoje por todo o país (AU).^ipt.
Descritores:Psicologia
História
Pesquisa Comportamental
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/memorandum/a29/peronnogueiracandidomassimi01/

  2 / 20
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:332 - (866)
Autor:Scochi, Carmen Gracinda Silvan; Munari, Denize Bouttelet; Gelbcke, Francine Lima; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Gutiérrez, Maria Gaby Rivero de; Rodrigues, Rosalina Aparecida Partezani.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Pós-graduação Stricto Sensu em Enfermagem no Brasil: avanços e perspectivas^ifr / The Strict Sense Nursing postgraduation in Brazil: advances and perspectives
Fonte:Rev. bras. enferm;66(n.esp):80-89, 2013. .
Resumo:A Enfermagem é campo de conhecimento específico e prática social que se consolida e se fortalece como ciência. No Brasil, tem se desenvolvido em função do aumento e qualificação dos programas de pós-graduação stricto sensu. Este artigo tem como objetivo apresentar um resgate histórico da Pós-Graduação Stricto Sensu de Enfermagem no Brasil e refletir sobre sua evolução, avanços, desafios e perspectivas futuras. Explora-se a criação dos cursos de pós-graduação stricto sensu, destacando os movimentos para se construir a cultura da pós-graduação acadêmica e profissional na Enfermagem. Apresenta-se a trajetória histórica da sua consolidação, expansão, conquista da excelência e visibilidade internacional ao longo de quatro décadas e apontam-se os desafios e as perspectivas futuras. Constata-se que a pós-graduação na área vem contribuindo para o avanço e consolidação do conhecimento científico, tecnológico e de inovação em Enfermagem e saúde, tendo como filosofia, o respeito à diversidade e o livre debate de ideias, a elevação da qualidade de vida e saúde e a efetivação do exercício da cidadania (AU).^ipt.
Descritores:Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Pesquisa em Enfermagem
História da Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000700011

  3 / 20
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:331 - (865)
Autor:Erdmann, Alacoque Lorenzini; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O conhecimento em enfermagem: da representação de área ao Comitê Assessor de Enfermagem no CNPq^ipt / Knowledge in nursing: from the area representation to the Nursing Advisory Committee at CNPq
Fonte:Rev. bras. enferm;66(n.esp):51-59, 2013. .
Resumo:Objetivou-se relatar facetas da evolução da Enfermagem no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), focando a estrutura organizativa e posições da Representação de Área e respectivos avanços no campo do conhecimento em Enfermagem. Trata-se de um relato de experiência acompanhada de reflexões e posicionamentos acerca da ciência, tecnologia e inovação da Enfermagem brasileira e da criação do Comitê Assessor de Enfermagem no CNPq, em 2006. Destina-se ao número especial da Revista Brasileira de Enfermagem, revista científica de circulação internacional de destaque da enfermagem, na comemoração dos seus 80 anos de criação. A Enfermagem brasileira registra avanços científicos e de qualificação na formação de seus pesquisadores marcando uma nova era na consolidação e reconhecimento de sua disciplina e profissão (AU).^ipt.
Descritores:Pesquisa em Enfermagem
Ciência
História da Enfermagem
Associações Profissionais
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000700007&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

  4 / 20
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:316 - (850)
Autor:Gomes, William B; Fradkin, Chris.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Notas Históricas sobre a Psicologia no Brasil: Criação, Crescimento e Consolidação da Pós-graduação^ien / Historical Notes on Psychology in Brazil: The Creation, Growth and Sustenance of Postgraduate Education
Fonte:Psicol. reflex. crit;28(suppl.1):2-13, 2015. .
Resumo:O artigo apresenta breve resenha da história da psicologia no Brasil para ressaltar como a ANPEPP - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia tem respondido à missão de fomentar o debate em políticas científicas e estimular o intercâmbio entre pesquisadores. O artigo traz um retrospecto das reuniões da ANPEPP, destacando ambos: 1) os grupos de trabalho temáticos, os quais têm servido para agregar pesquisadores e inspirar o surgimento de associações temáticas e revistas; 2) os fóruns de discussão, os quais têm contribuído para a revisão crítica de políticas científicas e da missão da pós-graduação. A seguir, a atenção se volta à história da psicologia no Brasil, dos tempos coloniais aos recentes planos nacionais para a pós-graduação. A ideia é ressaltar a inserção da pós-graduação na cultura universitária brasileira. Argumenta que os planos e estratégias oriundas das agências de fomento têm obtido bons resultados, evidenciados pelo papel que o Brasil ocupa no cenário internacional, em produção científica e formação de pesquisadores. Mantendo essas políticas, é certo que apesar de oscilações na economia nacional, a pós-graduação está caminhando em passos firmes para o avanço da ciência psicológica e trabalhando em favor da qualidade de vida, da justiça social e da sustentabilidade (AU).^ipt.
Descritores:História
Educação de Pós-Graduação
Psicologia
Brasil
Apoio a Pesquisa como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000600002&lng=en&nrm=iso&tlng=en

  5 / 20
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:276 - (793)
Autor:Almeida, Darcy Fontoura de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A contribuição de Carlos Chagas Filho para a institucionalização da pesquisa científica na universidade brasileira^ipt.
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;19(02):653-668, abr./jun. 2012. .
Resumo:Estuda o período considerado a 'pré-história' do Instituto de Biofísica, entre novembro de 1937 e outubro de 1945, durante o qual Carlos Chagas Filho buscou a implantação da pesquisa científica na Universidade do Brasil (UB), apesar dos múltiplos e complexos obstáculos. A inexistência de precedentes de sucesso na UB isolava-o numa cadeira básica. O equipamento disponível era inadequado para seus fins, não existiam fontes oficiais e formais de auxílio à ciência nem pessoal preparado para atividades de pesquisa. Por outro lado, Chagas Filho conquistou aliados devido tanto à força político-social de seu nome e de seu casamento, quanto à influência científica decorrente de seu êxito na finalidade a que se propôs. (AU)^ipt.
Descritores:Universidades
Apoio a Pesquisa como Assunto
Brasil
Biofísica
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702012005000002

  6 / 20
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:229 - (578)
Autor:Maltagliati, Luciana Ávila; Goldenberg, Paulete.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O lugar da pesquisa na reorganização curricular em odontologia: desafios de origem para um debate atual^ipt.
Fonte:Saúde Soc;20(1):436-447, 2011. .
Resumo:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902011000200015.O presente estudo tem por objeto a caracterização do lugar da pesquisa na organização curricular em instituições de ensino superior de Odontologia na cidade de São Paulo, com vistas à identificação de tendências de reformulações no contexto imediato à aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais. A partir da análise de documentos e entrevistas com os responsáveis pelos respectivos cursos, a investigação focaliza a institucionalização da pesquisa no desenvolvimento da estrutura curricular, referenciadas às perspectivas de mudanças no ensino. As instituições contemplam a instrução científica na graduação e os alunos são estimulados a se envolver em projetos de pesquisa no âmbito do programa de iniciação científica, no espaço extracurricular. Ao lado dos limites institucionais relacionados à prática da pesquisa nas instituições (públicas e privadas), estas disposições atestam movimentos de revisão curricular em atenção às recomendações legais, sem alcançar, entretanto, a estruturação de um currículo fundamentado no ensino pela pesquisa(AU)^ipt.
Descritores:Pesquisa
Reforma Curricular
 Currículo de Odontologia
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902011000200015
Localização:BR 1273.1

  7 / 20
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:228 - (577)
Autor:Barros, Nelson Filice de; Spadacio, Cristiane.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A formação do pós-graduando no mundo contemporâneo no cotidiano da pesquisa^ipt.
Fonte:Saúde Soc;20(1):50-56, jan./mar. 2011. .
Resumo:O objetivo deste artigo é apresentar uma síntese do debate do II Encontro Paulista de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, a partir da apresentação "A formação do pós-graduando no mundo contemporâneo no cotidiano da pesquisa", organizada pelos conceitos de práxis, campo e rupturas epistemológicas e desenvolvida por meio de princípios das Ciências Sociais. Sabe-se que: o mundo contemporâneo convida à passagem de uma sociedade da informação para uma sociedade do conhecimento; as Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CSHS) são um corpo no campo da Saúde Coletiva, que se institucionaliza na interface das Ciências Sociais e Humanas e Ciências da Saúde; o projeto das CSHS não alcança “a todos os povos, a todos os tempos”, mas seu diálogo promove um potencial para a construção de sentidos universalizantes; existe uma terceira geração de cientistas sociais no campo da saúde brasileira; as CSHS são uma aplicação em um campo que “consome” ciências para gerir o Sistema Único de Saúde; os nossos esforços e posicionamentos no presente, ainda que dirigidos pelo fato de não conhecermos o desfecho, permitem-nos potencializar a natureza e o espírito humanos para uma vida melhor. Assim, compreende-se, conclusivamente, que é fundamental produzir com os pós-graduandos informações, sentimentos, processos, ações e significados, que explicitem narrativas fluidas, flexíveis e reflexíveis sobre como as pessoas interpretam seus mundos sociais^ipt.
Descritores:Ciências Socias da Saúde
Sociologia
Pesquisa
Formação Profissional
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902011000100007
http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v20n1/07.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C-04 - 031

  8 / 20
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:225 - (574)
Autor:Canesqui, Ana Maria.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Sobre a presença das ciências sociais e humanas na saúde pública^ipt.
Fonte:Saúde Soc;20(1):16-21, 2011. .
Resumo:Este artigo aborda resumidamente o desenvolvimento das ciências sociais e humanas em saúde no ensino e na pesquisa no Brasil, desde sua implantação na década de 1960 até o momento, destacando suas especificidades nos diferentes níveis de ensino e nos temas pesquisados e instituições acadêmicas onde foram implantados. Aborda algumas questões que permeiam o debate atual, dentre elas os critérios de produtividade acadêmica como critério de avaliação e demandas específicas daquelas ciências, a importância da interdisciplinaridade e os requisitos dos perfis dos profissionais para adaptar-se a esse tipo de interlocução na Saúde Pública/Saúde Coletiva.(AU)^ipt.
Descritores:Ciências Sociais
Saúde
Ensino
Pesquisa
Desenvolvimento
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902011000100003

  9 / 20
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:212 - (561)
Autor:Romero, Lucía.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:La Facultad de Medicina en el marco de los procesos de modernización y profesionalización académica en la Universidad de Buenos Aires, 1955-1958: temas en debate y frentes de convergencias^ies / The role of the Faculty of Medicine in the process of academic modernization and professionalization at the University of Buenos Aires, 1955-1958: issues in debate and points of convergence
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;17(3):[663-677], 2010. .
Resumo:Analiza las afinidades entre los contenidos centrales de los procesos de modernización académica en la Universidad de Buenos Aires a mediados de 1950 y las figuras que lideraron tales procesos, con las visiones, transformaciones y sujetos innovadores que intervinieron desde la Facultad de Medicina. Reconstruye los debates, propuestas de transformación y cambios allí efectuados, tendiendo, en particular, a la figura de Alfredo Lanari y a las ideas sobre investigación clínica, docencia y atención médicas que él impulsó durante el Primer Congreso de Educación Médica de la Asociación Médica Argentina (1957), las cuales mostraron la complejidad del full time para un perfil profesional como el del investigador clínico.(AU)^ies.
Descritores:Universidades
Educação Superior
Escolas Médicas
Avaliação Educacional
Pesquisa Biomédica
Argentina
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702010000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=es
Localização:BR1273.1

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:206 - (555)
Autor:Silva, Kely Vanessa Leite Gomes da; Almeida, Arisa Nara Saldanha de; Monteiro, Ana Ruth Macedo; Silveira, Lia Carneiro; Fialho, Ana Virgínia de Melo; Moreira, Thereza Maria Magalhães.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Análise das dissertações e teses de enfermagem sobre saúde mental, Brasil, 1979-2007^ipt / Analysis of Nursing Dissertations and Theses on Mental Health, Brazil, 1979-2007
Fonte:Rev. latinoam. enferm;18(5):[1031-1038], Out. 2010. .
Resumo:Trata-se de estudo bibliográfico, com o objetivo de analisar os textos científicos, divulgados na base de dados CEPEn, na área de saúde mental (1979-2007). O total de resumos estudados foi 280, dos quais 208 constituíam-se de dissertações de mestrado. Os sujeitos que se destacaram foram os profissionais (57) e pacientes (50). Dentre as temáticas abordadas evidenciaram-se (2000-2007): o cuidado de enfermagem em saúde mental (40) e a percepção em saúde mental (37). Este trabalho possibilitou visualização panorâmica acerca da produção científica em saúde mental nos cursos de pós-graduação em enfermagem, no Brasil. Espera-se, aqui, que o estudo suscite reflexões acerca das práticas de cuidado em saúde mental e possibilite novas abordagens em enfermagem, com vistas à promoção da saúde e prevenção de agravos que favoreçam a cidadania, autonomia e qualidade de vida dos sujeitos envolvidos. (AU)^ipt.
Descritores:Saúde Mental
Enfermagem Psiquiátrica
Pesquisa em Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692010000500026&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Localização:BR1273.1

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:205 - (554)
Autor:Garbin, Livia Maria; Azevedo, Ana Lídia de Castro Sajioro; Silva, Leandra Terezinha Roncolato da; Laus, Ana Maria; Chaves, Lucieli Dias Pedreschi; Gualda, Dulce Maria Rosa; Rossi, Lídia Aparecida.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Universidade de São Paulo: caracterização dos egressos e teses defendidas em uma década^ipt / Inter-Unit Doctoral Program in Nursing of the University of São Paulo: Characterization of Graduates and Theses Defended in a Decade
Fonte:Rev. latinoam. enferm;18(5):841-848, Out. 2010. .
Resumo:Este é um estudo descritivo, cujos objetivos foram caracterizar os egressos do Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, com teses defendidas entre 1998 e 2008, em relação ao local de realização do mestrado, vínculo empregatício anterior e posterior ao doutorado, e investigar as teses em relação às áreas temáticas e abordagens metodológicas utilizadas. Os dados foram coletados no Sistema Fênix-USP e Currículo Lattes de 190 egressos, dos quais 178 tinham currículo disponível online. Desses, 58,4% realizavam atividades de docência e pesquisa no momento do ingresso no doutorado, atividades essas desenvolvidas principalmente em universidades federais (34,8%), predominância que se manteve após o término do doutorado. As áreas temáticas mais estudadas foram saúde da mulher (20,5%) e do adulto/idoso (13,2%) e 68,4% utilizaram métodos qualitativos. Os dados evidenciam contribuição desse Programa para a pesquisa. (AU)^ipt.
Descritores:Enfermagem
Pesquisa em Enfermagem
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692010000500002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Localização:BR1273.1

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:103 - (113)
Autor:Santana, Vilma Sousa.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Saúde do trabalhador no Brasil: pesquisa na pós-graduação^ipt / Workers' health in Brazil: graduate research
Fonte:Rev. saúde pública;40(n.esp):101-111, ago. 2006. .
Resumo:OBJETIVO: Estudar as tendências da produção de teses e dissertações em saúde do trabalhador no País. MÉTODOS: As unidades de estudo foram teses e dissertações elaboradas por pesquisadores brasileiros em cursos de pós-graduação no país ou no exterior. Buscaram-se teses e dissertações em acervos previamente compilados, na base LILACS e no portal Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio dos termos saúde do trabalhador, ergonomia, higiene ocupacional, toxicologia e saúde ocupacional. RESULTADOS: Foram encontrados 1.025 documentos, sendo sete anteriores a 1970. Entre 1970 e 2004, foram publicados 31 na década de 70, 121 na de 80, 533 na de 90 e 333 entre 2000 e 2004. O crescimento foi geométrico com fator aproximadamente igual a 4 a cada década. A maioria dos estudos trata de questões de grande relevância para a saúde pública no País, como doenças ósteo-musculares, saúde mental e trabalhadores da área de saúde. Chamou a atenção o pequeno número de trabalhos sobre o desemprego, o câncer e suas relações com a ocupação, trabalhadores do setor primário da economia e da construção civil, reconhecidos como os de maior risco para acidentes de trabalho fatais. CONCLUSÕES: O crescimento dos programas de pós-graduação em saúde pública e saúde coletiva no País nos últimos anos foi o fator mais importante para o aumento da produção de estudos na área da saúde do trabalhador. Embora exista um número crescente de estudos acadêmicos, persistem desafios a serem superados no futuro próximo.(AU)^ipt.
Descritores:Educação de Pós-Graduação
Pesquisa
Saúde do Trabalhador
Dissertações Acadêmicas como Assunto
Literatura de Revisão como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0034-89102006000400015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:102 - (112)
Autor:Aguiar, Adriana Cavalcanti.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Cultura de avaliação e transformação da educação médica: a ABEM na interlocução entre academia e governo^ipt / Evaluation and transformation of medical education: ABEM mediating between academy and government
Fonte:Rev. bras. educ. méd;30(2):98-101, 2006. .
Resumo:A Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) foi fundada em 1962. Sua Diretoria atual foi eleita em 2004 e definiu como uma de suas prioridades no biênio 2005-6 a temática da avaliação. O presente trabalho visa registrar iniciativa da ABEM no período, no qual atuei como Diretora Executiva. Trata-se da interlocução com o Instituto de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), órgão responsável pela operacionalização do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, acerca do instrumento de avaliação de cursos, em seu processo de reelaboração posterior à homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Medicina (DC). (AU)^ipt.
Descritores:Educação Médica
Avaliação Educacional
Currículo
Educação de Graduação em Medicina
Avaliação de Políticas de Pesquisa
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022006000200013&script=sci_arttext

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:101 - (111)
Autor:Silva, Leide Irislayne Macena da Costa e; Peduzzi, Marina.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Análise da produção científica sobre recursos humanos de enfermagem no Brasil^ipt / Analysis of the scientific production on nursing human resources in Brazil
Fonte:Acta paul. enferm;19(1):36-42, jan. - mar. 2006. .
Resumo:OBJETIVOS: Identificar a produção científica nacional sobre recursos humanos de enfermagem (RHE), analisá-la e estabelecer categorias para sua classificação. MÉTODOS: Estudo bibliográfico, de 1986 a 2003, em ampla variedade de bases de dados RESULTADOS: Do total de 539 produções obteve-se, após refinamento, um conjunto de 162 publicações com resumos disponíveis, completos e pertinentes ao tema. A análise mostrou a predominância da abordagem de RHE da perspectiva da administração e gerenciamento de enfermagem, com 60 (37%) publicações; do trabalho e das práticas de enfermagem, 45 (28%) publicações, e da educação e formação profissional, 39 (24%). CONCLUSÕES: A pesquisa permitiu validar a tipologia das vertentes de investigação sobre RHE adotada, a atualização do estado da arte sobre o tema, no país, e a elaboração de planilha eletrônica com a produção científica identificada a ser disponibilizada por meio eletrônico para consulta pública.(AU)^ipt.
Descritores:Recursos Humanos de Enfermagem
Recursos Humanos em Saúde
Enfermagem/rec hum
Enfermagem/org
Pesquisa em Administração de Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-21002006000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:86 - (96)
Autor:Pires-Alves, Fernando.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Informação científica, educação médica e políticas de saúde: a Organização Pan–Americana da Saúde e a criação da Biblioteca Regional de Medicina – Bireme^ipt / Scientific information, medical education and health policies: the Pan–American Health Organization and the creation of the Regional Library of Medicine – Bireme
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;13(3):[899-908], maio - jun. 2008. .
Resumo:O artigo examina a gênese e os primeiros anos de funcionamento da Biblioteca Regional de Medicina (Bireme – OPAS), hoje Centro Latino–Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, no período compreendido entre 1963 e 1982. Ao fazê–lo, caracteriza a Bireme, simultaneamente, como aparato e como arena de negociação, inscrita nos processos mais gerais do desenvolvimento, da cooperação internacional, da informação em C&T, das políticas de saúde e do movimento de expansão e reforma do ensino médico. A narrativa tem como marco inicial a concepção de uma biblioteca regional de medicina para a América Latina, segundo um modelo proposto pela National Library of Medicine. Em seguida, o artigo caracteriza a trajetória inicial da Bireme como sendo a história da recepção deste modelo, percurso que refletiu os processos de crítica, no período, às formas pelas quais se davam a organização de serviços de atenção à saúde e a formação de seus recursos humanos. Indica que, a partir de 1976, um novo modelo resultou em efetiva modificação da agenda programática da Bireme, implicando aportes radicalmente distintos ao funcionamento do regime de informação em ciências da saúde vigente no Brasil e na América Latina.(AU)^ipt.
Descritores:Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde
Organização Pan-Americana da Saúde
Educação em Saúde
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Cooperação Internacional
História
Recursos Humanos em Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000300012&lng=pt&nrm=iso

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:73 - (83)
Autor:Leite, Josete Luzia; Ximenes Neto, Francisco Rosemiro Guimarães; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Centro de Estudos e Pesquisa em Enfermagem (CEPEn): uma trajetória de 36 anos^ipt / Center of Studies and Research in Nursing (CEPEn): a trajectory of 36 years
Fonte:Rev. bras. enferm;60(6):621-626, nov. - dez. 2007. .
Resumo:O presente estudo trata dos destaques da trajetória do Centro de Estudos e Pesquisa em Enfermagem (CEPEn) da Associação Brasileira de Enfermagem no recorte temporal de 1971 a 2007. Estudo de cunho histórico social no qual utilizou-se o Catálogo Informações sobre Pesquisas e Pesquisadores em Enfermagem e os Relatórios dos Seminários Nacionais de Pesquisa em Enfermagem (SENPE). Os objetivos foram resgatar a trajetória do CEPEn e apresentar um dos eventos de maior importância para a Enfermagem Brasileira. A preocupação com o futuro e a necessidade de fortalecimento e enriquecimento, tanto dos docentes quanto dos profissionais do campo assistencial, é uma marca dos dias atuais e se coloca como desafio a ser enfrentado no presente.(AU)^ipt.
Descritores:Enfermagem
História da Enfermagem
Pesquisa em Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000600002&lng=pt&nrm=iso

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:60 - (578)
Autor:Maltagliati, Luciana Ávila; Goldenberg, Paulete.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Reforma curricular e pesquisa na graduação em odontologia: uma história em construção^ipt / Curriculum reform and research in dentistry at the undergraduate level: history under construction
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;14(4):1329-1340, out. - dez. 2007. .
Resumo:Aborda a trajetória da pesquisa na graduação em odontologia, no âmbito da organização curricular. Com base em publicações impressas e eletrônicas, nacionais e internacionais, o estudo delimitou, como marcos de periodização, a institucionalização do ensino superior em odontologia, a reforma universitária e a promulgação das Diretrizes Curriculares. Constata-se a preocupação com a pesquisa desde a criação dos cursos superiores de odontologia, e que sua instalação no âmbito da pós-graduação, respaldada pela reforma universitária, indica preocupação com a instrução científica na graduação. Em anos recentes, as Diretrizes Curriculares redimensionara o espaço da pesquisa, preconizando alterações curriculares abertas à possibilidade de sua consideração como princípio educativo.(AU)^ipt.
Descritores:Educação em Odontologia
Currículo
Pesquisa em Odontologia
Brasil
Educação de Pós-Graduação em Odontologia
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702007000400012&lng=pt&nrm=iso

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:51 - (61)
Autor:Gomes, Maria da Luz Barbosa; Santos, Tânia Cristina Franco.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Construindo a identidade sindical das enfermeiras no rio de janeiro (1978-1984)^ipt / Framing a syndicate identity of the nurses in Rio de Janeiro (1978-1984)
Fonte:Texto & contexto enferm;14(4):488-497, out. - dez. 2005. .
Resumo:O estudo tem como objeto o processo de politização das enfermeiras no Rio de Janeiro. O recorte temporal, estabelecido no período compreendido entre 1978 e 1984, atende ao propósito de abarcar as gestões das duas primeiras diretorias eleitas para o Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro. Objetivos: analisar a trajetória do movimento sindical das enfermeiras do Rio de Janeiro, no bojo do movimento sindical brasileiro, no período 1978-1984 e contrastar as ações sindicais desenvolvidas pela primeira com as iniciativas da segunda diretoria do sindicato e discutir e as implicações dessas ações para os avanços da enfermagem como profissão da área da saúde. As fontes primárias foram documentos escritos e depoimentos orais de enfermeiras e enfermeiros, que participaram da gestão das duas diretorias do sindicato no período 1978-1984. Os dados evidenciaram que o sindicato, através de sua história, ocupou lugar de destaque na construção da identidade sindical/profissional das enfermeiras. (AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Pesquisa em Enfermagem
Associação
Sindicatos
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072005000400004&lng=pt&nrm=iso

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:6 - (16)
Autor:Rodrigues, Lina Farias de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O Instituto de higiene: contribuição à história da ciência e da administração em saúde em São Paulo^ipt / The Institute of Hygiene: a contribution to the history and science of health administration in São Paulo
Fonte:Physis (Rio J.);9(1):175-208, jan.-jun.1999. .
Resumo:Este artigo apresenta a história do Instituto de Higiene, criado em 1918, na capital paulista, por convênio firmado entre o governo do Estado de São Paulo e a International Health Board da Fundação Rockefeller. Emergindo em um período de intensa construção institucional no campo da ciência biomédica, o Instituto de Higiene é um caso bem-sucedido da união de recursos internacionais - a "filantropia científica" norte-americana - e dos objetivos modernizadores por parte dos aparelhos do Estado brasileiro. A discussão está centrada nos passos iniciais e na consolidação daquela importante instituição de ensino e pesquisa em saúde. As atividades científicas, os cursos oferecidos para médicos e enfermeiras na área de saúde pública e as alianças políticas que cientistas e sanitaristas do Instituto de Higiene costuraram em suas relações com políticos e autoridades do Serviço Sanitário do Estado de São Paulo foram objeto de atenção especial. Como importante unidade política da federação, em parte afetada pelos rumos do progresso científico desencadeado pelo Governo federal na capital do país, em parte fortalecendo, direcionando e consolidando tais rumos de modo independente, São Paulo desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento de carreiras científicas, das políticas de saúde pública e da pesquisa laboratorial no país. O Instituto de Higiene participou de forma atuante nesse processo(AU)^ipt.
Descritores:Academias e Institutos/hist
História
Ensino
Pessoal de Saúde
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73311999000100008&lng=pt&nrm=iso

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:4 - (14)
Autor:Barreira, Ieda de Alencar.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Memória e história para uma nova visão da enfermagem no Brasil^ipt / Memory and history for a new view of nursing in Brazil
Fonte:Rev. latinoam. enferm;7(3):87-93, jul.1999. .
Resumo:Trata-se de um estudo que tem por propósito evidenciar as implicações do conhecimento histórico para a enfermagem, no que se refere à formação de uma consciência crítica e de novas formas de percepção e de apreciação da profissão. Lembra-se ainda o potencial da matéria como elemento integrador entre ensino e pesquisa e articulador da graduação com a pós-graduação e que a consolidação de uma linha de pesquisa de história da enfermagem brasileira (HEB) exige o resgate, a preservação e a organização, em todo o país, de fontes primárias de dados, bem como o intercâmbio dos pesquisadores de HEB entre si e com historiadores interessados em estudos afins (AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Ensino
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11691999000300012&lng=pt&nrm=iso



página 1 de 1

Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3