Base de dados:
OHS-PrimRHS
Pesquisar:
ARGENTINA []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 3   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 3
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:410 - (685)
Autor:Bianco, Mabel; Sonis, Abraam.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Recursos humanos en salud de la Argentina^ies / Health manpower in Argentina
Fonte:Educ. méd. salud;20(3):323-334, 1986. .
Resumo:A situação dos recursos humanos de saúde na Argentina caracteriza-se por desproporção entre as categorias de pessoal, distribuição geográfica desequilibrada, incorporação de atividades de saúde em certas categorias de pessoal e falta de coerência entre os institutos de formação pessoal. As diversas categorias de pessoal evoluíram sem uma política coerente e sustentada (entre 1969 e 1980 o aumento de pessoal profissional não médico foi superior a 100%). Os dados mais recentes mostram uma tendência persistente à concentração nas capitais e grandes centros comerciais, embora o grande número de médicos nesses lugares tenha obrigado os profissionais a trabalhar também em pequenas localidades rurais. Embora o mal seja generalizado no país, a província de Buenos Aires é um exemplo típico do desequilíbrio na proporção entre médicos e enfermeiras (segundo dados de 1983, havia 27.307 médicos e 11.722 enfermeiras). Por outro lado, não existe coordenação entre a demanda de médicos e o número de diplomados nem tampouco planejamento dos cargos dos outros profissionais de saúde. Os autores destacam que, embora a proporção de pessoal feminino seja de 60%, a maior concentração ocorre nas categorias de auxiliares e ajudantes (em 1980, 80% dos cargos profissionais e diretivos eram ocupados por homens). A correção do desequilíbrio de todo o sistema dos recursos humanos foi incluída no plano do Seguro Nacional de Saúde proposto em 1985, que se baseia em cinco princípios: cobertura universal, vontade nacional, pluralismo, participação comunitária e federalismo^ipt.
Descritores:Recursos Humanos em Saúde
Argentina
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/6956.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 015

  2 / 3
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:213 - (392)
Autor:Giovanella, Ligia.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:As origens e as correntes atuais do enfoque estratégico em planejamento de saúde na América Latina^ipt / The origens of current tendencies in the strategia approach to health planning in Latin America
Fonte:Cad. saúde pública;7(1):26-44, jan.-mar. 1991. .
Resumo:Apresenta um breve histórico do planejamento econômico e do planejamento em saúde na América Latina. Aponta três vertentes do enfoque estratégico do planejamento em saúde e suas origens na discussão do planejamento para o desenvolvimento da América Latina, na administração estratégica empresarial e na discussão e crítica do método Cendes/Opas.(AU)^ipt.
Descritores:PLANEJAMENTO EM SAÚDE
PLANEJAMENTO SOCIOECONÔMICO
MÉTODO CENDES-OPAS
FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS
 AMÉRICA LATINA
 VENEZUELA
 CHILE
 COLÔMBIA
 ARGENTINA
Meio Eletrônico:http://www.scielosp.org/pdf/csp/v7n1/v7n1a04.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C04 - 013

  3 / 3
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:171 - (350)
Autor:Cunha, Luiz Antônio.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Ensino médio e ensino técnico na América Latina: Brasil, Argentina e Chile^ipt / Mid level schooling and vocational training in Latin America: Brazil, Argentina and Chile
Fonte:Cadernos de Pesquisa;(111):47-70, dez. 2000. .
Resumo:Analisa políticas educacionais em três países latino-americanos (Brasil, Argentina e Chile), nos anos 1980 e 1990, comparando-as, em cada país, com as das décadas anteriores, assim como entre uns e outros. Como foco de análise, toma a educação intermediária, definida como a posicionada entre a educação obrigatória e a educação superior. As políticas para esse segmento, em cada país, foram examinadas com referência à persistência e/ou à mudança da dualidade estrutural. Conclui que Brasil e Argentina elaboraram e implementam políticas tendentes ao reforço da dualidade, ao passo que o Chile anuncia políticas de sua atenuação. (AU)^ipt.
Descritores:EDUCACAO PRIMARIA E SECUNDÁRIA
FORMULACAO DE POLITICAS
BRASIL
 ARGENTINA
 CHILE
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/pdf/cp/n111/n111a03.pdf



página 1 de 1

Esta interface de busca dá acesso a uma base de dados reunindo as referências completas das fontes primárias utilizada no processo de pesquisa. Em vários casos é possível o acesso ao texto completo do documento. Em sua maior parte, além dos campos clássicos de descrição documental, as referências contém também Notas Críticas que agregam informações sobre o potencial informativo da fonte e o contexto histórico da sua produção.

Base de dados  OHS-PrimRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3