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Id:471 - (746)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Centro Brasileiro de Estudos de Saúde*.
Título:I Documento de Estratégia do Cebes^ipt I Strategy Paper Cebes-
Fonte:Rio de Janeiro; Cebes; 2007. 4 p. .
Resumo:O texto consiste num documento compilado a partir da 1ª Reunião de Planejamento Estratégico do Cebes, que consistiu na reformulação de políticas do Centro, para que seus objetivos fossem alcançados.^ipt.
Descritores:Estratégias Locais
Reforma dos Serviços de Saúde
Meio Eletrônico:http://www.cebes.org.br/anexos/1%C2%BA%20DOCUMENTO%20DE%20ESTRATEGIA%20DO%20CEBES.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - E-06 - 006

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Id:466 - (741)
Autor:Campos, Francisco Eduardo de; Leite, Marcelo Torres Teixeira; Fekete, Maria Cristina; Nicolau Girardi, Sábado.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:A questão dos recursos humanos e a reforma sanitária^ipt / Human resources and the sanitary reform
Fonte:Educ. méd. salud;21(4):374-385, 1987. .
Resumo:Neste trabalho o autor trata suscintamente os principais aspectos que são pontos nodais para o estabelecimento de uma política de recursos humanos para o setor saúde. Não se buscou traçar prioridades ou determinar estratégicas a serem usadas. A Comissão Nacional da Reforma Sanitária (CNRS) competirá a decisão política e a condução estratégica do processo. O texto se divide nos seguintes tópicos: distribuição de recursos humanos; desigualdade nas condições de inserção no mercado de trabalho; preparação e formação; composição interna das equipes e valorização do profissional. Cada tópico é abordado com a caracterização do problema, propostas de enfrentamento e suas implicações^ipt.
Descritores:Recursos Humanos em Saúde
Estratégias Regionais
Formulação de Políticas
Distribuição de Médicos
Brasil
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/1052.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH – C-03 – 031

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Id:446 - (721)
Autor:Organização Pan-Americana da Saúde.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Cooperação para o desenvolvimento e alianças estratégicas: tendências, instrumentos e coordenação^ipt / Development cooperation and strategic alliances: trends, tools and coordination
Fonte:In: Organização Pan-Americana da Saúde.Estratégia de cooperação técnica da OPAS/OMS com a República Federativa do Brasil, 2008-2012^ipt. Brasília, Organização Pan-Americana da Saúde, 2007. p.35-54.
Resumo:Este capítulo trata da formulação e negociação da Estratégia de Cooperação Técnica da OPAS/OMS para com o Brasil, no período de 2008-2012. Desta forma, foi realizada uma análise do contexto nacional e internacional, que considerou as demandas de cooperação técnica internacional e bilateral em saúde por parte de instituições do governo do Brasil - tanto do setor saúde como de outros setores relacionados com a saúde - e de ONGs brasileiras atuantes no campo da saúde. Foram revisadas as políticas e prioridades das principais organizações multilaterais que prestam cooperação técnica e financeira relacionada com a saúde ao Brasil - como BID, Banco Mundial CEPAL, FAO, OPAS/OMS, OIT, PNUD, PNUMA, UNESCO, entre outras, e que apóiam programas e projetos brasileiros que estejam relacionados à saúde. Sendo assim, realizou-se uma revisão detalhada das prioridades, políticas e modalidades de cooperação internacional desses órgãos, para que se pudesse ter um marco de referência compreensivo para a adequada formulação, negociação e implementação da Estratégia de Cooperação da OPAS/OMS para os próximos anos.^ipt.
Descritores:Cooperação Técnica
Estratégias
Brasil
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - I-02 - 004

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Id:445 - (720)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Organização Pan-Americana da Saúde*.
Título:Estratégia de cooperação técnica da OPAS/OMS com a República Federativa do Brasil, 2008-2012^ipt Technical Cooperation Strategy for PAHO / WHO and the Federative Republic of Brazil, 2008-2012-
Fonte:Brasília; Organização Pan-Americana da Saúde; 2007. 79 p p. ^bilus, tab, graf, mapas.
Resumo:A cooperação da OPAS/OMS com o Brasil no biênio 2006-2007 62 se desenvolveu por meio dos projetos descritos abaixo: Projeto BRA 0029: Gestão estratégica da cooperação. Objetivo: apoiar a presença eficiente e relevante do Ministério da Saúde na agenda nacionalde saúde, como autoridade nacional das propostas políticas, estratégicas e técnicas definidas pelo país, de maneira colaborativa com os níveis estaduais e municipais. Projeto BRA 0030: Saúde coletiva e ambiente. Objetivo: aumentar as capacidades nacionais para definir políticas públicas que favoreçam ambientes e padrões de vida saudáveis em populações específicas, assim como promover aprevenção e redução dos riscos, no marco do desenvolvimento sustentável, dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e dos processos de integração regional. Projeto BRA 0031: Informação e recursos humanos para políticas de saúde Objetivo: Fortalecer as funções essenciais de saúde pública nas áreas de informação e de recursos humanos para a política setorial de saúde, considerando a formulação de ações estratégicas que favoreçam o Desenvolvimento Nacional de Saúde (DNS) e o monitoramentodo cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Projeto BRA 0032: Desenvolvimento e fortalecimento do SUS: gestão e atenção à saúde. Objetivo: fortalecimento e desenvolvimento do SUS com ênfase na capacidade de gestãodas três esferas do sistema e o desenvolvimento das redes de serviços, para o atendimento à saúde dos diferentes grupos etários, buscando a redução das desigualdades em saúde e contribuindo para o cumprimento das metas do Milênio. Projeto BRA 0033: Controle e prevenção de doenças. Objetivo: contribuir para que as iniciativas, as estratégias e os programas desenvolvidos pelopaís para a gestão, o controle e a prevenção de doenças sejam de relevância social, integradosao Sistema Único de Saúde, com objetivos e metas claras a curto, médio e longo prazos, e que contribuam para melhorar a qualidade de vida da população, segundo os princípios de igualdade, universalidade e integralidade^ipt.
Descritores:Cooperação Técnica
Estratégias Nacionais
Cooperação Internacional
Organização Pan-Americana da Saúde/org
Agenda de Prioridades em Saúde
Implementação de Plano de Saúde/org
Brasil
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - I-01 - 007

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Id:407 - (682)
Autor:Macedo, Carlyle Guerra de.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La universidad y salud para todos en el ano 2000^ies / The University and health for all by the year 2000
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;99(3):209-216, sept. 1985. .
Resumo:As universidades deveriam ser constituídas na consciência crítica da sociedade, e nessa qualidade, ser o principal instrumento para a promoção das transformações necessárias, uma vez que o processo social é de natureza predominantemente política. De acordo com o autor, na prática, as universidades falharam em cumprir essa função renovadora. Como conseqüência desse processo global, a universidade tende a se isolar na execução de suas atividades, também quando se propõe a se incorporar a movimentos sociais. Os claustros do passado sobreviveram aos dias atuais, modificados, mas ainda presentes. Nesse contexto deve considerar-se especialmente a proposta de que a formação de recursos humanos deve ser orientada para a atenção às necessidades reais da saúde da população como um todo. De fato, essa proposição é embasada no valor do que se pretende transformar, ou seja, numa utopia de sociedades mais justas, com igualdades. Para que tais modificações ocorressem, seria necessária uma adequação dos recursos humanos às necessidades de saúde que a população busca em uma quimera (esperança irrealizável), que ansiava e que é necessária. Desta forma,saúde para todos é um novo desafio, e mais que um lema de significado escasso, constitui uma doutrina de ação expressa em três conceitos fundamentais: 1) conceito de equidade, a quimera e utopia que se deve perseguir apesar de tudo; 2) o conceito de eficiência/eficácia, porque não é justo que continue desperdiçando os recursos escassos de saúde que são disponibilizados enquanto se mantém uma parte importante da população privada de atenção e os custos sociais de elevam de forma extraordinária; 3) a ideia de que saúde para todos exige a participação não somente do pessoal de saúde mas também da própria população, as comunidades, os governos, as sociedades e nações, e que essa participação deve assumir uma dimensão intersetorial. Sendo assim, o autor prossegue no texto dizendo que a meta que é proposta pode se converter em realidade se for mantida a vontade firmada no compromisso adquirido, ainda que signifique crer, apesar da realidade, no destino do homem e em nossa capacidade de forjá-lo. A universidade, mais que qualquer outra instituição, deve ser o âmbito e o instrumento desse esforço e autocrítica: essa é a condição para que se possa converter em consciência crítica da sociedade no dinamismo de sua transformação^ipt.
Descritores:Estratégias Mundiais
Desenvolvimento de Pessoal
Universidades
Objetivos Organizacionais
Organização Pan-Americana da Saúde
América Latina
 Região do Caribe
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v99n3p209.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 022

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Id:312 - (491)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Brasil. Ministério da Saúde. Coordenação Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos para o SUS*.
Título:A investigação sobre recursos humanos em saúde: relatório de seminário^ipt Health manpower investigation: seminary report-
Fonte:Brasília; Ministério da Saúde; 1993. 49 p. .
Conferência:Apresentado em: Seminário de Investigação Sobre Recursos Humanos em Saúde, Brasília, 26-28 ago. 1992.
Resumo:Aborda a situação da investigação sobre recursos humanos em saúde no Brasil, enfocando suas origens, trajetórias e acumulações. Relaciona a dinâmica de construção do SUS à geração de demandas de pesquisa na área de legislação, de planos de cargos e salários, jornada de trabalho, desenvolvimento de recursos humanos, participação dos trabalhadores no processo administrativo, capacitação e qualificação dos trabalhadores, etc. Conclui com sugestões de caráter estratégico, visando a efetivação das investigações^ipt.
Descritores:PESQUISA SOBRE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
SISTEMAS DE SAÚDE
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
 DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL
 GERÊNCIA
 ESTRATÉGIAS
 BRASIL
Meio Eletrônico:http://observatoriohistoria.coc.fiocruz.br/lildbi/docsonline/a_investig_sobre_recur_1993_ID651.pdf
Localização:OHS/ORH - B-01 - 013

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Id:310 - (489)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Médici, André Cezar; Oliveira, Francisco E. B; Beltrão, Kaizô Iwakami
Título:Universalização com qualidade: uma proposta de reorganização do sistema de saúde no Brasil^ipt Universalization with quality: a proposal of reorganization of health system in Brazil-v.3
Fonte:s.l; IBGE; fev. 1993. 22 p. .
Resumo:Trata sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecido no Brasil a partir da Constituição de 1988, o qual revela, desde sua origem, mérito e fragilidade. Os méritos estão refletidos no plano das intenções de montar um sistema universal, equânime e integral. As fragilidades remetem à ineficácia da estratégia montada para atingir tais objetivos^ipt.
Descritores:Política, planejamento e administração em saúde
Reforma dos serviços de saúde
Sistemas de saúde
Qualidade dos cuidados de saúde
Formulação de políticas
 Estratégias
 Financiamento em saúde
 Custos de cuidados de saúde
 Qualidade da assistência à saúde
 Sistema Único de Saúde
 Brasil
Localização:OHS/ORH - E-04 - 004

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Id:202 - (381)
Autor:Chaves, Mário M.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Algumas reflexões sobre IDA: antecedentes do ideário UNI^ipt / Reflexions about teaching care integration: preceding Project UNI
Fonte:Divulg. saúde debate;(9):5-9, ago. 1994. .
Resumo:Aborda a rede IDA-Brasil e os projetos que a compõem, englobando as mudanças que ocorreram desde a implantação dos programas até os dias de hoje, com maior participação da comunidade, e o programa UNI^ipt.
Descritores:SERVIÇOS DE INTEGRAÇÃO DOCENTE-ASSISTENCIAL
COBERTURA DE SERVIÇOS DE SAÚDE
ESTRATÉGIAS MUNDIAS
 PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA
 ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE/tend
 SISTEMAS LOCAIS DE SAÚDE
Localização:OHS/ORH C-04- 008



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