Base de dados:
OHS-PrimRHS
Pesquisar:
UNIVERSIDADES []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 4   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 4
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:417 - (692)
Autor:Ham, Thomas Hale.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Medical education at Western Reserve University: a progress report for the sixteen years, 1946-1962^ien.
Fonte:N. Engl. j. med;(1):868-874, 25 oct. 1962. .
Resumo:Neste artigo, em forma de relatório, é realizada uma avaliação preliminar do programa de educação médica na Western Reserve University. Os dados para este relatório foram obtidos em parte da experiência registrada de professores e alunos ao longo de um período de 16 anos (1946-1962), e são relativos ao planejamento, organização e realização de tarefas. As interpretações concernentes a este relatório foram realizadas dentro dos limites dos dados relativos a: o processo de mudança, os conceitos gerais do programa de educação médica, o tratamento do aluno, a educação médica pelo comitê, características particulares do programa, sucessos, fracassos, problemas, e prognósticos^ipt.
Descritores:Educação Médica
Universidades
Limites:Western Reserve University
Localização:- 045 - 045 - 045 - 045 - 045

  2 / 4
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:407 - (682)
Autor:Macedo, Carlyle Guerra de.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La universidad y salud para todos en el ano 2000^ies / The University and health for all by the year 2000
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;99(3):209-216, sept. 1985. .
Resumo:As universidades deveriam ser constituídas na consciência crítica da sociedade, e nessa qualidade, ser o principal instrumento para a promoção das transformações necessárias, uma vez que o processo social é de natureza predominantemente política. De acordo com o autor, na prática, as universidades falharam em cumprir essa função renovadora. Como conseqüência desse processo global, a universidade tende a se isolar na execução de suas atividades, também quando se propõe a se incorporar a movimentos sociais. Os claustros do passado sobreviveram aos dias atuais, modificados, mas ainda presentes. Nesse contexto deve considerar-se especialmente a proposta de que a formação de recursos humanos deve ser orientada para a atenção às necessidades reais da saúde da população como um todo. De fato, essa proposição é embasada no valor do que se pretende transformar, ou seja, numa utopia de sociedades mais justas, com igualdades. Para que tais modificações ocorressem, seria necessária uma adequação dos recursos humanos às necessidades de saúde que a população busca em uma quimera (esperança irrealizável), que ansiava e que é necessária. Desta forma,saúde para todos é um novo desafio, e mais que um lema de significado escasso, constitui uma doutrina de ação expressa em três conceitos fundamentais: 1) conceito de equidade, a quimera e utopia que se deve perseguir apesar de tudo; 2) o conceito de eficiência/eficácia, porque não é justo que continue desperdiçando os recursos escassos de saúde que são disponibilizados enquanto se mantém uma parte importante da população privada de atenção e os custos sociais de elevam de forma extraordinária; 3) a ideia de que saúde para todos exige a participação não somente do pessoal de saúde mas também da própria população, as comunidades, os governos, as sociedades e nações, e que essa participação deve assumir uma dimensão intersetorial. Sendo assim, o autor prossegue no texto dizendo que a meta que é proposta pode se converter em realidade se for mantida a vontade firmada no compromisso adquirido, ainda que signifique crer, apesar da realidade, no destino do homem e em nossa capacidade de forjá-lo. A universidade, mais que qualquer outra instituição, deve ser o âmbito e o instrumento desse esforço e autocrítica: essa é a condição para que se possa converter em consciência crítica da sociedade no dinamismo de sua transformação^ipt.
Descritores:Estratégias Mundiais
Desenvolvimento de Pessoal
Universidades
Objetivos Organizacionais
Organização Pan-Americana da Saúde
América Latina
 Região do Caribe
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v99n3p209.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 022

  3 / 4
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:387 - (661)
Autor:Ferreira, José Roberto; Lobo, Luis Carlos Galvão.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La carrera médica en la Universidad de Brasilia^ies / f Braziliarsity of Braziliarsity of Brazilia
Fonte:Educ. méd. salud;4(4):310-327, oct. 1970. .
Resumo:Por uma série de razões sociais, econômicas e políticas, Brasília, a capital do Brasil, se constitui num centro de inovação significativo em numerosos campos. A Universidade, aproveitando este clima criativo, foi organizada de acordo com um esquema inovador em uma estrutura integrada. A Faculdade de Ciências da Saúde também se criou seguindo estes mesmos delineamentos, sem ter que se ajustas às disposições legais existentes e em completa liberdade de selecionar seu pessoal em todo o país, buscando professores bem qualificados e sem compromisso prévio com estruturas tradicionais. Dentro destas condições, os autores apresentam uma experiência educacional de caráter inovador, um projeto experimental de educação médica, que é descrito neste trabalho, e que foi desenvolvido na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Tomando como marco de referência alguns princípios básicos relativos à organização estrutural e a orientação pedagógica, analisam sua aplicação na formação do curso médico da referida faculdade. A seguir, com base nos propósitos gerais estabelecidos, descrevem a política educacional adaptada, os objetivos específicos do curso, e em maior detalhe, todo o complexo institucional, assim como o currículo utilizado, com os esclarecimentos necessários à discussão dos programas docentes e da metodologia posta em prática. Em seus comentários finais abordam aspectos referentes a avaliação dessa experiência, que foi implantada em 1966 e que deve este ano graduar sua primeira turma de médicos^ipt.
Descritores:Currículo
normasão Médica
Universidades
Métodos
Brasil
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/37871.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 003

  4 / 4
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:220 - (399)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Marinho, Maria Gariela S. M. C
Título:Norte-americanos no Brasil^ipt North-American in Brazil-
Fonte:Campinas; Editores Associados; 2001. 196 p. .
Resumo:Conta a história da família Rockefeller no Brasil, através da Fundação Rockefeller, mostrando que a pressença desses norte-americanos no país se deu de forma seletiva e em conjunto com parcerias que foram sendo construídas localmente em torno das ações filantrópicas da Fundação. Apresenta os marcos gerais em torno da constituição da Fundação Rockefeller, seus objetivos e sua atuação nos diversos campos onde se fez presente. Analisa a USP a partir do contraponto entre os modelos acadêmico-institucionais sob os quais se implantou e consolidou-se. Compõe o perfil e a trajetória acadêmica e institucional de Ernesto de Souza Campos e Zeferino Vaz. Finalmente caracteriza uma teia de relações ou rede de interesses que deram sustentação à articulação entre as duas instituições^ipt.
Descritores:FUNDAÇOES
CIENCIA
EDUCAÇAO MÉDICA
UNIVERSIDADES
BRASIL
 ESTADOS UNIDOS
 SAUDE PUBLICA



página 1 de 1

Esta interface de busca dá acesso a uma base de dados reunindo as referências completas das fontes primárias utilizada no processo de pesquisa. Em vários casos é possível o acesso ao texto completo do documento. Em sua maior parte, além dos campos clássicos de descrição documental, as referências contém também Notas Críticas que agregam informações sobre o potencial informativo da fonte e o contexto histórico da sua produção.

Base de dados  OHS-PrimRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3