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Id:463 - (738)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Silva, Luiz Antonio Gonçalves
Título:A institucionalização das atividades de informação científica e tecnológica no Brasil: o caso do Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD)^ipt The institutionalization of the activities of scientific and technological information in Brazil: the case of the Brazilian Institute of Bibliography and Documentation (IBBD)-
Fonte:Brasília; s.n; 1987. 226 p. .
Tese:Apresentada a Universidade de Brasília. Faculdade de Estudos Sociais e Aplicados. Departamento de Biblioteconomia para obtenção do grau de Mestre.
Resumo:A partir do exame do contexto internacional e nacional, estuda-se o processo referente a criação de um centro bibliográfico no pais, que deu origem ao Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD). Esse contexto e composto da acao da Unesco, de apoio as atividades bibliográficas a nível mundial, da atividade bibliográfica no Brasil, anterior ao estabelecimento do IBBD, dos fatos que determinaram a formulação da proposta para a criação do Instituto e das negociações que se desenvolveram entre as instituições envolvidas nesse processo^ipt.
Descritores:Ciência da Informação
História
Institutos Governamentais de Pesquisa
Redes de Informação de Ciência e Tecnologia
Sociedades Científicas
Brasil
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - D-01 - 003

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Id:461 - (736)
Autor:Roemer, Milton I.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Internationalism in Medicine and Public Health^ien.
Fonte:In: Bynum, W. F; Porter, Roy.Companion Encyclopedia of the History of Medicine^ien. London, Routledge, 1993. p.1417-1435.
Resumo:Como as comunicações e o comércio têm aumentado entre as nações em todas as partes do mundo, as pessoas têm reconhecido a interdependência de seus países com relação entre a saúde e os problemas de doenças de todos os outros países. Em seu sentido mais amplo, o trabalho internacional de saúde refere-se às diversas atividades de saúde resultantes realizadas através das fronteiras nacionais. Portanto, este capítulo perpassa por assuntos como a saúde pública mundial e sua evolução durante os séculos 18, 19 e 20, e a criação de agências internacionais de saúde^ipt.
Descritores:Saúde Pública/hstt
Saúde Mundial
História do Século 18
História do Século 19
História do Século 20
Humanos
Agências Internacionais/hstt
Missões e Missionários/hstt
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - I-02 - 013

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Id:460 - (735)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Bynum, W. F; Porter, Roy
Título:Companion Encyclopedia of the History of Medicine^ien ..-
Fonte:London; Routledge; 1993. [1848] p. .
Resumo:Esta é uma obra de referência abrangente, que examina todos os aspectos da história da medicina, tanto clínica e social, e reflete as abordagens complementares para a disciplina. Fornece levantamentos factuais detalhados e informativos, como também interpretações contemporâneas e debate historiográfico^ipt.
Descritores:História da Medicina
Enciclopédias como Assunto
Medicina Social/hstt
Medicina Clínica/hstt
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - I-01 - 022

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Id:225 - (404)
Autor:Paim, Jairnilson Silva.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Medicina preventiva e social no Brasil: modelos, crises e perspectivas^ipt / Social and preventive medicine in Brazil: models, crises and perspectives
Fonte:Saúde debate;(11):57-59, 1981. .
Resumo:Aborda o movimento de Medicina Preventiva e Social(MPS) no Brasil, a partir da segunda metade dos anos 1950. Apresenta seu processo de implantação, os três modelos principais do projeto - modelo mínimo legal, liberal e racionalizador -, as primeiras dificuldades enfrentadas e o desenvolvimento teórico do movimento na América Latina e particularmente no Brasil^ipt.
Descritores:MEDICINA PREVENTIVA
MEDICINA SOCIAL
BRASIL
 HISTORIA DA MEDICINA
 AMÉRICA LATINA
Localização:OHS/ORH - C-03 - 030

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Id:219 - (398)
Autor:Kemp, Amy; Edler, Flavio Coelho.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:A reforma médica no Brasil e nos Estados Unidos: uma comparação entre duas retóricas^ipt / Medical reform in Brazil and the US: a comparison of two rhetorics
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;11(3):569-585, set.-dez. 2004. .
Resumo:Discute-se, aqui, a gênese do modelo de educação médica proposto por A. Flexner, nos Estados Unidos, comparando-o com a proposta de aplicação do modelo universitário germânico à educação médica brasileira, na década de 1930, por Antonio da Silva Mello. Argumentamos que o núcleo das reformas médicas – que almejavam a introdução do ensino da biomedicina e a valorização da carreira cientÌfica – não dependia somente da perfeita compreensãp, por parte dos dois reformadores, dos fundamentos do novo modelo. Cada retórica expressava um arranjo político no qual as expectativas de mudança no sistema educacional consolidado dependiam de sua estrutura de poder e das expectativas de carreira consagradas pela tradição. (AU)^ipt.
Descritores:EDUCAÇÃO MÉDICA
HISTÓRIA DA MEDICINA
BRASIL
 ESTADOS UNIDOS
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v11n3/02.pdf

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Id:217 - (396)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Finkelman, Jacobo
Título:Caminhos da saúde pública no Brasil^ipt Public health in Brazil-
Fonte:Rio de Janeiro; Fiocruz; 2002. 326 p. ^bilus, ^bmapas, ^btab, ^bgraf.
Resumo:Publicado como parte das comemorações do centenário da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, este livro reúne textos de diversas personalidades da saúde pública nacional, relatando a rica história sobre os desafios e as lutas que mudaram os perfis demográficos e epidemiológicos do país no decorrer no século XX^ipt.
Descritores:ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DA SAÚDE
SISTEMAS DE SAÚDE
POLÍTICA DE SAÚDE
Saúde Pública
Brasil

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Id:209 - (388)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Feuerwerker, Laura Camargo Macruz
Título:Mudanças na educação médica e residência médica no Brasil^ipt Changes in medical education and medical residency in Brazil-
Fonte:São Paulo; Hucitec; 1998. 190 p. .
Resumo:Identifica os principais movimentos e tendências da educação médica e da residência médica nos últimos 30 anos, período em que se verificou a mais importante expansão na área. Inicia-se com a caracterização do contexto atual de crise da saúde, partindo da avaliação do cenário como favorável para intervenção de forças interessadas em provocar transformações na maneira como se entende e opera socialmente a saúde. Segue-se a reconstituição dos caminhos da educação médica na América Latina, desde o final da década de 1960, e da trajetória da residência médica no Brasil e no estado de São Paulo. Finalmente, procura identificar e examinar alguns dos elementos-chaves das principais propostas de mudança na educação médica, propor algumas explicações para dificuldades de sucesso observadas em sua concretização e traçar um panorama para seu desenvolvimento futuro^ipt.
Descritores:INTERNATO E RESIDÊNCIA
EDUCAÇÃO MÉDICA
BRASIL
 PRÁTICA PROFISSIONAL
 HISTÓRIA DA MEDICINA
 AMÉRICA LATINA
Localização:OHS/ORH - I-02 - 016

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Id:196 - (375)
Autor:Almeida, Márcio José.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:A educação médica e as atuais propostas de mudança: alguns antecedentes históricos^ipt / Medical education and current proposals for changes: historical background
Fonte:Rev. bras. educ. méd;25(2):42-52, maio-ago. 2001. .
Resumo:A retomada dos estudos e debates sobre a educação médica observada nos anos 1990 é acompanhada pelo surgimento de novas propostas de mudança. A compreensão destas nem sempre é fácil. A recuperação de alguns elementos históricos do movimento internacional da educação médica, particularmente do latino-americano, visa contribuir para esta compreensão e para a implementação das mudanças necessárias.(AU)^ipt.
Descritores:EDUCAÇÃO MÉDICA
HISTÓRIA DA MEDICINA
 AMÉRICA LATINA
Meio Eletrônico:http://www.educacaomedica.org.br/UserFiles/File/2001/Volume25%202/educacao_medica.pdf

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Id:4 - (183)
Autor:Zarur, Dahas.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:A Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro^ipt / The Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro
Fonte:Acta Medica Misericordiae;2(1):17-20, jun. 1999. ^bilus.
Resumo:Apresenta um histórico da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro: sua fundação em 1582, o início do ensino médico na instituição, a inauguração de consultório homeopático, a criação da Sexta Enfermaria e a situação atual.(MAM)(AU)^ipt.
Descritores:HOSPITAIS FILANTROPICOS
HISTORIA DA MEDICINA
EDUCAÇAO MÉDICA
BRASIL
 SAUDE PUBLICA
Meio Eletrônico:http://www.actamedica.org.br/noticia.asp?codigo=123&COD_MENU=85
Localização:BR1273.1

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Id:3 - (182)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Lobo, Francisco Bruno
Título:O ensino da Medicina no Rio de Janeiro^ipt ..-
Fonte:Rio de Janeiro; s.n; 1969. [667] p. .
Resumo:Registro das memorias historicas da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Constitui-se de efemerides, estatutos e regulamentos, permitindo o conhecimento da evolucao do ensino medico no Rio de Janeiro.(FAC)(AU)^ipt.
Descritores:HISTORIA DA MEDICINA
EDUCAÇAO MÉDICA
BRASIL
Limites:HISTORIA DA MEDICINA DO SECULO 18
Localização:BR1273.1; 610.9033, L786e

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Id:2 - (181)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Faleiros, Eneida de Mattos
Título:Fazer, existir, ser: o curso técnico de enfermagem da escola técnica de saúde da Universidade Federal de Uberlândia (1971 a 1995)^ipt To do, to exist and to be: the technical course for nursing at the technical school of health of the Universidade Federal de Uberlândia (1971 to 1995)-
Fonte:Uberlândia; s.n; 1997. 205 p. ^bilus.
Tese:Apresentada a Universidade Federal de Uberlândia para obtenção do grau de Mestre.
Resumo:Este trabalho teve como objetivo recuperar a trajetória do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia, registrando os acontecimentos e transformações de ordem administrativas e didático-pedagógicas, no período de 1971 a 1995.O percurso escolhido para este estudo foi a pesquisa qualitativa numa perspectiva histórica, utilizando como técnica de investigação a pesquisa e análise documental, história oral e pesquisa de campo.No decorrer dessa história, o Curso Técnico em Enfermagem, nos aspectos administrativos, organizou-se inicialmente como um escola privada submetida ao sistema Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais ( 1971 a 1981). A partir de 1981, organizou-se como escola pública federal, integrada à Universidade Federal de Uberlândia. Nos aspectos didáticos pedagógicos, o agir pedagógicos foi regido por legislações e normas determinadas pela sociedade, pelo sistema educacional, pela própria instituição; pelas concepções das relações entre homem/mundo, sujeito/objeto configuradas nos objetivos e fins da ESCOLA/CURSO, em diversos momentos durante a sua trajetória histórica. Concluindo, a identidade do Curso Técnico em Enfermagem da ESTES/UFU foi constituída pelo seu FAZER, EXISTIR e SER (AU)^ipt.
Descritores:HISTORIA DA ENFERMAGEM
EDUCAÇAO EM ENFERMAGEM
BRASIL
 ESCOLAS DE ENFERMAGEM



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