Resumo: | Este trabalho teve como objetivo recuperar a trajetória do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia, registrando os acontecimentos e transformações de ordem administrativas e didático-pedagógicas, no período de 1971 a 1995.O percurso escolhido para este estudo foi a pesquisa qualitativa numa perspectiva histórica, utilizando como técnica de investigação a pesquisa e análise documental, história oral e pesquisa de campo.No decorrer dessa história, o Curso Técnico em Enfermagem, nos aspectos administrativos, organizou-se inicialmente como um escola privada submetida ao sistema Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais ( 1971 a 1981). A partir de 1981, organizou-se como escola pública federal, integrada à Universidade Federal de Uberlândia. Nos aspectos didáticos pedagógicos, o agir pedagógicos foi regido por legislações e normas determinadas pela sociedade, pelo sistema educacional, pela própria instituição; pelas concepções das relações entre homem/mundo, sujeito/objeto configuradas nos objetivos e fins da ESCOLA/CURSO, em diversos momentos durante a sua trajetória histórica. Concluindo, a identidade do Curso Técnico em Enfermagem da ESTES/UFU foi constituída pelo seu FAZER, EXISTIR e SER (AU)^ipt.
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