Base de dados:
OHS-PeriRHS
Pesquisar:
CURRICULO/NORMAS []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 2   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 2
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:153 - (163)
Autor:Baptista, Suely de Souza; Barreira, Ieda de Alencar.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Docentes e estudantes no processo de mudança do ensino de enfermagem no Brasil^ipt / Faculty and students in the nursing teaching changing process in Brazil
Fonte:Texto & contexto enferm;8(1):[67-79], jan.-abr. 1999. .
Resumo:Trata-se de um estudo histórico-social sobre as conjunturas em que ocorreram as mudanças no ensino da enfermagem no Brasil, as exigências feitas a docentes e estudantes de enfermagem a cada época e sua importância no desenvolvimento da enfermagem. Os resultados demonstram que houve um progressivo aumento das exigências acadêmicas feitas a docentes e a estudantes, no bojo de reformas educacionais gerais ou em decorrência da atuação das educadoras de enfermagem, no sentido de adequar os currículos dos cursos de graduação e de pós-graduação aos propósitos da melhor inserção da enfermagem na universidade e na comunidade cientifica...(AU)^ipt.
Descritores:Educação em Enfermagem
História da Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Política de Educação Superior
Currículo/normas
Estudantes de Enfermagem
Docentes
Brasil
Localização:BR17.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde

  2 / 2
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:152 - (162)
Autor:Silva Júnior, Nelson Aleixo da.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Estado, educação e diretrizes curriculares para a Psicologia^ipt / State, education and curriculum directives for Psychology
Fonte:Rev.Dep.Psicol., UFF;14(1):[121-134], jan.-jul. 2002. .
Resumo:Analisamos o processo de elaboração das Diretrizes Curriculares para a Psicologia, bem como o texto aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, considerando as concepções de Estado e educação que permeiam a sociedade brasileira. Afirmamos que o Estado sempre atuou de forma parcial na manutenção dos status quo e, para isso, a educação tem um papel instrumental. Essa mesma concepção de construção de políticas educacionais predominou na elaboração das Diretrizes para a Psicologia cujo texto não representa o acúmulo de anos de debates profissionais da área, preconizando uma formação especializada, desvinculado a ciência da profissão e a pesquisa da docência.(AU)^ipt.
Descritores:Psicologia/educ
Política de Educação Superior
Currículo/normas
Localização:BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá



página 1 de 1

Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3