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Id:250 - (599)
Autor:Leonello, Valéria Marli; Miranda Neto, Manoel Vieira de; Oliveira, Maria Amélia de Campos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A formação superior de Enfermagem no Brasil: uma visão histórica^ipt.
Fonte:Rev. Esc. Enferm. USP;45( n.spe2):1774-1779, 2011. .
Resumo:Descreve-se o processo de expansão do ensino superior em Enfermagem brasileiro, destacando a diversidade e heterogeneidade desse sistema. Observa-se que o ensino nessa área teve um crescimento muito acelerado e desorganizado a partir da década de noventa. Tal crescimento evidenciou a diversidade e heterogeneidade das instituições de ensino, aspectos que repercutem também no perfil do docente, especialmente na titulação e no regime de trabalho, que variam de acordo com sua inserção institucional. Defende-se que esses efeitos irão repercutir, em última instância, na docência e, portanto, na própria formação inicial, na qualificação do profissional de enfermagem e, consequentemente, na assistência de enfermagem oferecida aos usuários dos diferentes serviços de saúde. Conclui-se pela necessidade da identificação do perfil profissional e dos distintos processos de trabalho docente, contextualizado no cenário atual de políticas públicas voltadas para o sistema de ensino superior no Brasil(AU)^ipt.
Descritores:Educação Superior
Educação em Enfermagem
Docentes
Meio Eletrônico:dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000800024
Localização:BR1273.1

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Id:153 - (163)
Autor:Baptista, Suely de Souza; Barreira, Ieda de Alencar.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Docentes e estudantes no processo de mudança do ensino de enfermagem no Brasil^ipt / Faculty and students in the nursing teaching changing process in Brazil
Fonte:Texto & contexto enferm;8(1):[67-79], jan.-abr. 1999. .
Resumo:Trata-se de um estudo histórico-social sobre as conjunturas em que ocorreram as mudanças no ensino da enfermagem no Brasil, as exigências feitas a docentes e estudantes de enfermagem a cada época e sua importância no desenvolvimento da enfermagem. Os resultados demonstram que houve um progressivo aumento das exigências acadêmicas feitas a docentes e a estudantes, no bojo de reformas educacionais gerais ou em decorrência da atuação das educadoras de enfermagem, no sentido de adequar os currículos dos cursos de graduação e de pós-graduação aos propósitos da melhor inserção da enfermagem na universidade e na comunidade cientifica...(AU)^ipt.
Descritores:Educação em Enfermagem
História da Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Política de Educação Superior
Currículo/normas
Estudantes de Enfermagem
Docentes
Brasil
Localização:BR17.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde

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Id:46 - (56)
Autor:Ferriani, Maria das Graças Carvalho; Silva, Isília Aparecida; Carvalho, Emília Campos de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A trajetória histórica do programa interunidades de doutoramento em enfermagem e sua contribuição para a enfermagem brasileira^ipt / The history of the nursing interunits doctoral program and its contribution to Brazilian nursing
Fonte:Rev. Esc. Enferm. USP;39(n.esp):506-514, dez. 2005. .
Resumo:Objetivou-se descrever a trajetória histórica do Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem nos campi de São Paulo e de Ribeirão Preto, no período de 1981 a 2004. Coletou-se dados através de documentos existentes do Programa (resoluções, pareceres, as fichas do alunos matriculados, relatórios, dentre outros). O Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem foi aprovado pela Câmara de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo em 25 de maio de 1981. Durante muitos anos, até por volta do início da década de 1990, a demanda principal de candidatos era das próprias Unidades res-ponsáveis pelo curso, seguida de professores de outras Escolas de Enfermagem do Brasil. O Programa Interunidades tem formado pesquisadores para diversas Universidades brasileiras e da América do Sul, que formam e lideram células de pesquisa, dando origem a novos programas de pós-graduação. (AU)^ipt.
Descritores:Educação de Pós-Graduação em Enfermagem/hist
Docentes
História da Enfermagem
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000500003&lng=pt&nrm=iso

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Id:33 - (43)
Autor:Campos, Regina Helena de Freitas.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Helena Antipoff: razão e sensibilidade na psicologia e na educação^ipt.
Fonte:Estud. av;17(49):209-231, set.-dez. 2003. .
Resumo:Este estudo trata da biografia intelectual da psicóloga e educadora Helena Antipoff (1892-1974), enfatizando os diferentes momentos de sua trajetória e a formação progressiva de seu pensamento, com base na perspectiva interacionista da psicologia genebrina e na corrente socioistórica da psicologia soviética. Este pensamento, elaborado no processo de adaptação a culturas diversas em épocas de grandes transformações socioculturais, na Rússia, França, Suíça e Brasil, caracteriza-se pela informação científica avançada e progressista, aliada a um grande sentido prático, e ao compromisso com a convivência democrática. (AU)^ipt.
Descritores:Biografia como Assunto
Psicólogos
Docentes
Educação
Psicologia
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142003000300013&lng=pt&nrm=iso

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Id:32 - (42)
Autor:Bulcao, Lucia Grando; Sayd, Jane Dutra.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:As razões da escola médica: sobre professores e seus valores: os valores dos médicos e os impasses da escola médica^ipt / Medical school and its reasons: on professors and their values. Physicians' values and impasses in medical school
Fonte:Physis (Rio J.);13(1):11-38, jan.-jun. 2003. .
Resumo:Este trabalho teve por objetivo conhecer o professor médico, no que diz respeito a seus valores e comportamentos profissionais, a partir da hipótese de que os mesmos são elementos presentes no chamado currículo oculto ao longo do curso médico. Pressupõe-se, sobretudo, que tais elementos apresentam estreita relação com a formação médica, compondo, ao final, uma cultura adquirida na escola, ao longo do processo de socialização do estudante. Este processo é tão importante para a identidade profissional, para sua pertinência à corporação, quanto a aquisição de habilidades e conteúdos cognitivos relativos ao exercício técnico da profissão. Com este objetivo, o trabalho analisou a história de vida profissional de alguns docentes em uma escola pública do Rio de Janeiro, privilegiando as categorias de autonomia, ideal de serviço, mentalidade clínica e relacionamento interpares da Sociologia das Profissões, além de apreender os relatos específicos sobre a trajetória do médico que se torna professor. Optou-se pela história oral obtida de entrevistas com docentes de diferentes especialidades, em um total de onze entrevistas. Concluiu-se que os professores estão nostálgicos de um passado em que sua profissão apresentava uma situação de prestígio inquestionável e um tanto perplexos frente às novas situações, principalmente de restrições à autonomia liberal. Sem um projeto político para a escola e para a corporação, estão menos motivados do que no passado, e isto pode se constituir como fator negativo na socialização e na formação de valores éticos entre seus alunos. (AU)^ipt.
Descritores:Credenciamento
Médicos
Educação Médica
Ensino
Docentes de Medicina
Currículo
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312003000100002&lng=pt&nrm=iso

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Id:5 - (15)
Autor:Schall, Virgínia.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Alfabetizando o corpo: o pioneirismo de Hortênsia de Hollanda na educação em saúde^ipt / Literacy embodied: the pioneering work of Hortênsia de Hollanda in health education
Fonte:Cad. saúde pública;15(supl.2):149-159, 1999. .
Resumo:Entrevista com a professora Hortênsia de Hollanda, docente em Educação em Saúde. Apresenta a tragetória profissional da educadora e sua colaboração para o desenvolvimento da pesquisa na área de Educação em Saúde ^ipt.
Descritores:Educação em Saúde
Docentes
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1999000600015&lng=pt&nrm=iso
Localização:OHS/ORH - G-01 - 009



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
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