Base de dados:
OHS-PeriRHS
Pesquisar:
PSICOLOGIA/EDUC []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 3   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 3
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:152 - (162)
Autor:Silva Júnior, Nelson Aleixo da.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Estado, educação e diretrizes curriculares para a Psicologia^ipt / State, education and curriculum directives for Psychology
Fonte:Rev.Dep.Psicol., UFF;14(1):[121-134], jan.-jul. 2002. .
Resumo:Analisamos o processo de elaboração das Diretrizes Curriculares para a Psicologia, bem como o texto aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, considerando as concepções de Estado e educação que permeiam a sociedade brasileira. Afirmamos que o Estado sempre atuou de forma parcial na manutenção dos status quo e, para isso, a educação tem um papel instrumental. Essa mesma concepção de construção de políticas educacionais predominou na elaboração das Diretrizes para a Psicologia cujo texto não representa o acúmulo de anos de debates profissionais da área, preconizando uma formação especializada, desvinculado a ciência da profissão e a pesquisa da docência.(AU)^ipt.
Descritores:Psicologia/educ
Política de Educação Superior
Currículo/normas
Localização:BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá

  2 / 3
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:151 - (161)
Autor:Carvalho, Alysson Massote.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Formação docente e afiliações grupais: implicações para a graduação em Psicologia^ipt / Faculty training and group affiliations: implications for undergraduate courses in Psychology
Fonte:Rev.Dep.Psicol., UFF;14(1):[109-119], jan.-jul. 2002. .
Resumo:Analisamos o processo de construção das diretrizes curriculares de Psicologia, desde o Fórum Nacional de Formação (1997), até o Fórum Aberto sobre Diretrizes Curriculares (2002). Afirmamos que a construção de uma nova proposta para a formação vincula-se ao processo de formação e afiliação grupal dos docentes. O referencial teórico centra-se nos conceitos de implicação e de afiliação grupal. Identificamos duas tendências predominantes nesse processo. Uma, denominada acadêmica, representa o pensamento das sociedades científicas e se caracteriza com a formação básica e com a garantia da formação em pesquisa. Outra, denominada profissão, preocupa-se com uma formação comprometida com questões sociais.(AU)^ipt.
Descritores:Psicologia/educ
Psicólogos
Política de Educação Superior
Currículo
Localização:BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá

  3 / 3
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:150 - (160)
Autor:Jacó-Vilela, Ana Maria.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Idas e vindas do curso de Psicologia no Brasil^ipt / Ups and downs of the Psychology course in Brazil
Fonte:Rev.Dep.Psicol., UFF;14(1):[11-19], jan.-jul. 2002. .
Resumo:Este texto apresenta uma panorâmica dos dados relativos à história da criação do curso de Psicologia no Brasil privilegiando projeto apresentado nos anos 30 pelo Psicólogo polonês Waclaw Radecki, e o proposto na década de 50 pelo psiquiatra espanhol Emilio Mira y López. Ressalta-se essas propostas, por seu pioneirismo e pelo fato de tais personagens serem atualmente pouco conhecidos. Destaca-se que essas iniciativas foram apresentadas por estrangeiros, enquanto os brasileiros se abstiveram. Indica-se a presença constante do positivismo e do experimentalismo como fundamentação epistemológica e metodológica, não somente dessas propostas mas também do currículo mínimo, aprovado há quarenta anos atrás.(AU)^ipt.
Descritores:Psicólogos
Psicologia/educ
Psicologia/hist
Psicologia/tend
Currículo/tend
Brasil
Localização:BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá



página 1 de 1

Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3