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Id:309 - (843)
Autor:Zanetti, Carlo Henrique Goretti; Oliveira, José Antônio Abreu de; Mendonça, Maria Helena Magalhães de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Divisão do trabalho odontológico em perspectiva: desafio de interpretar as competências dos técnicos^ipt / Division of dentistry work in perspective: the challenge of interpreting technicians' abilities
Fonte:Trab. educ. saúde;10(2):195-222, 2012. .
Resumo:Com mais de cem anos de história, a divisão do trabalho odontológico é um processo afeto a princípios distintos, às vezes antagônicos: o profissional (social) e o administrativo (técnico/econômico). As circunstâncias geradas pelo dinamismo histórico desses princípios contendores recursivamente redefinem as possibilidades de sua operação. No Brasil de hoje, o brutal excedente de cirurgiões-dentistas na composição de força de trabalho odontológico tem gerado anomalias no processo de profissionalização da odontologia brasileira; ineficácia e injustiças no processo de racionalização e expansão da divisão de trabalho (trabalho em equipe) no Sistema Único de Saúde, em particular na atenção básica orientada pela Estratégia Saúde da Família; e a perpetuação de disputas interpretativas sobre os instrumentos normativos do ordenamento jurídico, tal como a lei n. 11.889/2008 que regulamenta as profissões de técnico em saúde bucal e de auxiliar em saúde bucal. Tudo isso são elementos cruciais para o futuro da organização de oferta de saúde bucal na atenção básica, bem como a disposição futura da força de trabalho no processo de transição epidemiológica em curso no país, hoje ainda excludente. (AU)^ipt.
Descritores:Pessoal Técnico de Saúde
Prática Profissional
Saúde da Família
Recursos Humanos em Saúde
Odontologia
Recursos Humanos em Odontologia
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462012000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:273 - (790)
Autor:Warmling, Cristine Maria; Marzola, Norma Regina; Botazzo, Carlos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Da autonomia da boca: práticas curriculares e identidade profissional na emergência do ensino brasileiro da odontologia^ipt.
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;19(01):181-195, jan.-mar. 2012. .
Resumo:Analisa como ocorreu a separação entre o ensino da medicina e o da odontologia no Brasil. Privilegia a institucionalização das políticas de ensino da odontologia no país como vertente produtora de identidade profissional. Políticas de ensino e práticas profissionais são inter-relacionadas para mostrar como suas relações e sentidos mudam historicamente. Propõe que a autonomia do ensino da odontologia emergiu da necessidade de conformação do sistema de regulação das práticas de cura no Brasil e seu processo de instituição desenvolveu-se sob inspiração das políticas positivistas acerca do ensino livre. Práticas curriculares foram produzindo a subjetividade do cirurgião-dentista moderno e também da clínica por ele desempenhada. (AU)^ipt.
Descritores:Educação em Odontologia
História da Odontologia
Autonomia Profissional
Currículo
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702012000100010

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Id:266 - (777)
Autor:Garbin, Daniela; Mattevi, Gianina Salton; Carcereri, Daniela Lemos; Caetano, João Carlos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Odontologia e Saúde Suplementar: marco regulatório, políticas de promoção da saúde e qualidade da atenção^ipt.
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;18(02):441-452, fev. 2013. .
Resumo:A partir do marco regulatório e de um panorama da odontologia na saúde suplementar, este artigo discute as especificidades do setor odontológico no que se refere às políticas de promoção da saúde e qualidade da atenção à saúde propostas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A atuação do Estado na saúde suplementar se dá a partir das leis 9.656/98, que define relações entre operadoras, produtos e seus beneficiários e 9.961/2000, que cria a ANS. Concomitantemente, houve elevado crescimento da odontologia no setor, por conta de mudanças no exercício liberal da profissão, trazendo a necessidade de conhecer a lógica de organização dos serviços quanto à assistência prestada e ao modelo de atenção praticado. A ANS desenvolve ações para estimular as operadoras na implantação de programas de promoção da saúde, na busca por um modelo de atenção integral. Ao mesmo tempo, promove a Política de Qualificação na saúde suplementar, com ênfase na dimensão assistencial, porém na odontologia o enfoque da avaliação ainda é o atendimento individual e fragmentado. Por fim, o grande desafio da odontologia passa pelo seu fortalecimento enquanto política de saúde pública, acessível a toda a população, e pela qualificação da atenção odontológica na saúde suplementar. (AU)^ipt.
Descritores:Educação em Odontologia
Pessoal de Saúde
Regulação e Fiscalização em Saúde
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232013000200015

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Id:229 - (578)
Autor:Maltagliati, Luciana Ávila; Goldenberg, Paulete.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O lugar da pesquisa na reorganização curricular em odontologia: desafios de origem para um debate atual^ipt.
Fonte:Saúde Soc;20(1):436-447, 2011. .
Resumo:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902011000200015.O presente estudo tem por objeto a caracterização do lugar da pesquisa na organização curricular em instituições de ensino superior de Odontologia na cidade de São Paulo, com vistas à identificação de tendências de reformulações no contexto imediato à aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais. A partir da análise de documentos e entrevistas com os responsáveis pelos respectivos cursos, a investigação focaliza a institucionalização da pesquisa no desenvolvimento da estrutura curricular, referenciadas às perspectivas de mudanças no ensino. As instituições contemplam a instrução científica na graduação e os alunos são estimulados a se envolver em projetos de pesquisa no âmbito do programa de iniciação científica, no espaço extracurricular. Ao lado dos limites institucionais relacionados à prática da pesquisa nas instituições (públicas e privadas), estas disposições atestam movimentos de revisão curricular em atenção às recomendações legais, sem alcançar, entretanto, a estruturação de um currículo fundamentado no ensino pela pesquisa(AU)^ipt.
Descritores:Pesquisa
Reforma Curricular
 Currículo de Odontologia
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902011000200015
Localização:BR 1273.1

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Id:203 - (535)
Autor:Queiroz, Maria Goretti; Dourado, Luiz Fernandes.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O ensino da odontologia no Brasil: uma leitura com base nas recomendações e nos encontros internacionais da década de 1960^ipt / Dental teaching in Brazil: an interpretation based on recommendations and international meetings from the 1960s
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;16(4):[1011-1026], out.-dez. 2009. .
Resumo:Identificam-se as propostas para o ensino da odontologia no Brasil contidas nos anais dos três seminários sobre ensino odontológico ocorridos na década de 1960 e promovidos pela Organização Pan-americana da Saúde, e no relatório do Comitê de Expertos em Higiene Dental da Organização Mundial da Saúde. Observa-se que, no Brasil, as recomendações posteriores a essa década sobre mudanças na área revelam a tensão entre distintos atores e concepções, nem sempre compreendidos pelos profissionais da área. Conclui-se que as recomendações para o ensino da odontologia visando a sua inovação foram construídas a partir de então e se apresentam, em sua maioria, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Odontologia.(AU)^ipt.
Descritores:Educação em Odontologia/hist
Política de Saúde
Política de Educação Superior
Currículo
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702009000400010&lng=pt&nrm=iso

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Id:61 - (71)
Autor:Mott, Maria Lucia; et al.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:'Moças e senhoras dentistas': formação, titulação e mercado de trabalho nas primeiras décadas da República^ipt / 'Young women and lady dentists': training, degrees, and the market in the first decades of the Republic
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;15(supl.0):97-116, 2008. .
Resumo:Desde a década de 1980, as faculdades de odontologia no Brasil têm formado mais mulheres do que homens. Poucas páginas, porém, foram escritas sobre a história do acesso das mulheres a essa profissão. Este artigo tem por objetivos fornecer subsídios para a análise da formação e inserção profissional das dentistas no Brasil nos primeiros anos da República; discutir a relação entre as transformações da profissão, as políticas de saúde e o sistema de gênero no período; contribuir para a discussão sobre a feminização da profissão. Foram utilizados como fontes textos publicados na imprensa (jornais e revistas) e em periódicos especializados das áreas odontológica, farmacêutica e médica, bem como documentos que integram arquivos de diversos órgãos do governo e de universidades paulistas.(AU)^ipt.
Descritores:História da Odontologia
Gênero e Saúde
Mulheres
Odontologia
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702008000500005&lng=pt&nrm=iso

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Id:60 - (578)
Autor:Maltagliati, Luciana Ávila; Goldenberg, Paulete.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Reforma curricular e pesquisa na graduação em odontologia: uma história em construção^ipt / Curriculum reform and research in dentistry at the undergraduate level: history under construction
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;14(4):1329-1340, out. - dez. 2007. .
Resumo:Aborda a trajetória da pesquisa na graduação em odontologia, no âmbito da organização curricular. Com base em publicações impressas e eletrônicas, nacionais e internacionais, o estudo delimitou, como marcos de periodização, a institucionalização do ensino superior em odontologia, a reforma universitária e a promulgação das Diretrizes Curriculares. Constata-se a preocupação com a pesquisa desde a criação dos cursos superiores de odontologia, e que sua instalação no âmbito da pós-graduação, respaldada pela reforma universitária, indica preocupação com a instrução científica na graduação. Em anos recentes, as Diretrizes Curriculares redimensionara o espaço da pesquisa, preconizando alterações curriculares abertas à possibilidade de sua consideração como princípio educativo.(AU)^ipt.
Descritores:Educação em Odontologia
Currículo
Pesquisa em Odontologia
Brasil
Educação de Pós-Graduação em Odontologia
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702007000400012&lng=pt&nrm=iso



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
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