Base de dados:
OHS-PeriRHS
Pesquisar:
PSIQUIATRIA []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 6   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 6
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:373 - (907)
Autor:Castro, Rafael Dias de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Correspondência de Julio Porto-Carrero a Arthur Ramos: a Sociedade Brasileira de Psicanálise e a preocupação com a tradução dos termos psicanalíticos, décadas de 1920 e 1930^ipt / Correspondence from Julio Porto-Carrero to Arthur Ramos: the Brazilian Psychoanalytic Society and concern over the translation of psychoanalytic terms in the 1920s and 1930s
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;22(4):1451-1465, 2015. .
Resumo:O objetivo deste artigo é apresentar uma correspondência enviada em 1932 pelo psiquiatra Julio Porto-Carrero ao psiquiatra Arthur Ramos, informando sobre as atividades da Sociedade Brasileira de Psicanálise e a preocupação em sistematizar alguns conceitos psicanalíticos para sua tradução na língua portuguesa. Por meio dessa correspondência, juntamente com a análise de outras fontes, pretende-se mostrar como os psiquiatras-psicanalistas cariocas buscavam incluir a psicanálise no meio médico-científico do período, procurando estimular um número cada vez maior de especialistas a se interessar pela teoria de Freud no país (AU).^ipt.
Descritores:Psicanálise/hstt
Psiquiatria/hstt
Associações Profissionais
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702015000401451&lng=es&nrm=iso&tlng=pt

  2 / 6
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:370 - (904)
Autor:Cerqueira, Ede.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A perícia médico-legal e o ensino: dissidências e discussões na Sociedade Brasileira de Neurologia, Psiquiatria e Medicina Legal^ipt / Forensic medical examinations and teaching: disagreements and discussions within the Brazilian Society of Neurology, Psychiatry, and Forensic Medicine
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;22(2):641-649, 2015. .
Resumo:Observando a influência da medicina legal na constituição do campo psiquiátrico, este texto analisa os debates ocorridos entre maio e julho de 1918 na Sociedade Brasileira de Neurologia, Psiquiatria e Medicina Legal sobre o uso das perícias médico-legais como material de estudo para o curso de Medicina Pública da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. A intenção é perceber como a controvérsia desenvolveu-se na referida sociedade, observando como essa instituição científica influenciou na constituição das formações teórica e prática do perito médico (AU).^ipt.
Descritores:Psiquiatria/hstt
Medicina Legal
Prova Pericial
Educação Médica
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702015000200019

  3 / 6
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:297 - (831)
Autor:Dal Poz, Mario Roberto; Lima, José Carlos de Souza; Perazzi, Sara.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Força de trabalho em saúde mental no Brasil: os desafios da reforma psiquiátrica^ipt.
Fonte:Physis (Rio J.);22(02), abr./jun. 2012. .
Resumo:O artigo analisa a formação de recursos humanos em saúde mental em uma conjuntura de mudança do modelo assistencial no Brasil, um dos países que mais rapidamente vêm adotando um modelo de atenção comunitária em substituição ao modelo asilar. Os autores argumentam que a preparação dos recursos humanos é um dos pontos mais frágeis no processo de mudança do modelo de atenção à saúde mental no Brasil, apesar de esta dificuldade não ser exclusivamente da área de saúde mental, mas de toda a Reforma Sanitária Brasileira. Segundo os autores, o desafio é planejar de maneira articulada à formação profissional e à política assistencial, articulando saúde e educação. A sustentabilidade da nova política assistencial no longo prazo requer a elaboração de políticas adequadas para os recursos humanos, bem como o enfrentamento da desigualdade distributiva da força de trabalho. (AU)^ipt.
Descritores:Arquitetura Hospitalar
Psiquiatria
Recursos em Saúde
Pessoal de Saúde
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312012000200012

  4 / 6
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:282 - (802)
Autor:Facchinetti, Cristiana; Muñoz, Pedro Felipe Neves de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Emil Kraepelin na ciência psiquiátrica do Rio de Janeiro, 1903-1933^ipt.
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;20(01):239-262, jan/mar. 2013. .
Resumo:Trata da circulação da ciência psiquiátrica alemã no Brasil no início do século XX. Especificamente, discorre sobre a apropriação de teorias e práticas de Emil Kraepelin, tanto por Juliano Moreira, diretor do Hospício Nacional de Alienados e da Assistência a Alienados do Distrito Federal (Rio de Janeiro), quanto pelo grupo de médicos que ele aglutinou em torno de si, entre 1903 e 1933. Discute os modos pelos quais Kraepelin foi acionado, levando em consideração o repertório médico-mental existente no período, o contexto político e científico e as controvérsias internas ao campo psiquiátrico nacional. Finalmente, busca analisar tais escolhas a partir das relações que se estabeleceram entre a psiquiatria do Brasil e da Alemanha no período. (AU)^ipt.
Descritores:Hospitais Psiquiátricos
História do Século 20
Psiquiatria
Brasil
 Alemanha
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702013000100013

  5 / 6
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:271 - (783)
Autor:Menezes, Mardônio Parente de; Yasui, Silvio.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A interdisciplinaridade e a psiquiatria: é tempo de não saber?^ipt.
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;18(06):1817-1826, jun. 2013. .
Resumo:O presente artigo trata da interdisciplinaridade, da psiquiatria e da atenção psicossocial. Ao longo do texto, faz-se um relato histórico a respeito da constituição e da crise do saber científico organizado em disciplinas, analisa-se a dificuldade teórica de se conceituar a interdisciplinaridade e, ao final, aborda-se a psiquiatria e sua relação com a interdisciplinaridade na realidade da atenção psicossocial. Os autores defendem que a psiquiatria, por sua história, guarda singularidades que a diferenciam de outras especialidades médicas e que – a um primeiro momento – poderiam fazê-la ir em direção contrária à interdisciplinaridade. Os autores concluem que os serviços de atenção psicossocial, pelas características que lhes são inerentes, são lugares privilegiados para a formação psiquiátrica com características interdisciplinares. (AU)^ipt.
Descritores:Psiquiatria
Competência Profissional
Pessoal de Saúde
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232013000600032

  6 / 6
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:161 - (171)
Autor:Passos, Izabel C. Friche.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A formação em psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais e o processo de reforma psiquiátrica em Minas Gerais nas décadas de 1960, 70 e 80^ipt.
Fonte:Memorandum;17:149-168, out. 2009. .
Resumo:Este trabalho é parte dos resultados de pesquisa mais ampla intitulada “As instituiçõesuniversitárias e a construção da reforma psiquiátrica em Minas Gerais anos 60, 70 e 80”,Investigasea formação universitária oferecida no curso de Psicologia da UniversidadeFederal de Belo Horizonte. O objetivo principal é identificar e avaliar a participação dasvariáveis de cultura formal em processos de mudança social, investigando as relaçõesdas principais instituições de credenciamento profissional de nível superior em psicologiae psiquiatria com o processo de reforma psiquiátrica em Minas Gerais. (AU)^ipt.
Descritores:Psiquiatria
Avaliação Educacional
Universidades
Credenciamento
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/indexpo.htm



página 1 de 1

Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3