Base de dados:
OHS-PeriRHS
Pesquisar:
CREDENCIAMENTO []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 10   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 10
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:198 - (530)
Autor:Gonçalves, Maria Bernadete; Benevides-Pereira, Ana Maria Teresa.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Considerações sobre o ensino médico no Brasil: consequências afetivo-emocionais nos estudantes^ipt / Considerations on medical education and its affective and emotional impact on medical students in Brazil
Fonte:Rev. bras. educ. méd;33(3):[482-493], jul.-set. 2009. .
Resumo:Faz-se uma revisão não exaustiva da evolução do ensino médico no Brasil desde sua origem, passando pelas inúmeras reformas praticadas, que buscam melhorar a formação técnica dos estudantes. Chama-se a atenção para o fato de nessas reformas nunca terem sido referidas questões como o bem-estar e a saúde mental dos alunos. O curso de Medicina sempre foi considerado estressante, mas a preocupação com esse aspecto é recente na história. Alguns estudos tentam identificar a fase do curso mais estressante, e a maioria indica a primeira série do ciclo clínico. Outros tentam apontar os fatores mais responsáveis pelo estresse, buscando-os nas características dos alunos e do curso. São apontados os diagnósticos mais frequentes citados na literatura e sugestões para minimizar esse processo no âmbito das escolas médicas.(AU)^ipt.
Descritores:Estudantes de Medicina
Saúde Mental
Escolas Médicas
Credenciamento
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022009000300020&script=sci_arttext

  2 / 10
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:161 - (171)
Autor:Passos, Izabel C. Friche.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A formação em psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais e o processo de reforma psiquiátrica em Minas Gerais nas décadas de 1960, 70 e 80^ipt.
Fonte:Memorandum;17:149-168, out. 2009. .
Resumo:Este trabalho é parte dos resultados de pesquisa mais ampla intitulada “As instituiçõesuniversitárias e a construção da reforma psiquiátrica em Minas Gerais anos 60, 70 e 80”,Investigasea formação universitária oferecida no curso de Psicologia da UniversidadeFederal de Belo Horizonte. O objetivo principal é identificar e avaliar a participação dasvariáveis de cultura formal em processos de mudança social, investigando as relaçõesdas principais instituições de credenciamento profissional de nível superior em psicologiae psiquiatria com o processo de reforma psiquiátrica em Minas Gerais. (AU)^ipt.
Descritores:Psiquiatria
Avaliação Educacional
Universidades
Credenciamento
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/indexpo.htm

  3 / 10
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:144 - (154)
Autor:Freitas, Maria Célia de; Guedes, Maria Vilani Cavalcante; Silva, Lúcia de Fatima da.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Curso de enfermagem da Universidade Estadual do Ceará: a história e o projeto político-pedagógico atual^ipt / Nursing program at State University of Ceará: its history and current political-pedagogical project
Fonte:Rev. bras. enferm;56(4):[385-387], jul.-ago.2003. .
Resumo:Trata-se de uma descrição dos momentos históricos do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará e seus reflexos no atual processo de formação profissional. Relata sobre o curso, os corpos docente e discente, assim como, acerca do seu projeto político-pedagógico. Considera, por fim, a importância deste instrumento como viabilizador da garantia da qualificação profissional.(AU)^ipt.
Descritores:Bacharelato em Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Formulação de Projetos
Educação em Enfermagem
Credenciamento
Ensino
Localização:BR905.1 - Biblioteca

  4 / 10
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:93 - (103)
Autor:Agostoni, Claudia.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Médicos ecuestres, el arte de curar y los galenos en la historia nacional (Ciudad de México, 1877-1911)^ies / Itinerant physicians, the art of healing and doctors in national history (Mexico City, 1877–1911)
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;13(3):[975-984], maio - jun. 2008. .
Resumo:La incertidumbre y desconfianza que en ocasiones suscitó la presencia y actuación de los médicos diplomados en la ciudad de México durante el gobierno de Porfirio Díaz (1877–1911), condujo a que éstos profesionistas consideraran como esencial fortalecer, vigorizar y crear, hasta donde fuese posible, una imagen respetable, competente y homogénea de su labor profesional. Para ello, recurrieron, recrearon y adaptaron las máximas de ética médica de la cultura médica occidental a su labor profesional, y se abocaron a rescatar del olvido histórico a destacados médicos del convulso siglo diecinueve mexicano. Con ello, como se expondrá en este ensayo, anhelaban responder, reaccionar y neutralizar la incredulidad y la crítica que el público manifestaba en torno a su quehacer y desempeño profesional.(AU)^ipt.
Descritores:Cura
Opinião Pública
Pessoal de Saúde
Credenciamento
História
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000300019&lng=pt&nrm=iso

  5 / 10
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:66 - (76)
Autor:Augsburger, Ana Cecília; Gerlero, Sandra Silvana; Taboada, Ernesto.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A formação na pós-graduação em Epidemiologia: estratégias pedagógicas de uma experiência^ipt / The formation of professionals in the Epidemiology graduate course: the teaching strategies of an experiment
Fonte:Interface comun. saúde educ;11(21):131-142, jan. - abr. 2007. .
Resumo:O artigo descreve e avalia a experiência de elaboração e implementação de um projeto educativo destinado a formar profissionais da saúde na área de Epidemiologia. Com o propósito de aprofundar a reflexão em torno das diferentes estratégias pedagógicas adotadas, em particular valorizar as possibilidades de inovação que a pedagogia crítica permite, analisa-se a experiência de ensino-aprendizagem vinculada ao desenvolvimento de trabalhos de campo na formação de especialistas em Epidemiologia.Em primeiro lugar aborda-se o contexto sócio-sanitário no qual se desenha e implementa a carreira de Epidemiologia na Universidade Nacional de Rosário (Argentina). Depois aprofundam-se as possibilidades de integração entre práticas educativas e intervenções sanitárias por meio da elaboração do plano curricular; para finalmente examinar a estratégia pedagógica adotada. Conclui-se identificando alguns dos desafios que se apresentam com base na avaliação educacional realizada.(AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Epidemiologia
Educação de Pós-Graduação
Credenciamento
Avaliação Educacional
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832007000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

  6 / 10
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:59 - (69)
Autor:Bulcao, Lúcia Grando; El-Kareh, Almir Chaiban; Sayd, Jane Dutra.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Ciência e ensino médico no Brasil (1930-1950)^ipt / Science and medical education in Brazil (1930-1950)
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;14(2):469-487, abr. - jun. 2007. .
Resumo:Este artigo aborda o papel da ciência e seu impacto no currículo dos cursos das escolas médicas entre 1930 e 1950, delineando-se a rede de relações construídas em torno dessas instituições e evidenciando a ligação entre a conformação curricular e o contexto sociopolítico e econômico vigente. As concepções de ciência, na época em estudo, influenciaram o desenvolvimento das instituições de ensino universitário em geral, representando importante elemento na formação médica, em particular. Nesse período, promoveu-se, no país, a atuação da Fundação Rockefeller, especialmente no campo da educação e da saúde. A ciência, como conceito e método de trabalho, mas também como categoria ideológica, foi importante fator na conformação curricular das escolas médicas brasileiras, especialmente em relação à pesquisa.(AU)^ipt.
Descritores:Academias e Institutos/hist
Educação Médica
Credenciamento
Medicina
Brasil
Educação Médica/hist
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-59702007000200005&script=sci_arttext

  7 / 10
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:32 - (42)
Autor:Bulcao, Lucia Grando; Sayd, Jane Dutra.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:As razões da escola médica: sobre professores e seus valores: os valores dos médicos e os impasses da escola médica^ipt / Medical school and its reasons: on professors and their values. Physicians' values and impasses in medical school
Fonte:Physis (Rio J.);13(1):11-38, jan.-jun. 2003. .
Resumo:Este trabalho teve por objetivo conhecer o professor médico, no que diz respeito a seus valores e comportamentos profissionais, a partir da hipótese de que os mesmos são elementos presentes no chamado currículo oculto ao longo do curso médico. Pressupõe-se, sobretudo, que tais elementos apresentam estreita relação com a formação médica, compondo, ao final, uma cultura adquirida na escola, ao longo do processo de socialização do estudante. Este processo é tão importante para a identidade profissional, para sua pertinência à corporação, quanto a aquisição de habilidades e conteúdos cognitivos relativos ao exercício técnico da profissão. Com este objetivo, o trabalho analisou a história de vida profissional de alguns docentes em uma escola pública do Rio de Janeiro, privilegiando as categorias de autonomia, ideal de serviço, mentalidade clínica e relacionamento interpares da Sociologia das Profissões, além de apreender os relatos específicos sobre a trajetória do médico que se torna professor. Optou-se pela história oral obtida de entrevistas com docentes de diferentes especialidades, em um total de onze entrevistas. Concluiu-se que os professores estão nostálgicos de um passado em que sua profissão apresentava uma situação de prestígio inquestionável e um tanto perplexos frente às novas situações, principalmente de restrições à autonomia liberal. Sem um projeto político para a escola e para a corporação, estão menos motivados do que no passado, e isto pode se constituir como fator negativo na socialização e na formação de valores éticos entre seus alunos. (AU)^ipt.
Descritores:Credenciamento
Médicos
Educação Médica
Ensino
Docentes de Medicina
Currículo
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312003000100002&lng=pt&nrm=iso

  8 / 10
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:7 - (17)
Autor:Costa, Nilce Maria da Silva Campos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Revisitando os estudos e eventos sobre a formação do nutricionista no Brasil^ipt / Revisiting the studies and events on the formation of nutritionists in Brazil
Fonte:Rev. nutr;12(1):5-19, jan.-abr.1999. .
Resumo:Relata a formação do nutricionista no Brasil, a partir de uma retrospectiva histórica dos eventos e estudos brasileiros e latino-americanos em que ocorreram debates/discussões sobre a formação desse profissional. Parte-se de um breve histórico sobre a formação do nutricionista inserida na formação de profissionais para o mercado de trabalho em saúde, uma etapa da formação do mercado capitalista de um modo geral. Em seguida é realizada uma revisão dos eventos e estudos que se dedicaram ao tema, através da qual pode-se perceber a presença de momentos característicos, assim como de eixos temáticos que os permeiam. O artigo termina com a reflexão sobre o significado dos estudos e eventos já realizados sobre a formação do nutricionista no contexto dos profissionais da área da saúde no momento atual. (AU)^ipt.
Descritores:Nutricionista
Credenciamento
Capacitação Profissional
Currículo
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52731999000100001&lng=pt&nrm=iso

  9 / 10
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:3 - (13)
Autor:Sobrinho, Carlito Lopes Nascimento; Nascimento, Mônica de Andrade; Carvalho, Fernando Martins.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Transformações no Trabalho Médico^ipt / Changes in Medical Work
Fonte:Rev. bras. educ. méd;29(2), mai.-ago. 2005. .
Resumo:O trabalho médico objeto deste estudo será tratado como processo de trabalho estruturado historicamente em realidades sociais concretas. O objetivo deste trabalho foi descrever e criticar as transformações ocorridas na organização do trabalho médico no último século, de um modelo taylorista/fordista para um “modelo japonês”. Conclui-se que o contexto atual se apresenta desfavorável ao médico na qualidade de trabalhador e à sociedade como usuária dos serviços desaúde.(AU)^ipt.
Descritores:Medicina do Trabalho
Médicos
Credenciamento
Pessoal de Saúde
Meio Eletrônico:http://www.educacaomedica.org.br/edicoes/numero_int.php?numero=13

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:1 - (11)
Autor:Dantas, Rosana Aparecida Spadoti; Aguillar, Olga Maimoni.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O ensino médio e o exercício profissional no contexto da enfermagem brasileira^ipt / Teaching at the secondary level and professional practice in the context of Brazilian nursing
Fonte:Rev. latinoam. enferm;7(2):25-32, abr.1999. .
Resumo:A formação profissional na área de enfermagem brasileira tem sido motivo de preocupação ao longo da história da enfermagem moderna, em nosso país. No contexto histórico em que a enfermagem brasileira se desenvolveu, buscamos analisar a evolução da legislação norteadora da formação dos seus profissionais de nível médio, bem como as leis que regem a prática destes trabalhadores (AU)^ipt.
Descritores:Auxiliares de Enfermagem
Ensino
Credenciamento
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11691999000200004&lng=pt&nrm=iso



página 1 de 1

Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3