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Id:346 - (880)
Autor:Teixeira, Carmen Fontes de Souza; Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas; Rocha, Marcelo Nunes Dourado.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Bacharelado interdisciplinar: uma proposta inovadora na educação superior em saúde no Brasil^ipt / Interdisciplinary Bachelor's degree in Health: an innovative proposal in higher education in Health in Brazil
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;18(6):1635-1646, 2013. .
Resumo:Este artigo descreve e analisa o contexto político-institucional e o processo de elaboração e implantação do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) no período 2006-2011. A metodologia utilizada incluiu revisão documental e análise dos registros pessoais dos pesquisadores envolvidos. A partir dos conceitos de "janela de oportunidade" e "organização hipercomplexa", verificou-se que foram criadas estruturas gerenciais e organizativas, elaborados documentos-mestres e desencadeadas ações para a implantação do curso, ligadas à conformação do corpo docente e do Colegiado do curso, elaboração do Projeto Pedagógico, planejamento, execução e acompanhamento do processo ensino-aprendizagem nos diversos componentes curriculares. A análise dos desafios e perspectivas do curso aponta que o maior problema enfrentado é a tensão entre o modelo de formação superior, profissional e disciplinar, existente até então e o modelo interdisciplinar proposto pelo BI, tensão que pode ser superada pela implantação do regime de ciclos, com a institucionalização do BI como primeiro ciclo da formação profissional na área de saúde (AU).^ipt.
Descritores:Formação de Recursos Humanos
Educação Superior
Educação Pré-Médica
Universidades
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000600015

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Id:277 - (795)
Autor:Lima, Ana Luce Girão Soares de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Formação científica e prática profissional na trajetória de Carlos Chagas Filho^ipt.
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;19(02):683-702, abr./jun. 2012. .
Resumo:Aborda a formação científica de Carlos Chagas Filho, entre 1926 e 1942, período de socialização do cientista na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e no Instituto Oswaldo Cruz. Abrange desde o início de sua atuação profissional até o momento em que deixou a direção do Serviço de Estudos de Grandes Endemias, em 1942, para se dedicar à carreira acadêmica no Laboratório de Física Biológica. Analisa o modo como seus recursos científicos e sociais foram acionados ao longo de sua trajetória, visando observar o momento em que rompeu com a tradição de pesquisa biomédica de Manguinhos e se lançou na construção de um novo local em que pudesse implantar seu projeto científico. (AU)^ipt.
Descritores:Universidades
Biofísica
Biografia como Assunto
Brasil
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702012000200018

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Id:276 - (793)
Autor:Almeida, Darcy Fontoura de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A contribuição de Carlos Chagas Filho para a institucionalização da pesquisa científica na universidade brasileira^ipt.
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;19(02):653-668, abr./jun. 2012. .
Resumo:Estuda o período considerado a 'pré-história' do Instituto de Biofísica, entre novembro de 1937 e outubro de 1945, durante o qual Carlos Chagas Filho buscou a implantação da pesquisa científica na Universidade do Brasil (UB), apesar dos múltiplos e complexos obstáculos. A inexistência de precedentes de sucesso na UB isolava-o numa cadeira básica. O equipamento disponível era inadequado para seus fins, não existiam fontes oficiais e formais de auxílio à ciência nem pessoal preparado para atividades de pesquisa. Por outro lado, Chagas Filho conquistou aliados devido tanto à força político-social de seu nome e de seu casamento, quanto à influência científica decorrente de seu êxito na finalidade a que se propôs. (AU)^ipt.
Descritores:Universidades
Apoio a Pesquisa como Assunto
Brasil
Biofísica
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702012005000002

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Id:275 - (792)
Autor:Azevedo, Nara; Ferreira, Luiz Otávio.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Os dilemas de uma tradição científica: ensino superior, ciência e saúde pública no Instituto Oswaldo Cruz, 1908-1953^ipt.
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;19(02):581-610, abr./jun. 2012. .
Resumo:Objetiva analisar a tradição de ensino médico-científica, estabelecida no Instituto Oswaldo Cruz a partir de 1908, que instituiu um padrão original na formação de pesquisadores e sanitaristas, combinando ensino e pesquisa. Precursora do modelo universitário, essa tradição defrontou-se com a questão do papel social que deveria cumprir na nova organização institucional da saúde pública e da educação, implementada durante a era Vargas: deveria o Instituto servir à saúde pública ou adotar um feitio universitário?(AU)^ipt.
Descritores:Administração em Saúde Pública
Universidades
Ensino
Brasil
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702012000200013

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Id:212 - (561)
Autor:Romero, Lucía.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:La Facultad de Medicina en el marco de los procesos de modernización y profesionalización académica en la Universidad de Buenos Aires, 1955-1958: temas en debate y frentes de convergencias^ies / The role of the Faculty of Medicine in the process of academic modernization and professionalization at the University of Buenos Aires, 1955-1958: issues in debate and points of convergence
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;17(3):[663-677], 2010. .
Resumo:Analiza las afinidades entre los contenidos centrales de los procesos de modernización académica en la Universidad de Buenos Aires a mediados de 1950 y las figuras que lideraron tales procesos, con las visiones, transformaciones y sujetos innovadores que intervinieron desde la Facultad de Medicina. Reconstruye los debates, propuestas de transformación y cambios allí efectuados, tendiendo, en particular, a la figura de Alfredo Lanari y a las ideas sobre investigación clínica, docencia y atención médicas que él impulsó durante el Primer Congreso de Educación Médica de la Asociación Médica Argentina (1957), las cuales mostraron la complejidad del full time para un perfil profesional como el del investigador clínico.(AU)^ies.
Descritores:Universidades
Educação Superior
Escolas Médicas
Avaliação Educacional
Pesquisa Biomédica
Argentina
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702010000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=es
Localização:BR1273.1

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Id:163 - (173)
Autor:Bomfim, Elizabeth de Melo; Albergaria, Maria Teresa Antunes.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Origem e relevância de um laboratório de psicologia no Brasil na década de 1950^ipt / Origin and social relevance of a laboratory of psychology in Brazil in the 1950’s
Fonte:Memorandum;7:151-164, out. 2004. .
Resumo:O artigo ancora-se nas investigações sobre as condições de surgimento e a relevância de um laboratório de psicologia da década de 1950 em uma instituição confessional situada no interior do Estado de Minas Gerais. Trata-se da antiga Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del-Rei que, em 1955, adquiriu, da Itália, modernos equipamentos nos moldes dos existentes na Europa pretendendo introduzir melhorias no ensino ministrado nos cursos. Desdobrando suas atividades, o laboratório tornou-se o instrumento utilizado pelos salesianos para a geração de um Instituto de Psicologia e Pedagogia, de um curso de Orientação Educacional e de um ativo serviço de orientação educacional e profissional. (AU)^ipt.
Descritores:Psicologia/hist
Ensino
Universidades
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/artigos07/bomfalberg01.htm

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Id:161 - (171)
Autor:Passos, Izabel C. Friche.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A formação em psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais e o processo de reforma psiquiátrica em Minas Gerais nas décadas de 1960, 70 e 80^ipt.
Fonte:Memorandum;17:149-168, out. 2009. .
Resumo:Este trabalho é parte dos resultados de pesquisa mais ampla intitulada “As instituiçõesuniversitárias e a construção da reforma psiquiátrica em Minas Gerais anos 60, 70 e 80”,Investigasea formação universitária oferecida no curso de Psicologia da UniversidadeFederal de Belo Horizonte. O objetivo principal é identificar e avaliar a participação dasvariáveis de cultura formal em processos de mudança social, investigando as relaçõesdas principais instituições de credenciamento profissional de nível superior em psicologiae psiquiatria com o processo de reforma psiquiátrica em Minas Gerais. (AU)^ipt.
Descritores:Psiquiatria
Avaliação Educacional
Universidades
Credenciamento
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/indexpo.htm

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Id:111 - (121)
Autor:Dias, Elizabeth Costa; Silveira, Andréa Maria.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:30 anos de ensino da medicina do Trabalho na Faculdade de Medicina da UFMG: liçõesaprendidas e perspectivas^ipt / Teaching of occupational medicine to undergraduates at the UFMG School of Medicine (1971-2001): lessons and perspectives
Fonte:Rev. bras. educ. méd;25(3), set.-dez. 2001. .
Resumo:É revisado o processo de ensino-aprendizado das relações trabalho-saúde-doença nocurso médico da Faculdade de Medicina da UFMG, nos últimos 30 anos (1971-2001).Abordam-se aspectos da história e desenvolvimento desses conteúdos, com base nosaspectos legais e no contexto sociopolítico, econômico e pedagógico das mudanças curricularesocorridas no período, traduzidos na evolução da Medicina do Trabalho à SaúdeOcupacional e Saúde do Trabalhador. Descreve-se a atual organização dos conteúdos e oprograma adotado, identificando e analisando algumas das dificuldades enfrentadas parasua implementação, bem como a avaliação dos alunos sobre a disciplina Saúde do Trabalhador.A partir dessa experiência, são apresentadas sugestões para o desenvolvimentodas competências mínimas em Medicina do Trabalho, que todos os médicos devem terpara o exercício profissional, independentemente da especialidade que vierem a exercere de sua inserção no sistema de saúde, a serem adquiridas no curso de graduação. Sãoapontadas estratégias pedagógicas consideradas úteis e afinadas com as atuais diretrizescurriculares para o ensino médico.(AU)^ipt.
Descritores:Educação Médica/hist
Medicina do Trabalho/educ
Ensino
Universidades
Saúde do Trabalhador
Currículo
Meio Eletrônico:http://www.educacaomedica.org.br/edicoes/numero_int.php?numero=44

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Id:105 - (115)
Autor:Baptista, Suely de Souza; Barreira, Ieda de Alencar.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Repercussões da Reforma Universitária de 1968 nas Escolas de Enfermagem Brasileiras^ipt.
Fonte:Acta paul. enferm;12(3):46-50, set. - dez. 1999. .
Resumo:Trata-se de um estudo com abordagem sócio-histórica que tem como propósito mostrar algumas das modificações ocorridas na configuração da carreira de enfermagem na sociedade brasileira, advindas da implantação das diretrizes emanadas da Lei da Reforma Universitária de 1968.(AU)^ipt.
Descritores:Enfermagem
História da Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Universidades
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.unifesp.br/denf/acta/1999/12_3/pdf/art5.pdf



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
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