Base de dados:
OHS-PeriRHS
Pesquisar:
TRABALHO []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 8   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 8
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:354 - (888)
Autor:Ayres, José Ricardo de Carvalho Mesquita.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Ricardo Bruno: história, processos sociais e práticas de saúde^ipt / Ricardo Bruno: history, social processes and health practices
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(3):905-912, 2015. .
Resumo:Este ensaio tem como objetivo revisitar a produção intelectual de Ricardo Bruno Mendes-Gonçalves (1946-1996), professor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e um dos teóricos que participou da construção do campo da Saúde Coletiva brasileira nos anos 1970-1990. Partindo de breves informações biográficas e bibliográficas, assim como de aspectos relevantes acerca do contexto histórico no qual se situa sua produção, examina-se os principais trabalhos do autor, seus desdobramentos nas linhas de investigação de seus alunos e seu legado de contribuições e desafios para a Saúde Coletiva. Destaca-se a gênese e o desenvolvimento de sua Teoria do Processo de Trabalho em Saúde e seus aportes para a compreensão e a investigação empírica das dimensões sócio-históricas das práticas de saúde e para a reconstrução de saberes e tecnologias no âmbito da Reforma Sanitária Brasileira. Ressalta-se, ainda, sua preocupação com a perspectiva ética da práxis acadêmica e, nesse sentido, com a esperança como valor humano historicamente objetivado e intersubjetivamente construído (AU).^ipt.
Descritores:Saúde Pública
História da Medicina
Trabalho
Atenção à Saúde
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000300905&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

  2 / 8
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:349 - (883)
Autor:Pinto, Isabela Cardoso de Matos; Esperidião, Monique Azevedo; Silva, Iracema Viterbo; Soares, Catharina Matos; Santos, Liliana; Fagundes, Terezinha de Lisieux Quesado; Viana, Solange; Silva, Vinício Oliveira da; Anjos, Davllyn Santos Oliveira dos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Trabalho e educação em saúde no Brasil: tendências da produção científica entre 1990-2010^ipt / Work and education in health in Brazil: trends in scientific output between 1990-2010
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;18(6):1525-1534, 2013. .
Resumo:O objetivo deste artigo é analisar as características da produção científica sobre educação e trabalho em saúde no Brasil no período de 1990 a 2010. Realizou-se um estudo de síntese a partir de resumos de artigos publicados em revistas brasileiras selecionados nas bases bibliográficas Scielo e Lilacs. Foram selecionados 532 trabalhos, categorizados a partir do ano de publicação, temática abordada e tipo de estudo. Observa-se o crescimento da produção de artigos no período analisado, mais especialmente a partir do ano de 2007. A principal temática investigada é a formação e a capacitação de profissionais de saúde, sendo que a maioria dos trabalhos nesta área analisa reformas curriculares, metodologias de ensino-aprendizagem e experiência de articulação ensino-serviço. Além deste tema, outras questões são estudadas tais como a configuração e as tendências do mercado de trabalho em saúde e as características do processo de trabalho em diversos espaços, a exemplo de unidades de atenção primária à saúde. Chama a atenção o número reduzido de estudos relacionados à formulação de políticas, planejamento e gestão do trabalho no âmbito das instituições públicas e privadas, bem como a escassez de trabalhos que apresentem reflexões de caráter teórico-conceitual acerca do tema (AU).^ipt.
Descritores:Recursos Humanos em Saúde
Educação em Saúde
Trabalho
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000600002

  3 / 8
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:270 - (782)
Autor:Martins, Maria Inês Carsalade; Molinaro, Alex.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Reestruturação produtiva e seu impacto nas relações de trabalho nos serviços públicos de saúde no Brasil^ipt.
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;18(06):1667-1676, jun. 2013. .
Resumo:A reestruturação dos sistemas produtivos e a globalização econômica vêm interferindo diretamente sobre os direitos sociais básicos dos trabalhadores. Em países semiperiféricos como o Brasil, onde a sociedade salarial e a consolidação dos direitos sociais não se implantaram de fato, este processo de mudança, nas formas e relações de trabalho, assume características particulares, acentuando-se a desigualdade na relação capital-trabalho e dificultando o acesso ao emprego. Através de uma revisão crítica da produção científica sobre as mudanças no mundo do trabalho e seu impacto na organização e produção dos serviços de saúde no Brasil este artigo procurou mostrar a fragilidade da regulação do mercado de trabalho no Brasil, principalmente na área da saúde. Aponta a necessidade de ampliar a reflexão sobre novas formas de institucionalização das relações de trabalho, no sentido de garantir a equidade e o direito ao e no trabalho. (AU)^ipt.
Descritores:Administração de Serviços de Saúde
Pessoal de Saúde
Regulamentação Governamental
Mercado de Trabalho
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232013000600018

  4 / 8
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:224 - (573)
Autor:Santo, Tiago Braga do Espírito; Oguisso, Taka; Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A profissionalização da enfermagem brasileira na mídia escrita no final do século XIX: uma análise de gênero^ipt.
Fonte:Rev. latinoam. enferm;19(5):1265-1271, 2011. .
Resumo:O objeto é a relação entre a profissionalização da enfermagem brasileira e as mulheres, na veiculação de notícias sobre a criação da Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras, à luz de gênero. O objetivo desta pesquisa foi discutir a vinculação das mulheres no início da profissionalização da enfermagem brasileira, segundo as circunstâncias e evidências da criação da Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras, analisando-se sob a ótica de gênero. As notícias foram analisadas sob o olhar da História Cultural, fundamentada pela concepção de gênero de Joan Scott e da História das Mulheres. A criação da Escola e a prioridade oferecida na mídia, para as mulheres, cristalizam o ideário vocacional da mulher para a enfermagem em uma profissão subjugada ao médico, embora também representasse a conquista de espaço no mundo da educação e do trabalho, reconfigurando a posição social da enfermagem e da mulher, no Brasil.(AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Identidade de Gênero
Trabalho Feminino
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692011000500026

  5 / 8
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:188 - (520)
Autor:Oguisso, Taka; Campos, Paulo Fernando de Souza; Santiago, Emiliane Silva.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Maria Rosa Sousa Pinheiro e a reconfiguração da enfermagem brasileira^ipt / Maria Rosa Sousa Pinheiro and the brazilian nursing reconfiguration
Fonte:Texto & contexto enferm;18(4):[643-651], out.-dez. 2009. .
Resumo:Trata-se de estudo exploratório-descritivo, fundado no método histórico que objetivou identificar a participação feminina nas transformações sociais decorrentes da americanização no Brasil pós-1930. Para tanto, apresenta-se a trajetória de Maria Rosa Sousa Pinheiro. Os dados em análise foram obtidos através do material documental do Centro Histórico Cultural da Enfermagem Ibero-Americana. Esses dados permitiram reconhecer a personalidade em foco, que atuou de modo decisivo na reconfiguração da arte e ciência do cuidado no Brasil. Os resultados permitem afirmar que a enfermagem propagou ideais do American way of life na medida em que o modelo de formação e exercício profissional advinha de países como Estados Unidos e Canadá. As análises consideram que a atuação de Maria Rosa Sousa Pinheiro consubstancia a disseminação de uma nova representação do feminino na esfera social e do trabalho. (AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Trabalho Feminino
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072009000400005&script=sci_arttext

  6 / 8
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:111 - (121)
Autor:Dias, Elizabeth Costa; Silveira, Andréa Maria.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:30 anos de ensino da medicina do Trabalho na Faculdade de Medicina da UFMG: liçõesaprendidas e perspectivas^ipt / Teaching of occupational medicine to undergraduates at the UFMG School of Medicine (1971-2001): lessons and perspectives
Fonte:Rev. bras. educ. méd;25(3), set.-dez. 2001. .
Resumo:É revisado o processo de ensino-aprendizado das relações trabalho-saúde-doença nocurso médico da Faculdade de Medicina da UFMG, nos últimos 30 anos (1971-2001).Abordam-se aspectos da história e desenvolvimento desses conteúdos, com base nosaspectos legais e no contexto sociopolítico, econômico e pedagógico das mudanças curricularesocorridas no período, traduzidos na evolução da Medicina do Trabalho à SaúdeOcupacional e Saúde do Trabalhador. Descreve-se a atual organização dos conteúdos e oprograma adotado, identificando e analisando algumas das dificuldades enfrentadas parasua implementação, bem como a avaliação dos alunos sobre a disciplina Saúde do Trabalhador.A partir dessa experiência, são apresentadas sugestões para o desenvolvimentodas competências mínimas em Medicina do Trabalho, que todos os médicos devem terpara o exercício profissional, independentemente da especialidade que vierem a exercere de sua inserção no sistema de saúde, a serem adquiridas no curso de graduação. Sãoapontadas estratégias pedagógicas consideradas úteis e afinadas com as atuais diretrizescurriculares para o ensino médico.(AU)^ipt.
Descritores:Educação Médica/hist
Medicina do Trabalho/educ
Ensino
Universidades
Saúde do Trabalhador
Currículo
Meio Eletrônico:http://www.educacaomedica.org.br/edicoes/numero_int.php?numero=44

  7 / 8
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:84 - (94)
Autor:Almeida, Anna Beatriz de Sá.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A Associação Brasileira de Medicina do Trabalho: locus do processo de constituição da especialidade medicina do trabalho no Brasil na década de 1940^ipt / The Brazilian Association of Workers' Medicine: a space for the constitution of occupational health as a medical specialty in Brazil in the 1940s
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;13(3):[869-877], maio - jun. 2008. .
Resumo:O artigo analisa a Associação Brasileira de Medicina do Trabalho (ABMT), criada em fins de 1944 como lócus de consolidação do campo da medicina do trabalho no Brasil. O grupo dos primeiros especialistas no campo da higiene e medicina do trabalho que trabalhavam no Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (MTIC) foi o responsável pela fundação da ABMT, nas próprias dependências do Ministério. Contando com um núcleo inicial de 35 médicos e cinco engenheiros, todos oriundos do MTIC, a ABMT destacava como seu objetivo primordial, o estudo, a discussão e a divulgação dos assuntos referentes à medicina do trabalho. Entre as principais atividades promovidas pela ABMT, destacavam–se as reuniões científicas mensais (palestras de médicos convidados e de médicos e engenheiros do próprio MTIC), a organização de eventos científicos e a publicação de um periódico especializado. Logo após a sua criação, já em 1945, a ABMT passou a integrar o Bureau Internacional de Segurança do Trabalho, com sede em Montreal, Canadá e o Bureau Internacional do Trabalho, da Organização Internacional do Trabalho. Em dezembro de 1945, no momento da eleição da nova diretoria, criou–se a Revista Médica do Trabalho, cuja primeira publicação foi em 1946.(AU)^ipt.
Descritores:Médicos do Trabalho/hist
Especialidades Médicas/hist
Medicina do Trabalho/hist
Saúde do Trabalhador/hist
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000300009&lng=pt&nrm=iso

  8 / 8
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:3 - (13)
Autor:Sobrinho, Carlito Lopes Nascimento; Nascimento, Mônica de Andrade; Carvalho, Fernando Martins.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Transformações no Trabalho Médico^ipt / Changes in Medical Work
Fonte:Rev. bras. educ. méd;29(2), mai.-ago. 2005. .
Resumo:O trabalho médico objeto deste estudo será tratado como processo de trabalho estruturado historicamente em realidades sociais concretas. O objetivo deste trabalho foi descrever e criticar as transformações ocorridas na organização do trabalho médico no último século, de um modelo taylorista/fordista para um “modelo japonês”. Conclui-se que o contexto atual se apresenta desfavorável ao médico na qualidade de trabalhador e à sociedade como usuária dos serviços desaúde.(AU)^ipt.
Descritores:Medicina do Trabalho
Médicos
Credenciamento
Pessoal de Saúde
Meio Eletrônico:http://www.educacaomedica.org.br/edicoes/numero_int.php?numero=13



página 1 de 1

Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3