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Id:408 - (683)
Autor:Salveraglio, Federico J.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La enseñanza de la higiene y medicina preventiva en las facultades de medicina^ies / Instruction in public health and preventive medicine offered in medical schools
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;35(4):375-385, oct. 1953. .
Resumo:O autor, professor de saúde pública na Escola de Medicina de Montevideo, relatou as atividades que observou durante a visita a várias Escolas de Medicina e Higiene da Europa, Norte e Sul da América. Ele destaca o interesse que vem sido mostrado no ensino da medicina preventiva e social, particularmente nas escolas das Américas. É feita uma descrição de diferentes técnicas de instrução, as quais são baseadas geralmente nestes princípios: 1) ensino da estatística médica nos primeiros anos de carreira; 2) ensino da epidemiologia clínica, centrado no ensino ao redor do enfermo; 3) integração do ensino com a medicina preventiva e social com o ensino clínico e também de matérias básicas; 4) ensino do planejamento da administração sanitária e de assistência médica. Propõe o seguinte plano para o ensino da medicina preventiva da Faculdade de Medicina: 1) um curso de estatística médica, no primeiro ou segundo ano de carreira; 2) um curso de epidemiologia clínica, coordenado com o curso de patologia e clínica de doenças infecciosas no quarto ano; 3) o estudante deve realizar o estudo sócio-médico de pacientes sob seus cuidados nos cursos clínicos; 4) que se dê mais extensão ao ensino da medicina preventiva nas clínicas infantis, obstetrícia, psiquiatria, entre outras; 5) que no último ano se ensine na forma prática a parte de higiene ambiental, medicina social e administração sanitária; 6) considera que em todos os exames de clínica, deve-se interrogar ao examinado a propósito dos problemas epidemiológicos ou de medicina social que se levanta o doente estudado^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Educação Médica/normas
Medicina Preventiva/eucc
Escolas Médicas/normas
Currículo
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v35n4p375.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 023

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Id:401 - (676)
Autor:Zuckermann, Conrado.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Necesaria reforma en la enseñanza médica: nuevo plan de estudios^ies / Needed reform in medical education: new curriculum
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;32(1):26-34, ene. 1952. .
Resumo:De acordo com o autor, é um grande erro afirmar que a Medicina é somente dedicada a pessoas doentes; mais do que isso, ela é uma arte científica, na qual se conservam a saúde física e espiritual, sendo sua missão investigar, ensinar e lutar pela melhoria do homem. Desta forma, o autor propõem uma reforma no ensino médico, através de um novo currículo de estudos, tendo como características: 1) maior extensão dos trabalhos referentes à higiene, medicina preventiva, social, do trabalho, epidemiologia, organização sanitária e assistência clínica; 2) estudo sucessivo em harmonia com a colocação das nosologias nas clínicas; 3) supressão da divisão de nosologia e clínica em “cirúrgica” e em “médica”, e distribuição destas por aparelhos, sistemas e topografias; 4) propor um ensino que seja gradual, esquematizado, gráfico, prático e completo. Em sua conclusão, o autor afirma que é precisamente a convivência mútua entre os professores, chefes de departamento, pesquisadores e médicos que irão moldar a alma do estudante/estagiário e ainda fazê-lo apreender os conceitos de ética, regras e dicas para a prática profissional^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Ensino/métodos
Papel do Médico
Escolas Médicas/org
Currículo
México
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v32n1p26.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 012

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Id:387 - (661)
Autor:Ferreira, José Roberto; Lobo, Luis Carlos Galvão.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La carrera médica en la Universidad de Brasilia^ies / f Braziliarsity of Braziliarsity of Brazilia
Fonte:Educ. méd. salud;4(4):310-327, oct. 1970. .
Resumo:Por uma série de razões sociais, econômicas e políticas, Brasília, a capital do Brasil, se constitui num centro de inovação significativo em numerosos campos. A Universidade, aproveitando este clima criativo, foi organizada de acordo com um esquema inovador em uma estrutura integrada. A Faculdade de Ciências da Saúde também se criou seguindo estes mesmos delineamentos, sem ter que se ajustas às disposições legais existentes e em completa liberdade de selecionar seu pessoal em todo o país, buscando professores bem qualificados e sem compromisso prévio com estruturas tradicionais. Dentro destas condições, os autores apresentam uma experiência educacional de caráter inovador, um projeto experimental de educação médica, que é descrito neste trabalho, e que foi desenvolvido na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Tomando como marco de referência alguns princípios básicos relativos à organização estrutural e a orientação pedagógica, analisam sua aplicação na formação do curso médico da referida faculdade. A seguir, com base nos propósitos gerais estabelecidos, descrevem a política educacional adaptada, os objetivos específicos do curso, e em maior detalhe, todo o complexo institucional, assim como o currículo utilizado, com os esclarecimentos necessários à discussão dos programas docentes e da metodologia posta em prática. Em seus comentários finais abordam aspectos referentes a avaliação dessa experiência, que foi implantada em 1966 e que deve este ano graduar sua primeira turma de médicos^ipt.
Descritores:Currículo
normasão Médica
Universidades
Métodos
Brasil
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/37871.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 003

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Id:383 - (656)
Autor:Hoffmann, Francisco.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:El concepto de la medicina integral en los programas de enseñanza médica^ies / The concept of integral medicine in medical education
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;50(2):138-151, feb. 1961. .
Resumo:Neste texto, o autor afirma que é tarefa da medicina integral superar as limitações que, devido aos enfoques puramente biológicos, se impôs à medicina atual. O médico de hoje em dia se entregou à técnica, e com isso perdeu de vista o seu objetivo mais transcendente: a ação médica se limita a constatação dos sintomas objetivos que se manifesta a enfermidade, a fim de localizar o processo patológico em um sistema de classificação, para logo aplicar o tratamento correspondente. Neste esquema teórico e de ação, a concepção antropológica de que “não há mais doenças, e sim doentes”, se banaliza, perde todo o seu significado. Em outros termos, se reduz o paciente a um simples objeto de diagnóstico e terapia. A educação técnico-científica que os estudantes têm recebido pouco contribui a fortalecer o caráter, o sentido ético, e a desenvolver a sensibilidade e responsabilidade social. Em outros termos, a educação médica, propriamente, contribui muito pouco para a orientação e enriquecimento da personalidade do futuro médico. Desta forma, ela parece desenhada para distorcer a ideia da medicina, cuja transformação em mera técnica está conduzindo a uma progressiva desumanização. Desta forma, o autor dá o exemplo de vários países, e como estão atuando suas universidades, com relação a humanização da medicina. Por fim, ele propõe que sejam realizadas conferências e seminários acerca deste tema, bem como um programa de trabalho, proposto pelo Centro de Estudos de Antropologia Médica^ipt.
Descritores:Assistência Integral à Saúde
normass Médicas
Educação Médica
Recursos Humanos em Saúde
Currículo
Estados Unidos
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v50n2p138.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 017

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Id:152 - (331)
Autor:Golden, Archie S. .
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:El analisis de sistemas aplicado a los currículos de nuevos tipos de trabajadores de la salud^ies.
Autor:Duque, Luis Fernando
Título:Recursos humanos y salud^ies ..-
Fonte:Medellín; Federación Panamericana de Asociaciones de Falcultades (Escuelas) de Medicina; 1977. 174 p. ^btab, ^bgraf.
Conferência:Apresentado em: Conferencia Panamericana Sobre Recursos Humanos Y Atención Médica: Personal de niveles medio y básico como factor de cambio en los sistemas de salud, Medellín, 1975.
Resumo:Critica o desinteresse predominante no ambiente educacional sobre o desempenho dos profissionais formados, a desarticulação entre programas educacionais de saúde e provisão de serviços de saúde, e os limites da formação médica restrita aos hospitais universitários, uma vez que a maioria das doenças ocorrem fora deles. Apresenta a metodologia de análise de sistemas aplicada à saúde, utilizada pela Escola de Serviços de Saúde da Universidade de John Hopkins para definir os currículos de técnicos de nível médio que prestarão atenção primária à saúde(AU)^ipt.
Descritores:Recursos Humamos em Saúde
Formação de Recursos Humanos
Educação Médica
Aprendizagem Baseada em Problemas
Análise de Sistemas
Currículo
Localização:OHS/ORH - B-01- 006



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