Base de dados:
OHS-PrimRHS
Pesquisar:
METODOS []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 20   no formato [Detalhado]
página 1 de 2
ir para página        
  1 / 23
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:479 - (754)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Organización Panamericana de la Salud*.
Título:Informe del Comité del Programa de Libros de Texto de la OPS/OMS para la Enseñanza de la Medicina Preventiva y Social en las Escuelas de Medicina de la América Latina^ies Report of the PAHO/WHO Textbook Program Committee on teaching preventive and social medicine in the Latin American schools of medicine-
Fonte:Washington, D.C; Organización Panamericana de la Salud; 1975. 13 p. .
Resumo:O folheto traz informações acerca da Segunda Reunião do Comitê do Programa de Livros da OPS/OMS para o Ensino da Medicina Preventiva e Social nas Escolas de Medicina da América Latina. São feitas algumas colocações acerca de reuniões que ocorreram em outros anos, que serviram de base para debates, questionamentos, e consequentes resoluções sobre a melhor bibliografia a ser utilizada.^ipt.
Descritores:Medicina Social/eucc
Educação Médica/tndd
Medicina Preventiva/eucc
Ensino/métodos
Escolas Médicas
Materiais de Ensino/provis
América Latina
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/DRH/10078.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - H-01 - 008

  2 / 23
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:453 - (728)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Miller, George; Abrahamson, Stephen; Cohen, Ira S; Graser, Harold P; Harnack, Robert S; Land, Adelle; Oliveira, Maria Helena Caldas de
Título:Ensino e aprendizagem nas escolas médicas^ipt Teaching and learning in medical schools-
Fonte:São Paulo; Nacional; EdUSP; 1967. 330 p. ^btab., graf.
Descritores:Ensino/métodos
Ensino/tndd
Hospitais de Ensino
Aprendizagem
Escolas Médicas
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - I-01 - 017

  3 / 23
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:429 - (704)
Autor:Saetller, Paul.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Antecedents, origins and theoretical evolution of AECT^ien.
Fonte:Techtrends;43(1):51-57, jan./feb. 1997. .
Resumo:O objetivo deste artigo é traçar os antecedentes, origens e evolução da Associação para as Comunicações e Tecnologia Educacionais(AECT). Os tópicos incluem a natureza da tecnologia, o surgimento da tecnologia educacional, as primeiros concepções teóricas, educação visual, comunicação e teoria do aprendizado, e behaviorismo (comportamentalismo)^ipt.
Descritores:Modelos Educacionais
Behaviorismo
Educação/hstt
Ensino/métodos
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C04 - 014

  4 / 23
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:425 - (700)
Autor:Lobo, Luiz Carlos.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Tecnologia educacional na formaçäo de recursos humanos para a saúde^ipt / Educational technology in the training of human resources for health
Fonte:Rev. bras. educ. méd;9(3):159-161, set./dez. 1985. .
Resumo:Tendo definido tecnologia educacional como o emprego do conhecimento científico e da experiência acumulada na soluçäo de problemas, o autor procura caracterizar os aspectos fundamentais da formaçäo de recursos humanos básicos para a saúde. Discute a importância da mudança do marco conceitual da organizaçäo do setor saúde de assitência para cobertura, para que se atinja a meta "Saúde para todos no ano 2000". Ressalta a necessidade de se realizar, concomitantemente, a mudança do marco conceitual da estruturaçäo do setor educaçäo de ensino para aprendizagem, como etapa fundamental para assegurar preparaçäo, de recursos humanos aptos a enfrentar a realidade sanitária e garantir a continuidade do processo educacional. Enfatiza o papel hegemônico do Serviço de Saúde na definiçäo do tipo de recurso humano a ser formado e salienta, em conseqüência, a importância dos programas de integraçäo docente-assitencial. Indica, finalmente, o papel da tecnologia educacional na viabilidade de tal estratégia docente^ipt.
Descritores:Humanos
Ensino/métodos
Ocupações em Saúde/eucc
Educação
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C01 - 037

  5 / 23
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:418 - (693)
Autor:Lobo, Luiz Carlos Galvão.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:O uso de nova tecnologia educacional na formação de recursos humanos^ipt / Use of new educational technology in the development of human resources
Fonte:Educ. méd. salud;8(2):140-149, abr. 1974. .
Resumo:O autor acredita que o planejamento social e econômico de um país ou região deve ser levado em consideração ao se elaborar um programa de desenvolvimento de recursos humanos, assegurando a todos o direito ao ensino, ainda que nem todos possam alcançar igual nível educacional. Levando em conta a necessidade de fazer com que cada etapa do processo educacional permita a incorporação do aluno ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo que o prepara para a etapa seguinte, o autor põe em evidência a diferença entre o sistema convencional de ensino, que é compartimentado, episódico e encara o homem como simples receptor de informação, e o sistema de ensino inovador, em que o processo é permanente, as diferenças individuais são consideradas e o homem passa a ser um sintetizador de informações e um processador de dados^ipt.
Descritores:Educação Médica
Ocupações em Saúde/eucc
odoscnologia
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C01 - 044

  6 / 23
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:412 - (687)
Autor:Chagas, Agnes W.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La enseñanza programada en el campo de la salud^ies / The teaching programmed in the field of health
Fonte:Educ. méd. salud;1(1):39-45, 1966. .
Resumo:O artigo trata sobre o ensino programado, para a área da saúde. Este método já foi implementado com sucesso nas forças armadas e nas indústrias dos Estados Unidos da América.Tal tipo de ensino oferece ao estudante uma experiência e uma participação maior no seu processo de aprendizagem.O professor não tem suas funções relegadas, mas algumas delas são adaptadas para que os próprios alunos as façam. Isto permite que o professor dedique mais tempo à orientação individual do estudante, uma vez que é um método auto-didático, baseado na teoria do estímulo e resposta como mecanismo de aprendizagem, formulada por Edward Thorndike, e aperfeiçoada por Guthrie, Watson, Hull e Skinner^ipt.
Descritores:Ensino/métodos
Educação Médica/métodos
Saúde Pública/eucc
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/a244129.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 025

  7 / 23
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:401 - (676)
Autor:Zuckermann, Conrado.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Necesaria reforma en la enseñanza médica: nuevo plan de estudios^ies / Needed reform in medical education: new curriculum
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;32(1):26-34, ene. 1952. .
Resumo:De acordo com o autor, é um grande erro afirmar que a Medicina é somente dedicada a pessoas doentes; mais do que isso, ela é uma arte científica, na qual se conservam a saúde física e espiritual, sendo sua missão investigar, ensinar e lutar pela melhoria do homem. Desta forma, o autor propõem uma reforma no ensino médico, através de um novo currículo de estudos, tendo como características: 1) maior extensão dos trabalhos referentes à higiene, medicina preventiva, social, do trabalho, epidemiologia, organização sanitária e assistência clínica; 2) estudo sucessivo em harmonia com a colocação das nosologias nas clínicas; 3) supressão da divisão de nosologia e clínica em “cirúrgica” e em “médica”, e distribuição destas por aparelhos, sistemas e topografias; 4) propor um ensino que seja gradual, esquematizado, gráfico, prático e completo. Em sua conclusão, o autor afirma que é precisamente a convivência mútua entre os professores, chefes de departamento, pesquisadores e médicos que irão moldar a alma do estudante/estagiário e ainda fazê-lo apreender os conceitos de ética, regras e dicas para a prática profissional^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Ensino/métodos
Papel do Médico
Escolas Médicas/org
Currículo
México
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v32n1p26.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 012

  8 / 23
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:395 - (669)
Autor:Jouval Junior, H. E.; Lobo, L. C. G.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:O uso de técnicas de simulação em educação médica^ipt.
Fonte:Educ. méd. salud;8(2), abr. 1974. .
Resumo:Depois de discutirem as principais inovações introduzidas no sistema educacional e relacionadas com o melhoramento das fontes atuais da instrução e as modificações no conteúdo da instrução e nos métodos instrucionais empregados, os autores discutem as vantagens, características essenciais e tipos de simulações empregadas no ensino das ciências da saúde. Detêm-se, a seguir, na discussão de simulações de problemas clínicos, apresentadas graficamente ou através de computadores, visando treinar alunos no manejo, avaliação e solução de tais problemas^ipt.
Descritores:Educação Médica
Modelos Teóricos
Ensino
Métodos
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/39521.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C01 - 024

  9 / 23
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:387 - (661)
Autor:Ferreira, José Roberto; Lobo, Luis Carlos Galvão.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La carrera médica en la Universidad de Brasilia^ies / f Braziliarsity of Braziliarsity of Brazilia
Fonte:Educ. méd. salud;4(4):310-327, oct. 1970. .
Resumo:Por uma série de razões sociais, econômicas e políticas, Brasília, a capital do Brasil, se constitui num centro de inovação significativo em numerosos campos. A Universidade, aproveitando este clima criativo, foi organizada de acordo com um esquema inovador em uma estrutura integrada. A Faculdade de Ciências da Saúde também se criou seguindo estes mesmos delineamentos, sem ter que se ajustas às disposições legais existentes e em completa liberdade de selecionar seu pessoal em todo o país, buscando professores bem qualificados e sem compromisso prévio com estruturas tradicionais. Dentro destas condições, os autores apresentam uma experiência educacional de caráter inovador, um projeto experimental de educação médica, que é descrito neste trabalho, e que foi desenvolvido na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Tomando como marco de referência alguns princípios básicos relativos à organização estrutural e a orientação pedagógica, analisam sua aplicação na formação do curso médico da referida faculdade. A seguir, com base nos propósitos gerais estabelecidos, descrevem a política educacional adaptada, os objetivos específicos do curso, e em maior detalhe, todo o complexo institucional, assim como o currículo utilizado, com os esclarecimentos necessários à discussão dos programas docentes e da metodologia posta em prática. Em seus comentários finais abordam aspectos referentes a avaliação dessa experiência, que foi implantada em 1966 e que deve este ano graduar sua primeira turma de médicos^ipt.
Descritores:Currículo
normasão Médica
Universidades
Métodos
Brasil
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/37871.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 003

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:385 - (659)
Autor:Horwitz, Abraham.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Enseñanza de higiene y medicina preventiva en los programas de educación médica^ies / Teaching hygiene and preventive medicine in medical education programs
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;32(1):20-25, ene. 1952. .
Resumo:O texto propõe que o exercício da medicina se transforme em uma ação social, através do ensino da medicina e higiene preventiva nos programas de educação médica. Desta forma, identifica-se que a expressão “higiene e medicina preventiva” indica um conjunto de disciplinas destinadas a incorporar a formação do médico, possuindo doutrina e métodos para a promoção do bem-estar físico, mental e social dos indivíduos e comunidades. A prevenção de enfermidades resulta na conseqüência da concepção de um processo educativo, que deve ser continuado. Sendo assim, o autor propõe um esquema para o ensino de higiene e medicina preventiva nos programas de educação médica, além da análise dos fundamentos que o formam. Justifica-se o ensino da higiene e medicina preventiva baseando-se no fato de que a ciência tem uma ação social hoje em dia, tendo em vista de que um de seus principais propósitos é a prolongação da vida e obtenção de meios para satisfazer as necessidades básicas dos indivíduos, melhorando as condições de seu meio ambiente. Simultaneamente, estimula o desenvolvimento cultural do homem e facilita uma compreensão real dos valores de sua existência, sendo esta uma ação humanizada. Portanto, corresponde à Universidade dar forma a estes objetivos gerais e repassar a seus educandos como uma doutrina de ação permanente. Os profissionais formados nesta escola de pensamento devem por em prática estes princípios em todas as suas atividades específicas, e estendê-las ao meio em que atuam como um método de educação de indivíduos. O estudante de medicina deve aprender a reconhecer os fatores sociais e do ambiente em casa caso, para avaliá-los em relação ao problema médico e assumir a responsabilidade destes como parte do diagnóstico e tratamento. O autor afirma que deve se proceder, no último ano de estudos, uma revisão da medicina preventiva em conjunto e integração com a saúde pública. Analisar, antes de tudo, os recursos que dispõem o Estado e as comunidades, para resolver os problemas pertinentes. Inclui-se, como que naturalmente, a assistência médica, e se considera assim o saneamento do ambiente, controle das doenças transmissíveis, educação sanitária entre outros. Com este propósito, os estudantes incorporarão atividades dos organismos de saúde pública do Estado, onde praticarão as técnicas e procedimentos para a prevenção de enfermidades e proteção da saúde. As Unidades Sanitárias representam o meio mais adequado para dar forma a este aspecto essencial da formação do médico. Compreende-se que dessa forma é possível atrair para essa especialidade o número de técnicos que os governos querem, ou seja: notando a importância dos fenômenos sociais na gênese da doença, se acentua a idéia de prevenção sobre a de cura e se faz do homem são físico e mental o objetivo permanente da ação do médico^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Medicina Preventiva/eucc
Ensino/métodos
Escolas Médicas
Estados Unidos
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v32n1p20.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 001

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:240 - (419)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Souza, Alina Maria de Almeida; Galvão, Ena de Araújo; Santos, Izabel dos; Roschke, Maria Alice
Título:Processo educativo nos serviços de saúde^ipt Educative process in health services-
Fonte:Brasília; Organização Pan-Americana da Saúde; 1991. 56 p. ^btab. (OPAS. Série Desenvolvimento de Recursos Humanos, 1).
 (OPAS. Série Desenvolvimento de Recursos Humanos, 1).
Resumo:Analisa e discute uma alternativa metodológica não hegemônica, no contexto de um projeto político de transformação dos serviços de saúde. Faz referência ao processo produtivo em saúde, abordando as questões consideradas primordiais para o processo educativo. A cooperação, a direcionalidade técnica frente à divisão horizontal e técnica do trabalho são examinadas como fonte de problemas. Discute questões educativas e o seu tratamento nos serviços de saúde e apresenta crítica aos modelos técnicos e instrumentais utilizados^ipt.
Descritores:SERVIÇOS DE SAÚDE
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL
OCUPAÇÕES EM SAÚDE
SERVIÇOS DE SAÚDE
 CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO
Meio Eletrônico:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pe_completo.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C-04 - 022

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:208 - (387)
Autor:Ferreira, José Roberto.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Estrategias internacionales en educación médica: asistencia técnica y cooperación técnica^ies / International strategies in medical education: technical assistance and technical cooperation
Fonte:Educación Medica y Salud;10(4):335-344, 1976. .
Resumo:É passada em resumo a evolução da ação internacional em favor do desenvolvimento dos países em geral e do ensino médico em particular. São examinados os conceitos de assistência técnica tradicional e da nova modalidade da cooperação técnica, que surge pouco antes do início do presente decênio, como resposta às necessidades do momento, em termos de um desenvolvimento compatível com a nova ordem econômica no cenário internacional. É posta em evidência a ênfase que se atribui, nessa nova concepção do trabalho internacional, à estratégia que consiste na definição clara dos objetivos e metas pelos países, na mobilização dos recursos locais e na plena participação do pessoal nacional em todas as fases do processo. São asinaladas as atividades que a Organização Pan-Americana da Saúde está promovendo na aplicação da cooperação técnica no campo da formação de recursos humanos em saúde, que abrange a coordenação da mencionada formação, o apoio global ao desenvolvimento institucional, a formação de professores e de administradores, o desenvolvimento da tecnologia educacional, a criação e o desenvolvimento de uma rede de informação biomédica, o desenvolvimento das ciências sociais aplicadas à medicina e a promoção da pesquisa médica, epidemiológica, social e operacional. (AU)^ifr.
Descritores:EDUCAÇÃO MÉDICA
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
TECNOLOGIA MÉDICA/educ
MÉTODOS
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/4521.pdf

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:182 - (361)
Autor:Macedo, Carlyle Guerra de; Santos, Isabel dos; Vieira, Cesar Augusto de Barros.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Uma experiência de formação de pessoal de saúde no Brasil^ipt / An experience in training health personel in Brazil
Fonte:Educación Médica y Salud;14(1):62-75, 1980. .
Resumo:Apresenta e analisa a experiência do Programa de Preparação Estratégica de Pessoal de Saúde (PPREPS) no Brasil, entre os anos de 1976-1978. Descreve características e objetivos e estratégias gerais, as modalidades operacionais adotadas e os resultados alcançados. Avalia o conhecimento adquirido sobre o processo de desenvolvimento de recursos humanos para a saúde e sua natureza política e social, abordando algumas perspectivas para a sua continuidade no período seguinte. (AU)^ipt.
Descritores:PESSOAL TECNICO DE SAUDE/educ
OCUPACOES EM SAUDE/educ
RECURSOS HUMANOS EM SAUDE
AVALIAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
POLÍTICAS, PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE
FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
METODOS
 BRASIL
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/5594.pdf
Localização:OHS/ORH - C-02 - 013

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:180 - (359)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Durán Morales, Hermán
Título:Aspectos conceptuales y operativos del proceso de planificación de la salud^ies ..-
Fonte:Santiago de Chile; Instituto Latinoamericano y del Caribe de Planificación Económica y Social; ago. 1989. . (Cuadernos del ILPES, 35).
 (Cuadernos del ILPES, 35).
Resumo:Trata de los principios generales en que se basa el proceso de planificación de la salud, cuya teoría es esencialmente la misma para los niveles central, regional y local. [...] Estas tres dimensiones espaciales están diseñadas más o menos implicitamente en la exposición de los temas. Nuestra intención ha sido destacar que por encima del nivel local se formulan políticas de salud con las cuales se identifica un diseño del plan nacional para los efectos de los grandes aspectos gestionarios de una política: el financiamento de la salud de la población, la formación de personal profesional, las grandes inversiones que requieren la tecnología y las infraestructuras, etc. [...] Hemos creído importante destacar en este texto aspectos didácticos de la formulación y gestión de programas y de proyectos, con el objecto de promover el interés de los administradores locales y de los alumnos de estas materias en la gestión eficiente en el nivel local, que es esencial para el éxito de la ejecución de planes nacionales y regionales. (AU) [DP]^ies.
Descritores:PLANEJAMENTO EM SAUDE/métodos
TECNICAS DE PLANEJAMENTO
Meio Eletrônico:http://www.eclac.cl/cgi-bin/getProd.asp?xml=/publicaciones/xml/7/24507/P24507.xml&xsl=/ilpes/tpl/p9f.xsl&base=/ilpes/tpl/top-bottom.xslt#
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - I-01 - 013

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:175 - (354)
Autor:Giovanella, Lígia.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:A proposta de Mario Testa para o planejamento em saúde^ipt.
Fonte:In: Giovanella, Lígia.Planejamento estratégico, programação e orçamentação em saúde: textos de apoio ao ensino da saúde coletiva^ipt. Rio de Janeiro, Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública, 1992. p.14-36.
Resumo:Apresenta a proposta de Mario Testa para o planejamento em saúde, com base principalmente em seu trabalho "Estrategia y programación", de 1986. Divide a mencionada proposta em duas grandes partes: o diagnóstico de saúde e as propostas programático-estratégicas. O primeiro é constituído pelos diagnósticos administrativo, estratégico e ideológico e pela síntese diagnóstica. As propostas programático-estratégicas constituem-se por programas de abertura, avanço e consolidação e pelas estratégias de formas organizativas democráticas e participativas.(AU)^ipt.
Descritores:PLANEJAMENTO EM SAUDE/métodos
PLANEJAMENTO ESTRATEGICO
DIAGNOSTICO DA SITUACAO EM SAUDE
Localização:OHS/ORH - I-02 - 011

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:174 - (353)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Giovanella, Lígia
Título:Planejamento estratégico, programação e orçamentação em saúde: textos de apoio ao ensino da saúde coletiva^ipt ..-
Fonte:Rio de Janeiro; Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública; 1992. 80 p. .
Resumo:Traça um histórico do planejamento em saúde na América Latina, discute questões teórico-conceituais e aborda aspectos operacionais da elaboração de diagnósticos e da orçamentação^ipt.
Descritores:PLANEJAMENTO EM SAUDE/hist
PLANEJAMENTO EM SAUDE/métodos
PLANEJAMENTO ESTRATEGICO
AMERICA LATINA
 POLITICA DE SAUDE
 SAUDE PÚBLICA
Localização:OHS/ORH - I-02 - 012

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:166 - (345)
Autor:Martinez Tamayo, Maria E; Vivas Martinez, Sarai; Marcano Brito, Dioval R; Rivero Sanchez, Carmen R; Marrero Alvarado, Eritza J; Diaz Diaz, Neida; Centeno de diaz, Haidee; Salazar de Fuentes, Olga; Moran Medina, Rita.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Propuesta metodologica de educación para la salud, para el analisis y la producción simultanea de acciones transformadoras desde el nível operatorio del sector salud^ies.
Fonte:Cuadernos de la Escuela de Salud Pública;(57):17-27, dic. 1991. .
Resumo:En la búsqueda de una alternativa metodológica que permita operativizar un proceso de educación para la salud que responda al momento histórico de nuestras comunidades; que corresponda con una posibilidad de toma de conciencia crítica, transformadora, y que resulte en la formulación de acciones concretas para la resolución de problemas desde la base, hemos encontrado diversos modelos de trabajo, [...], al tiempo que encontramos las diversas propuestas para la planificación de los servicios de salud en las que se reitera la necesidad de que la población participe en dicha planificación a través de la descentralización y la desconcentración con la incorporación de la comunidad en la toma de decisiones. Podemos decir que el modelo que presentamos intenta responder a esta necesidad de una forma integral y operativa, siempre y cuando la postura epistemológica, que sustenta sea comprendida y compartida ya que de otra manera podría resultar en una "receta" más [...]. La unidad de aplicación es el ambulatorio-comunidad como unidad operativa de reflexión y acción en relación a la salud. (AU)^ies.
Descritores:EDUCACAO EM SAUDE/métodos
PLANEJAMENTO DE BASE

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:157 - (336)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Organización Panamericana de la Salud. Programa de Desarrollo de Recursos Humanos*.
Título:Educación permanente de personal de salud en la región de las Américas: Fascículo X: Propuestas de trabajo en contextos especificos^ies ..-
Fonte:Washington; Organización Panamericana de la Salud; 1991. 143 p. . (Serie Desarrollo de Recursos Humanos, 87).
 (Serie Desarrollo de Recursos Humanos, 87).
Resumo:Aborda as questões sobre as orientações para a utilização de estratégias educativas permanentes; considerações adicionais sobre a questão da investigação em apoio a processos educativos; recomendações para a organização de uma rede colaborativa regional e bases para a elaboração de projetos de investigação em apoio a educação permanente iniciada nos países. Educação Continuada^ipt.
Descritores:Educação em Saúde
Pessoal de Saúde
Epidemiologia
Desenvolvimento de Pessoal
Serviços de Saúde
Educação Continuada
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Capacitação em Serviço
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/spanish/DRH/9281.pdf
Localização:OHS/ORH - I-02 - 019

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:64 - (243)
Autor:Pillet, Juan V.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Planificación de recursos humanos para la salud: consideraciones metodológicas^ies.
Fonte:Educación Médica y Salud;5(2):108-129, abr.-jun. 1971. ^btab, ^bgraf.
Resumo:Analisa a situação atual do planejamento de formação de recursos humanos para a saúde. Após discutir as premissas gerais em que se deve basear o processo de planejamento, analisa oito procedimentos distintos aplicáveis nesse processo: o procedimento baseado na análise da evolução recente e da projeção da tendência histórica; a projeção de índices que relacionam o pessoal de saúde com a população, tomando-se em conta as projeções demográficas e suas possíveis variações; a aplicação de normas, que sugere várias alternativas viáveis e cuja adoção sob observação rigorosa permite reajustes contínuos; a comparação internacional e a análise de correlações sobre indicadores de pessoal de saúde e econômicos; os estudos sobre demanda-oferta; o procedimento denominado demanda programada; o planejamento geográfico; a análise custo-benefício. O uso combinado e crítico desses procedimentos, bastante imperfeitos quando considerados isoladamente, permitiria formular planos de desenvolvimento mais racionais(AU)^ies.
Descritores:PLANEJAMENTO EM SAUDE/métodos
RECURSOS HUMANOS EM SAUDE
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/37885.pdf
Localização:OHS/ORH - C-01 - 030

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:61 - (240)
Autor:Testa, Mario.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Planificación de recursos humanos para la salud en cuanto a tipos, cantidad y adequación a la función^ies.
Fonte:Educación Médica y Salud;4(1-2):48-70, ene.-jun. 1970. .
Resumo:Discorre sobre os elementos fundamentais que intervêm no planejamento de recursos humanos para a saúde, classificando-os conforme se originem da demanda (econômica, direta e política) ou da oferta (existência, disponibildade e capacidade de grupos de pessoas preparadas para trabalhar em saúde). Comenta dois enfoques metodológicos para o cálculo e análise de número, tipo e funções de recursos humanos em saúde: o econômico, exemplificado com pesquisas feitas em Formosa e no Peru; e o político, a exemplo de estudo realizado na Colômbia. Aponta a mobilidade geográfica e social, a produtividade dos recursos humanos e a função de produção como questões centrais ao dito planejamento. Indica a análise de sistemas como ferramenta adequada, em virtude dos modelos de experimentação que permite, para fazer frente à complexidade das relações e variáveis envolvidas em estudos dessa natureza. Distingue como soluções parciais para o desenvolvimento da área de saúde o treinamento em serviço, a expansão de centros de treinamento formal, o estabelecimento de salários diferenciados e adequados aos diversos postos profissionais e regiões geográficas, a consideração da origem social e regional dos educandos e, por fim, o aumento do prestígio profissional e a valorização da imagem social dos profissionais de saúde. Alerta sobre a necessária adequação do planejamento de recursos humanos em saúde à mudança social, política e econômica por que passam os países da América Latina. Menciona os níveis de responsabilidade das escolas de saúde pública, dos serviços de saúde e dos organismos internacionais no que tange ao planejamento da saúde e de seus recursos humanos^ipt.
Descritores:PLANEJAMENTO EM SAUDE/métodos
RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE SAÚDE
POLÍTICAS, PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/37859.pdf
Localização:OHS/ORH - C-01 - 034



página 1 de 2
ir para página        

Esta interface de busca dá acesso a uma base de dados reunindo as referências completas das fontes primárias utilizada no processo de pesquisa. Em vários casos é possível o acesso ao texto completo do documento. Em sua maior parte, além dos campos clássicos de descrição documental, as referências contém também Notas Críticas que agregam informações sobre o potencial informativo da fonte e o contexto histórico da sua produção.

Base de dados  OHS-PrimRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3