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EDUCACAO EM ENFERMAGEM []
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Id:339 - (873)
Autor:Mecone, Márcia Cristina da Cruz; Freitas, Genival Fernandes de; Bonini, Bárbara Barrionuevo.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Formação em Enfermagem na Cruz Vermelha Brasileira na década de 1940: uma abordagem Foucaultiana^ipt / Nursing Training in the Brazilian Red Cross in the 1940s: a Foucaultian approach
Fonte:Rev. Esc. Enferm. USP;49(n.esp2):60-67, 2015. .
Resumo:Objetivos: Identificar e analisar os enunciados discursivos que caracterizam a formação de RH em enfermagem, na década de 1940 pela Cruz Vermelha Brasileira. Método: A abordagem das fontes documentais se deu através dos pressupostos do Método Histórico, problematizado a partir do pensamento de Michel Foucault. Resultados: Historicamente, a formação dos recursos humanos (RH) em enfermagem, sobretudo na década de 1940, foi influenciada por um modelo peculiar de ensino, o militar. A Cruz Vermelha Brasileira vinculava-se ao Ministério da Guerra e a formação em enfermagem tinha ênfase na conduta moral, na disciplina, no respeito à hierarquia, que culminava na produção de “corpos dóceis” femininos na enfermagem. Os atributos esperados da enfermeira se constituíam na tríade da formação da identidade profissional à época: abnegação, disciplina e obediência. Conclusão: O referido modelo reverbera práticas na formação ainda arraigadas na atualidade, seja no âmbito da gestão, da assistência e do ensino na enfermagem (AU).^ipt.
Descritores:Enfermagem
História da Enfermagem
Recursos Humanos de Enfermagem
Cruz Vermelha
Educação em Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0080-62342015000800060&script=sci_abstract&tlng=pt

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Id:335 - (869)
Autor:Costa, Laís de Miranda Crispim; Santos, Regina Maria dos; Santos, Tânia Cristina Franco; Trezza, Maria Cristina Soares Figueiredo; Leite, Josete Luzia.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Contribuição do Projeto HOPE para a configuração da identidade profissional das primeiras enfermeiras alagoanas, 1973 a 1977^ipt / Project HOPE contribution to the setting up of the professional identity of the first nurses from Alagoas, 1973-1977
Fonte:Rev. bras. enferm;67(4):679-683, 2014. .
Resumo:Estudo histórico-social cujo objetivo foi analisar a contribuição das enfermeiras norte-americanas do Projeto HOPE à configuração da identidade profissional das primeiras enfermeiras formadas em Alagoas, no período de 1973 a 1977. O referencial teórico foi o "Processo Civilizador" de Norbert Elias. As fontes primárias foram documentos oficiais e arquivos pessoais de 13 entrevistados via história oral temática; as secundárias foram autores da História do Brasil/Alagoas. A análise dos dados evidenciou que a configuração da identidade profissional das primeiras enfermeiras formadas em Alagoas foi um processo civilizador, com todas as nuances que compõem as relações de poder. Houve uma contribuição significativa da Enfermagem norte-americana. Entretanto o movimento de resistência a essa dominação foi muito forte, resultando num Curso que conseguiu aproveitar o avanço tecnológico e o prestígio trazido pelos Estados Unidos para construir uma Enfermagem singular, a partir do tecido social bordado neste encontro de tantas culturas diferentes (AU).^ipt.
Descritores:Cooperação Internacional
História da Enfermagem
Educação em Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672014000400535

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Id:329 - (863)
Autor:Silva, Joise Magarão Queiroz; Marques, Patrícia Figueiredo; Paiva, Mirian Santos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Saúde sexual e reprodutiva e enfermagem: um pouco de história na Bahia^ipt / Sexual and reproductive health and nursing: a bit of history in Bahia
Fonte:Rev. bras. enferm;66(4):501-507, 2013. .
Resumo:O estudo objetivou analisar a inclusão dos conceitos de saúde sexual e reprodutiva nos currículos da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, de 1972 a 2006. Utilizou a abordagem qualitativa, a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada com docentes em regime de dedicação exclusiva. Os resultados revelaram que, inicialmente, as disciplinas eram exclusivamente voltadas aos aspectos biológicos da saúde da mulher, enfocando apenas a condição materna. Os conceitos de saúde sexual e reprodutiva, na perspectiva feminista, foram introduzidos posteriormente, para atender demandas de políticas de formação de mão-de-obra na área de saúde, representando também uma ampliação na compreensão da condição social da mulher. Conclui-se que ocorreu uma evolução nos currículos com a introdução desses conceitos, principalmente a partir da década de 1990 (AU).^ipt.
Descritores:Educação em Enfermagem
Enfermagem
Saúde Sexual e Reprodutiva
Currículo
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000400006

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Id:317 - (851)
Autor:Ketefian, Shaké; Redman, Richard W.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Um exame crítico da evolução da educação de doutorado em enfermagem nos Estados Unidos^ipt.
Fonte:Rev. latinoam. enferm;23(3):363-371, 2015. .
Resumo:A graduação em enfermagem nos Estados Unidos está passando por grandes transformações, como resultado de fatores, tanto dentro da enfermagem como na sociedade em geral.OBJETIVO: Neste trabalho os autores examinam as tendências e fatores que estão influenciando as mudanças, especialmente na educação de doutorado, tanto para o cientista em enfermagem como para a preparação prática avançada.CONCLUSÃO: O documento fornece um fundo que serve de contexto e apresenta uma visão geral dos títulos em PhD e DPE (Doutor na Prática de Enfermagem), com foco nas mudanças recentes, identificando as questões e preocupações mais interessantes, terminando com uma série de recomendações (AU).^ipt.
Descritores:Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Estados Unidos
Educação em Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300363&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:305 - (839)
Autor:Simões, Renata Duarte; Silva, Ticiana Ribeiro da; Simões, Ricardo Duarte.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Mulheres integralistas: enfermeiras "blusas-verdes" a serviço da nação^ipt.
Fonte:Texto & contexto enferm;21(01), jan./mar. 2012. .
Resumo:O estudo objetiva investigar a atuação designada à enfermeira integralista e a instrução que recebia para desempenhar com a máxima eficácia o seu papel nos quadros da Ação Integralista Brasileira, partido político de extrema direita, que emerge no Brasil, na década de 1930. Utiliza como fonte documental jornais integralistas, a coleção "Enciclopédia Integralista" e os prontuários sobre a Escola de Enfermagem Integralista que compõem o acervo criminal da Polícia Política, organizado pela Delegacia Especial de Segurança Política e Social. Como resultado, a pesquisa apresenta um expressivo investimento do integralismo na formação de enfermeiras, mulheres que aproveitaram o ensejo do momento para ampliar seus espaços sociais. Conclui que, embora o integralismo reforçasse os papéis descritos socialmente como femininos, a relação das mulheres com o movimento foi inovadora, pois possibilitou novas práticas e representações que elas passaram também a desenvolver na esfera pública, à exemplo, a atuação como enfermeiras. (AU)^ipt.
Descritores:Educação em Enfermagem
História da Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000100016

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Id:302 - (836)
Autor:Caverni, Leila Maria Rissi; Sanna, Maria Cristina.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Escolas de Nível Médio de Enfermagem: convergências e divergências das ações para sua criação e implementação^ipt.
Fonte:Rev. Esc. Enferm. USP;46(02):443-451, abr. 2012. .
Resumo:Estudo histórico-documental, interpretado à luz da teoria de Pierre Bourdieu, cujos objetivos são: identificar e descrever as convergências e divergências entre os movimentos que propiciaram a criação e implementação de escolas/cursos de nível médio de enfermagem, em sete hospitais privados modelo-referência da cidade de São Paulo, de 1945 a 1989, e explicar a intencionalidade das instituições estudadas na criação e implementação dessas escolas/cursos. Os resultados evidenciaram convergências e divergências sintetizadas nos itens: abertura e encerramento dos cursos, mantenedoras e vinculação religiosa de sua direção, fontes de financiamento, objetivos e finalidades, número de alunos formados e impacto na força de trabalho. Concluiu-se que os hospitais criaram suas escolas em momentos diferentes, mas com objetivos convergentes, quais sejam: preparar sua mão de obra, usufruir de serviços dos alunos, conquistar isenções fiscais e auxílios e agregar capital cultural, social e econômico e, consequentemente, poder simbólico, na luta travada por prestígio. (AU)^ipt.
Descritores:Bacharelato em Enfermagem
Educação em Enfermagem
Escolas de Enfermagem
História da Enfermagem
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000200024

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Id:293 - (826)
Autor:Martins, José Carlos Amado; Mazzo, Alessandra; Baptista, Rui Carlos Negrão; Coutinho, Verónica Rita Dias; Godoy, Simone de; Mendes, Isabel Amélia Costa; Trevizan, Maria Auxiliadora.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A experiência clínica simulada no ensino de enfermagem: retrospectiva histórica^ipt.
Fonte:Acta paul. enferm;25(04):619-625, 2012. .
Resumo:OBJETIVOS: particularizar o ritual do ensino de procedimentos básicos de enfermagem, analisar as implicações de sua utilização e discutir sua pertinência, face aos contextos atuais para o ensino e para a prática.MÉTODOS: estudo histórico-social de rituais incorporados ao método de ensino teórico-prático de Enfermagem em Portugal e no Brasil. Como fontes primárias, foram utilizados documentos escritos (ofícios, apostilas, manuais) e fotográficos; e como fontes secundárias: livros-texto, dissertação de mestrado, tese de doutoramento e artigos de periódicos.RESULTADOS: descrição, análise, interpretação e síntese que expõe ao leitor uma viagem na história quanto aos rituais e mudanças ocorridas na formação de recursos humanos de enfermagem e saúde. A simulação foi discutida em termos da pertinência face às exigências éticas, segurança e qualidade em saúde, avanço tecnológico e mudanças nos ambientes e contextos da prática clínica.CONCLUSÃO: o uso da simulação atende às necessidades e ao contexto atual de ensino teórico-prático. (AU)^ipt.
Descritores:Enfermagem
Educação em Enfermagem
Simulação
História da Enfermagem
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000400022

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Id:253 - (602)
Autor:Lucena, Ive Cristina Duarte de; Barreira, Ieda de Alencar.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Revista enfermagem em novas dimensões: wanda horta e sua contribuição para a construção de um novo saber da enfermagem (1975-1979)^ipt.
Fonte:Texto & contexto enferm;20(3):534-540, 2011. .
Resumo:Trata-se de um estudo histórico-social sobre a Revista Enfermagem em Novas Dimensões, que circulou, em nível nacional, no período de 1975-1979. Objetivos: analisar os artigos publicados na referida revista e discutir sua importância para a construção de um novo saber de enfermagem, sobre as concepções teóricas e a metodologia da assistência de enfermagem. O estudo foi realizado no primeiro semestre de 2010. As fontes primárias principais foram os cinco volumes da Revista Enfermagem em Novas Dimensões. A criação desta revista foi o resultado do empenho pessoal de Wanda de Aguiar Horta, sua idealizadora, criadora, editora e redatora, apoiada por um pequeno grupo de docentes da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. A contribuição da Revista Enfermagem em Novas Dimensões para a construção de um novo saber da enfermagem deve-se principalmente aos artigos de Horta, que alicerçaram o desenvolvimento de uma teoria de enfermagem e de uma metodologia dela derivada(AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Educação em Enfermagem
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000300015
Localização:BR1273.1

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Id:250 - (599)
Autor:Leonello, Valéria Marli; Miranda Neto, Manoel Vieira de; Oliveira, Maria Amélia de Campos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A formação superior de Enfermagem no Brasil: uma visão histórica^ipt.
Fonte:Rev. Esc. Enferm. USP;45( n.spe2):1774-1779, 2011. .
Resumo:Descreve-se o processo de expansão do ensino superior em Enfermagem brasileiro, destacando a diversidade e heterogeneidade desse sistema. Observa-se que o ensino nessa área teve um crescimento muito acelerado e desorganizado a partir da década de noventa. Tal crescimento evidenciou a diversidade e heterogeneidade das instituições de ensino, aspectos que repercutem também no perfil do docente, especialmente na titulação e no regime de trabalho, que variam de acordo com sua inserção institucional. Defende-se que esses efeitos irão repercutir, em última instância, na docência e, portanto, na própria formação inicial, na qualificação do profissional de enfermagem e, consequentemente, na assistência de enfermagem oferecida aos usuários dos diferentes serviços de saúde. Conclui-se pela necessidade da identificação do perfil profissional e dos distintos processos de trabalho docente, contextualizado no cenário atual de políticas públicas voltadas para o sistema de ensino superior no Brasil(AU)^ipt.
Descritores:Educação Superior
Educação em Enfermagem
Docentes
Meio Eletrônico:dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000800024
Localização:BR1273.1

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Id:222 - (571)
Autor:Maliska, Isabel Cristina Alves; Padilha, Maria Itayra; Borenstein, Miriam Süsskind; Costa, Roberta; Gregório, Vitória Regina Petters; Vieira, Mariana.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A enfermagem francesa: assistência e educação - considerações acerca de sua história e perspectivas atuais^ipt / French nursing: assistance and education - considerations concerning historical and current perspectives
Fonte:Texto & contexto enferm;19(2):[325-333], abr.-jun. 2010. .
Resumo:Trata-se de uma pesquisa documental, de natureza histórico-social, que teve como objetivo conhecer a história da educação e profissionalização da enfermagem moderna francesa, bem como as novas perspectivas para a profissão naquele país, no que se refere à estruturação, formação e organização da profissão. Foram utilizados periódicos, livros, a legislação pertinente à temática, materiais produzidos por Associações de Enfermagem francesas acerca de sua história, que, através da análise documental, chegou-se a três categorias: A enfermagem moderna na França: a influência republicana; O modelo nightingaleano na França; e A educação em enfermagem na atualidade: novas perspectivas. Conclui-se que a enfermagem francesa sofreu grandes mudanças e vem passando por um momento histórico importante, com a discussão de novas competências para a profissão, um novo currículo universitário para a enfermagem, além da implantação da Ordem Nacional de Enfermeiros, gerando repercussões políticas, sociais e científicas que darão novos rumos à profissão.(AU)^ipt.
Descritores:Enfermagem
Educação em Enfermagem
História da Enfermagem
França
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000200014&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR1273.1

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Id:219 - (568)
Autor:Corbellini, Valéria Lamb; Ojeda, Beatriz Sebben; Santos, Beatriz Regina Lara dos; Creutzberg, Marion.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Ensino de enfermagem no Rio Grande do Sul apartir de 1950^ipt / Teaching of nursing in Rio Grande do Sul in the 1950
Fonte:Rev. bras. enferm;63(4):[637-643], jul.-ago. 2010. .
Resumo:Essa pesquisa teve como objetivo analisar como o ensino de graduação na enfermagem, no Rio Grande do Sul colaborou para a construção da enfermagem como uma área de saber profissionalizante, desde o primeiro curso, a partir da década de 1950. O estudo envolveu enfermeiras docentes que vivenciaram esse período da história e, para análise documental, foi utilizada a análise de discurso. Os dados indicam, dentre eles, o currículo mais integrado que busca articular teoria/prática sem fragmentação do saber e a relação ensino-aprendizagem, na qual professor e aluno são sujeitos desse processo.^ipt.
Descritores:Enfermagem
Educação em Enfermagem
História da Enfermagem
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000400021&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR1273.1

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Id:218 - (567)
Autor:Xavier, Maria Lelita; Baptista, Suely de Souza.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Associação Brasileira de Enfermagem no contexto da reforma educacional de 1996^ipt / Associação Brasileira de Enfermagem in the context of the educational reform of 1996
Fonte:Rev. bras. enferm;63(2):[257-263], mar.-abr. 2010. .
Resumo:Estudo histórico-social tendo como objeto: estratégias de luta de porta-vozes da enfermagem frente às diretrizes emanadas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/1996. Objetivos: analisar a posição da ABEn no campo da educação superior de enfermagem; discutir estratégias de luta empreendidas por porta-vozes da educação superior de enfermagem frente às diretrizes da LDB/96. Fontes primárias: depoimentos orais e documentos escritos. Fontes secundárias: literaturas sobre a temática. Referencial teórico: conceitos de Pierre Bourdieu. As estratégias de luta empreendidas pelos agentes da enfermagem aconteceram a partir de diretrizes político-expansionistas, político-jurídicas, e político-organizacionais, as quais concorreram para a reconfiguração do campo da educação superior de enfermagem.(AU)^ipt.
Descritores:Enfermagem
Educação em Enfermagem
História da Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000200014&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR1273.1

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Id:217 - (566)
Autor:David, Helena Maria Scherlowski Leal; Acioli, Sonia.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Mudanças na formação e no trabalho de enfermagem: uma perspectiva da educação popular e de saúde^ipt / Changes in work and nursing education a perspective of popular and health education
Fonte:Rev. bras. enferm;63(1):[127-131], jan.-fev. 2010. .
Resumo:Trata-se de uma discussão sobre a relação entre os pressupostos da educação popular e saúde e o trabalho e a formação em enfermagem. O texto possui três partes: apresentação do campo da educação popular, com breve histórico e demarcação de alguns pressupostos teórico-metodológicos; discussão dos desafios pedagógicos no trabalho e na formação, com base na proposta pedagógica desenvolvida na FENF/UERJ; e reflexão sobre a potencialidade da inserção de aspectos teórico-metodológicos da educação popular nos currículos de graduação em Enfermagem para o fortalecimento da perspectiva crítico-reflexiva na formação, para dar respostas aos desafios da realidade sanitária, e para o reconhecimento da dimensão pedagógica no trabalho de enfermagem, com vistas ao avanço democrático do Sistema Único de Saúde. (AU)^ipt.
Descritores:Enfermagem
Educação em Enfermagem
Educação em Saúde
Papel do Profissional de Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000100021&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR1273.1

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Id:204 - (553)
Autor:Renovato, Rogério Dias; Bagnato, Maria Helena Salgado.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:As contribuições do Serviço Especial de Saúde Pública para a formação profissional da Enfermagem no Brasil (1942-1960)^ipt / The contributions of the Serviço Especial de Saúde Pública for nursing professional formation in Brazil (1942-1960)
Fonte:Rev. bras. enferm;61(6):[909-915], nov.-dez. 2008. .
Resumo:O objetivo deste estudo foi conhecer e compreender as estratégias do Serviço Especial de Saúde Pública, (SESP) para expandir a formação de profissionais da Enfermagem em nível superior e técnico no Brasil, entre 1942 a 1960. Utilizaram-se como fontes históricas a Revista do SESP e o Boletim do SESP, incluindo os números publicados a partir de 1944. A atuação do SESP junto a processos de formação de profissionais em Enfermagem, caracterizou-se pelo uso de várias estratégias como a concessão de bolsas ou o apoio financeiro e técnico para a implantação de escolas de Enfermagem no Brasil. Assim, as ações sespianas convergiram para a ascenção de um novo ethos da Enfermagem, não apenas na zona rural, como também, a Enfermagem hospitalar^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Educação em Enfermagem
Saúde Pública
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n6/a20v61n6.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C-04 – 020

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Id:199 - (531)
Autor:Renovato, Rogério Dias; et al.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:As identidades dos enfermeiros em cenários de mudanças curriculares no ensino da enfermagem^ipt / The identities of nurses in scenarios of changes in the curriculum of nursing education
Fonte:Trab. educ. saúde;7(2):[231-248], jul.-out. 2009. .
Resumo:As discussões sobre o currículo de enfermagem remontam o início do século XX, trazendo tentativas de reorganizar o ensino desta área. Asprimeiras escolas tiveram o ambiente hospitalar e o modelo biomédico como aporte para o ensino e a assistência.Com a expansão da assistência médicohospitalar, afloraram os discursos da enfermagemcomo profissão comprometida com a ciência. Por muitos anos, predominou uma formação tecnicista,com aprimoramento da atenção curativa levando ao descompasso com as necessidades de saúde da população. Com o ideário da Reforma Sanitária nos anos 80, a enfermagem procurou articular as dimensõesclínicas e epidemiológicas sob a perspectiva do coletivo, culminando na adoção de novas matrizescurriculares. Em 2001, a publicação das diretrizes curriculares preconizou uma formação generalista,humanista, crítica e reflexiva. Porém, as leituras eos significados sobre as propostas das diretrizes podemsofrer interferências locais, produzindo discussões,resistências e enfrentamentos, compondo outras subjetividades acerca desse profissional.Assim, nossa proposta é articular a (re)construção das identidades dos enfermeiros contemporâneosem cenários de propostas e mudanças curriculares nos cursos de graduação em enfermagem, procurandocompreender como o passado das matrizes curriculares foi/é trazido para o presente a fim de produziroutras e novas subjetividades.(AU)^ipt.
Descritores:Enfermagem
Currículo
Educação em Enfermagem
Papel do Profissional de Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.revista.epsjv.fiocruz.br//include/mostrarpdf.cfm?Num=246

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Id:193 - (525)
Autor:Borenstein, Miriam Süsskind; et al.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Eloita Pereira Neves: baluarte da enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina^ipt / Eloita Pereira Neves: nursing's reference at the Federal University of Santa Catarina
Fonte:Texto & contexto enferm;18(4):[759-765], out.-dez. 2009. .
Resumo:Trata-se de um estudo sócio-histórico cujo objetivo foi historicizar a trajetória profissional de Eloita Pereira Neves, apresentar alguns traços de sua biografia e analisar sua contribuição para a Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Na coleta de dados foram consultadas fontes documentais e complementares. Os dados foram organizados de acordo com a análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a Professora Eloita teve participação expressiva no serviço de saúde hospitalar local, na Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Santa Catarina, inclusive ocupando cargos nesta última, que culminaram entre outros, na criação do primeiro Curso de Graduação em Enfermagem em Santa Catarina. Sua formação e participação ativa contribuíram para que mudanças ocorressem na enfermagem catarinense a partir da criação do primeiro Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, que hoje tem reconhecida atuação no ensino, pesquisa e extensão no âmbito estadual, nacional e internacional.(AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Educação em Enfermagem
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000400018&lng=pt&nrm=iso

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Id:191 - (523)
Autor:Gutiérrez, Maria Gaby Rivero de; et al.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O Ensino da cancerologia na enfermagem no Brasil e a contribuição da Escola Paulista de Enfermagem-Universidade Federal de São Paulo^ipt / Teaching medical oncology in nursing in Brazil and the contribution from Escola Paulista de Enfermagem at the Federal University of São Paulo
Fonte:Texto & contexto enferm;18(4):[705-712], out.-dez. 2009. .
Resumo:O controle do câncer e a melhoria do atendimento requerem investimentos de educação. Objetivamos neste artigo, atualizar a retrospectiva histórica para implantação do ensino da cancerologia nos cursos de graduação em enfermagem no Brasil e descrever os avanços no ensino dessa temática na Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Estudo descritivo, de perspectiva histórica, com análise documental. Fontes primárias: relatórios dos eventos. Fontes secundárias: artigos de enfermagem publicados em periódicos nacionais. O caráter dinâmico e coletivo da construção da proposta de ensino da oncologia foi decisivo para sua estruturação paradigmática e operacional à luz das concepções de transversalidade e interdisciplinaridade; pela defesa da articulação entre instituições formadoras e prestadoras de serviço, e pela política de atualização profissional contínua. Concluímos que os avanços não foram homogêneos nas diversas regiões do país e nas instituições de ensino e de saúde, indicando a necessidade de retomada do processo.(AU)^ipt.
Descritores:Educação em Enfermagem
História
Oncologia
Publicações Seriadas
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000400012&lng=pt&nrm=iso

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Id:182 - (514)
Autor:Bassinello, Greicelene Aparecida Hespanhol; Bagnato, Maria Helena Salgado.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Os primórdios do Projeto Larga Escala: tempo de rememorar^ipt / The Project on a Large Scale in its first times: time for a recall
Fonte:Rev. bras. enferm;62(4):[620-626], jul.-ago. 2009. .
Resumo:Neste trabalho reconstituímos os primeiros contornos do Programa de Formação em Larga Escala de pessoal de Nível Médio e Elementar para os serviços básicos de saúde. Examinamos os primórdios do Plano de Larga Escala, apoiados em fontes documentais, em especial contamos com a entrevista-memória de Izabel dos Santos que preencheu de significados essa experiência. Nas análises investigamos os pressupostos e a tramitação da Proposta em âmbito nacional. Do nosso ponto de vista, esta experiência incorporou um sentido mais amplo de qualificação: em que a centralidade do trabalho, como uma condição para o processo de formação de trabalhadores, constituiu-se como um pressuposto pedagógico-metodológico e de qualificação no ambiente de serviço, com o intuito de formar um profissional crítico. (AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Educação em Enfermagem
Educação Profissionalizante
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672009000400022

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Id:181 - (513)
Autor:Figueiredo, Mariangela Aparecida Gonçalves; Baptista, Suely de Souza.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora: 1977-1979^ipt / The Nursing Course of Universidade Federal de Juiz de Fora: 1977-1979
Fonte:Rev. bras. enferm;64(2):[512-517], jul.-ago. 2009. .
Resumo:Pesquisa histórico-social tendo como objetivos: caracterizar o ensino superior de enfermagem na cidade de Juiz de Fora e discutir as razões e motivações que determinaram a criação do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Fontes primárias: documentos escritos e depoimentos orais. A discussão dos resultados foi orientada por conceitos de Pierre Bourdieu. Na década de 1970, o Departamento de Assuntos Universitários do Ministério da Educação empreendeu esforços para a criação de cursos de enfermagem em universidades federais. Como o processo de negociação para a incorporação da Faculdade de Enfermagem Hermantina Beraldo à Universidade Federal de Juiz de Fora fracassou, em 1978 foi criado um Departamento de Enfermagem vinculado à Faculdade de Medicina da UFJF, e em 1979, iniciou o funcionamento do Curso de Enfermagem desta universidade. (AU)^ipt.
Descritores:Enfermagem
História da Enfermagem
Educação em Enfermagem
Educação Superior
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672009000400003&script=sci_arttext

OHS-PeriRHS
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Id:179 - (511)
Autor:Rodrigues, Rosa Maria; Caldeira, Sebastião.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Formação na Graduação em Enfermagem no Estado do Paraná^ipt / The education in Graduate Nursing in the State of Paraná, Brazil
Fonte:Rev. bras. enferm;62(3):[417-423], mai.-jun. 2009. .
Resumo:Abordamos a implementação das Diretrizes Curriculares da graduação em enfermagem no Paraná identificando as reformulações curriculares desencadeadas, analisando mudanças efetuadas e identificando princípios pedagógicos que efetivamente se materializaram com as novas propostas. Constatamos crescimento em torno de 80% dos cursos/escolas de enfermagem privados. Analisamos 9 projetos político pedagógicos mostrando que alguns cursos fizeram construções próprias a partir das diretrizes curriculares, outros se adequaram a elas literalmente. Os dados referentes à educação centrada no aluno; o papel do professor; a pedagogia das competências; o aprender a aprender; o Sistema Único de Saúde como foco da formação; a licenciatura/educação na enfermagem; a pesquisa na graduação; os tempos na formação e o enfoque metodológico do curso atestam esta afirmação. (AU)^ipt.
Descritores:Educação Superior
Educação em Enfermagem
Currículo
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672009000300013



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
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