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Id:374 - (908)
Autor:Andreazzi, Maria de Fatima Siliansky de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares: inconsistências à luz da reforma do Estado^ipt / Brazilian Hospital Services Company: inconsistencies in light of State reform
Fonte:Rev. bras. educ. méd;37(2):275-284, 2013. .
Resumo:Este artigo apresenta um histórico da trajetória da lei que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) em 2011, contextualiza essa criação nas conjunturas internacional e nacional, e apresenta e discute as principais mudanças nela contidas. Essa trajetória é problematizada a partir das mudanças ocorridas no Congresso Nacional desde a Medida Provisória 520. O contexto é analisado com base nas justificativas da criação da EBSERH à luz do cenário de crise econômica internacional. Nacionalmente, o texto insere a empresa na perspectiva da reforma do Estado iniciada em 1995. Esta é apresentada em duas gerações, com base na bibliografia consultada, sendo a EBSERH própria de uma segunda geração de reformas ditas institucionais. Na saúde, a separação entre o financiamento e a prestação dentro do Estado e a competição entre prestadores públicos e privados são tomadas como norte para a análise. Apresentam-se e discutem-se as principais mudanças da lei que cria a EBSERH, especialmente quanto a financiamento, relacionamento com as universidades, relações de trabalho e controle social. São apresentados possíveis impactos sobre o ensino médico (AU).^ipt.
Descritores:Hospitais de Ensino
Privatização
Educação Médica
Contratos
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000200016&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:294 - (827)
Autor:Azevedo, Bruno Mariani de Souza; Ferigato, Sabrina; Souza, Tadeu de Paula; Carvalho, Sergio Resende.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A formação médica em debate: perspectivas a partir do encontro entre instituição de ensino e rede pública de saúde^ipt.
Fonte:Interface comun. saúde educ;17(44):187-200, jan./mar. 2013. .
Resumo:Este trabalho refere-se ao estudo da formação médica no Brasil e seus desafios atuais no encontro com a rede pública de Saúde; recorte do estudo qualitativo-participativo mais amplo intitulado "Pesquisa avaliativa sobre a gestão do trabalho e a formação de graduandos e trabalhadores de saúde: explorando fronteiras". Apresentamos uma retrospectiva histórica da formação médica brasileira para, posteriormente, explorarmos seus desdobramentos na atualidade, tendo como analisador a experiência empírica de implementação e acompanhamento de uma disciplina de Saúde Coletiva que se desenvolve em serviço. Os resultados apresentados são dispostos a partir de cinco eixos: i) processo de trabalho; ii) função formadora do estágio, iii) prática clínica; iv) A rede intervindo na Universidade; v) reforma curricular. (AU)^ipt.
Descritores:Pessoal de Saúde
Saúde Pública
Ensino
História da Medicina
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012005000048

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Id:289 - (816)
Autor:Fernandes, Josicélia Dumêt; Teixeira, Giselle Alves da Silva; Silva, Mary Gomes; Florêncio, Raíssa Millena Silva; Silva, Rosana Maria de Oliveira; Darci de Oliveira Santa Rosa.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Expansão da educação superior no Brasil: ampliação dos cursos de graduação em enfermagem^ipt.
Fonte:Rev. latinoam. enferm;21(03):670-678, jun. 2013. .
Resumo:OBJETIVO:analisar a ampliação do número de cursos de graduação em enfermagem nas últimas duas décadas, frente ao movimento de expansão da educação superior no Brasil.Metodologia:foi realizada pesquisa documental sobre os marcos legais, que impulsionaram esse movimento, e pesquisa quantitativa, que descreveu a expansão do número de cursos de enfermagem. Os dados foram analisados por meio da análise temática (qualitativos) e da estatística descritiva (quantitativos).RESULTADOS:o discurso político-ideológico, presente nos documentos normativos que apontam a educação superior como possibilidade de transformação da realidade social, não vem se refletindo na área da enfermagem. A expansão dos cursos de enfermagem vem se dando de maneira desordenada, concentrada no setor privado e com desigualdade geográfica na distribuição desses cursos.CONCLUSÃO:não se observa preocupação com as necessidades locais, com a articulação entre o ensino, a pesquisa e extensão, fato esse que compromete a qualidade da formação das futuras enfermeiras. (AU)^ipt.
Descritores:Bacharelato em Enfermagem
Enfermagem
Instituições de Ensino Superior
Brasil
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692013000300004

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Id:275 - (792)
Autor:Azevedo, Nara; Ferreira, Luiz Otávio.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Os dilemas de uma tradição científica: ensino superior, ciência e saúde pública no Instituto Oswaldo Cruz, 1908-1953^ipt.
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;19(02):581-610, abr./jun. 2012. .
Resumo:Objetiva analisar a tradição de ensino médico-científica, estabelecida no Instituto Oswaldo Cruz a partir de 1908, que instituiu um padrão original na formação de pesquisadores e sanitaristas, combinando ensino e pesquisa. Precursora do modelo universitário, essa tradição defrontou-se com a questão do papel social que deveria cumprir na nova organização institucional da saúde pública e da educação, implementada durante a era Vargas: deveria o Instituto servir à saúde pública ou adotar um feitio universitário?(AU)^ipt.
Descritores:Administração em Saúde Pública
Universidades
Ensino
Brasil
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702012000200013

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Id:230 - (579)
Autor:Batista, Karina Barros Calife; Gonçalves, Otília Simões Janeiro.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Formação dos profissionais de saúde para o SUS: significado e cuidado^ipt.
Fonte:Saúde Soc;20(4):884-899, 2011. .
Resumo:Formar profissionais para atuar no sistema de saúde sempre foi um desafio. Trazer o campo do real, da prática do dia a dia de profissionais, usuários e gestores mostra-se fundamental para a resolução dos problemas encontrados na assistência à saúde e para a qualificação do cuidado prestado aos sujeitos. A mudança na formação acadêmica de estudantes e professores do campo da saúde também se tem mostrado necessária. Este artigo pretende fazer uma breve recuperação histórica dos marcos das propostas de educação na saúde para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial no Estado de São Paulo, nos últimos anos e discutir as possibilidades de inserir metodologias ativas de ensino-aprendizagem em seu contexto. Para isso, discutimos a necessidade de aproximar a formação dos profissionais de saúde das reais necessidades dos usuários e do sistema. Isso requer mudanças institucionais, profissionais e pessoais difíceis, lentas, conflituosas e complexas. O significado da formação e a qualificação do cuidado devem estar presentes nos processos educativos para os profissionais de saúde. O ideal de profissional que queremos para o nosso Sistema de Saúde pode ser atingido se reconhecermos as necessidades e o poder criativo de cada um, ouvir o que cada um tem para dizer e refletir sobre a prática profissional inicialmente cheia de valores e de significados, os quais, muitas vezes, se perdem pelo caminho. Precisamos recuperar esses valores em nossos espaços de trabalho, nos centros formadores, nas universidades. Este é o nosso desafio(AU)^ipt.
Descritores:Formação de Recursos Humanos
Educação/métodos
Saúde
Metodologia
Ensino
Aprendizagem
Educação Permanente em Saúde
 Cuidado
 Gestão do Cuidado
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902011000400007
Localização:BR1273.1

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Id:225 - (574)
Autor:Canesqui, Ana Maria.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Sobre a presença das ciências sociais e humanas na saúde pública^ipt.
Fonte:Saúde Soc;20(1):16-21, 2011. .
Resumo:Este artigo aborda resumidamente o desenvolvimento das ciências sociais e humanas em saúde no ensino e na pesquisa no Brasil, desde sua implantação na década de 1960 até o momento, destacando suas especificidades nos diferentes níveis de ensino e nos temas pesquisados e instituições acadêmicas onde foram implantados. Aborda algumas questões que permeiam o debate atual, dentre elas os critérios de produtividade acadêmica como critério de avaliação e demandas específicas daquelas ciências, a importância da interdisciplinaridade e os requisitos dos perfis dos profissionais para adaptar-se a esse tipo de interlocução na Saúde Pública/Saúde Coletiva.(AU)^ipt.
Descritores:Ciências Sociais
Saúde
Ensino
Pesquisa
Desenvolvimento
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902011000100003

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Id:195 - (527)
Autor:Miyashiro, Sueli.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A trajetória da escola técnica na Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo^ipt / The trajectory of the technical school in the Municipal Health Department of São Paulo
Fonte:Saúde Soc;18(supl.2):[64-66], abr.-jun.2009. .
Resumo:A presente exposição traz um breve relato histórico sobre o surgimento da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do município de São Paulo (ETSUS-SP). O relato abrange inicialmente a década de 1990, com a formação do Centro Formador dos Trabalhadores da Saúde, ligado diretamente à Coordenadoria de Recursos Humanos - Gabinete (CRH-G) da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS). Em sua estrutura, o núcleo formador passa, em 2003, para a denominação e concretiza a escola: a ETSUS-SP. Há abordagem de alguns aspectos do projeto político-pedagógico da escola. Faz destaque a sua estrutura organizacional, que privilegia as cinco macrorregiões do município, respeitando a organização local, porém, sem perder de vista o objetivo: problematizar o cotidiano do trabalho e formar profissionais críticos e criativos, realizando mudanças concretas no dia a dia do trabalho.(AU)^ipt.
Descritores:Ensino Fundamental e Médio
Recursos Humanos em Saúde
Formação de Recursos Humanos
Sistema Único de Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902009000600010

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Id:163 - (173)
Autor:Bomfim, Elizabeth de Melo; Albergaria, Maria Teresa Antunes.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Origem e relevância de um laboratório de psicologia no Brasil na década de 1950^ipt / Origin and social relevance of a laboratory of psychology in Brazil in the 1950’s
Fonte:Memorandum;7:151-164, out. 2004. .
Resumo:O artigo ancora-se nas investigações sobre as condições de surgimento e a relevância de um laboratório de psicologia da década de 1950 em uma instituição confessional situada no interior do Estado de Minas Gerais. Trata-se da antiga Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del-Rei que, em 1955, adquiriu, da Itália, modernos equipamentos nos moldes dos existentes na Europa pretendendo introduzir melhorias no ensino ministrado nos cursos. Desdobrando suas atividades, o laboratório tornou-se o instrumento utilizado pelos salesianos para a geração de um Instituto de Psicologia e Pedagogia, de um curso de Orientação Educacional e de um ativo serviço de orientação educacional e profissional. (AU)^ipt.
Descritores:Psicologia/hist
Ensino
Universidades
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/artigos07/bomfalberg01.htm

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Id:144 - (154)
Autor:Freitas, Maria Célia de; Guedes, Maria Vilani Cavalcante; Silva, Lúcia de Fatima da.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Curso de enfermagem da Universidade Estadual do Ceará: a história e o projeto político-pedagógico atual^ipt / Nursing program at State University of Ceará: its history and current political-pedagogical project
Fonte:Rev. bras. enferm;56(4):[385-387], jul.-ago.2003. .
Resumo:Trata-se de uma descrição dos momentos históricos do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará e seus reflexos no atual processo de formação profissional. Relata sobre o curso, os corpos docente e discente, assim como, acerca do seu projeto político-pedagógico. Considera, por fim, a importância deste instrumento como viabilizador da garantia da qualificação profissional.(AU)^ipt.
Descritores:Bacharelato em Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Formulação de Projetos
Educação em Enfermagem
Credenciamento
Ensino
Localização:BR905.1 - Biblioteca

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Id:143 - (153)
Autor:Oliveira, Beatriz Rosana Gonçalves de; Schneider, Jacó Fernando; Rizzotto, Maria Lucia Frizon; Rodrigues, Rosa Maria.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Avaliação e construção de um projeto político pedagógico para a graduação em enfermagem^ipt / Evaluation and design of a political-pedagogical project for nursing undergraduate programs
Fonte:Rev. bras. enferm;56(4):[369-373], jul.-ago.2003. .
Resumo:Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência que teve como objetivo principal avaliar o Projeto Político Pedagógico - PPP do Curso de Enfermagem da UNIOESTE - Campus de Cascavel e pensar uma nova proposta curricular para o curso. Para isso elaborou-se um projeto de pesquisa a ser desenvolvido por todos os docentes que ministravam aulas no curso, com a participação de alunos, egressos e profissionais da rede de serviços de saúde que serve de campo para as atividades práticas e os estágios dos alunos. Os dados obtidos subsidiaram a proposta de construção do novo projeto político-pedagógico, que passou a vigorar em 2003. Além da elaboração de uma nova proposta pedagógica, definiu-se estratégias para uma avaliação continuada do processo de implantação do PPP, a ser realizada ao final de cada período letivo.(AU)^ipt.
Descritores:Bacharelato em Enfermagem
Formulação de Projetos
Avaliação
Ensino
Educação em Enfermagem
Currículo
Localização:BR905.1 - Biblioteca

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Id:111 - (121)
Autor:Dias, Elizabeth Costa; Silveira, Andréa Maria.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:30 anos de ensino da medicina do Trabalho na Faculdade de Medicina da UFMG: liçõesaprendidas e perspectivas^ipt / Teaching of occupational medicine to undergraduates at the UFMG School of Medicine (1971-2001): lessons and perspectives
Fonte:Rev. bras. educ. méd;25(3), set.-dez. 2001. .
Resumo:É revisado o processo de ensino-aprendizado das relações trabalho-saúde-doença nocurso médico da Faculdade de Medicina da UFMG, nos últimos 30 anos (1971-2001).Abordam-se aspectos da história e desenvolvimento desses conteúdos, com base nosaspectos legais e no contexto sociopolítico, econômico e pedagógico das mudanças curricularesocorridas no período, traduzidos na evolução da Medicina do Trabalho à SaúdeOcupacional e Saúde do Trabalhador. Descreve-se a atual organização dos conteúdos e oprograma adotado, identificando e analisando algumas das dificuldades enfrentadas parasua implementação, bem como a avaliação dos alunos sobre a disciplina Saúde do Trabalhador.A partir dessa experiência, são apresentadas sugestões para o desenvolvimentodas competências mínimas em Medicina do Trabalho, que todos os médicos devem terpara o exercício profissional, independentemente da especialidade que vierem a exercere de sua inserção no sistema de saúde, a serem adquiridas no curso de graduação. Sãoapontadas estratégias pedagógicas consideradas úteis e afinadas com as atuais diretrizescurriculares para o ensino médico.(AU)^ipt.
Descritores:Educação Médica/hist
Medicina do Trabalho/educ
Ensino
Universidades
Saúde do Trabalhador
Currículo
Meio Eletrônico:http://www.educacaomedica.org.br/edicoes/numero_int.php?numero=44

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Id:110 - (120)
Autor:Almeida, Márcio José de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A educação médica e as atuais propostas de mudança: alguns antecedentes históricos^ipt / Medical education and current proposals for changes: some historical background
Fonte:Rev. bras. educ. méd;25(2), mai.-ago. 2001. .
Resumo:A retomada dos estudos e debates sobre a educação médica observada nos anos 90 é acompanhadapelo surgimento de novas propostas de mudança. A compreensão destas nem sempre éfácil. A recuperação de alguns elementos históricos do movimento internacional da educaçãomédica, particularmente do latino-americano, visa contribuir para esta compreensão e para aimplementação das mudanças necessárias.(AU)^ipt.
Descritores:Ensino
Currículo
Educação Médica/hist
Educação Médica/tend
Meio Eletrônico:http://www.educacaomedica.org.br/edicoes/numero_int.php?numero=43

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Id:107 - (117)
Autor:Costa, Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da; Kurcgant, Paulina.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A formação profissional do técnico de enfermagem: uma análise histórica e ético-legal no contexto brasileiro^ipt.
Fonte:Acta paul. enferm;17(1):108-113, jan.-mar. 2004. .
Resumo:O objetivo deste trabalho foi o de analisar a trajetória da formação profissional do técnico de enfermagem no Brasil a partir de um estudo bibliográfico com o propósito de mostrar as transformações que ocorreram, desde o surgimento desta categoria profissional até a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação.(AU)^ipt.
Descritores:Educação em Enfermagem
Papel do Profissional de Enfermagem
Ensino Fundamental e Médio
Legislação de Enfermagem
História da Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.unifesp.br/denf/acta/

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Id:88 - (98)
Autor:Carbonetti, Adrián.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Instituciones y conflictos en el ámbito de la enseñanza de la tisiología en Córdoba 1920-1955^ies / Institutions and conflicts in tuberculosis teaching in Córdoba, 1920-1955
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;13(3):[917-927], maio - jun. 2008. .
Resumo:Este artículo pretende analizar el proceso de formación de las instituciones de enseñanza en la tisiología en el ámbito de la Facultad de Ciencias Médicas de la Universidad Nacional de Córdoba. La provincia de Córdoba, especialmente su capital y la región noroeste estuvieron consideradas por la medicina como zonas aptas para las curas climáticas. Esto generó una migración importante de enfermos y a su vez un interés creciente de los médicos por el estudio de la enfermedad. El análisis de los diferentes actores que intervinieron en el proceso de creación de las instituciones de enseñanza se estudia a partir del concepto de campo de Bourdieu. Desde esta perspectiva se abordan las etapas por las que transcurrió la tisiología, la creación de instituciones donde se llevó a cabo la enseñanza y las tensiones y conflictos que se dieron en esa conformación.(AU)^ies.
Descritores:Medicina
Doença Pulmonar (Especialidade)
Ensino
Tuberculose
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000300014&lng=pt&nrm=iso

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Id:71 - (81)
Autor:Corbellini, Valéria Lamb.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Fragmentos da história de enfermagem: um saber que se cria na teia do processo da submissão teórica^ipt / Fragments of Nursing History: a knowledge created in the web of the theoretical submission process
Fonte:Rev. bras. enferm;60(2):172-177, mar. - abr. 2007. .
Resumo:Esta pesquisa teve como objetivo resgatar, a partir da década de 1950, no RS, práticas discursivas e não discursivas, de como o ensino de enfermagem foi se redesenhando, na busca de uma profissão mais científica, menos tecnicista e como as teorias de enfermagem tiveram participação nesse processo de transformações e contradições. O estudo envolveu enfermeiras docentes que vivenciaram esse período da história e, para a análise documental, foi utilizada a análise de discurso. Uma das análises aponta a importância que as teorias de enfermagem tiveram na validação do saber/fazer da enfermeira, entre as décadas de 1950 e 1980.(AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Educação em Enfermagem
Ensino
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000200009&lng=pt&nrm=iso

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Id:32 - (42)
Autor:Bulcao, Lucia Grando; Sayd, Jane Dutra.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:As razões da escola médica: sobre professores e seus valores: os valores dos médicos e os impasses da escola médica^ipt / Medical school and its reasons: on professors and their values. Physicians' values and impasses in medical school
Fonte:Physis (Rio J.);13(1):11-38, jan.-jun. 2003. .
Resumo:Este trabalho teve por objetivo conhecer o professor médico, no que diz respeito a seus valores e comportamentos profissionais, a partir da hipótese de que os mesmos são elementos presentes no chamado currículo oculto ao longo do curso médico. Pressupõe-se, sobretudo, que tais elementos apresentam estreita relação com a formação médica, compondo, ao final, uma cultura adquirida na escola, ao longo do processo de socialização do estudante. Este processo é tão importante para a identidade profissional, para sua pertinência à corporação, quanto a aquisição de habilidades e conteúdos cognitivos relativos ao exercício técnico da profissão. Com este objetivo, o trabalho analisou a história de vida profissional de alguns docentes em uma escola pública do Rio de Janeiro, privilegiando as categorias de autonomia, ideal de serviço, mentalidade clínica e relacionamento interpares da Sociologia das Profissões, além de apreender os relatos específicos sobre a trajetória do médico que se torna professor. Optou-se pela história oral obtida de entrevistas com docentes de diferentes especialidades, em um total de onze entrevistas. Concluiu-se que os professores estão nostálgicos de um passado em que sua profissão apresentava uma situação de prestígio inquestionável e um tanto perplexos frente às novas situações, principalmente de restrições à autonomia liberal. Sem um projeto político para a escola e para a corporação, estão menos motivados do que no passado, e isto pode se constituir como fator negativo na socialização e na formação de valores éticos entre seus alunos. (AU)^ipt.
Descritores:Credenciamento
Médicos
Educação Médica
Ensino
Docentes de Medicina
Currículo
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312003000100002&lng=pt&nrm=iso

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Id:28 - (38)
Autor:Riesco, Maria Luiza Gonzalez; Tsunechiro, Maria Alice.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Formação profissional de obstetrizes e enfermeiras obstétricas: velhos problemas ou novas possibilidades?^ipt / Midwifery and nurse-midwifery education: old problems or new possibilities?
Fonte:Revista de Estudos Feministas;10(2):449-459, jul.-dez.2002. .
Resumo:Refere-se às transformações na formação profissional de parteiras, obstetrizes e enfermeiras obstétricas no Brasil, desde a criação dos cursos de parteiras vinculados às escolas médicas, no século XIX, até as mais recentes experiências, mediante cursos de especialização em enfermagem obstétrica. Discute os modelos de formação dos profissionais que existem em outros países, considerando tanto o ensino independente da obstetrícia como a modalidade vinculada aos cursos de enfermagem. Apresenta proposta de um curso de obstetrícia para ser oferecido por escolas de enfermagem. (AU)^ipt.
Descritores:Obstetriz
Enfermagem Obstétrica
Ensino
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2002000200014&lng=pt&nrm=iso

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Id:24 - (34)
Autor:Gauer, Gustavo; Gomes, William Barbosa.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O curso da reforma: ensino de psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971-1979)^ipt / The course of reforms: psychology teaching in Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971-1979)
Fonte:Psicol. reflex. crit;15(3):497-513, dez.2002. .
Resumo:O ensino de Psicologia no Brasil foi fundamentalmente modificado pelo reconhecimento da profissão de Psicólogo, em 1962, e pela reforma universitária que organizou as universidades em departamentos, na mesma década. Este trabalho narra a história do ensino de Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da instalação do Departamento de Psicologia em 1971 ao reconhecimento do curso de graduação em 1979, com base em dados documentais e em depoimentos de personagens envolvidos nesses eventos. Embora o ensino de Psicologia na UFRGS remonte aos anos 1940, na antiga Faculdade de Filosofia, o curso de graduação foi criado 30 anos depois, em 1973. Entende-se que o histórico do ensino de Psicologia na UFRGS reflete as condições legais e burocráticas que pautaram o Departamento e seus órgãos. Nesse período, a introdução do modelo departamental que visava integrar ensino, pesquisa e extensão deu início a uma nova etapa no ciclo que tivera início na era das cátedras. (AU)^ipt.
Descritores:Psicologia/hist
Educação Superior
Instituições de Ensino Superior
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300005&lng=pt&nrm=iso

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Id:23 - (33)
Autor:Silva, Márcia Regina Barros da.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O ensino médico em debate: São Paulo - 1890 a 1930^ipt / Medical teaching under debate: São Paulo, 1890 through 1930
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;9(supl.0):139-159, 2002. .
Resumo:O objetivo deste trabalho é analisar os projetos de criação de instituições de ensino médico em São Paulo, entre 1890 e 1930. O caso paulista é específico no Brasil em dois aspectos: primeiro, a inexistência de uma escola médica até o início do século XX; segundo, a defasagem entre a primeira lei que previa a instalação da instituição, em 1891, e a instalação de fato de uma faculdade oficial no estado, em 1913. A perspectiva adotada é de que esse processo deveu-se essencialmente a uma tentativa de homogeneização do campo médico local. Por um lado, pelo esforço de sobrepor a fala médica à de outros grupos relacionados à saúde, principalmente o farmacêutico. Por outro lado, pela procura de caracterizar a produção de conhecimento local nos moldes de uma medicina laboratorial, tanto em seu viés terapêutico quanto no experimental. A conclusão é que somente após a obtenção de consenso sobre esses temas foi possível a criação de uma escola médica em São Paulo na qual se pudessem relacionar ensino e medicina experimental.(AU)^ipt.
Descritores:Instituições de Ensino Superior
Escolas Médicas/hist
Educação Médica
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702002000400007&lng=pt&nrm=iso

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Id:15 - (25)
Autor:Silva, Márcia Regina Barros da.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O ensino médico em São Paulo e a criação da Escola Paulista de Medicina^ipt / Medical Schools in São Paulo and the creation of Escola Paulista de Medicina
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;8(3):541-566, set.-dez.2001. .
Resumo:Este artigo analisa a criação da Escola Paulista de Medicina (EPM), procurando discutir o papel desempenhado pelas ciências da saúde no processo de constituição da sociedade paulista, principalmente na década de 1930. Os integrantes deste projeto fundamentaram suas ações na afirmação de atendimento a demandas por ensino superior e assistência médica, defendendo o saber especializado e a competência científica como suportes do desenvolvimento social, através da ciência, da educação e da saúde. A EPM foi criada com a participação de agentes e instituições extra-acadêmicas que foram importantes para o processo de reconhecimento, oficial e social, e para a permanência da instituição. Sob este aspecto, foi fator decisivo a construção de um hospital de clínicas próprio, denominado Hospital São Paulo, no início da década de 1940. Este artigo também pretende contribuir para o entendimento das funções que a ciência assume na organização social, percebendo ao mesmo tempo os processos de constituição do campo médico em particular. (AU)^ipt.
Descritores:História da Medicina
Educação Superior
Instituições de Ensino Superior
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702001000400003&lng=pt&nrm=iso



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
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