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Id:375 - (909)
Autor:Sobral, Dejano T.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Três casos de inovação curricular no panorama recente (1964-1988) da Educação Médica Brasileira: Subsídios de um retrospecto baseado na revisão de documentos^ipt / Three cases of curricular innovation in the recent perspective (1964-1988) of the Brazilian Medical Education: an Appraisal of a retrospect based on the review of documents
Fonte:Rev. bras. educ. méd;38(4):493-501, 2014. .
Resumo:No intervalo de uma década (1966-1975), três escolas médicas — nas universidades de Brasília (UnB), São Paulo (USP) e Minas Gerais (UFMG) — estabeleceram novos currí-culos a fim de preparar médicos com potencial ampliado no trato de necessidades de saúde no cenário comunitário. As três escolas diferiam entre si no contexto geopolítico, na totalidade de recursos e na experiência de vida. Embora suas propostas tivessem traços em comum, cada qual definiu de forma peculiar os elementos da organização programática, dos enfoques estratégicos e da gestão do processo curricular, os quais se expressaram diferentemente na característica global de orientação comunitária, bem como no impacto de seus efeitos na formação dos médicos e no sistema de saúde. Este relato reúne informações documentais referenciadas e algumas ilações sobre os elementos básicos da inovação curricular e seus efeitos, nos três casos (AU).^ipt.
Descritores:Inovação
Currículo
Escolas Médicas
Educação Médica
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000400011&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:212 - (561)
Autor:Romero, Lucía.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:La Facultad de Medicina en el marco de los procesos de modernización y profesionalización académica en la Universidad de Buenos Aires, 1955-1958: temas en debate y frentes de convergencias^ies / The role of the Faculty of Medicine in the process of academic modernization and professionalization at the University of Buenos Aires, 1955-1958: issues in debate and points of convergence
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;17(3):[663-677], 2010. .
Resumo:Analiza las afinidades entre los contenidos centrales de los procesos de modernización académica en la Universidad de Buenos Aires a mediados de 1950 y las figuras que lideraron tales procesos, con las visiones, transformaciones y sujetos innovadores que intervinieron desde la Facultad de Medicina. Reconstruye los debates, propuestas de transformación y cambios allí efectuados, tendiendo, en particular, a la figura de Alfredo Lanari y a las ideas sobre investigación clínica, docencia y atención médicas que él impulsó durante el Primer Congreso de Educación Médica de la Asociación Médica Argentina (1957), las cuales mostraron la complejidad del full time para un perfil profesional como el del investigador clínico.(AU)^ies.
Descritores:Universidades
Educação Superior
Escolas Médicas
Avaliação Educacional
Pesquisa Biomédica
Argentina
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702010000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=es
Localização:BR1273.1

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Id:198 - (530)
Autor:Gonçalves, Maria Bernadete; Benevides-Pereira, Ana Maria Teresa.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Considerações sobre o ensino médico no Brasil: consequências afetivo-emocionais nos estudantes^ipt / Considerations on medical education and its affective and emotional impact on medical students in Brazil
Fonte:Rev. bras. educ. méd;33(3):[482-493], jul.-set. 2009. .
Resumo:Faz-se uma revisão não exaustiva da evolução do ensino médico no Brasil desde sua origem, passando pelas inúmeras reformas praticadas, que buscam melhorar a formação técnica dos estudantes. Chama-se a atenção para o fato de nessas reformas nunca terem sido referidas questões como o bem-estar e a saúde mental dos alunos. O curso de Medicina sempre foi considerado estressante, mas a preocupação com esse aspecto é recente na história. Alguns estudos tentam identificar a fase do curso mais estressante, e a maioria indica a primeira série do ciclo clínico. Outros tentam apontar os fatores mais responsáveis pelo estresse, buscando-os nas características dos alunos e do curso. São apontados os diagnósticos mais frequentes citados na literatura e sugestões para minimizar esse processo no âmbito das escolas médicas.(AU)^ipt.
Descritores:Estudantes de Medicina
Saúde Mental
Escolas Médicas
Credenciamento
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022009000300020&script=sci_arttext

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Id:197 - (529)
Autor:Mourão, Maria das Graças Mota; Caldeira, Antônio Prates; Raposo, José J. B.Vasconcelos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A avaliação no contexto da formação médica brasileira^ipt / Student evaluation in the context of medical training in Brazil
Fonte:Rev. bras. educ. méd;33(3):[441-453], jul.-set. 2009. .
Resumo:Este artigo tem por objetivo aprofundar a discussão acerca da avaliação no ensino superior no contexto atual das escolas médicas brasileiras, com vistas a estimular a reflexão e a discussão de todos aqueles que de uma forma ou de outra estejam envolvidos no processo educativo. Entendemos que pesquisas a respeito da temática nos permitem repensar práticas e construir propostas mais participativas, voltadas aos processos, considerando a própria experiência, as diversidades e a complexidade da instituição. Discute-se, portanto, o processo autoavaliativo, ético e responsável, para que a instituição de ensino médico possa fazer uma reflexão crítica e participativa sobre suas ações, conhecer seu efetivo papel no engajamento com a comunidade e sua verdadeira contribuição para o seu desenvolvimento. Pretende-se explicitar a avaliação como força transformadora, que considera a relação mútua existente entre os aspectos qualitativos e quantitativos, a natureza da relação pedagógica e os objetivos que se propõe a alcançar, tendo em vista a complexidade e o dinamismo do processo de ensino.(AU)^ipt.
Descritores:Educação Médica
Educação Superior
Avaliação
Escolas Médicas
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300015

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Id:157 - (167)
Autor:Rago, Elisabeth Juliska.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A ruptura do mundo masculino da medicina: médicas brasileiras no século XIX^ipt / The Rupture of the Male World of Medicine: the Brazilian Physicians of XIX Century
Fonte:Cad. Pagu;15:[199-225], 2000. .
Resumo:Este artigo tem por objetivo analisar a luta das primeiras mulheresmédicas para ingressar num campo tradicionalmente masculinocomo o da medicina, na segunda metade do século XIX,focalizando médicas brasileiras. Mostra como as pioneirasenfrentaram as hostilidades e foram capazes de reverter aspressões políticas e sociais, criando as condições de ruptura domundo masculino da medicina. (AU)^ipt.
Descritores:Médicas
Médicos
Gênero e Saúde
Medicina
História do Século 19
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.pagu.unicamp.br/files/cadpagu/Cad15/n15a09.pdf

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Id:112 - (122)
Autor:Koifman, Lilian.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A reformulação curricular do Curso deMedicina da Universidade de Buenos Aires(1986-2002)^ipt / Curricular reform at the University of Buenos Aires School of Medicine (1986-2002)
Fonte:Rev. bras. educ. méd;27(1), jan.-abr. 2003. .
Resumo:Este artigo tem como questão central o processo de reformulação curricular da Faculdade de Medicinada Universidade de Buenos Aires (UBA) no período de 1986-2002. Buscamos identificar, no processoanalisado, algumas marcas da mudança por que passa o Estado desde a década de noventa e percebemosque as várias propostas de modificação no currículo estiveram vinculadas às modificações dopanorama mundial. As mudanças no Estado descritas, seus reflexos na Lei Argentina de EducaçãoSuperior (1995) e as propostas do Mercosul Educativo; a dinâmica interna própria das universidadespúblicas argentinas, herdadas da Reforma de 1918 (atravessada pela disputa política); a dimensãopedagógica que faz com que os profissionais da área de educação tenham grande prestígio e indiquemos caminhos a seguir nos processos de reformulação curricular da Medicina da UBA (CurrículoBaseado em Resolução de Problemas ou Currículo por disciplinas) são alguns dos eixos presentes narealidade estudada. Cada uma dessas peças fez parte do quebra-cabeças e vem conformando o processode reformulação curricular da Faculdade de Medicina da UBA por cerca de duas décadas.(AU)^ipt.
Descritores:Educação Médica
Educação Superior
Currículo
Avaliação Educacional
Escolas Médicas
Argentina
Meio Eletrônico:http://www.educacaomedica.org.br/edicoes/numero_int.php?numero=25

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Id:84 - (94)
Autor:Almeida, Anna Beatriz de Sá.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A Associação Brasileira de Medicina do Trabalho: locus do processo de constituição da especialidade medicina do trabalho no Brasil na década de 1940^ipt / The Brazilian Association of Workers' Medicine: a space for the constitution of occupational health as a medical specialty in Brazil in the 1940s
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;13(3):[869-877], maio - jun. 2008. .
Resumo:O artigo analisa a Associação Brasileira de Medicina do Trabalho (ABMT), criada em fins de 1944 como lócus de consolidação do campo da medicina do trabalho no Brasil. O grupo dos primeiros especialistas no campo da higiene e medicina do trabalho que trabalhavam no Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (MTIC) foi o responsável pela fundação da ABMT, nas próprias dependências do Ministério. Contando com um núcleo inicial de 35 médicos e cinco engenheiros, todos oriundos do MTIC, a ABMT destacava como seu objetivo primordial, o estudo, a discussão e a divulgação dos assuntos referentes à medicina do trabalho. Entre as principais atividades promovidas pela ABMT, destacavam–se as reuniões científicas mensais (palestras de médicos convidados e de médicos e engenheiros do próprio MTIC), a organização de eventos científicos e a publicação de um periódico especializado. Logo após a sua criação, já em 1945, a ABMT passou a integrar o Bureau Internacional de Segurança do Trabalho, com sede em Montreal, Canadá e o Bureau Internacional do Trabalho, da Organização Internacional do Trabalho. Em dezembro de 1945, no momento da eleição da nova diretoria, criou–se a Revista Médica do Trabalho, cuja primeira publicação foi em 1946.(AU)^ipt.
Descritores:Médicos do Trabalho/hist
Especialidades Médicas/hist
Medicina do Trabalho/hist
Saúde do Trabalhador/hist
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000300009&lng=pt&nrm=iso

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Id:23 - (33)
Autor:Silva, Márcia Regina Barros da.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O ensino médico em debate: São Paulo - 1890 a 1930^ipt / Medical teaching under debate: São Paulo, 1890 through 1930
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;9(supl.0):139-159, 2002. .
Resumo:O objetivo deste trabalho é analisar os projetos de criação de instituições de ensino médico em São Paulo, entre 1890 e 1930. O caso paulista é específico no Brasil em dois aspectos: primeiro, a inexistência de uma escola médica até o início do século XX; segundo, a defasagem entre a primeira lei que previa a instalação da instituição, em 1891, e a instalação de fato de uma faculdade oficial no estado, em 1913. A perspectiva adotada é de que esse processo deveu-se essencialmente a uma tentativa de homogeneização do campo médico local. Por um lado, pelo esforço de sobrepor a fala médica à de outros grupos relacionados à saúde, principalmente o farmacêutico. Por outro lado, pela procura de caracterizar a produção de conhecimento local nos moldes de uma medicina laboratorial, tanto em seu viés terapêutico quanto no experimental. A conclusão é que somente após a obtenção de consenso sobre esses temas foi possível a criação de uma escola médica em São Paulo na qual se pudessem relacionar ensino e medicina experimental.(AU)^ipt.
Descritores:Instituições de Ensino Superior
Escolas Médicas/hist
Educação Médica
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702002000400007&lng=pt&nrm=iso



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
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