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Id:298 - (832)
Autor:Rey, Fernando Luis González.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Reflexões sobre o desenvolvimento da psicologia soviética: focando algumas omissões da interpretação ocidental^ipt.
Fonte:Psicol. soc;24(02):263-271, maio/ago. 2012. .
Resumo:O presente artigo discute algumas questões desconhecidas na Psicologia Ocidental em relação com a Psicologia Soviética, a qual se tem representado de forma dominante no Ocidente a partir de seu núcleo hegemônico de Moscou. Este artigo constrói uma nova interpretação em relação a alguns dos eixos relevantes da Psicologia Soviética que permaneceram ocultos sob o domínio da Teoria da Atividade, a qual norteou a Psicologia Soviética até meados dos anos setenta do século passado. Junto com essa análise histórica, são trazidos à luz alguns psicólogos soviéticos muito pouco conhecidos no Ocidente, cujas posições são discutidas em diálogo com algumas das posições mantidas por L. S. Vygotsky em diferentes momentos de sua obra. (AU)^ipt.
Descritores:Psicologia Militar
História
Psicólogos
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822012000200003

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Id:169 - (179)
Autor:Cavalcante Junior, Francisco Silva; Montenegro, Átila.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Irmão Henrique Justo: um pioneiro da Psicologia Humanista no Brasil^ipt / Brother Henrique Justo: a pioneer of the humanistic psychology in Brazil
Fonte:Memorandum;16:85-91, abr. 2009. .
Resumo:Este trabalho trata-se de um relato de experiência profissional e é fruto de uma visita do Prof. Dr. Irmão Henrique Justo a Fortaleza, integrando a mesa redonda intitulada Histórias da História da Psicologia Humanista no Brasil promovida pelo Laboratório RELUS do Mestrado em Psicologia da Universidade de Fortaleza. Da sua comunicação traçamos seu percurso como o pioneiro da Psicologia Humanista no Brasil: desde informações sobre sua formação profissional até um pouco de sua trajetória na Psicologia, principalmente no tocante ao seu encontro com Carl Rogers e com a Abordagem Centrada na Pessoa. Para tanto, valemo-nos de sua própria perspectiva, mantendo a fidedignidade de seus relatos e o seu tom experiencial. O contato com o Ir. Henrique Justo foi de muito aprendizado para os autores deste texto, o que nos motivou a continuar escrevendo as histórias da história da Psicologia Humanista no Brasil. (AU)^ipt.
Descritores:Psicólogos
Biografia como Assunto
Psicologia
Psicologia
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a16/cavalmonte01.pdf

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Id:165 - (175)
Autor:Campos, Regina Helena de Freitas; Guedes, Maria do Carmo.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Sílvia Tatiana Maurer Lane (1933-2006) e a ética do conhecimento^ipt / Sílvia Tatiana Maurer Lane (1933-2006) and ethics of knowledge
Fonte:Memorandum;10:158-161, abr. 2006. .
Resumo:O artigo mostra como foi construída a trajetória da psicóloga, buscando compreender como ela foi construindo progressivamente essa perspectiva teórica que se tornou conhecida e respeitada nacional e internacionalmente, inspirando o trabalho e a pesquisa de tantos estudantes e colegas que com ela conviveram e atuaram em diversas instituições, a partir de seu trabalho como professora de Psicologia Social, fundadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO).^ipt.
Descritores:Biografia como Assunto
Psicólogos
Psicologia Social/educ
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a10/camposguedes01.pdf

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Id:164 - (174)
Autor:Guedes, Maria do Carmo.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Memorável Carolina Martuscelli Bori(1924-2004)^ipt.
Fonte:Memorandum;7:189-195, out. 2004. .
Resumo:Ninguém melhor que Carolina Bori para receber esse nome. Oitenta anos, dos quais mais de cinqüenta batalhando pela psicologia e a educação (formou-se em Pedagogia pela USP em 1947) e pelo menos quarenta pela ciência brasileira (para citar apenas o período a partir do qual se dedicou decididamente à SBPC), Doutora Carolina é lembrada por colegas das muitas instituições pelas quais passou como “uma das personalidades reconhecidamente mais expressivas da psicologia e da ciência brasileiras”. (AU)^ipt.
Descritores:Psicologia
Psicologia/hist
Psicólogos
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/artigos07/guedes01.htm

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Id:151 - (161)
Autor:Carvalho, Alysson Massote.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Formação docente e afiliações grupais: implicações para a graduação em Psicologia^ipt / Faculty training and group affiliations: implications for undergraduate courses in Psychology
Fonte:Rev.Dep.Psicol., UFF;14(1):[109-119], jan.-jul. 2002. .
Resumo:Analisamos o processo de construção das diretrizes curriculares de Psicologia, desde o Fórum Nacional de Formação (1997), até o Fórum Aberto sobre Diretrizes Curriculares (2002). Afirmamos que a construção de uma nova proposta para a formação vincula-se ao processo de formação e afiliação grupal dos docentes. O referencial teórico centra-se nos conceitos de implicação e de afiliação grupal. Identificamos duas tendências predominantes nesse processo. Uma, denominada acadêmica, representa o pensamento das sociedades científicas e se caracteriza com a formação básica e com a garantia da formação em pesquisa. Outra, denominada profissão, preocupa-se com uma formação comprometida com questões sociais.(AU)^ipt.
Descritores:Psicologia/educ
Psicólogos
Política de Educação Superior
Currículo
Localização:BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá

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Id:150 - (160)
Autor:Jacó-Vilela, Ana Maria.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Idas e vindas do curso de Psicologia no Brasil^ipt / Ups and downs of the Psychology course in Brazil
Fonte:Rev.Dep.Psicol., UFF;14(1):[11-19], jan.-jul. 2002. .
Resumo:Este texto apresenta uma panorâmica dos dados relativos à história da criação do curso de Psicologia no Brasil privilegiando projeto apresentado nos anos 30 pelo Psicólogo polonês Waclaw Radecki, e o proposto na década de 50 pelo psiquiatra espanhol Emilio Mira y López. Ressalta-se essas propostas, por seu pioneirismo e pelo fato de tais personagens serem atualmente pouco conhecidos. Destaca-se que essas iniciativas foram apresentadas por estrangeiros, enquanto os brasileiros se abstiveram. Indica-se a presença constante do positivismo e do experimentalismo como fundamentação epistemológica e metodológica, não somente dessas propostas mas também do currículo mínimo, aprovado há quarenta anos atrás.(AU)^ipt.
Descritores:Psicólogos
Psicologia/educ
Psicologia/hist
Psicologia/tend
Currículo/tend
Brasil
Localização:BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá

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Id:33 - (43)
Autor:Campos, Regina Helena de Freitas.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Helena Antipoff: razão e sensibilidade na psicologia e na educação^ipt.
Fonte:Estud. av;17(49):209-231, set.-dez. 2003. .
Resumo:Este estudo trata da biografia intelectual da psicóloga e educadora Helena Antipoff (1892-1974), enfatizando os diferentes momentos de sua trajetória e a formação progressiva de seu pensamento, com base na perspectiva interacionista da psicologia genebrina e na corrente socioistórica da psicologia soviética. Este pensamento, elaborado no processo de adaptação a culturas diversas em épocas de grandes transformações socioculturais, na Rússia, França, Suíça e Brasil, caracteriza-se pela informação científica avançada e progressista, aliada a um grande sentido prático, e ao compromisso com a convivência democrática. (AU)^ipt.
Descritores:Biografia como Assunto
Psicólogos
Docentes
Educação
Psicologia
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142003000300013&lng=pt&nrm=iso



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
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