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Id:216 - (565)
Autor:Gomes, William B; Hutz, Claudio.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Anotações históricas e conceituais sobre o programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul^ipt / Historical and Conceptual Notes about the Graduate Program in Psychology from the Federal University of Rio Grande do Sul
Fonte:Psicol. reflex. crit;23(supl.1):[47-57], 2010. .
Resumo:Instituições de Ensino Superior foram concebidas no Brasil no século XIX como centros de formação profissional, oferecendo cursos de graduação com pouca atenção à pesquisa. A formação em pesquisa começa a se desenvolver com a fundação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES) em 1951 e, especialmente, após sua reestruturação em 1964. Os programas de pós-graduação em psicologia implantados entre 1965 e 1980 enfrentaram dificuldades de inserção em suas instituições e de assumir um perfil coerente com a formação de pesquisadores e de docentes para o ensino superior. Mesmo assim contribuíram para na formação de doutores e para o desenvolvimento da pesquisa no Brasil. As características atuais foram se delineando na década de 1980, sendo incorporadas pelos novos programas, dentre eles, o Programa de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Este artigo reúne anotações sobre as condições fundadoras e os fundamentos que estão associadas à trajetória bem sucedida do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS, descrevendo a história de sua implantação, seus fundamentos, seus princípios básicos e sua forma de funcionamento. (AU)^ipt.
Descritores:Psicologia/hist
Educação de Pós-Graduação/hist
Programas de Pós-Graduação
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000400006&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR1273.1

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Id:167 - (177)
Autor:Ribeiro, Marcelo Afonso.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:História do movimento estudantil na psicologia: leituras e reflexões acerca do ENEP (Encontro Nacional dos Estudantes de Psicologia)^ipt / Psychology student activism history: reflections about the ENEP (Psychology Students’ National Meeting)
Fonte:Memorandum;13:100-119, nov. 2007. .
Resumo:Visa a reconstrução da história e memória do ENEP (Encontro Nacional dos Estudantes dePsicologia), com o intuito de analisar a dinâmica de funcionamento do movimentoestudantil na Psicologia e verificar sua importância para a própria Psicologia. Enquantoum movimento específico, inserido nos movimentos estudantis e sociais, se constitui emobjeto de estudo privilegiado, no sentido do resgate da história e das interrelações entresaber psicológico, identidades culturais, comunidade psi e seu papel político. Utiliza aanálise de documentos escritos e de depoimentos de pessoas que viveram o movimentono período entre 1960 e 1990. Tem como eixo norteador a microesfera do ENEP e amacroesfera dos movimentos sociais e estudantis. Conclui que o movimento estudantilna Psicologia carece de uma maior organização, continuidade e legado histórico, muitasvezes se tornando um fim em si mesmo, mas que o ENEP constitui importante espaço deinfluência na formação de futuros psicólogos. (AU)^ipt.
Descritores:Psicologia/hist
Estudantes
Organização Social
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a13/08Ribeiro.pdf

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Id:166 - (176)
Autor:Loureiro, Ines Rosa Bianca; Baptista, Marisa Todescan Dias da Silva.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A história da psicologia como disciplina de mestrado: relato de uma experiência^ipt / History of psychology as a masters degree discipline: report of an experience
Fonte:Memorandum;12:143-151, abr. 2007. .
Resumo:O artigo apresenta uma experiência de ensino de História de Psicologia em um curso deMestrado em Psicologia. Inicia com um panorama histórico de como e por quais motivosa disciplina foi incluída no currículo do curso. Descreve sua programação, explicita seusobjetivos, as ênfases de conteúdo, metodologia e bibliografia utilizada. Apresenta aavaliação que os alunos fizeram da disciplina ao final do semestre letivo, bem como otipo de produção contida em seus trabalhos finais. Analisa todas essas informações apartir dos objetivos da disciplina e finaliza com uma breve reflexão sobre a concepção dehistória que fundamenta esta experiência didática. (AU)^ipt.
Descritores:Psicologia/hist
Educação de Pós-Graduação
Educação Superior
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a12/loureirobaptista01.pdf

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Id:164 - (174)
Autor:Guedes, Maria do Carmo.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Memorável Carolina Martuscelli Bori(1924-2004)^ipt.
Fonte:Memorandum;7:189-195, out. 2004. .
Resumo:Ninguém melhor que Carolina Bori para receber esse nome. Oitenta anos, dos quais mais de cinqüenta batalhando pela psicologia e a educação (formou-se em Pedagogia pela USP em 1947) e pelo menos quarenta pela ciência brasileira (para citar apenas o período a partir do qual se dedicou decididamente à SBPC), Doutora Carolina é lembrada por colegas das muitas instituições pelas quais passou como “uma das personalidades reconhecidamente mais expressivas da psicologia e da ciência brasileiras”. (AU)^ipt.
Descritores:Psicologia
Psicologia/hist
Psicólogos
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/artigos07/guedes01.htm

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Id:163 - (173)
Autor:Bomfim, Elizabeth de Melo; Albergaria, Maria Teresa Antunes.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Origem e relevância de um laboratório de psicologia no Brasil na década de 1950^ipt / Origin and social relevance of a laboratory of psychology in Brazil in the 1950’s
Fonte:Memorandum;7:151-164, out. 2004. .
Resumo:O artigo ancora-se nas investigações sobre as condições de surgimento e a relevância de um laboratório de psicologia da década de 1950 em uma instituição confessional situada no interior do Estado de Minas Gerais. Trata-se da antiga Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del-Rei que, em 1955, adquiriu, da Itália, modernos equipamentos nos moldes dos existentes na Europa pretendendo introduzir melhorias no ensino ministrado nos cursos. Desdobrando suas atividades, o laboratório tornou-se o instrumento utilizado pelos salesianos para a geração de um Instituto de Psicologia e Pedagogia, de um curso de Orientação Educacional e de um ativo serviço de orientação educacional e profissional. (AU)^ipt.
Descritores:Psicologia/hist
Ensino
Universidades
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/artigos07/bomfalberg01.htm

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Id:150 - (160)
Autor:Jacó-Vilela, Ana Maria.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Idas e vindas do curso de Psicologia no Brasil^ipt / Ups and downs of the Psychology course in Brazil
Fonte:Rev.Dep.Psicol., UFF;14(1):[11-19], jan.-jul. 2002. .
Resumo:Este texto apresenta uma panorâmica dos dados relativos à história da criação do curso de Psicologia no Brasil privilegiando projeto apresentado nos anos 30 pelo Psicólogo polonês Waclaw Radecki, e o proposto na década de 50 pelo psiquiatra espanhol Emilio Mira y López. Ressalta-se essas propostas, por seu pioneirismo e pelo fato de tais personagens serem atualmente pouco conhecidos. Destaca-se que essas iniciativas foram apresentadas por estrangeiros, enquanto os brasileiros se abstiveram. Indica-se a presença constante do positivismo e do experimentalismo como fundamentação epistemológica e metodológica, não somente dessas propostas mas também do currículo mínimo, aprovado há quarenta anos atrás.(AU)^ipt.
Descritores:Psicólogos
Psicologia/educ
Psicologia/hist
Psicologia/tend
Currículo/tend
Brasil
Localização:BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá

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Id:24 - (34)
Autor:Gauer, Gustavo; Gomes, William Barbosa.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O curso da reforma: ensino de psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971-1979)^ipt / The course of reforms: psychology teaching in Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971-1979)
Fonte:Psicol. reflex. crit;15(3):497-513, dez.2002. .
Resumo:O ensino de Psicologia no Brasil foi fundamentalmente modificado pelo reconhecimento da profissão de Psicólogo, em 1962, e pela reforma universitária que organizou as universidades em departamentos, na mesma década. Este trabalho narra a história do ensino de Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da instalação do Departamento de Psicologia em 1971 ao reconhecimento do curso de graduação em 1979, com base em dados documentais e em depoimentos de personagens envolvidos nesses eventos. Embora o ensino de Psicologia na UFRGS remonte aos anos 1940, na antiga Faculdade de Filosofia, o curso de graduação foi criado 30 anos depois, em 1973. Entende-se que o histórico do ensino de Psicologia na UFRGS reflete as condições legais e burocráticas que pautaram o Departamento e seus órgãos. Nesse período, a introdução do modelo departamental que visava integrar ensino, pesquisa e extensão deu início a uma nova etapa no ciclo que tivera início na era das cátedras. (AU)^ipt.
Descritores:Psicologia/hist
Educação Superior
Instituições de Ensino Superior
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300005&lng=pt&nrm=iso



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
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