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Id:459 - (734)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Chaves, Mário M; Ferreira, José Roberto; Pulido M., Pablo A; Rondon Morales, Roberto;Kisil, Marcos
Título:Cambios en la educación medica: un analisis de la integración docente asistencial en America Latina^ies Changes in medical education: an analysis of teaching care integration in Latin America-
Fonte:s.l; FEPAFEM; 1984. 161 p. .
Resumo:A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Fundação Kellogg e FEPAFEM concordaram em realizar um programa conjunto para estudar os resultados obtidos por estas três instituições em uma série de projetos dentro do conceito genérico de "inovadores". Foi propósito comum relacionar, tanto quanto possível, "educação médica" com "serviços de saúde", principalmente a nível de cuidados primários. Este programa, que foi chamado pela sigla PROAIDA, foi desenvolvido em várias fases, a saber: a) a identificação de projetos a nível nacional que foram objeto de análise; b) visitas a esses projetos para observar e executar entrevistas guiadas dedicadas para verificar a informação de que já havia sido obtido pela análise da documentação pertinente; c) realizar pré-seminarios envolvendo planejadores, implementadores e avaliadores de projetos; d) a realização de seminários em todo o país e por fim, e) apresentação das conclusões nesses seminários nacionais^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Saúde Pública/eucc
Serviços de Saúde/tndd
Saúde Pública/tndd
Bolívia
 Brasil
 Colômbia
 Jamaica
 México
 Nicarágua
 Panamá
 Venezuela
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - I-01 - 001

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Id:401 - (676)
Autor:Zuckermann, Conrado.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Necesaria reforma en la enseñanza médica: nuevo plan de estudios^ies / Needed reform in medical education: new curriculum
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;32(1):26-34, ene. 1952. .
Resumo:De acordo com o autor, é um grande erro afirmar que a Medicina é somente dedicada a pessoas doentes; mais do que isso, ela é uma arte científica, na qual se conservam a saúde física e espiritual, sendo sua missão investigar, ensinar e lutar pela melhoria do homem. Desta forma, o autor propõem uma reforma no ensino médico, através de um novo currículo de estudos, tendo como características: 1) maior extensão dos trabalhos referentes à higiene, medicina preventiva, social, do trabalho, epidemiologia, organização sanitária e assistência clínica; 2) estudo sucessivo em harmonia com a colocação das nosologias nas clínicas; 3) supressão da divisão de nosologia e clínica em “cirúrgica” e em “médica”, e distribuição destas por aparelhos, sistemas e topografias; 4) propor um ensino que seja gradual, esquematizado, gráfico, prático e completo. Em sua conclusão, o autor afirma que é precisamente a convivência mútua entre os professores, chefes de departamento, pesquisadores e médicos que irão moldar a alma do estudante/estagiário e ainda fazê-lo apreender os conceitos de ética, regras e dicas para a prática profissional^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Ensino/métodos
Papel do Médico
Escolas Médicas/org
Currículo
México
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v32n1p26.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 012

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Id:400 - (675)
Autor:Ferreira, Jose Roberto.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:El departamento en los centros de ciencias de la salud^ies / The department in health science centers
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;5(2):165-181, abr. 1971. .
Resumo:O autor analisa a problemática estrutural das instituições universitárias dedicadas à formação de profissionais para a saúde. Descreve a evolução histórica da situação das faculdades de medicina, comentando a inter-relação entre estrutura e função. Como marco conceptual para a revisão do problema, define as características básicas do sistema de formação de profissionais, estendendo-se em seguida em um raciocínio administrativo para fundamentar a modificação estrutural, que propõe como uma tentativa de divisão lógica por áreas de trabalho para a melhor utilização dos recursos disponíveis. Por fim, aplica essa solução estrutural ao desenvolvimento de um novo esquema institucional para os chamados “Centros de Ciências da Saúde”, procurando a integração multiprofissionais dos recursos do ensino^ipt.
Descritores:Ocupações em Saúde/eucc
Escolas para Profissionais de Saúde
Administração em Saúde Pública
América Central
 México
 América do Sul
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/37888.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 009

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Id:398 - (673)
Autor:Organización Panamericana de la Salud.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Comité de expertos de la OPS-OMS. Primer informe sobre la enseñanza de la medicina preventiva y social en las escuelas de medicina de la América Latina^ies / Committee of Experts of the PHO-WHO. 1st report on the teaching of preventive and social medicine in the schools of medicine in Latin America
Fonte:Educ. méd. salud;3(2):133-155, abr. 1969. .
Resumo:Este texto, formulado pelo Comitê de Especialistas da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPS/OMS) indica recomendações acerca do ensino da medicina preventiva e social nas escolas de medicina da América Latina, além de sugerir livros e textos adequados a este propósito. Foram destacados três objetivos gerais, que são intimamente ligados entre si: ensino, investigação e serviço, que devem ser entendidos em função das necessidades da comunidade, que deve ser a preocupação básica de uma universidade. Foram levantados aspectos como a formação do médico (geral) e de especialistas (levando em conta o tipo de médico que o país necessita, afim de precisar da contribuição que os departamentos de medicina preventiva devem prestar a este processo global da escola médica), educação médica continuada e formação de pessoal docente. Partindo por estes princípios, o Comitê analisou vários documentos que tentam definir as características da formação de médicos, propondo um novo conteúdo programático para as escolas de medicina, bem como assinalando objetivos específicos do ensino da medicina preventiva e social, afim de promover o desenvolvimento da própria. Tal desenvolvimento gerará mudanças afim de formar pessoal de saúde que atendam melhor às necessidades da população, contribuindo para um país mais saudável, e que possa evoluir na saúde, bem como nos aspectos econômicos e sociais^ipt.
Descritores:Educação Médica
Medicina Preventiva/eucc
Medicina Social/eucc
Organização Mundial da Saúde
América Central
 México
 América do Sul
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/37849.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 007

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Id:270 - (449)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Novaes, Humberto de Moraes
Título:Ações integradas nos sistemas locais de saúde-Silos: análise conceitual e apreciação de programas selecionados na América Latina^ipt ..-
Fonte:São Paulo; Pioneira; 1990. 2002 p. ^btab.
Resumo:: No capítulo 1: são revisados os trabalhos publicados sobre a institucionalização da medicina e a formação médica; no capítulo 2: descreve dois relatórios importantes que tiveram profundas implicações no comportamento médico neste século e na organização dos serviços de saúde: os de Flexner e os de Dawson; no capítulo 3: apresenta publicações sobre o relacionamento dos hospitais com a atenção primária de saúde e como esta vinculação ou integração institucional depende de uma base territorial ou funcional clara; no capítulo 4: faz uma revisão do antigo conceito de regionalização; no capítulo 5: é analisado os diferentes modelos de assistência médica integral ou “compreensiva”. Nos capítulos 6, 7,e 8 , são apresentadas detalhadamente as experiências e os resultados dos projetos realizados em Cali, Colômbia, Guadalupe, México, Niterói, Brasil. Finalizando, determinantes da integração de serviço e as conclusões completam este trabalho nos capítulos 9 e 10^ipt.
Descritores:POLITICA DE SAUDE
MÉDICOS
HOSPITAIS
AÇAO INTERSETORIAL
SISTEMAS LOCAIS DE SAUDE
PROGRAMAS NACIONAIS DE SAÚDE
Regionalização
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
COLÔMBIA
 MÉXICO
 BRASIL
 América Latina



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