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Id:278 - (796)
Autor:Ayres, Lílian Fernandes Arial; Amorim, Wellington Mendonça de; Piva, Teresa Cristina de Carvalho; Porto, Fernando Rocha.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:As estratégias de luta simbólica para a formação da enfermeira visitadora no início do século XX^ipt.
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;19(03):861-882, jul./set. 2012. .
Resumo:Com base na perspectiva histórico-social, o objeto deste estudo documental consistiu nas estratégias de luta simbólica para a formação de agentes de visitação domiciliar nos Cursos de Enfermeiras Visitadoras da Cruz Vermelha Brasileira e do Departamento Nacional de Saúde Pública, no Rio de Janeiro (DF), com repercussão no Departamento de Saúde e Assistência de Pernambuco, entre 1920 e 1926. Adotamos como referencial teórico o pensamento do sociólogo Pierre Bourdieu, evidenciando uma luta simbólica no campo da saúde pública entre os sanitaristas Amaury de Medeiros e José P. Fontenelle e a enfermeira de saúde pública Ethel Parsons, para analisar quem seria responsável pela autoridade e competência científica da formação das enfermeiras visitadoras. (AU)^ipt.
Descritores:Estudantes de Enfermagem
Enfermagem
Tuberculose
História da Enfermagem
Participação Comunitária
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702012000300005

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Id:198 - (530)
Autor:Gonçalves, Maria Bernadete; Benevides-Pereira, Ana Maria Teresa.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Considerações sobre o ensino médico no Brasil: consequências afetivo-emocionais nos estudantes^ipt / Considerations on medical education and its affective and emotional impact on medical students in Brazil
Fonte:Rev. bras. educ. méd;33(3):[482-493], jul.-set. 2009. .
Resumo:Faz-se uma revisão não exaustiva da evolução do ensino médico no Brasil desde sua origem, passando pelas inúmeras reformas praticadas, que buscam melhorar a formação técnica dos estudantes. Chama-se a atenção para o fato de nessas reformas nunca terem sido referidas questões como o bem-estar e a saúde mental dos alunos. O curso de Medicina sempre foi considerado estressante, mas a preocupação com esse aspecto é recente na história. Alguns estudos tentam identificar a fase do curso mais estressante, e a maioria indica a primeira série do ciclo clínico. Outros tentam apontar os fatores mais responsáveis pelo estresse, buscando-os nas características dos alunos e do curso. São apontados os diagnósticos mais frequentes citados na literatura e sugestões para minimizar esse processo no âmbito das escolas médicas.(AU)^ipt.
Descritores:Estudantes de Medicina
Saúde Mental
Escolas Médicas
Credenciamento
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022009000300020&script=sci_arttext

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Id:167 - (177)
Autor:Ribeiro, Marcelo Afonso.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:História do movimento estudantil na psicologia: leituras e reflexões acerca do ENEP (Encontro Nacional dos Estudantes de Psicologia)^ipt / Psychology student activism history: reflections about the ENEP (Psychology Students’ National Meeting)
Fonte:Memorandum;13:100-119, nov. 2007. .
Resumo:Visa a reconstrução da história e memória do ENEP (Encontro Nacional dos Estudantes dePsicologia), com o intuito de analisar a dinâmica de funcionamento do movimentoestudantil na Psicologia e verificar sua importância para a própria Psicologia. Enquantoum movimento específico, inserido nos movimentos estudantis e sociais, se constitui emobjeto de estudo privilegiado, no sentido do resgate da história e das interrelações entresaber psicológico, identidades culturais, comunidade psi e seu papel político. Utiliza aanálise de documentos escritos e de depoimentos de pessoas que viveram o movimentono período entre 1960 e 1990. Tem como eixo norteador a microesfera do ENEP e amacroesfera dos movimentos sociais e estudantis. Conclui que o movimento estudantilna Psicologia carece de uma maior organização, continuidade e legado histórico, muitasvezes se tornando um fim em si mesmo, mas que o ENEP constitui importante espaço deinfluência na formação de futuros psicólogos. (AU)^ipt.
Descritores:Psicologia/hist
Estudantes
Organização Social
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a13/08Ribeiro.pdf

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Id:153 - (163)
Autor:Baptista, Suely de Souza; Barreira, Ieda de Alencar.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Docentes e estudantes no processo de mudança do ensino de enfermagem no Brasil^ipt / Faculty and students in the nursing teaching changing process in Brazil
Fonte:Texto & contexto enferm;8(1):[67-79], jan.-abr. 1999. .
Resumo:Trata-se de um estudo histórico-social sobre as conjunturas em que ocorreram as mudanças no ensino da enfermagem no Brasil, as exigências feitas a docentes e estudantes de enfermagem a cada época e sua importância no desenvolvimento da enfermagem. Os resultados demonstram que houve um progressivo aumento das exigências acadêmicas feitas a docentes e a estudantes, no bojo de reformas educacionais gerais ou em decorrência da atuação das educadoras de enfermagem, no sentido de adequar os currículos dos cursos de graduação e de pós-graduação aos propósitos da melhor inserção da enfermagem na universidade e na comunidade cientifica...(AU)^ipt.
Descritores:Educação em Enfermagem
História da Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Política de Educação Superior
Currículo/normas
Estudantes de Enfermagem
Docentes
Brasil
Localização:BR17.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

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